Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, O Globo e Folha On-line: Governo espera fazer 50 leilões em 2022, com expectativa de R$ 165,5 bi em investimentos
O número ultrapassa tudo o que O MINFRA contratou em três anos da gestão, que soma R$ 89 bilhões em investimentos privados. A carteira de 2022 é composta por alguns empreendimentos que, pelas estimativas originais, já deveriam ter ido a leilão, como o caso da Ferrogrão de Sinop (MT) a Miritituba (PA), nos cronogramas de 2020 e 2021, mas parado por decisão do STF. No setor de portos, pretende promover as desestatizações da Codesa e do Porto de Santos. Também estão previstas as concessões dos portos de São Sebastião (SP), de Itajaí (SC) e do Canal de Paranaguá (PR), além do arrendamento de 24 terminais. No total, o ministério espera contratar R$ 14,63 bilhões com esses projetos. Íntegra para associados: Estadão, O Globo e Folha.
Valor Econômico e Isto É Dinheiro: Para Tarcísio, prover infraestrutura em momento adverso é “desafio terrível”
O ministro Tarcísio de Freitas, afirmou que, apesar da restrição orçamentária e dos efeitos da pandemia, o governo conseguiu “bons resultados” no setor de transportes, em meio a um cenário de crise de proporções globais. Ressaltou que, além de buscar novos investimentos, conseguiu emplacar novos marcos regulatórios na cabotagem e nas ferrovias. Íntegra para associados: Valor e Isto É.
Folha: Brasil deve completar 16 anos de crescimento abaixo da média mundial
Um levantamento do FMI e uma pesquisa Focus do Banco Central em complemento a um estudo de economistas do Ibre/FGV mostram que desde 2011 o país vive uma combinação de períodos de recessão, estagnação e baixo crescimento, com números distantes daquilo que é visto no nível global. Também se destacam no período ações de governo para desmontar políticas de controle de gastos, com reflexos no câmbio e na inflação, problemas vividos também atualmente. O PIB brasileiro cresceu 1,4 ponto percentual abaixo da média global desde 1987. Na média, o país cresceu 2% ao ano, enquanto o mundo avançou a um ritmo de 3,4%. Essa defasagem foi revertida apenas em alguns anos dos governos Itamar Franco, FHC e Lula. No atual governo, a diferença deverá ficar negativa em 2 pontos percentuais. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 (SC): Túnel subaquático vai ligar cidades do Litoral Norte de SC; financiamento é autorizado
A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex / ME) autorizou financiamento de US$ 120 milhões do Bird para três obras no Litoral Norte catarinense, dentre elas, um túnel subaquático para ligar Itajaí a Navegantes. Outros dois projetos envolvem transporte público integrado para a região entre Bombinhas e Balneário Piçarras e a reurbanização da orla da Praia Central de Balneário Camboriú pós-alargamento. O empréstimo deve ser publicado no DOU desta semana. O túnel subaquático passará por baixo do rio Itajaí-Açu. A profundidade poderá chegar a 23 metros. Íntegra para associados.
Diário do Litoral, A Tribuna de Santos e ES Hoje (ES): Trabalhadores portuários avulsos protestam contra desestatização do Porto de Santos
Trabalhadores avulsos do Porto de Santos se reuniram ontem para protestar contra a desestatização dos serviços portuários e uma possível mudança na legislação sobre a exclusividade da obrigatoriedade do registro no OGMO. Permaneceram em greve das 7h às 13h. Portuários capixabas também suspenderam as atividades, em protesto à privatização da Codesa. Íntegra para associados: Diário do Litoral, A Tribuna e ES Hoje.
Santa Portal e A Tribuna de Santos (p. a-8): Brasil deveria realizar cruzeiros 365 dias por ano, diz Ministro do Turismo
O Ministro do Turismo, Gilson Machado, manifestou desejo de tornar as viagens de navio perenes. Alega que o país não tem desastres naturais e lançou o desafio para os operadores. Lamentou a temporada atual, composta de apenas cinco navios. “Precisamos lembrar que o Brasil tem vocação para cruzeiro marítimo. Era para termos 50 navios. A maior temporada que tivemos foi de 2013, com 10 navios. Temos portos e potencial”. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna.
A Tribuna de Santos (p. a-7): Gerenciamento do tráfego de navios é objeto de estudo
Após a rescisão de um contrato firmado em 2014, a implantação do VTMIS do Porto de Santos deu um novo passo. A SPA contratou a Fundação Ezute para a elaboração de um novo projeto básico do empreendimento. Trata-se de uma organização privada sem fins lucrativos especializada em tecnologia e gestão. O sistema permitirá o monitoramento e o gerenciamento, em tempo real, do tráfego de novos navios no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto. Também possibilitará uma melhor coordenação de ações durante emergências, como desastres ambientais e acidentes entre embarcações. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Diário do Nordeste: Novo marco das ferrovias pode elevar escoamento de grãos por portos no CE e reduzir preço do frete
O novo marco regulatório das ferrovias, que prevê investimentos de R$ 80 bilhões no modal, deverá aumentar o escoamento de produtos pelos portos de Pecém e Fortaleza, além de reduzir em até 40% os valores do frete no mercado brasileiro e impulsionar projetos como o da Transnordetina. A maior parte dos investimentos devem ser alocados no eixo Sul-Sudeste do Brasil, já que são as localidades com maior mercado consumidor e número de grandes empresas, mas o Nordeste e o Ceará em especial poderão ser beneficiados. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Diário do Nordeste.
Portos e Navios: Embarque no Porto de Imbituba abre exportação brasileira de canola
O Porto de Imbituba está recebendo o primeiro grande embarque de canola para exportação do Brasil. As 9,5 mil toneladas dos grãos oleaginosos foram alocadas no navio MP Kamsarmax 1, com destino aos portos de Dammam, na Arábia Saudita, e Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos. A canola tem tradição agrícola concentrada no RS e a produção vem ganhando espaço em esquemas de rotação de culturas. A previsão é de que a safra de 2021/2022 totalize 55 mil toneladas, 70% superior à de 2020/2021. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Asia Shipping movimenta 400 mil TEU e fecha o ano com crescimento de 35%
A Asia Shipping fechou 2021 com crescimento de 35% em volume, movimentando cerca de 400 mil TEU. Os setores mais demandados foram automotivo, eletroeletrônicos e farmacêutico-hospitalar. Houve ainda movimentação maior de produtos relacionados a energia solar. Só este ano a companhia transportou um milhão de painéis na rota China-Brasil. No setor automotivo, transportou mais de 10 mil contêineres para grandes fabricantes internacionais. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021