Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

22/11/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line, Folha On-line, A Tribuna de Santos (p. a-10) e Informativo dos Portos: Petrobras arremata área do Porto de Santos em leilão por R$ 558,2 milhões

A Petrobras garantiu por pelo menos mais 25 anos a concessão do terminal STS08A, de movimentação de combustíveis, em um leilão sem concorrentes ocorrido na sexta (19). De acordo com o secretário Diogo Piloni, a SNPTA vai estudar o futuro da área STS08, que não recebeu propostas e hoje é operada pela Transpetro. De acordo com fontes do setor, um forte motivo que afugentou os interessados foi a percepção de risco sobre o futuro do preço de paridade de importação (PPI) adotado pela petroleira, que, com o aumento sucessivo dos combustíveis, entrou na mira dos políticos nos últimos meses, em especial do presidente Bolsonaro. Outra área, no Porto de Imbituba (SC), também foi arrematada, com valor de outorga de R$ 200 mil oferecido pela Fertisanta. Íntegra para associados: Estadão, Folha, A Tribuna e Informativo dos Portos.

Editorial do Estadão: A BR do Mar precisa avançar

Dois meses depois de sua aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, o texto aguarda decisão da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e, depois, ainda terá de ser examinado por outras duas. O projeto que institui a BR do Mar foi enviado ao Congresso pelo governo em agosto de 2020 e obteve apoio imediato de diferentes segmentos econômicos, especialmente da indústria e da agricultura. Relatado na CAE pelo senador Nelsinho Trad, o projeto flexibiliza o afretamento de embarcações estrangeiras para serem usadas na cabotagem, aumentando a concorrência no setor. Soja, milho e fertilizantes são citados entre os produtos cujo transporte poderia ter custo menor. Íntegra para associados.

O Globo: Com crise global de contêineres, empresas improvisam e dispara a venda de ‘big bags’, que carregam até 1 tonelada

Com os altos preços a falta de contêineres, as embalagens gigantes, que carregam até uma tonelada, têm servido para levar — e trazer — outros tipos de mercadorias para além do mercado de fertilizantes. Nos últimos meses, o Porto de Antonina exportou em sacolas gigantes 150 mil toneladas de alimentos como açúcar, arroz, fubá, creme vegetal, macarrão, semente de milho e maionese sobretudo para países africanos e Venezuela. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Plano para levar o café do sul de MG, por trilhos, à Angra

Um projeto que poderá movimentar investimentos de mais de R$ 20 bilhões busca viabilizar as exportações de produtos do sul de Minas Gerais, principalmente café, pelo porto de Angra dos Reis. Defendido pelo Porto Seco Sul de Minas e pelo Terminal Portuário de Angra dos Reis, o novo corredor logístico depende da reativação de dois trechos ferroviários que fazem parte da Ferrovia Centro-Atlântica, administrada pela VLI, mas estão inoperantes desde 2009. Atualmente concentradas no porto de Santos, as exportações que partem do Porto Seco Sul de Minas rendem US$ 1 bilhão por ano e chegam ao litoral paulista em caminhões. A movimentação anual chega a 100 mil contêineres. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos: Governo federal qualifica terminal portuário em Outeirinhos, em Santos, junto ao PPI

Oito terminais portuários de seis estados brasileiros foram qualificados para concessão à iniciativa privada no âmbito do PPI, entre eles, o STS 53, no Porto de Santos, destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente fertilizantes e sulfatos. No dia 12/11, a Antaq prorrogou para 16 de dezembro a data limite visando o recebimento de sugestões para o aprimoramento dos documentos referentes ao arrendamento dessa área. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line e A Tribuna de Santos (p. b-6): Movimentação de contêineres cresce no Porto de Santos

O volume registrado de janeiro a setembro superou a marca dos 3,6 milhões de TEU, sendo 19,6% maior que o apurado nesse período do ano passado. Apesar do bom número, as perspectivas não são muito positivas para as importações de fim de ano, tendo em vista o dólar alto, impostos, mercado doméstico priorizando alimentos, energia e combustível obrigando milhões de consumidores a reduzir hábitos e costumes tradicionais. Além da falta de contêineres, fretes para portos asiáticos que eram negociados entre US$ 1,5 mil e US$2 mil, chegaram ao impensável patamar de US$15 mil. As operações de fertilizantes também apresentaram aumento de 28,6% no acumulado de 2021, somando 5,8 milhões de toneladas, sinalizando que os agricultores estão se preparando para as próximas safras. Íntegra para associados: A Tribuna On-line e A Tribuna de Santos.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos (bloomberg): Black friday pode quebrar recorde de cabotagem, diz empresa da Maersk

A Aliança acredita que esta Black Friday marcará o início de uma nova era digital no país. No ano passado, já havia registrado um recorde de cabotagem quando o navio Sebastião Cabato deixou o porto da Zona Franca de Manaus transportando 23 mil toneladas de carga doméstica. Neste ano, o Monte Sarmiento, o maior navio de contêineres em operação no Brasil, se juntou à força-tarefa da Black Friday. Mais de 7 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online no ano passado e a perspectiva neste ano é que a era das compras digitais no Brasil veio para ficar. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Diretor do Minfra diz que modelo de landlord portuário praticado no Brasil está falido

Em audiência pública no Congresso, na última quarta-feira (17), para discutir a desestatização da Codesa, o diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias da SNPTA, Fábio Lavor, afirmou: “não temos uma autoridade portuária, uma vez que ela não manda no porto e está totalmente amarrada. Não há liberdade administrativa e de investimentos. Também não se tem capacidade financeira para fazer investimentos. O nosso landlord se aproxima no papel, mas, na prática, não funciona”. Íntegra para associados.

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