Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line: Veja a lista de grandes leilões que devem ocorrer em 2025
O governo federal espera em 2025 realizar 82 leilões de projetos que estão dentro do PPI. Os investimentos a serem contratados somam R$ 130 bilhões. Nem todos os leilões previstos são computados pelo PPI. No setor de rodovias, o MT prometeu 15 leilões este ano ― um já foi realizado no fim de fevereiro, mas há 12 qualificados dentro do programa. Em Portos, são esperados R$ 6 bilhões de investimentos com o túnel Santos-Guarujá e R$ 4,5 bilhões com o leilão do Tecon Santos no Porto de Santos. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Brasil tem 500 projetos de infraestrutura em elaboração para serem leiloados; veja mapas
Um longo cardápio brasileiro de projetos de infraestrutura a serem transferidos para a iniciativa privada pode atrair R$ 750,5 bilhões em investimentos nos próximos anos. Em sua maioria, são encampados pela União e pelos Estados, mas há também ativos de municípios na lista. Um levantamento da Abdib apontou que o País tem cerca de 500 projetos em estruturação para migrar para o setor privado. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Governo federal retoma controle do Porto de Itajaí e busca reativar operações após 18 meses
Após um ano e meio praticamente paralisado, o Porto de Itajaí tenta retomar a normalidade de suas operações, com uma nova gestão. Por decisão do MPor, o porto foi federalizado no final do ano passado e desde 2 de janeiro sua administração é da APS. A encampação do porto pela União e a entrega da gestão para a APS não foram bem-vistas pela gestão municipal de Itajaí e até por sindicalistas ligados ao porto. Alex Ávila, secretário do MPor, disse que a gestão de Itajaí permanecerá pública. O objetivo do ministério é fazer arrendamentos definitivos de áreas no porto. A previsão é de que o terminal de contêiner tenha operação definida ainda em 2025. A concessão deverá entrar em vigor em janeiro de 2027, após os trâmites necessários com a empresa vencedora da licitação. A concessão será pelo prazo de 25 anos. O contrato, segundo o secretário, vai abranger dragagem e manutenção, aprofundamentos e zeladoria. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Portonave investe R$ 1 bi em modernização do terminal para retomar crescimento em 2026
Terceiro maior terminal de movimentação de contêineres do País, localizado em Navegantes, a Portonave prevê retomar o crescimento das operações a partir do segundo semestre de 2026, quando concluir o plano de investimento de R$ 1 bilhão. O terminal, no momento, está com obras avançadas em melhorias operacionais e modernização em sua área de 400 mil m², cais de 900 metros de comprimento linear e três berços de atracação de navios. Um dos objetivos do investimento é também preparar o terminal para receber navios de até 400 metros de comprimento. Íntegra para associados.
Folha: Governo corre contra o tempo para relicitar Viracopos e evitar que atual concessão seja anulada
A Anac se movimenta para fazer a contratação, em caráter emergencial e sem licitação, de uma auditoria independente que realize o cálculo financeiro da indenização a ser paga à concessionária do aeroporto de Viracopos, a ABV (Aeroportos Brasil Viracopos). A agência iniciou tratativas com a PwC. O contrato com alguma auditoria deve ser formalizado nos próximos dias. Viracopos foi concedido em 2012 para a ABV. A concessão tinha prazo de 30 anos, mas já nos primeiros anos de contrato passou a apresentar dificuldades financeiras devido à arrecadação inferior ao esperado e ao alto custo do contrato, com suas parcelas anuais fixas. Em outubro do ano passado, o TCU determinou a relicitação, fixando o prazo final para 2 de junho deste ano, sem possibilidade de novas prorrogações. Íntegra para associados.
CNN Brasil e Veja On-line (Blog Radar): Operação mira grupo que usava alimentos congelados para traficar drogas
A PF desarticulou ontem uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína. O grupo utilizava empresas de logística para esconder a droga em cargas de alimentos congelados destinadas à exportação. De acordo com as investigações, os criminosos aproveitavam o acesso a informações sobre embarcações e rotas comerciais para inserir o entorpecente nos contêineres sem o conhecimento das empresas legítimas. O esquema operava a partir de portos em Santa Catarina e Paraná, com destino a países da África. Íntegra para associados: CNN Brasil e Veja On-line (Blog Radar).
Imprensa regional:
Jornal da Orla (p. 9) e BE News (p. 6): Cofco International vai inaugurar seu novo terminal na margem
A Cofco International vai inaugurar neste mês a primeira fase da construção de seu novo terminal agrícola no Porto de Santos. O Terminal Export Cofco (TEC), localizado na área do STS 11, na margem direita, pretende ser um dos principais e mais modernos terminais portuários do complexo. Vencedora da licitação da área, realizada em 2022, a Cofco iniciou as obras no terminal no segundo semestre de 2023. Vai investir cerca de R$ 1,7 bilhão para as operações do TEC, com contrato de concessão de 25 anos. A empresa prevê que, quando o terminal estiver finalizado, vai operar 14 milhões de toneladas por ano e será o único a concentrar as operações de todas as cargas da companhia. Atualmente, a operadora exporta cerca de 4,5 milhões de toneladas pelo Porto de Santos com a utilização de terminais terceiros. Íntegra para associados: Jornal da Orla (p. 9) e BE News (p. 6).
A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Cultura de inovação é fundamental para os portos
O diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike destacou a necessidade de os portos públicos brasileiros apostarem em inovação. Na prática, segundo Koike, a primeira ação concreta seria a criação de uma Diretoria de Inovação. “O Porto de Santos, por exemplo, não tem Diretoria de Inovação. A equipe de inovação está distribuída em várias verticais que não têm o apoio necessário para ter orçamento anual, ações e plano dedicado à inovação. O que se tem hoje são projetos soltos e sem planejamento”, afirmou. Koike adiantou que o MPor promoverá a 1ª Jornada do Navegue Simples, em agosto, em Brasília, celebrando um ano do programa. Íntegra para associados.
Diário do Litoral (artigo do presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano, o Caio da Marimex): Hora de destravar os portos brasileiros
Ao falar em portos, a Antaq é peça-chave nesse quebra-cabeça. A agência tem que ser mais ágil, mais presente e mais estratégica. Precisa olhar para o futuro e pensar grande, porque o setor portuário brasileiro tem tudo para ser um dos melhores do mundo. A esperança é que, com uma gestão mais ativa e visionária, a Antaq consiga alinhar os investimentos às reais necessidades do setor. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Questão concorrencial no leilão do Tecon 10, no Porto de Santos, segue em conflito
A restrição ou não da participação de grupos empresariais ligados a armadores que já operam terminais de contêineres no Porto de Santos no leilão de arrendamento do Tecon Santos 10 foi o destaque da audiência pública de terça-feira (18). A ABTRA e a ABTP indicaram que as mudanças do mercado de contêineres desde 2022 não são suficientes para alterar as previsões de restrição que foram encaminhadas na proposta de edital anterior. A tese dos defensores da restrição à concorrência é que os terminais verticalizados praticam self-preferencing, o que poderia resultar nos terminais bandeira branca ficarem sem cargas para movimentar. Íntegra para associados.
Jornal Portuário e Portos e Navios: BNDES e APS negociam concessão do Canal de Santos por 30 anos
O BNDES e a APS estão em fase final de discussões para a concessão do Canal de Santos por um período de até 30 anos. O projeto, que já conta com estudos avançados, prevê o aprofundamento do canal para 17 metros, além de planos de manutenção contínua. Uma reunião decisiva está marcada para hoje, onde os detalhes finais serão alinhados. O presidente da APS, Anderson Pomini, explicou que essa será a última das três fases de aprofundamento do canal. A primeira etapa é a contratação de empresa, ou consórcio, para derrocagem de pedras, cujo edital foi publicado pela APS na terça-feira (18). O vencedor será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução da obra. Íntegra para associados: Jornal Portuário e Portos e Navios.
Portos e Navios: CMA CGM transfere serviço ‘Brazex’ para Santos Brasil a partir de abril
A CMA CGM anunciou que, a partir de 17 de abril de 2025, o serviço ‘Brazex’ será transferido do terminal da DP World para o da Santos Brasil, em Santos. De acordo com o armador, a mudança tem como objetivo otimizar as operações e garantir mais eficiência e segurança no atendimento aos clientes. Os primeiros embarques após a transição já estão programados para a data da mudança, com as operações dos navios CC Maupassant e CC Berlioz. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Ogmo Santos completa 30 anos com foco na digitalização e qualificação da mão de obra
O Ogmo de Santos completa três décadas de atuação em 2025. A gestão do Ogmo Santos avalia que nesse período consolidou avanços nos pilares de tecnologia, segurança, capacitação e governança. A modernização dos processos tem sido um dos principais focos, a fim de garantir mais transparência e eficiência na rotina de trabalhadores e operadores portuários. A digitalização foi intensificada a partir de 2018, com o lançamento do aplicativo Ogmo Santos Digital, que viabilizou a escala digital, permitindo que trabalhadores portuários concorram remotamente às vagas de trabalho. Íntegra para associados.
Tecnologística: MRS Logística anuncia investimento de R$ 3,2 bi na Estrada de Ferro-118 entre ES e RJ
A MRS Logística anunciou um investimento de R$ 3,2 bilhões na construção de um trecho de 200 km da Estrada de Ferro 118, conectando Anchieta, no Espírito Santo, ao Porto de Açu, no Rio de Janeiro. O projeto faz parte das negociações para a renovação antecipada da concessão da Malha Sudeste e tem o objetivo de fortalecer a infraestrutura ferroviária nacional, reduzindo a dependência do modal rodoviário e aprimorando a logística de exportação. O leilão da concessão está previsto para o final de 2025 e a construção será realizada pela concessionária vencedora. Íntegra para associados.
Agência Porto: Portos brasileiros movimentam 95% das importações e exportações de produtos
Com o objetivo de destacar a importância da infraestrutura portuária, o MPor lançou a série “MPor pelo Brasil”. A iniciativa explora curiosidades sobre portos, aeroportos e hidrovias do país, trazendo informações e fatos relevantes sobre esses importantes pontos logísticos. A primeira temporada começou no Porto de Santos. Íntegra para associados.
Portal BE News: Governo descarta interferir no trâmite da revisão da Lei dos Portos
O ministro Silvio Costa Filho se reuniu na quarta-feira (19), em Brasília, com membros do fórum que discute uma alternativa para o texto da Ceportos. O presidente da Fenop, Sérgio Aquino, contou que o Governo não vai interferir no andamento do trâmite legislativo do projeto. A ideia é que, a partir de encontros semanais entre os membros do grupo, seja criado um documento técnico com sugestões de uma proposta coesa que atenda tanto ao setor empresarial quanto ao setor laboral. O objetivo é propor alterações à atual Lei de Portos (12.815/13), agregando ao anteprojeto, que foi levado ao Parlamento Brasileiro no final do ano passado. Íntegra para associados.
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