Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

22/12/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line (Painel S.A): Indústria ainda prevê preços disparados do transporte marítimo em 2022

Projeções da CNI mostram que os entraves logísticos e os altos preços do transporte marítimo devem continuar no primeiro semestre de 2022 no Brasil. Neste mês, o preço de um contêiner vindo da China, que custava R$ 11,5 mil em janeiro de 2020, chegou a R$ 74,3 mil. O contêiner de 12 metros de comprimento saltou de R$ 7.170 para R$ 54 mil, em média. As filas nos portos norte-americanos têm reduzido progressivamente desde o pico, em setembro e outubro deste ano, mas permanecem em níveis elevados. ​Os gargalos nos portos asiáticos e as novas encomendas, além da imprevisibilidade da pandemia, devem manter a desordem nas transações no início de 2022, principalmente com China e Estados Unidos. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Corte de adicional de frete marítimo deve reduzir cesta básica em 4%

Incluído no texto do PL da BR do Mar na reta final de sua tramitação no Congresso, o corte nas alíquotas do AFRMM poderá baratear a cesta básica em 4% e impactar positivamente o PIB em 0,2%, por causa da redução dos custos de importação. As estimativas são da Secretaria de Política Econômica (SPE/ME). No transporte de longo curso, a alíquota foi reduzida de 25% para 8% sobre o frete. A importação de fertilizantes é a principal base de arrecadação do ARFMM. Assim a medida vai beneficiar tanto os produtos do agronegócio, como soja, milho e algodão, como também o cultivo de hortaliças voltado ao mercado doméstico. Íntegra para associados.

Estadão (artigo da diretora da ATP, vice-presidente da Wista Brazil e mestre em gestão de negócios portuários, Luciana Cardoso Guerise): A desestatização dos portos leva à mesa incertezas de um modelo que irá durar 35 anos

A justificativa: baixa eficiência da gestão pública e da verba pública, prejuízos ou resultados insuficientes, dificuldade em manutenção e modernização, elevados passivos e possibilidade de geração de caixa para a União. Estamos falando de um projeto de 35 anos, de grandes ativos logísticos que atendem ao setor agroindustrial. Nada seria mais seguro que sua total transparência. Na falta de clareza do que significa política pública portuária de longo prazo, o cenário político soma-se às incertezas em curso. Íntegra para associados.

Folha On-line, Estadão On-line e O Globo: Anac aprova edital de concessão de aeroportos de Congonhas e Santos Dumont

A diretoria da Anac aprovou as minutas do edital da 7ª rodada de concessão de aeroportos, que incluirá Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). O processo segue para a análise do TCU. O MINFRA espera atrair R$ 8,6 bilhões de investimento, em contratos com 30 anos de duração. A rodada encerra o ciclo de leilões de aeroportos, iniciada em 2011. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou ontem que vai questionar o edital do Santos Dumont no TCU e que poderá recorrer à via judicial. Nos últimos meses, vinha solicitando que tal modelo incluísse restrição à expansão do Santos Dumont para permitir que o Galeão pudesse se recuperar. Íntegra para associados: Folha, Estadão e O Globo.

Imprensa regional:

Santa Portal e A Tribuna de Santos (p. a-8): Porto de Santos encerra o ano com alta de mais de 50% nos lucros

A SPA encerra 2021 com alta de 52% nos lucros sobre o recorde anterior, em 2020. Segundo o seu diretor-presidente, Fernando Biral, a empresa declarou “independência” da União para novos investimentos com recursos próprios. “Devemos fechar com um caixa superior a R$ 1,2 bilhão. Acreditamos atingir um lucro recorde superior a R$ 200 milhões. Esse caixa vai servir para realizarmos os projetos de investimentos, como o Túnel Santos-Guarujá”. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna.

A Tribuna de Santos: Concessão do Porto de São Sebastião entra em consulta pública na próxima segunda

Começa na próxima segunda-feira (27) o prazo para manifestações sobre as regras da concessão do Porto de São Sebastião. As minutas jurídicas e os documentos técnicos estão disponíveis em: https://www.gov.br/antaq/pt-br. A consulta pública aberta pela Antaq segue até 9 de fevereiro. O projeto consiste na desestatização da administração do porto, hoje a cargo da CDSS, além dos serviços públicos portuários relacionados. O prazo contratual será de 25 anos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): País tem quase 20 mil km navegáveis

Segundo a Antaq, a extensão das vias fluviais economicamente navegadas no Brasil atingiu 19.167 quilômetros, um acréscimo de 551 quilômetros (+2,96%) em relação aos dados apurados em 2018. Para o diretor Adalberto Tokarski, embora tímido, o resultado mostra o reconhecimento das vantagens do modal. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal Portuário e Informativo dos Portos: Complexo portuário de Itajaí e Navegantes registra crescimento de 22%

No mês de novembro, obteve a marca de 124.705 TEU e 1.485.005 toneladas. No ano, foram 1.499.076 TEU e 16.171.049 toneladas, superiores ao alcançado de janeiro a novembro de 2020 (1.280.021 TEU e 13.283.809 toneladas). Foram movimentados 102.708 contêineres cheios em novembro, elevando a movimentação acumulada do ano para 1.158.611 TEU, crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Íntegra para associados: Portal Portuário e Informativo dos Portos.

Portos e Navios: CDRJ passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global

A CDRJ acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global. A iniciativa da ONU objetiva mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de dez princípios universais, nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado na nova agenda. Em nota, a CDRJ afirmou: “Os projetos elencados no Planejamento Estratégico 2021-2025 foram idealizados para sustentar os objetivos estratégicos da empresa e estão alinhados aos ODS aderentes às suas áreas de influência”. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco