Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line e A Tribuna de Santos On-line: Para aprovar BR do Mar no Senado, governo aceita modificar proposta de incentivo à navegação
O PL do BR do Mar recebeu 43 sugestões de emendas de senadores, exigindo do relator Nelsinho Trad e do MINFRA um esforço grande de conversação para que o texto vá a plenário em consenso. Mas a pasta ainda tenta blindar a retirada de amarras da indústria naval e as formas de flexibilização do afretamento de navios. A pedido do relator, uma audiência pública, ainda sem data marcada, vai debater a proposta, com a participação do MINFRA, Marinha, Cade, CNT e Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore. Trad acredita que pode finalizar o relatório para ser votado logo após o Congresso voltar do recesso, em agosto. Na Câmara, o PL teve sua votação adiada pela segunda vez. A sessão deliberativa foi remarcada para amanhã. Íntegra para associados: Estadão e Tribuna.
Folha On-line, Estadão On-line, Valor On-line, A Tribuna de Santos (p. A-8) e Santa Portal: Navio desgovernado bate em estação de balsas no porto de Santos
O navio Cap San Antonio, da Hamburg Süd, bateu na estação de balsas de Guarujá, no início da tarde de ontem, causando a paralização da travessia. Ele estava saindo do Porto de Santos em rota para o porto de Paranaguá. A autoridade portuária garantiu que não houve impactos nas operações. Por determinação da Capitania dos Portos, a embarcação permanecerá na área de fundeio para a avaliação das suas condições de segurança. Íntegra para associados: Folha, Estadão, Valor, Tribuna e Santa Portal.
Valor On-line: Movimentação em portos privados cresce 10% no primeiro quadrimestre
Dados compilados pela ATP apontam que os TUPs processaram 249,7 milhões de toneladas em mercadorias de janeiro a abril, crescimento de 9,9%, ante igual período do ano passado, e 65% da movimentação total no setor. Íntegra para associados.
O Globo (Reuters): Que fim levou o navio Ever Given, que encalhou no Canal de Suez? Donos negociam a conta do resgate
Uma decisão judicial ontem sobre o bloqueio do navio Ever Given no Canal de Suez foi adiada por duas semanas para dar mais tempo às negociações entre os donos japoneses do navio e autoridade do canal, que exigiu US$ 916 milhões de compensação para cobrir os custos das tentativas de resgate. Depois baixou para US$ 550 milhões. Íntegra para associados.
O Globo e Valor Econômico: Governo prevê lance mínimo de R$ 1 bi pelo Santos Dumont em leilão
O secretário de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, disse que a retomada no segundo semestre será puxada pelos voos domésticos, que começaram a decolar neste mês e vão se intensificar. A licitação do Santos Dumont deverá ir a leilão em maio de 2022. O edital deverá ser colocado em consulta pública pela Anac na primeira quinzena de julho. Glanzmann também informou que o governo tem uma agenda de investimentos na região Norte de 24 aeroportos. A estimativa é desembolsar R$ 323,7 milhões até 2022, para além de parcerias com o setor privado e leilões que prometem facilitar a operação das companhias aéreas. Íntegra para associados: O Globo e Valor.
Valor Econômico (artigo – economista e presidente da consultoria Inter.B, Claudio Frischtak): BR-163, um modelo de concessão injustificável
A importância da BR-163, que será licitada em dia 8 de julho, se prende às necessidades de escoamento safra de grãos do Mato Grosso. A conclusão do asfaltamento em 2019 reduziu os fretes e o tempo de viagem entre Sorriso e Miritituba, mas as restrições orçamentárias impõem limites na sua conservação e modernização. Nesse sentido, é essencial conceder a BR-163, e o quanto antes, mas é igualmente imperativo uma boa modelagem, o que não é o caso. Não há lógica nesse modelo, mais ainda quando a alternativa é óbvia: uma concessão mais longa, com maiores exigências de investimento para garantir melhores condições de tráfego, segurança e conforto para os usuários. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel S.A): Nova greve ainda racha caminhoneiros
A nova tentativa de paralisação dos caminhoneiros, marcada para a próxima sexta (25), não é consenso entre líderes da categoria. Everaldo Bastos, do sindicato do Vale do Paraíba, diz que quem convocou a greve não tem representatividade e quer ganhar atenção para fins políticos. Por outro lado, Nelson de Carvalho Júnior, do sindicato de Barra Mansa, diz que a categoria está jogada às traças, sem vacina e pagando combustível muito caro, por isso é preciso parar. Já Marcelo da Paz, do Porto de Santos, afirma que a situação é grave e pode haver greve a qualquer momento, mas ela não será comandada pelo grupo que fez o chamado atual. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line: Crise hídrica pode afetar transporte de cargas até o Porto de Santos
A movimentação de cargas na Hidrovia Tietê-Paraná poderá ser prejudicada a partir dos próximos dias e deverá afetar diretamente a logística de cargas em direção ao Porto de Santos. O setor se prepara para um aumento da utilização de caminhões para o escoamento da produção agrícola. Grande parte das cargas que vêm para Santos é embarcada em São Simão (GO) e desembarca em Pederneiras (SP). Desse ponto, seguem de trem até o complexo santista. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta dois cenários para conter a crise: a paralisação da via ou a redução do calado dos navios. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (página A-12): Desestatização: consulta em 90 dias
Segundo informação do diretor Fabio Lavor, a SNPTA estima que a proposta de modelagem da desestatização da SPA deverá ir à consulta pública em 90 dias, já considerando as análises iniciais dos primeiros estudos realizados sobre o processo. A expectativa é de que a comunidade portuária possa avaliar a documentação a partir de setembro. Íntegra para associados.
A Gazeta On-line (ES): Venda da Codesa prevê demissão voluntária e estabilidade de um ano
Os documentos técnicos relativos ao processo de desestatização da Cosesa, aprovado pelo governo federal, serão encaminhados para análise do TCU e a expectativa é de que a estatal seja leiloada no quarto trimestre deste ano. A empresa que arrematá-la assumirá todos os passivos e decidirá sobre o futuro dos 240 empregados. O modelo um plano de transição, que visa a minimizar impactos como esses. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Porto de Vitória registra crescimento de 43% na movimentação de maio
O Porto de Vitória operou em maio 178,641 mil t de cargas, aumento de 43,6% em comparação ao mesmo período de 2020. No acumulado do ano, registrou avanço de 35,8%, comparado aos primeiros cinco meses do ano passado. O maior aumento foi de granel sólido: 59,6% (423,91 mil t) no acumulado do ano. A movimentação de granel líquido registrou aumento de 19,7% (63,16 mil t) nos primeiros cinco meses do ano. Também houve aumento de 28,2% na carga conteinerizadas no comparativo com 2020. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Guia Marítimo: Docas do Rio registra maior movimentação mensal de carga de 2021
A CDRJ registrou em maio o maior volume movimentado de 2021, com 6,236 milhões de toneladas. Os números também representam a maior movimentação de cargas desde dezembro de 2018. O resultado reflete principalmente as exportações de minério de ferro pelo Porto de Itaguaí, que atingiram 4,876 milhões de toneladas no mês. Íntegra para associados: Portos e Navios e Guia Marítimo.
Portos e Navios: Complexo portuário de Itajaí e Navegantes atinge marca histórica na movimentação de toneladas
O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu em maio um desempenho 54% superior do que no mesmo mês de 2020. Passaram pelos portos 1.842.647 toneladas, contra 1.194.226 do período comparado. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Antaq realizará consulta pública sobre regulação do Ogmo
A agência realizará, entre os dias 28 de junho e 11 de agosto, consulta e audiência públicas para receber contribuições sobre a regulação dos OGMOs do trabalho portuário avulso. O material estará disponível em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/participacao-social/. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: ANTAQ avalia que Santos tem tempo e custo em linha com resto do mundo na sobre-estadia
Estudo da Antaq, apresentado na última quarta-feira (16), indicou que a cobrança de sobre-estadia de contêiner no Porto de Santos está em linha com grandes portos do resto do mundo. Para a comparação, os dados foram recolhidos em dezembro de 2020 em dois grandes portos da Europa (Antuérpia e Roterdã), dois da Ásia (Xangai e Cingapura) e o de Buenos Aires, na Argentina. Íntegra para associados.
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