Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão e Valor Econômico: MSC compra empresa de logística brasileira Wilson Sons por R$ 4,35 bilhões
A Wilson Sons foi vendida para a Shipping Agencies Services (SAS), subsidiária do grupo MSC. Pelo acordo, a SAS pagará R$ 4,352 bilhões pelo equivalente a 56,47% do capital da companhia brasileira. O negócio ainda será submetido à aprovação do Cade e da Antaq. A expectativa é que a operação seja concluída durante o segundo semestre de 2025. A transportadora suíça irá pagar R$ 17,50 por ação, valor 2% menor do que o fechamento da última sexta-feira (18), por 248.664.000 ações ordinárias, equivalente à participação de 56,8%. Após a conclusão da operação, prevista para o segundo semestre de 2025, a MSC irá realizar uma oferta pública de aquisição para comprar as ações restantes da Wilson Sons em mercado. Íntegra para associados: Estadão e Valor Econômico.
Folha On-line e Folha On-line: Governo prepara retomada de ferrovias abandonadas e prevê receber até R$ 20 bi em indenizações
O governo federal está próximo de dar início à retomada gradual de 11,1 mil quilômetros de trilhos abandonados da malha ferroviária nacional. Hoje, o equivalente a 36% das ferrovias do país virou sucata, e as atuais concessionárias terão de indenizar os cofres públicos para que possam renovar seus contratos com a União. Essas indenizações têm capacidade de gerar aproximadamente R$ 20 bilhões. Os trilhos abandonados estão nas mãos de três empresas desde o fim dos anos 1990. A Rumo é dona de um total de 4.900 quilômetros de ferrovias paralisadas. O abandono também marca boa parte dos trilhos da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), controlada pela CSN. São 3.000 quilômetros sem uso. Outros 3.000 inutilizados estão sob a tutela da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI Logística. Íntegra para associados: Folha On-line e Folha On-line.
Folha On-line: Última semana de outubro terá leilões de rodovias, serviço de esgoto e escolas
A última semana de outubro será marcada por uma série de leilões de ativos de infraestrutura, que prevê, no total, mais de R$ 23 bilhões de investimentos em obras. Entre os certames está a concessão por 30 anos da Rota Sorocabana, em São Paulo, que abrange rodovias como a Castelo Branco (SP-280) e a Raposo Tavares (SP-270). Especialistas dizem que essa rota deve atrair um número significativo de proponentes, visto que as estradas a serem concedidas já possuem características conhecidas, o que garante maior previsibilidade aos investidores. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Aeroporto de Viracopos será relicitado em 2025, diz Silvio Costa Filho à CNN
O ministro Silvio Costa Filho afirmou que o Aeroporto Internacional de Viracopos será relicitado em 2025. O Aeroporto de Congonhas também está entre as prioridades do ministério. Obras de ampliação do aeroporto, com investimento de R$ 2 bilhões, vão começar na primeira quinzena de dezembro e devem durar cerca de dois anos. Costa Filho afirmou ainda que o Aeroporto Internacional de Guarulhos vai passar por um grande plano de investimentos, envolvendo melhorias nos terminais, acesso ao aeroporto, salas VIPs e banheiros. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Portal BE News: Trabalhadores entram em estado de greve no Porto de Santos
Trabalhadores portuários avulsos prometem parar as operações no Porto de Santos a qualquer momento, em protesto contra o leilão do STS10. Eles temem perder empregos com o arrendamento de uma área de 601 mil m2. Em reunião com os sindicalistas, empresários e representantes do Poder Público, na quinta-feira (17), o presidente da APS, Anderson Pomini, disse que nada será feito sem ouvir as lideranças regionais e que a intenção “é manter a movimentação de cargas gerais (Ecoporto) durante o período de realização do leilão, estimado em três anos”. Disse ainda que pretende buscar a transferência do Ecoporto para outro espaço. O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, presidente da FPPA, se posicionou contra a realização do certame e criticou o posicionamento do MPor por não estabelecer diálogo com as autoridades competentes. A Prefeitura de Santos defendeu que o novo projeto contemple a manutenção do cais público do Saboó. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Portal BE News.
Diário do Litoral: Fim do cais público pode custar 387 empregos e quase 400 mil engajamentos de avulsos
O iminente fim das operações no cais público no Porto de Santos e a provável cessão dessas áreas para grandes arrendatários poderá provocar a demissão de 387 trabalhadores portuários com carteira assinada. Além disso, os dez operadores que tendem a ficar sem berços de atracação para movimentação de suas cargas ofertaram mais de 233 mil engajamentos a trabalhadores avulsos entre janeiro e setembro deste ano. Os números constam de um ofício elaborado por dez empresas operadoras do cais público santista e enviado ao prefeito Rogério Santos pedindo providências. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá: Alteração no traçado reduz impacto à população local; entenda
O traçado do projeto do túnel Santos-Guarujá, que previa a instalação de um ramal binário entre a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves e a Rua José do Patrocínio, no Macuco, em Santos, será substituído por uma solução de menor impacto para os moradores locais. A Companhia Paulista de Parcerias, da Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI), recebeu dos moradores a proposta de segregar uma superquadra entre a Rua José do Patrocínio e as avenidas Conselheiro Rodrigues Alves e Senador Dantas para ser utilizada como canteiro de obras. Isso vai evitar impactos de caminhões passando em frente às casas que não serão desapropriadas durante a execução das obras. A ideia, agora, é fazer o traçado da superquadra e discuti-la amanhã no grupo de trabalho. Íntegra para associados.
G1 Santos: Porto de Santos, SP, bate recorde na movimentação de contêineres
A APS informou um novo recorde na movimentação de contêineres para o período de janeiro e setembro no Porto de Santos ao ultrapassar os quatro milhões de TEUs. Em toneladas durante o mesmo período foram 44,5 milhões. O movimento de contêineres aumentou 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando a movimentação em toneladas, o salto foi de 21,6%. Na comparação referente a setembro, a APS registrou o maior número de todos os tempos para o mês, fruto de um aumento de 21,7% em relação ao ano passado. Ao todo, foram 483,6 mil TEUs. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Problemas no embarque de café geram prejuízo de R$ 3,2 bilhões
Um levantamento do Cecafé aponta que, de janeiro a setembro deste ano, o Brasil acumulou 2,155 milhões de sacas de café (ou 6.529 contêineres) não embarcadas nos portos nacionais, em prejuízo de R$ 3,2 bilhões. Só o Porto de Santos responde por R$ 1,9 bilhão desse total – nele, não foram embarcadas 1,339 milhão de sacas (ou 4.058 contêineres). A entidade reclama da falta de infraestrutura portuária adequada para cargas conteinerizadas no Brasil. Diz que somente em setembro, 190 de um total de 277 embarcações tiveram alteração de escalas ou atraso para exportar café nos principais portos brasileiros. O maior prazo de espera foi no Porto de Santos, com 38 dias entre a abertura do primeiro e do último deadline. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Evento promovido pelo Grupo Tribuna debate as concessões portuárias
O 2º Encontro Porto & Mar, que o Grupo Tribuna promoverá no próximo dia 29, em Brasília, contará com um painel com o secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila, que falará das ações da secretaria para desburocratizar as concessões e os processos de arrendamentos portuários, com o programa Navegue Simples, lançado oficialmente em junho. Já O diretor da Antaq Wilson Lima Filho fará a palestra de abertura do painel. O segundo painel do evento discutirá o anteprojeto de lei para revisão do arcabouço legal elaborado pela Ceportos. Íntegra para associados.
G1 (BA): Mais de meia tonelada de cocaína com destino à Europa é encontrada no Porto de Salvador; vídeo mostra ação dos suspeitos
Sete pessoas foram presas em flagrante no Porto de Salvador, na quinta-feira (17), após serem encontradas com 550 kg de cocaína. Para cometer o crime, seis dos sete suspeitos se esconderam em um compartimento na parte inferior de um caminhão. As drogas também estavam escondidas nesse local. A ação criminosa foi descoberta após os seguranças notarem o comportamento estranho do motorista do caminhão, que entrou na fila errada no porto da capital baiana. Íntegra para associados.
Portal Diarinho: Chefão da Antaq detona Superintendência do Porto de Itajaí no rolo da dragagem
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, criticou a Superintendência do Porto de Itajaí publicamente por ter rompido o contrato da dragagem e depois voltado atrás pra continuar o acordo para retomada do serviço. Também criticou a autoridade portuária por ainda não ter assinado o acordo após a Antaq já ter dado o aval para conclusão da negociação. A “bronca” aconteceu na reunião da diretoria da Antaq, na quinta-feira (17), quando a agência confirmou a autorização para o acordo, dada em resolução publicada em 7 de outubro. A decisão determinou medidas para o Porto de Itajaí finalizar a negociação com a Portonave e a Van Oord, visando a retomada da dragagem parada desde agosto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: ANTAQ homologa acordo sobre tarifas de acesso aquaviário ao Porto de Santos
A Antaq aprovou o pedido da APS para inclusão de novas normas de aplicação da tabela I da estrutura tarifária do porto de Santos. O processo julgado em reunião de diretoria na última quinta-feira (17) trata de proposta de aperfeiçoamento da aplicação da tabela para uso da infraestrutura marítima com desconto de frequência por embarcação e sentido de navegação. A Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem) havia pedido na Justiça a suspensão da cobrança desse modelo tarifário. Íntegra para associados.
Agência Porto: Exportação de grãos para China impulsiona crescimento do Porto de São Francisco
A movimentação de cargas do Porto de São Francisco do Sul aumentou 5% nos nove primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Desde janeiro passaram pelo terminal 13 milhões de toneladas, contra 12,4 milhões no ano passado. As exportações de produtos agrícolas, como soja e milho, somaram 7,2 milhões de toneladas e representaram 55% das cargas. O principal destino dos grãos são os países asiáticos, principalmente, a China, para onde foram enviadas 6,2 milhões de toneladas de soja e 1 milhão de toneladas de milho. Em setembro, o porto movimentou 1,5 milhão de toneladas, sendo 800 mil toneladas de exportação de grãos e 700 mil de produtos que foram descarregados no terminal, principalmente, bobinas de aço e fertilizantes. Íntegra para associados.
Portal BE News e Informativo dos Portos: Brasil anuncia fim de certificação sanitária para exportação de pescados aos EUA
As secretarias de Defesa Agropecuária (SDA) e de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), em parceria com a PeixeBr e representantes do setor, anunciaram que os Estados Unidos não exigem mais a Certificação Sanitária Internacional (CSI) para a importação de pescados do Brasil. Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exportadores de pescados para os EUA, sendo o filé de tilápia o principal produto exportado. Íntegra para associados: Portal BE News e Informativo dos Portos.
Portos e Navios: Antaq aprova medidas do Navegue Simples para TUPs
A Antaq aprovou, na quinta-feira (17), o relatório da primeira etapa do Programa Navegue Simples, focado nos TUPs. Nas próximas semanas, será elaborado um plano de implementação das medidas recomendadas, com prazos e responsáveis definidos. O objetivo do programa é reduzir em até 70% o tempo de tramitação de processos de autorização de novas outorgas desses terminais. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024