Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Estadão e O Globo On-line: Pátria e BNDES anunciam fundo de infraestrutura que já começa com R$ 1,6 bilhão
O BNDES anuncia um fundo de crédito em infraestrutura que será gerido pelo Pátria Investimentos e ancorado no International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para o setor privado, e no CAF, banco de desenvolvimento da América Latina. Os três já se comprometeram com R$ 1,4 bilhão. Um grande fundo de pensão estatal também deverá participar do aporte inicial, que, somado ao investimento que a própria gestora fará no fundo, elevará o montante já compromissado a R$ 1,6 bilhão. A meta é captar R$ 5 bilhões em até três anos, principalmente junto a investidores institucionais. Íntegra para associados: Valor Econômico, Estadão e O Globo On-line.
O Globo (El País): Crise hídrica no Canal do Panamá deve gerar perda bilionária e coloca o comércio mundial em apuros
O Canal do Panamá está imerso numa crise hídrica histórica pela qual teve de limitar o número de navios que atravessam todos os dias. A Autoridade do Canal informa que as perdas de receitas em 2024 ficarão entre 462 e 648 milhões de euros. As projeções para os níveis de água continuam a diminuir. O Lago Gatún, que alimenta o Canal, passou de um nível de água de 88,8 pés no final de 2022 para 81,5 pés atualmente, insuficientes para a travessia de 38 navios por dia. A Autoridade do Canal está permitindo a passagem de apenas 20 navios e poderá reduzir o máximo para 18 nas próximas semanas. Íntegra para associados.
O Globo: Galeão: governo negocia alívio financeiro para concessionária do aeroporto do Rio que supera R$ 1 bi por ano
O governo renegocia uma dívida em torno de R$ 13 bilhões para salvar a concessão do Aeroporto Internacional do Galeão. A negociação do montante é um pedido da Changi, que detém a maior parte da concessão. Esse valor representa todo o fluxo da outorga que deve ser quitada pela operadora até 2039, quando termina o contrato. O montante negociado considera quanto deveria ser pago para quitar essa fatura caso ela fosse cobrada hoje. A proposta de repactuação do contrato de concessão do aeroporto está em análise na Secretaria de Aviação Civil (SAC/MPor) e deverá ser encaminhada ao TCU nesta semana. Há consenso dentro e fora do governo de que uma solução definitiva para a concessão do Galeão passa pela redução do valor anual de outorga, hoje de R$ 1,376 bilhão. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Brasil exporta 31,5% menos para a Argentina em janeiro; vendas à China garantem superávit recorde
Segundo o Indicador de Comércio Exterior (Icomex) divulgado ontem, o volume exportado pelo Brasil para a Argentina recuou 31,5% em janeiro de 2024 ante janeiro de 2023, o que fez a participação do país vizinho nas exportações brasileiras cair a uma fatia de apenas 2,8% em janeiro, a menor para esse período do ano da série histórica iniciada em 1998. Já as exportações em janeiro para a China cresceram 56,2%, para os Estados Unidos avançaram 31,6% e para a União Europeia recuaram 18%. A balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 6,5 bilhões. Em volume, as exportações cresceram 21,1% e as importações subiram 9,7%. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Incêndio em depósito de Santos entra em fase de rescaldo após mais de 55 horas
Já dura mais 55 horas o incêndio em um depósito da Dínamo Inter Agrícola utilizado pela Receita Federal, na rua João Pessoa, no Centro de Santos. O fogo começou por volta das 23h40 do último domingo (18). O Corpo de Bombeiros continua tentando extinguir os focos de chamas que ainda permanecem pelo local, mas em alguns pontos as equipes começaram a atuar na fase de rescaldo. Ao todo, nove viaturas e 22 bombeiros trabalham na ação. O local era da e estava sendo utilizado pela Receita Federal de Santos. Houve desabamento parcial de parte da estrutura e ainda existe o risco de que o galpão sofra um colapso estrutural. Íntegra para associados.
Santa Portal: Juiz autoriza operação de “navio-bomba” no Porto de Santos e MP recorre
O juiz André Luís Maciel Carneiro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Santos, julgou improcedente a ação civil pública na qual o MP pede a decretação da nulidade dos licenciamentos e autorizações dados ao Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo (TRSP) no Porto de Santos. Alegou que não cabe ao Poder Público determinar a forma de execução de negócios particulares, que já cumpriram os requisitos legais estabelecidos pela legislação, ‘sob pena de caos administrativo, insegurança jurídica e prejuízos inestimáveis tanto ao empreendedor quanto à sociedade, em face dos impactos econômicos e sociais ao empreendimento’. Na ação ajuizada contra o terminal, o município de Santos e a Cetesb, o MP pediu tutela de urgência em face do Poder Público municipal pela imediata suspensão da autorização ao empreendimento. Íntegra para associados.
Santa Portal: APS realiza operação tapa-buracos na Rua do Adubo e no acesso à Perimetral de Guarujá
A APS realiza a operação tapa-buraco na Rua do Adubo, em Guarujá, em atendimento ao compromisso firmado pelo seu presidente, Anderson Pomini, com os caminhoneiros que atuam na Margem Esquerda do Porto de Santos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Transportadoras: mais de 84% não atualizaram os registros
Levantamento da ANTT aponta que apenas 15,8% das 285 mil empresas transportadoras de cargas brasileiras fizeram a revalidação ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas. O não cumprimento da revalidação pode resultar na suspensão do RNTRC e na aplicação de multas. A fiscalização é feita pela ANTT nas operações e por meio eletrônico, no momento da emissão dos documentos fiscais de transporte (CT-e e MDF-e). Íntegra para associados.
ND Mais e BE News (p. 6): Dubai Port World: como opera multinacional árabe interessada no Porto de Itajaí
A DP World aponta interesse em disputar a concessão para gerenciar o porto de Itajaí, em Santa Catarina. No Brasil, a empresa é responsável pela logística nas cidades de Santos, Cajamar, São Caetano do Sul, Jundiaí e Hortolândia, todas no estado de São Paulo. Ontem a diretoria da empresa se reuniu com a comitiva do Governo de Santa Catarina, que fez uma apresentação sobre as potencialidades de investimentos no setor portuário do estado. Durante os dois anos de contrato de arrendamento transitório, o governo planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do porto à iniciava privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos. Íntegra para associados: ND Mais e BE News.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Porto de São Francisco: agricultura garante aumento de 15% no volume de cargas
Em janeiro, o embarque e desembarque de mercadorias pelo Porto de São Francisco do Sul chegou a 1,44 milhão de toneladas, 190 mil toneladas a mais do que no mesmo mês do ano passado (1,25 milhão), representando um aumento de 15%. Dois fatores relacionados à pujança da agricultura nacional foram determinantes para alcançar esse incremento: a importação de fertilizantes e a exportação de soja. Íntegra para associados.
BE News (p. 7): Autoridades estudam como desencalhar navio no Maranhão
Autoridades do Maranhão ainda estudam as possibilidades para verificar uma forma de desencalhar o navio Forte de São Felipe no Estreito dos Coqueiros, que dá acesso ao terminal privado do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), em São Luís. Uma próxima tentativa deve ser feita no dia 27, segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, a depender da maré alta. Íntegra para associados.
Agência Porto: Ministro de Portos e Aeroportos visita o Porto de Natal e confirma investimentos
Na segunda-feira (19), a Codern recebeu a visita do ministro Silvio Costa Filho, que confirmou os recursos do PAC para o Porto de Natal e garantiu apoio a obras importantes, como a dragagem e instalação das defensas da Ponte Newton Navarro, que visam aumentar a capacidade operacional e a infraestrutura. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Principal canal do Rio Paraná obstruído após navio encalhar
A Prefeitura Naval Argentina informou que um navio transportador de trigo que encalhou perto do principal canal do rio Paraná há dias foi libertado, mas a hidrovia permanece fechada enquanto as autoridades realizam estudos no leito do rio. Os navios não podem chegar ou sair do centro portuário agrícola interior de Rosário, de onde a maior parte da soja, do milho e do trigo do país flui para todo o mundo. Um serviço de batimetria em execução revelará se será necessário dragar o local do encalhe. Íntegra para associados.
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