Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

22/01/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo: Alívio temporário: Ainda fora do alvo do ‘tarifaço’ de Trump, Brasil deve sofrer impacto em câmbio, juros e comércio exterior

O Brasil ficou fora dos primeiros decretos assinados pelo presidente Donald Trump no início do seu segundo mandato. Mas medidas nas áreas de energia e meio ambiente — a saída do Acordo de Paris e o estímulo à exploração de petróleo —, além da ameaça de sobretaxar as importações de México e Canadá em 25% a partir de 1º de fevereiro podem ter impactos negativos sobre o Brasil, avaliam especialistas. Esses efeitos seriam sentidos tanto no comércio exterior como no câmbio. No mercado brasileiro, a ausência de medidas concretas de novas tarifas trouxe alívio ao câmbio. O dólar recuou 0,18%, a R$ 6,03. Já o Ibovespa fechou em alta de 0,39%, aos 123.338 pontos. Íntegra para associados.

Estadão (análise do jornalista Rolf Kuntz): Por que manter o comércio Brasil-EUA sem tarifas pode interessar a Trump

Com exportações de US$ 40,3 bilhões para os Estados Unidos em 2024, o Brasil poderá ser gravemente prejudicado se Trump, recém-chegado ao poder, concretizar suas ameaças protecionistas. Ele descreveu como excelente o relacionamento com o Brasil e, de modo geral, com a América Latina, mas acusou os países do Brics de estarem procurando prejudicar os Estados Unidos. “Se fizerem isso”, acrescentou, “não ficarão felizes com o que vai acontecer”. A advertência vale, portanto, para o Brasil, o B da palavra Brics, assim como a referência, mais vaga, a maiores tarifas de importação. A possível aplicação de tarifas de 25% foi mencionada, no discurso, numa alusão ao México e ao Canadá, mas a ideia de fechamento comercial foi explorada de modo mais amplo. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Leilões de rodovias sofrem revisão com alta de juros e câmbio

A alta de juros e a disparada do câmbio das últimas semanas têm demandado uma revisão dos projetos de concessões rodoviárias no país. Entre as mudanças em estudo pelos governos estão elevar a taxa de rentabilidade dos contratos, espaçar os investimentos e aumentar as tarifas de usuários. Apesar do cenário mais desafiador, a expectativa entre agentes do mercado e estruturadores é que os leilões deverão prosseguir, embora com necessidade de ajustes. Para 2025, já há ao menos 20 certames previstos, entre projetos federais e estaduais, com potencial de investimento da ordem de R$ 72 bilhões. Se incluídas as repactuações de contratos, que também devem destravar, novas cifras se somarão à conta. Íntegra para associados. 

Folha e Valor Econômico: Novo leilão do aeroporto do Galeão terá lance mínimo de R$ 1 bilhão

A nova concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, do Rio de Janeiro, terá um lance mínimo próximo de R$ 1 bilhão. A cifra faz parte do acordo que foi firmado entre o MPor, a Anac e o TCU. A informação foi obtida pela Folha junto a pessoas que atuam diretamente na construção da nova proposta de concessão. Hoje, o aeroporto fluminense é controlado pela RIOgaleão, concessionária formada pela Infraero, que detém 49% da sociedade, e a Changi, companhia de Cingapura que é dona dos demais 51%. O governo tem a expectativa de fazer o leilão do aeroporto ainda no primeiro trimestre do ano, embora o prazo esteja muito curto para isso, dada a tramitação que ainda tem pela frente. Íntegra para associados: Folha e Valor Econômico.

O Globo On-line: Fusões e aquisições de infraestrutura ultrapassam a marca de R$ 100 bilhões

O volume de transações de fusões e aquisições em infraestrutura alcançou a marca de R$ 104 bilhões em 2024 — uma alta de 223% em relação a 2023, mostra um levantamento do UBS BB. Os setores de portos, rodovias e saneamento se destacaram em volume de negócios, com estrangeiros liderando muitas operações. Entre elas, a compra da participação de 48% do Opportunity nas Santos Brasil pela francesa CMA CGM por R$ 6,3 bilhões. E a compra da Wilson Sons pela suíça MSC por quase R$ 10 bilhões. Mas se no ano passado o investidor estrangeiro foi o destaque, o mesmo não se espera para este ano, com a desvalorização do real tornando o país menos atraente. Soma-se a isso o aquecimento do mercado de infraestrutura na Europa e nos Estados Unidos, que estão garantido retornos maiores, da ordem de 10%. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. 17) e G1 (Vale do Paraíba e Região): São Sebastião movimenta mais cargas

O Porto de São Sebastião fechou 2024 com recorde anual de movimentação de cargas. De janeiro a dezembro do ano passado, o porto do Litoral Norte paulista movimentou 1,5 milhão de toneladas. Isso representa uma alta de 47% em relação ao resultado obtido em 2023, de acordo com dados divulgados pela CDSS. Entre as principais cargas transportadas nos últimos 12 meses estão o açúcar, com 498,5 mil toneladas, a barrilha, matéria-prima essencial na produção de vidros e embalagens, com 411,4 mil toneladas, o coque de petróleo, com 234,3 mil toneladas, e malte e cevada, com 167 mil toneladas. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. 17) e G1 (Vale do Paraíba e Região).

ND Mais: Porto de São Francisco do Sul alcança melhor resultado da história em 2024

O porto de São Francisco do Sul alcançou uma marca histórica em seus 70 anos de existência. Ao longo de 2024, o terminal conquistou o melhor resultado da história, com 17 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, segundo dados divulgados ontem pela Autoridade Portuária. A marca superou o recorde registrado em 2023, que foi de 16,8 milhões de toneladas. A maior parte deste montante veio das exportações, cerca de 58% do fluxo de cargas que passaram pelo terminal no último ano, com 9,9 milhões de toneladas. Já as cargas que chegaram ao Porto alcançaram 7,1 milhões de toneladas e incluíram produtos siderúrgicos, aço importado e fertilizantes. Íntegra para associados.

Diário do Litoral (artigo do presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano – Caio da Marimex): Precisamos falar sobre o IPTU no setor portuário

A cobrança de IPTU em áreas públicas concedidas a empresas que prestam serviços essenciais de transporte e logística pode impactar diretamente o bolso e a vida de todos os brasileiros. Essa tributação tem efeitos na economia, como o aumento no custo de serviços, que acaba refletindo nos preços de produtos que consumimos diariamente. Por isso, é fundamental encontrar um equilíbrio entre a arrecadação das prefeituras e a eficiência dessas operações. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: MPor aprova atualização do PDZ do Porto de Vitória

O MPor aprovou a alteração do PDZ do porto organizado de Vitória, aprovado inicialmente em junho do ano passado. A portaria da secretaria executiva da pasta tem como objetivo incorporar as modificações apresentadas pela autoridade portuária (VPorts), apresentadas em outubro passado. No documento, a VPorts destacou que o PDZ visa atualizar o planejamento portuário a nova realidade administrativa e de negócios a partir da concessão. Dentre as diretrizes consideradas no plano estão a motivação do porto ser um elo logístico eficiente e um relevante indutor do desenvolvimento, gerando riquezas com responsabilidade socioambiental. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: EMAP conquista certificação inédita com Sistema de Gestão Integrada

A EMAP deu um passo significativo ao se tornar uma das empresas maranhenses certificadas com um Sistema de Gestão Integrada (SGI). Essa conquista representa um marco para a companhia, que gerencia o Porto do Itaqui, e reflete o esforço conjunto em integrar áreas como qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001) e saúde e segurança do trabalho (ISO 45001) em um único sistema. Íntegra para associados.

Agência Porto e Portal BE News: Agência visita o Pará para avaliação do andamento das recomendações feitas pela fiscalização

A ANTAQ realizou visita técnica ao estado do Pará para avaliação do andamento das iniciativas recomendadas às instalações portuárias da região após fiscalização temática realizada pela autarquia. A comitiva da autarquia, liderada pela diretora Flávia Takafashi, esteve no estado entre segunda (20) e terça (21) para inspecionar o Porto de Vila do Conde, além de terminais localizados em Miramar, como Tecon Convicon, Petroquímico de Miramar e Vibra Energia. Íntegra para associados: Agência Porto e Portal BE News.

Agência iNFRA: Contrato para estudos de duas hidrovias pelo BNDES deve ser formalizado neste mês

O BNDES deve ser contratado formalmente, ainda em janeiro, a pedido da ANTAQ, para realizar estudos para dois projetos de concessões das hidrovias, dos rios Tapajós e Tocantins. A informação foi dada pelo diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, em entrevista à Agência iNFRA. Os projetos visam o escoamento de grãos pelo Arco Norte e já têm alguma estrutura de transbordo de carga. A estrutura do Tapajós, segundo o superintendente da ASI (Área de Soluções de Infraestrutura) do banco, Ian Guerriero, tem funcionado de Miritituba (PA) em diante e necessita, basicamente, de sinalização. A intenção é estudar trechos mais abaixo para ampliar essa hidrovia, incluindo trechos do rio Teles Pires. A hidrovia do Tocantins, por sua vez, tem como desafio o derrocamento da área chamada Pedral do Lourenço para que sua extensão inteira possa ser utilizada ao longo de todo o ano. Íntegra para associados.

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