Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Estadão On-line e Valor Econômico: Desestatização do Porto de Santos pode ir a consulta em setembro
O ministro Tarcísio Freitas, em Live ontem do Valor, disse que a desestatização da SPA está com modelagem praticamente pronta e deverá ser lançada ainda neste semestre para consulta pública. Os acessos ferroviários deverão ter muitas reformulações e obras nos próximos anos para garantir que o porto não será um gargalo aos investimentos em ampliação da malha ferroviária. Em relação à decisão do TCU, de prorrogar o contrato da Marimex, o ministro afirmou que os investimentos podem acontecer mesmo sem a saída da companhia do local. Afirmou ainda que o avanço do regime de autorização de ferrovias em leis estaduais torna mais urgente a necessidade de uma MP para liberar o modelo em âmbito federal. Ele afirmou que esse regime já vem sendo discutido pelo Congresso por dois anos, sem, no entanto, prosperar e virar lei. Íntegra para associados: Valor Econômico, Estadão On-line e Valor Econômico.
Valor Econômico: Transnordestina deve ter apenas um trecho do interior do Piauí a Pecém
O trecho da Transnordestina ligará o interior do Piauí, em Elizeu Martins, até o porto de Pecém. Segundo o ministro, ainda não há viabilidade econômica para fazer a conexão até Porto de Suape. Íntegra para associados.
Uol (Chico Alves): Divididos, caminhoneiros anunciam greve para cobrar governo Bolsonaro
Os caminhoneiros anunciam greve nacional para a zero hora do dia 26. Reivindicam redução do preço dos combustíveis, efetivação do piso mínimo e liberação de pedágio para veículos sem carga, entre vários outros pontos. A divisão da categoria continua, mas a expectativa é que a adesão agora seja maior. Pelas mensagens em grupos de WhatsApp, que servem como principal meio de mobilização, a estimativa dos organizadores é de que o movimento será grande. Íntegra para associados.
Valor On-line: Bolsonaro faz nomeações para as diretorias de ANTT, Antaq e Anvisa
O DOU de ontem traz nomeações para a ANTT, Antaq e Anvisa. Para a ANTT, Rafael Vitale Rodrigues assume como diretor-geral, além de Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, Alexandre Porto Mendes de Souza e Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho como diretores. Na Antaq, Flávia Morais Lopes Takafashi exerce o cargo de diretora, com mandato até 18 de fevereiro de 2026 na vaga que foi aberta com o término do mandato de Francisval Dias Mendes. E na Anvisa, Romison Rodrigues Mota assume como diretor até 19 de dezembro de 2025. Íntegra para associados.
Valor On-line, Folha, Valor Econômico e A Tribuna de Santos (p. b-5): Tarcísio prevê mandar renovação antecipada da MRS ao TCU em setembro
O ministro prevê o envio ao TCU em setembro dos estudos econômicos para a renovação antecipada da concessão da MRS e a autorização por parte do tribunal “no final deste ano ou no início do ano que vem”. Segundo ele, estão sendo definidos detalhes sobre o acesso da ferrovia ao Porto do Santos, “como vai se integrar com a Ferrovia do Porto”. Tarcísio também classificou como bobagem o questionamento sobre os possíveis impactos socioambientais da Ferrogrão e reiterou que a ferrovia irá garantir competição entre operadores logísticos. Íntegra para associados: Valor On-line, Folha, Valor Econômico e A Tribuna.
Imprensa regional:
Diário do Rio: Celebrando 111 anos, Porto do Rio de Janeiro amplia movimentação e faturamento em 2021
Ontem o Porto do Rio de Janeiro celebrou 111 anos. Em meio à simbólica data, um levantamento da CDRJ aponta aumento médio anual na movimentação de cargas local nos últimos 5 anos, com tendência de alta de 10,5% em 2021 ante o ano passado. As cargas movimentadas no 1° semestre de 2021 somaram 4,5 milhões de toneladas, no melhor semestre da série histórica iniciada em 2016. O principal tipo movimentado foi a carga conteinerizada, mas cresceram significativamente a exportação de ferro gusa e a importação de trigo e produtos siderúrgicos, além do apoio marítimo às bases offshore do pré-sal. Íntegra para associados.
Agência Pará: Governo do Pará debate investimentos em infraestrutura e logística de portos, hidrovias e ferrovias
A construção da Ferrovia do Pará e da Ferrogrão, e a concessão à iniciativa privada do Complexo Rodoviário PA-150/Alça Viária foram os principais destaques do Governo do Pará no Norte Export 2021, realizado em Belém na segunda e terça-feira passadas. O governo planeja disponibilizar 525 km da PA-150/Alça Viária de Morada Nova (Marabá) até o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, hoje um dos principais pontos estratégicos para escoamento de grãos e exportação de proteína viva do Norte do Brasil. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Tokarski projeta fortalecimento dos arrendamentos simplificados
Segundo o diretor da Antaq, o modelo tem potencial de amadurecimento para reduzir cada vez mais o tempo dos processos e aumentar a atratividade para interessados nesse tipo de operação, dando mais oferta de áreas públicas para o setor privado. As regras permitem contratos de R$ 330 milhões de receita operacional líquida e prazos de até 10 anos para movimentação de cargas em portos organizados. Quatro estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEAs) simplificados estão em análise: Porto de Itaguaí/RJ (ITG-03) — granel sólido; Porto de Imbituba/SC (IMB-05) — granel líquido; Porto de Salvador/BA (SSD-09) — caga geral; e Porto de Cabedelo/PB (AE-14) — carga geral; além de outras 11 áreas elegíveis já identificadas. “Temos centenas de áreas paradas. De repente, um pequeno importador ou exportador precisa de uma área — porque não dá conta de um terminal sozinho — e as autoridades portuárias poderão fazer esse arrendamento”. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: ANTAQ prorroga prazo da consulta pública sobre simplificação do estoque regulatório da navegação interior
A Consulta Pública Antaq nº 14/2021 teve prorrogação publicada no DOU de segunda-feira (19). Agora, as contribuições poderão ser enviadas até as 23h59 de 7/08/2021. As minutas jurídicas e os documentos técnicos estão disponíveis em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/participacao-social/. A audiência pública presencial no modelo virtual está marcada para 4/08/2021, às 15h. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021