Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor (Daniel Rittner): Rodovias federais perdem obras e agora dependem de ‘tapa buracos’
Com o menor orçamento das últimas duas décadas para a área de transportes, o governo reduziu a abrangência do programa de manutenção das rodovias federais. Apenas 4.463 quilômetros da malha, ou 7% das estradas sob responsabilidade direta do Dnit estão cobertos pelos contratos mais amplos de conservação, ante 65% em 2014. Essa modalidade contratual costuma incluir a retirada do asfalto e a restauração de suas camadas inferiores, seguindo-se um projeto mais robusto de manutenção, entre três e cinco anos. Já os contratos mais simples, para conservar a estrada sem buracos aparentes, passaram de 22% para 91%, entre 2014 e hoje. Íntegra para os associados.
UOL: Sob Tarcísio, Infraestrutura recebeu R$ 1 bilhão do orçamento secreto
A utilização de orçamento secreto em 2020 abasteceu com R$ 1,1 bilhão obras contratadas pelo Ministério da Infraestrutura durante a gestão de Tarcísio de Freitas, segundo apuração feita pelo UOL no site de transparência do Senado, o Siga Brasil. Do valor direcionado há dois anos, o ministério executou de fato R$ 1,03 bilhão até 31 de março de 2022, quando Tarcísio deixou a pasta para se candidatar. Em 2021 e 2022, o Siga Brasil indica novas emendas para a pasta, mas não aponta seus valores. Em nota, a campanha de Tarcísio diz que, no ministério, ele sempre “prezou pela transparência e eficiência na execução do recurso”. O Minfra também declarou que “não existe ‘orçamento secreto’: todas as receitas e despesas do Ministério da Infraestrutura estão públicas, de fácil acesso pela internet para toda a população”. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Santos vai ao TCU para garantir novo túnel na desestatização
A Prefeitura de Santos vai recorrer ao TCU na tentativa de garantir que o concessionário do Porto de Santos realize 100% dos investimentos do túnel do maciço central, ligando as zonas Leste e Noroeste da cidade. Segundo o prefeito Rogério Santos, a obra orçada em R$ 400 milhões pelo município faz parte do projeto, mas a redação deixa dúvidas em relação à completa execução do viário. Íntegra para os associados.
Diário de Petrópolis: Governador Cláudio Castro e ministro da Infraestrutura anunciam pacote de obras para a expansão logística dos setores ferroviário, rodoviário e portuário do estado
O ministro Marcelo Sampaio e o governador Cláudio Castro anunciaram nesta semana um conjunto de projetos de infraestrutura para o estado do Rio de Janeiro, dentre eles, o investimento de R$ 100 milhões na expansão da CDRJ, com a ampliação do cais do Porto do Rio, e a conexão da malha ferroviária, pela estrada de ferro 118 até o Porto do Açu, em São João da Barra, com a renovação da Ferrovia Centro Atlântica. Prevê ainda a entrega do Lote 4 para a ampliação da Marina de São Bento, em Angra dos Reis, o início da licitação do Trevo da Manilha, em Itaboraí, a concessão conjunta dos aeroportos Galeão e Santos Dumont, a obra da Rodovia Rio-Valadares, com 600 km para a conexão com o estado de Minas Gerais, e a concessão da BR-040 e o término de túneis em Petrópolis. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
BE NEWS: Paulo Guedes: “O país está agora no início de um longo ciclo de crescimento”
Principal autoridade presente no primeiro dia do Fórum Brasil Export, em 19/10 (quarta-feira), o ministro Paulo Guedes afirmou que o país deverá ter um longo ciclo de crescimento, devido à mudança de modelo econômico brasileiro que deixou de ser “intervencionista” e seguiu para um modelo baseado em uma “economia aberta”. Segundo o ministro, “O modelo dirigista corrompeu a democracia brasileira e estagnou a economia. Queremos romper com isso”. Guedes também afirmou que este ano o Brasil vai crescer possivelmente mais que a China e com inflação mais baixa. Íntegra para os associados.
BE NEWS: PCS e sustentabilidade em debate na terceira edição do Enaph
Também no primeiro dia do Brasil Export, o diretor de Gestão e Modernização Portuária do Minfra, Otto Burlier, afirmou que o plano de governança do Port Community System (PCS) para os portos de Santos e Itajaí podem ser replicados em outros complexos. O PCS tem como objetivo integrar todos os entes da cadeia logística portuária, agilizando os processos de informação e tornando as operações mais eficientes e aumentando a competitividade dos portos. O painel teve moderação de Angelino Caputo, presidente do Conselho do Brasil Tech Export e diretor-executivo da ABTRA, e contou com Gilmara Timóteo, do Porto de Cabedelo, Jean Paulo Castro e Silva, da CDRJ, Marcus Mingoni, da SPA, e Mayhara Chaves, da CDC. Íntegra para os associados.
BE News: Antaq aguarda dados de pesquisa para entender situação das mulheres
A diretora Flavia Takafashi, disse que a Antaq aguarda até o fim de outubro as respostas do questionário enviado para todo o setor portuário sobre gênero, qualificação profissional, salários e cargos. A pesquisa é fruto de um protocolo de intenções assinado com a Women’s International Shipping and Trading Association (Wista) e visa entender o perfil dos trabalhadores e situação atual das mulheres portuárias. A publicação dos resultados poderá auxiliar as empresas no aprimoramento de políticas voltadas para o tema, segundo Flávia, durante um painel do Brasil Export, realizado na quarta-feira (19), que contou também com a presença de Mayhara Chaves, presidente do Conselho Feminino do Brasil Export, da CDC e da Abeph, e moderação de Milena Castro, gerente de Comunicação e RI da ABTRA. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Portos de Itajaí e Navegantes terão manobras experimentais para navios de até 51 metros de boca
O Porto de Itajaí recebeu autorização da Marinha para realizar 50 manobras experimentais com navio de até 51 metros de boca, 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado. Elas acontecerão em período diurno, respeitando a menor profundidade observada no complexo portuário, em 13,6 metros. A primeira manobra experimental desse porte está programada para ocorrer em 28 de outubro, desde que as condições ambientais estejam propícias, com o navio porta-contêineres “Rio de Janeiro Express”, da Hapag-Lloyd, que tem capacidade nominal de 13.200 TEU. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Comitiva argentina visita o Porto de Paranaguá para expandir negócios
Uma comitiva de representantes de nove províncias da Argentina e membros do Conselho Federal de Investimentos daquele país visitaram ontem o Porto de Paranaguá para conhecer os seus projetos de infraestrutura. O cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Leone, conta que o objetivo central é abrir novas oportunidades de mercado para os dois países. A visita incluiu um passeio guiado por 4,5 km de cais e píeres e na área de operações do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Íntegra para os associados.
Agência Infra: MInfra deve anunciar novas ferrovias autorizadas na próxima semana
O Minfra planeja para a próxima semana anunciar as primeiras autorizações ferroviárias aprovadas após a publicação da Lei 14.273/2021. No ano passado, sob a vigência da MP 1.065, o ministério assinou 27 autorizações para a construção de ferrovias no país dos 81 pedidos que chegaram no período de vigência da MP. A expectativa é que o número a ser apresentado chegue à casa de uma dezena. As empresas tiveram que fazer acréscimos e adaptações por exigência da lei, mas a ideia é aproveitar os requerimentos enviados no período da medida provisória. Há também uma expectativa de publicação do decreto que regulamenta a Lei de Ferrovias. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: China acelera implementação de armazenamento inteligente
Em 2020, o Conselho de Estado da República Popular da China implementou diretrizes sobre o desenvolvimento inovador do comércio exterior do país, enfatizando novamente o apoio à construção de um grupo de armazéns no exterior para expandir o projeto piloto de importação de varejo com comércio eletrônico transfronteiriço. A longo prazo, os armazéns no exterior e os modelos de mala direta coexistirão, a demanda dos consumidores por serviços de logística se tornará mais diversificada, os prestadores de serviços de logística começarão a se desenvolver na direção de serviços logísticos integrados abrangentes, e a demanda por serviços logísticos de plataformas de comércio eletrônico transfronteiriças e grandes vendedores de comércio exterior mudará de acordo com as exigências do preço unitário das mercadorias, categorias de mercadorias e pontualidade. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022