Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Uol (Reuters): Governo de SP retoma obras para aprofundar canal de trecho da hidrovia Tietê-Paraná
O governo de São Paulo assinou na sexta-feira (17) um contrato para retomada das obras para aprofundar o canal de navegação de Nova Avanhandava, no trecho da Tietê-Paraná no noroeste do Estado. Isso deverá beneficiar o transporte da produção agrícola até o Porto de Santos e o armazenamento dos reservatórios de usinas hidrelétricas da região. O aprofundamento do canal em 3,5 metros, com largura de 60 metros, ao longo de 16 quilômetros de extensão, será feito por processo de derrocamento do pedral —fragmentação da rocha por explosão. Íntegra para associados.
Estadão: Governo Lula não tem excelência técnica, nem maioria política e está desestruturado, diz Tarcísio
O governador Tarcísio de Freitas disse ontem (20) que o governo federal não tem “excelência técnica” e que o PT não possui maioria política em nível nacional e “está desestruturado”. Apesar das críticas, disse que quer manter uma boa relação com o governo federal para cooperação nas áreas da habitação, saúde e segurança pública. No caso da defesa pela privatização do Porto de Santos, em que diverge da posição do Planalto, o governador disse que Lula se mostrou disponível a ouvir os argumentos pela desestatização da autoridade portuária. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. A-8) e BE News (p. 5): SP estuda solução para túnel sair do papel
A secretária do governo paulista, Natália Resende, falou sobre o projeto do túnel Santos-Guarujá, ontem (20), ao anunciar reformas na travessia de barcas entre os dois municípios. “Estamos estudando duas coisas em conjunto. (…) Temos um estudo bem desenvolvido e um projeto executivo já testado por empresas holandesas, que têm know-how em relação a esses serviços”. Íntegra para associados: A Tribuna e BE News.
G1 Santos: Navio mercante sairá do Porto de Santos e vai interromper a travessia de balsas
O M/V APL Dublin, com 347,29 metros de comprimento e 45,28 metros de largura, deixa hoje o Porto de Santos, por volta das 13h, o que exige que a travessia de balsas entre Santos e Guarujá seja interrompida entre 13h50 e 14h40. A manobra contará com a escolta de embarcações da Capitania dos Portos, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: OGMO/Santos realiza evento de diplomação dos novos trabalhadores portuários
No primeiro processo seletivo privado realizado pelo OGMO/Santos foram aprovados 47 trabalhadores, entre eles, uma mulher. Conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), o curso foi realizado pelo CENEP e contou, inclusive, com aulas práticas, ministradas por trabalhadores experientes da categoria dos consertadores inscritos no OGMO/Santos. Íntegra para associados.
Portal da Ilha: Porto de Imbituba celebra crescimento de 8,4% na movimentação mensal
Com operação de 503,8 mil toneladas em fevereiro e crescimento de 8,4% na movimentação mensal, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o Porto de Imbituba tem agora um novo recorde, com o melhor de fevereiro da história do complexo portuário. A liderança graneleira no Porto foi alavancada pela movimentação de produtos agrícolas, que apresentou alta de 418,7% em relação a fevereiro do ano passado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Secretário de portos diz que políticas não sofrerão mudanças bruscas
O secretário Fabrizio Pierdomenico disse que, com exceção da discordância sobre rever o conceito da desestatização e venda das empresas públicas, as políticas para o setor portuário permanecerão semelhantes às praticadas nos últimos 15 anos. Ele frisou que não haverá mudanças bruscas nos leilões de arrendamentos e na relação público-privada. Disse ainda que o governo vai perseguir a redução de burocracia e que manterá o diálogo com associações setoriais para buscar oferecer mais segurança jurídica ao setor. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Volta do caráter deliberativo dos CAPs será discutida pelo ministério
O Ministério de Portos e Aeroportos pretende resgatar o poder deliberativo dos CAPs, que passaram a ter caráter mais consultivo a partir da publicação da Lei 12.815/2013. O secretário Fabrizio Pierdomenico destacou ontem que a decisão sobre os assuntos que serão deliberados nos CAPs ainda será discutida pelo ministério e deve receber contribuições do setor. Ressaltou que os CAPs não voltarão a ser exatamente como na época da Lei 8.630/1993 porque o objetivo é encontrar um formato e temas atualizados para as demandas atuais do setor. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: ‘Novo PAC’ avalia retomar regra que impede contingenciamento em projetos selecionados
O programa de investimentos que o governo federal deverá lançar em abril avalia retomar a regra original do PAC, que impedia o contingenciamento de recursos orçamentários de projetos aprovados pelo programa. A proposta é uma das medidas institucionais para a retomada de investimentos públicos e descrita como ‘Previsibilidade no fluxo de recursos públicos’. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Hidrovias do Brasil recebe dois novos empurradores troncais de última geração
A Hidrovias do Brasil recebeu recentemente os seus novos empurradores troncais, que serão responsáveis pela rota Miritituba – Barcarena, no Pará, promovendo mais eficiência operacional na operação Norte da companhia. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Tarifa para navios em áreas de fundeio sobe quase 1.600% no ES
A VPorts, Autoridade Portuária do estado do Espírito Santo, anunciou uma nova estrutura tarifária que entrará em vigor a partir de amanhã no Porto de Vitória. A nova tarifa fixa por monitoramento das embarcações que ficam nas áreas de fundeio do Estado, que antes era de R$ 1.103,50, saltará para R$18.729,65, um aumento de 1.597%. O pagamento pelo uso do sistema é feito pelos armadores e vai englobar todos os navios que acessam o Complexo Portuário de Vitória e Tubarão. Íntegra para associados.
BE News – p. 7 (Coluna Tecnologia & Inovação – artigo do diretor-executivo da ABTRA e presidente do Brasil Tech Export, Angelino Caputo): Hidrogênio verde e eletrificação!
Temos várias outras formas de se obter hidrogênio, mas a preocupação é não poluir com carbono. Não adianta nada produzir hidrogênio à custa da queima de carvão ou outros combustíveis fósseis. Por isso, criaram uma classificação para nos ajudar a entender os diversos tipos de hidrogênio. Aliás, hidrogênio sempre será hidrogênio. A classificação diz respeito à forma como ele foi produzido. Se não queimou combustível fóssil algum por exemplo, foi produto de uma eletrólise feita com energia elétrica eólica, temos o desejado hidrogênio verde; se houve liberação de carbono na sua produção, mas o processo produtivo capturou e tratou esse carbono, no final temos o hidrogênio azul; por outro lado, se liberou carbono na atmosfera sem tratamento algum, temos o hidrogênio cinza. Nesse caso, a liberação de carbono na geração do hidrogênio é maior do que se tivéssemos usado o combustível direto alimentando um motor a combustão para a mesma máquina que foi eletrificada. Taí: tecnologia e inovação misturadas com ESG. Vamos apoiar os projetos de geração de hidrogênio verde que estão surgindo em vários dos nossos portos. Íntegra para associados.
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