Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line (The New York Times): Menos navios, mais dinheiro: por que o Canal do Panamá teve receita maior mesmo com tráfego limitado
Os baixos níveis de água forçaram as autoridades a reduzir o número de navios que podem atravessar o Canal do Panamá, mas, surpreendentemente, a queda no tráfego de navios não se transformou – pelo menos até agora – em uma crise financeira para o canal. Isso se deve ao fato de a autoridade do canal ter feito grandes aumentos nos pedágios antes do início da crise hídrica. Além disso, as empresas de transporte marítimo estão dispostas a pagar grandes quantias em leilões especiais para garantir uma das poucas chances de travessia. Nos 12 meses até setembro, a receita do canal aumentou 15%, chegando a quase US$ 5 bilhões, embora a tonelagem transportada pelo canal tenha caído 1,5%. Íntegra para associados.
Estadão: Autoridades miram nova rota de tráfico do PCC para Austrália, Hong Kong e Cingapura
O tráfico de drogas para destinos como Austrália, Hong Kong, Indonésia, Taiwan e Cingapura entrou na mira da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos. Desde o início do mês, uma nova regra determina que contêineres embarcados em navios que vão para esses locais devem obrigatoriamente passar por escâneres antes de entrar nos terminais. Em um primeiro momento, o escaneamento obrigatório de cargas com destino a esses países terá obrigatoriedade temporária, mas há possibilidade de prorrogação. Íntegra para associados.
Folha On-line e CNN Brasil: Rui Costa cita ‘falsa expectativa’ de que Voa Brasil vai resolver problema do preço das passagens aéreas
O ministro Rui Costa afirmou que o programa Voa Brasil não tem a pretensão de resolver o problema dos preços das passagens aéreas e que suas ações são focadas em um público específico, que atualmente não utiliza esse meio de transporte. O ministro indicou que ainda este mês a nova versão do programa deve ser lançada e apontou como problema do preço das passagens aéreas a questão do querosene de aviação. O governo criou um grupo de trabalho para discutir formas de socorrer as empresas aéreas e também com vistas a baratear o preço das passagens. Íntegra para associados: Folha On-line e CNN Brasil.
O Globo On-line: Fazenda mantém estimativa de crescimento do PIB em 2,2% para 2024 e projeta inflação de 3,5%
O Ministério da Fazenda manteve a projeção de crescimento do PIB em 2,2% para 2024, segundo o Boletim Macrofiscal divulgado ontem. O número já havia sido estimado pelo ministro Fernando Haddad no mês passado. A Secretaria de Políticas Econômicas prevê um aquecimento maior da indústria e serviços. Já o setor agropecuário deve ter queda. A equipe econômica prevê ainda um aumento de 2,5% do PIB a partir de 2025 e lembra que a consolidação da Reforma Tributária é de suma importância para manutenção do cenário mais otimista. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-12): Contratações terão mudanças nos portos
A Antaq está propondo uma reforma regulatória que visa ampliar as formas de contratação voltadas às áreas e instalações de portos públicos. A nova norma deverá ser publicada até o final deste ano. A agência explicou que “a norma não trata de concessões portuárias, e sim de contratos de diferentes naturezas que podem ser firmados para a exploração de determinada área ou instalação. Nesse sentido, de fato, ela ampliará as formas de contratação, eliminando inseguranças jurídicas e superando paradigmas, facilitando os novos negócios nos portos públicos”. Íntegra para associados.
Santa Portal e Guia Marítimo: DP World anuncia investimento de R$ 250 milhões para ampliação das operações de contêineres no Porto de Santos
A DP World anunciou novo investimento de US$ 50 milhões na aquisição de novos equipamentos para o seu terminal no Porto de Santos. Trata-se da mais recente fase das obras de expansão do terminal, que totalizam US$ 85 milhões, incluindo a extensão do cais em 190 metros, anunciada em 2023. Com previsão de conclusão para o final de 2024, o terminal acomodará a atracação de dois navios de grande porte (com mais de 345 metros). Também serão adquiridos 21 novos equipamentos (dois portêineres, cinco RTGs, 12 ITVs e dois ECHs). A capacidade do terminal saltará para 1,7 milhão de TEU. Íntegra para associados: Santa Portal e Guia Marítimo.
Santa Portal: APS e Bertioga discutem ações para melhor aproveitamento da Usina de Itatinga
O presidente da APS, Anderson Pomini, e o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, se reuniram ontem para tratar de ações de valorização e melhor aproveitamento da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Pomini falou do projeto de aumento da geração de energia da usina, lembrando que é possível chegar a produzir mais de 20 megawatts, como também Hidrogênio Verde a partir da utilização dos recursos disponíveis. Hoje, há um excedente de 8 megawatts. A APS pretende fazer um chamamento para empresas interessadas numa PPP para a repotencialização da usina e também na preservação ambiental e no uso turístico do local. Íntegra para associados.
A Gazeta (ES): Ilson Hulle deixa a presidência do Porto de Vitória
Ilson Hulle, CEO da Vports, vai assumir uma posição executiva no Porto de Abu Dhabi, da AD Ports Group. Hulle estava no comando da Vports desde que a Quadra Capital assumiu a concessão da antiga Codesa, em setembro de 2022. Paulo Cesena, sócio da Quadra Capital e membro do Conselho de Administração Vports, assume interinamente. Íntegra para associados.
Tribuna de Itapoá: Porto Itapoá reutilizou mais de 100 mil litros de água em 4 meses
O Porto Itapoá está atento à importância das questões essenciais que envolvem os recursos hídricos e, para isso, desenvolveu seu Plano de Gestão Hídrica (PGH), com o objetivo de orientar as decisões relacionadas ao planejamento e gestão de água e efluentes no terminal. Por meio de hidrômetros, o terminal já mensurou a reutilização de 100 mil litros em quatro meses de operação das novas instalações e está implementando a reutilização de água tratada proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para lavagem de peças, equipamentos e do piso da área de manutenção. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 7): Porto de Santos recebe nova escala de porta-contêineres de 366 metros
Ontem o Porto de Santos recebeu a segunda escala de um navio de 366 metros de comprimento. Dessa vez, o MSC C. Montaine atracou no terminal da BTP, na margem direita do porto, com 7.200 contêineres de tamanhos diferentes. Ele recebeu liberação para adentrar o canal no final da manhã. A operação de chegada contou com dois práticos, quatro rebocadores e outros dois rebocadores em stand by. A travessia de balsas e de barcas teve de ser interrompida para a passagem do navio. A previsão é de que a embarcação deixe o porto hoje, no início da tarde, a depender das condições do mar. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre investem em modernização e desburocratização de processos
A SNPTA promoveu no início do mês um curso ministrado pela equipe técnica do Serpro para atualizar sobre as novas funcionalidades do Programa Porto Sem papel (PSP) e ouvir os usuários sobre possíveis melhorias no sistema. O PSP se consolidou como Janela Única Marítima do Brasil, voltada à concentração de dados referentes à logística portuária prestados pelos armadores e agentes de navegação para a análise dos órgãos anuentes e liberação das operações. Está implantado em 100% dos portos públicos brasileiros e em 85% dos TUPs. O secretário Alex Sandro de Ávila destacou que navios que antes demoravam cerca de 20 dias atracados nos portos, em 2024 estão com tempo médio de 4 dias. Íntegra para associados.
Agência Porto: CDSA busca investimentos junto ao Ministro de Portos e Aeroportos (MPOR) para impulsionar o Porto de Santana
O presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, foi recebido pelo ministro Silvio Costa Filho para discutir os planos para um novo cais do porto de Santana, projetado para ter aproximadamente 300 metros de comprimento, e os detalhes da ampliação e reintegração de retroáreas, visando acomodar o aumento na exportação de commodities. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Antaq recebe Marinha do Brasil para apresentar PGO hidroviário
A Antaq recebeu representantes dos distritos navais da Marinha do Brasil, na quarta-feira (20), para apresentação dos detalhes dos projetos das hidrovias de Lagoa Mirim, Paraguai, Madeira e Barra Norte. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, pontuou que “o início da cobrança do frete nas hidrovias só vai acontecer após a implementação e operação do concessionário que vencer o leilão”. A diretriz da agência é que nenhuma hidrovia seja leiloada caso o valor do frete pós licitação somado com o valor da tarifa seja maior que o frete cobrado atualmente na hidrovia. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Comissão de Relações Exteriores aprova texto de convenção internacional sobre navegação
Ontem a Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Câmara aprovou o texto da Convenção sobre a Organização Internacional de Auxílios Marítimos à Navegação, assinada em Paris, em 2021. O PDL 278/2023 recebeu parecer favorável do relator, senador Chico Rodrigues. O relatório foi lido na comissão pelo senador Hamilton Mourão. A matéria segue para análise em plenário. A Convenção transformou em uma organização internacional a antiga Associação Internacional de Autoridades de Auxílios à Navegação Marítima e Faróis. Íntegra para associados.
Agência Porto: PIB do transporte cresceu 2,6% em 2023
Segundo o Boletim de Conjuntura Econômica da CNT de março, divulgado ontem, o PIB do Brasil cresceu 2,9% no ano passado e o país voltou a figurar entre as dez maiores economias do mundo. O desempenho do PIB do transporte acompanhou a tendência de elevação e foi positivo (2,6%). Ele ocorre em uma base expressiva, já que, nos dois anos anteriores, o setor registrou um crescimento elevado – 12,9%, em 2021, e 8,4%, em 2022. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Decisão do TCU permite investimento federal na Transnordestina
O TCU decidiu na quarta-feira (20) que o MPor pode retomar o investimento no novo trecho da Transnordestina, entre Salgueiro e o Porto de Suape. Segundo o governo federal, a retomada do trecho faz parte do novo PAC, com a expectativa de serem investidos R$ 450 milhões para iniciar a obra ainda em 2024. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024