Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Antaq quer solução para falta de contêineres
A diretora da Antaq, Flávia Takafashi, admite que os armadores no Brasil têm privilegiado portos com terminais verticalizados. Avalia que a participação cruzada não chega a ser considerada um conflito de interesse, mas que a agência deverá pedir o envio das programações de paradas para que o problema de omissão não penalize os portos de bandeira branca. Ela adianta que a Antaq não pretende impor sanções ao setor, apenas fazer “ajustes”. No ano passado, chegou a expedir cautelares para coibir cobranças abusivas pelos terminais, que reclamam de operação ineficiente com pátios lotados. Takafashi coordena um grupo de trabalho criado pela agência em outubro do ano passado para monitorar a situação. Íntegra para associados.
Valor On-line: ‘Efeitos colaterais’ de sanções ampliarão impactos na cadeia de abastecimento, dizem especialistas de comércio
Durante um fórum na OMC realizado ontem, a avaliação geral foi de que os bloqueios e gargalos na cadeia de abastecimento em razão guerra na Ucrânia persistirão em 2022 e acumularão pressões inflacionárias, pesando ainda mais sobre o comércio e o crescimento econômico, e com impactos imediatos na segurança alimentar global, com aumentos acentuados de preços para grãos, oleaginosas e óleos vegetais e fertilizantes. No médio prazo, a expectativa é de que grandes incertezas, inclusive geopolíticas, continuarão a turvar a perspectiva de um afrouxamento do gargalo. E, a longo prazo, desafios estruturais como a modernização da infraestrutura, digitalização e descarbonização das cadeias de abastecimento terão que ser enfrentados. Outra matéria do Valor Econômico alerta que a guerra na Ucrânia dissemina pressões inflacionárias sobre a economia brasileira, arrastando-as para 2023 e complicando o cenário no médio prazo. Íntegra para associados: Valor 1 e Valor 2.
Portal Uol (Coluna do jornalista Jamil Chade): Brasil se mobiliza para enfraquecer proposta ambiental nos transportes
O posicionamento do governo Bolsonaro, apresentado na semana passada, na reunião da Organização Marítima Internacional, não é contra a criação de critérios de sustentabilidade para o combustível usado nos navios, mas alerta que a proposta ainda precisa ser mais “precisa, corrigida e desenvolvida”. De acordo com Brasília, o governo “não endossa” um trecho do plano que “parece discriminar de forma indevida” os biocombustíveis. Uma delegação de mais de 20 pessoas foi enviada ao encontro, na esperança de pressionar para que o etanol consiga uma brecha para ser considerado como energia limpa. Íntegra para associados.
Editorial do Estadão: O custo do atraso das vacinas
O Monitor do PIB-FGV mostra que, com crescimento de 4,9% nos 12 meses até janeiro, a economia brasileira continua em lenta recuperação, marcada por avanços, tropeços e menor dinamismo que na fase anterior à pandemia. No trimestre móvel terminado em janeiro, a atividade econômica foi 1% superior à do período de agosto a outubro. Mas o fôlego foi curto e em janeiro houve queda mensal de 1,4%. No primeiro mês de 2022, a agropecuária produziu 1,2% menos que em dezembro, a produção da indústria geral cresceu apenas 0,1% e a do setor de serviços encolheu 1,4%. O consumo das famílias, importante motor dos negócios, foi 1,3% menor que no mês anterior, já descontados os fatores sazonais. Íntegra para associados.
Folha: Evento em Brasília discute inovação e reforma da administração pública
O Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração) realiza, a partir de hoje, em Brasília, um congresso para debater temas como reforma administrativa, inovação, sustentabilidade, concessões e parcerias público-privadas. A abertura do evento, às 14h30, contará com a presença do presidente do Consad, Fabrício Marques Santos, do ministro Antonio Anastasia, do TCU, e do presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Diogo Costa. Íntegra para associados.
Valor On-line: Volume da exportação de suco de laranja cai, mas receita cresce
Dados da Secex compilados pela CitrusBR apontam que os embarques brasileiros de suco de laranja somaram 658,4 mil toneladas de produto congelado e concentrado e renderam US$ 1,067 bilhão nos oito primeiros meses desta safra 2021/22. Em relação ao mesmo período do ciclo passado, o volume caiu 1%, mas a receita cresceu 9,2%. Principal destino das vendas, a União Europeia comprou 416,1 mil toneladas entre julho do ano passado e o último mês de fevereiro, 0,9% mais que nos primeiros oito meses da temporada 2020/21 e 63,3% do total. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. B-5): Renovação com a MRS será definida até abril
O processo de renovação do contrato da MRS Logística está em fase final de avaliação no TCU. A concessionária administra as linhas férreas de acesso ao Porto de Santos desde 1996 e quer manter operações até 2056. “Somente nos acessos ferroviários ao Porto de Santos, estão previstos investimentos superiores a R$ 1 bilhão”, destacou em nota. O plano de negócios envolve toda a concessão da empresa, uma malha de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e não apenas os acessos ferroviários ao Porto de Santos. Íntegra para associados.
Diário do Litoral e A Tribuna de Santos On-line: Operações no Porto apreendem 16 toneladas de produtos falsificados e meia tonelada de cocaína
Ontem a RF no Porto de Santos apreendeu 16 toneladas de produtos falsificados. A seleção do contêiner ocorreu no âmbito da Operação Luneta 2022, que faz o monitoramento e gestão de riscos das importações que chegam ao país através desse porto. Outra apreensão de meia tonelada de cocaína ocorreu em uma carga de exportação de proteína de soja utilizada como ração animal. Os contêineres foram selecionados pela área de Gestão de Riscos da RF, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres. Em um total de oito contêineres e 214 toneladas de proteína de soja acondicionadas em big bags, a contaminação ocorreu na mercadoria acondicionada em um dos contêineres. O destino da carga seria o porto de Roterdã. Íntegra para associados: Diário do Litoral e A Tribuna.
JC On-line: Suape investe R$ 37 milhões para concluir obra de infraestrutura que protegerá os cais e píers do porto
O Complexo de Suape deverá investir até R$ 71 milhões em melhorias na infraestrutura portuária ao longo de 2022, dos quais R$ 63 milhões já estão empenhados em contratos firmados. Também prevê concluir no primeiro semestre de 2023 as obras que envolvem a recuperação do seu molhe, que vai permitir que as operações, sobretudo no porto externo, onde ocorrem movimentações de granéis líquidos e produtos químicos, sejam realizadas com menor interferência de correntes marítimas e ondas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Movimentação de cargas no porto de Imbituba cresce 18,7%
O Porto de Imbituba movimentou em fevereiro 464,7 mil toneladas, crescimento de 18,7% em relação ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram recebidos 22 navios, um incremento de 15,8%. No acumulado do ano, o primeiro bimestre fechou com alta de 42,2% no volume movimentado, em relação aos dois primeiros meses de 2021. As importações lideraram a movimentação mensal, representando 56,2% do fluxo de comércio, seguido das exportações, 35,9%, e da cabotagem, 7,9%. O coque liderou a lista de produtos movimentados, com 180,4 mil toneladas, seguido do minério de ferro (88,7 mil t), coque calcinado (40,8 mil t), contêineres (37,2 mil t) sal (31,8 mil t) e malte/cevada (31,7 mil t). Ainda em fevereiro, o Porto de Imbituba iniciou o maior embarque de toras de madeira do Brasil (52,9 mil toneladas de eucalipto e pinus com destino à China). Íntegra para associados.
Portal BE News (p. 3): Cabedelo prepara dragagem de aprofundamento
O Porto de Cabedelo vai aprofundar seu acesso aquaviário de modo a receber navios com uma capacidade de carga até 57% maior. O contrato do serviço deve ser assinado no próximo dia 29, prevendo dragagem de aprofundamento no canal dos atuais 9,14 metros para 11 metros de profundidade. Íntegra para associados.
Revista Portuária: Granel Química inaugura expansão de terminal no Porto do Itaqui, no Maranhão
No dia 24 de março a Granel Química vai inaugurar a nova Bacia VII de tanques, em seu Terminal 1, no Porto de Itaqui. Com investimento de R$ 85 milhões, o terminal ganhará mais 6 tanques em aço em carbono, elevando a sua capacidade de armazenagem para 96.000 m3, representando um aumento de 30%. Íntegra para associados.
Tecnologística: Localfrio projeta para este ano crescimento de 20% na receita
A Localfrio estima para 2022 um incremento médio de 20% na receita, como resultado dos recordes registrados nos últimos seis meses do ano passado nas movimentações de carga nos terminais alfandegados de Suape e Itajaí e da retomada da curva de crescimento no terminal do Guarujá. Encerrou 2021 com faturamento de R$ 418 milhões, crescimento de 31,1% em relação a 2020. E iniciou 2022 com recorde de importações em janeiro, em seus terminais alfandegados de Suape (1.703 contêineres) e Itajaí (1.353 contêineres). Íntegra para associados.
Portos e Navios: EPL faz estudo inédito para Porto de Paranaguá
Ontem, a EPL entregou ao Ministério da Infraestrutura os estudos para a concessão do acesso aquaviário ao Porto de Paranaguá a ser transferido para a iniciativa privada. O projeto mantém as demais funções de autoridade portuária a cargo da APPA. A estimativa da pasta é que o vencedor do leilão realizará investimentos de R$ 1,05 bilhão nos primeiros quatro anos, na ampliação da capacidade do acesso para receber navios maiores como os New Panamax e os Capesize. Íntegra para associados.
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