Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Alta das commodities levou exportações do agro a recorde em abril
Os embarques no mês passado somaram US$ 14,86 bilhões, um aumento de 14,9% em relação a abril de 2021, mesmo com o declínio do volume de vendas, de 13,2%. Os preços dos produtos exportados pelo Brasil cresceram 32,5% em média nos últimos 12 meses, de acordo com o Ministério da Agricultura. A continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia deve prorrogar a incerteza sobre as perspectivas de oferta mundial em relação à demanda pelas commodities e manter as cotações elevadas e voláteis. Os principais produtos exportados em abril foram os itens do complexo soja (grão, farelo e óleo), carnes bovina e de frango e café. As importações do agronegócio também aumentaram (14,8%) em abril, para US$ 1,32 bilhão. Íntegra para associados.
Valor Econômico: ANTT quer retomar análise de projetos de ferrovias
A ANTT pretende retomar a análise de novos projetos de ferrovias sob o regime de autorização. Diante das exigências da Lei 14.273/2021, a ANTT precisou colocar suas avaliações em compasso de espera. Dos 78 requerimentos de autorização feitos pela iniciativa privada, a ANTT fez a “análise de compatibilidade locacional de 49 empreendimentos. Desses, 27 projetos tiveram contrato assinado e se transformaram em atos jurídicos perfeitos. Os outros 51 terão que ser avaliados, alguns deles novamente, conforme a regulamentação ainda pendente. A nova lei define ainda a modalidade de “chamamento”, que também demandará regulamentação por parte da ANTT. O ministro Marcelo Sampaio informou recentemente que o megaprojeto da Ferrogrão, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), deverá ser lançado por chamamento. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Valor On-line: Sem concorrentes, EcoRodovias vence leilão de rodovias que ligam o Rio a Governador Valadares (MG)
Com o pacote, a EcoRodovias passa à condição de maior operadora de ativos rodoviários do País, com mais de 4,1 mil quilômetros de malha. O sistema leiloado na sexta-feira, 20, tem 726,9 quilômetros, e inclui trechos das BRs 116, 465 e 493, passando por regiões como o Arco Metropolitano do Rio e a Serra de Teresópolis. Serão cerca de R$ 21 bilhões aplicados nos 30 anos de concessão, entre investimentos e custeio operacional. Estão previstas obras como a duplicação de 303 quilômetros de pistas. O leilão desta sexta ocorreu em um contexto de menor ímpeto nas concessões. O ministro Marcelo Sampaio minimizou a menor competição nos leilões recentes, dizendo que o foco do governo não é arrecadatório, e sim em bons projetos. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
G1 (Reuters) e Correio Braziliense On-line: Governo vai prosseguir com leilão de 7ª rodada de aeroportos, diz ministro
O ministro Marcelo Sampaio disse que o governo mantém os planos para o leilão da sétima rodada de aeroportos, que atualmente inclui o terminal de Congonhas, apesar dos sequenciais atrasos ao certame que deveria ter ocorrido mais cedo neste ano. Citou também “os leilões de mais 40 ativos de infraestrutura no país até o final do ano”. Íntegra para associados: G1 e Correio.
Imprensa regional:
Santa Portal: ABTRA apresenta a 2ª edição do Porto Hack Santos
O hackathon promovido pela ABTRA vai acontecer nos dias 30 e 31 de julho, no Terminal Concais. Os 10 times competidores deverão encarar dois desafios propostos pelo setor. Um deles é, tomando por base o projeto de port community system, conectar terminais e recintos alfandegados para melhorar suas ofertas de serviços ao comércio exterior. O outro é prospectar novos modelos de negócio com base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente até o Porto de Santos. O projeto foi apresentado a empresas e possíveis apoiadores, em um encontro na terça-feira (17), no auditório da SPA. Na sexta-feira (20), em uma live com os interessados da comunidade tecnológica, a ABTRA e o Instituto Amigu, organizador do hackathon, também detalharam como será a maratona, que tem o apoio institucional do M INFRA/ SNPTA, Antaq, SPA, Fórum Brasil Export e Associação “Mulheres no Comex”. Concais S.A. e DP World Santos também são apoiadores locais. Detalhes e inscrições em: https://lnkd.in/dzduMJv. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line (matéria de capa): Porto de Santos busca soluções para velhos problemas com ajuda de startups e tecnologia
Em 2021, a SPA criou um comitê de inovação que, por meio do Cubo Itaú, encontrou em um projeto da Logshare as soluções para melhorias no compartilhamento de carga e visualizou na Navalport a chance de otimizar a gestão e a programação dos berços de atracação. Assim, os acordos de cooperação técnica da SPA com essas empresas serão assinados hoje, em São Paulo, e não incorrerão em ônus financeiro à Autoridade Portuária. Eles preveem a integração dos sistemas dos terminais à plataforma de agendamento para caminhões da SPA e ao sistema de monitoramento de navios, além de melhorar a gestão de berços de atracação. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Guarujá aposta em reformulação viária para facilitar circulação de caminhões rumo ao Porto
A Prefeitura de Guarujá encaminhou à Antaq uma proposta de reformulação viária para facilitar a movimentação de cargas na cidade, em meio à consulta pública sobre o processo de desestatização do complexo portuário. A ideia é que caminhões com destino aos terminais da Margem Esquerda passem a rodar em trincheiras a serem construídas no Distrito de Vicente de Carvalho. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Paulo Cavini, o projeto do túnel submerso que ligará o Município a Santos inclui um viaduto sobre a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. “Obviamente que não concordamos com isso e começamos a procurar algumas soluções”. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Comissão de licitação da Codesa nega pedido para impedir pagamento com precatório
A Comissão de Licitação do Leilão para a desestatização da Codesa decidiu não admitir itens do recurso apresentado pelo Consórcio Beira Mar, segundo colocado na disputa, referentes ao uso de precatórios para pagamento da outorga e do valor das ações da companhia. No recurso, o grupo solicitava que a comissão manifestasse ‘expressamente’ que esses pagamentos de outorga e compra de ações não poderiam ser realizados com esse tipo de moeda e que, caso o vencedor, o fundo FIP Shelf, venha a manifestar interesse no uso desse instrumento, que ele seja desclassificado, e que seja feito um novo leilão prevendo esse tipo de pagamento, já que a previsão não está expressa no edital. No fim do ano passado, a Emenda Constitucional 114 foi aprovada prevendo uso de precatórios para quitar esse tipo de compromisso com a União e o pedido do Beira Mar foi feito em 10 de maio. A comissão entendeu que o erro foi corrigido ainda antes da realização do leilão, em 29 de março. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Antaq incorpora contribuições à licitação do Porto de São Sebastião
A Antaq aprovou a análise das 239 contribuições ao aprimoramento da documentação para o processo licitatório da concessão do Porto de São Sebastião. Os documentos aprovados serão encaminhados ao MInfra. O valor estimado do contrato de concessão alcançará R$ 237,4 milhões. Os investimentos serão de R$ 3,263 milhões. Espera-se o total de 56 milhões de toneladas movimentadas em 2060, um crescimento médio anual de 0,3%. Íntegra para associados.
BE News: Antaq quer portos preparados para mudanças climáticas
Na segunda etapa do estudo da Antaq sobre os impactos e riscos das mudanças do clima, nos portos públicos costeiros brasileiros, serão apresentados estudos de caso dos complexos marítimos de Santos, Rio Grande e Aratu. Segundo o diretor substituto, José Ribas Fialho, como o edital para a concessão do Porto de Santos já foi publicado e o processo está em andamento, não será possível incorporar as indicações do estudo de caso, mas o edital de concessão da Codeba já deverá conter diretrizes para amenizar os impactos trazidos pela mudança no clima. Íntegra para associados.
Agência Porto: Brasil firma acordo multilateral que agilizará o despacho de mercadorias nos fluxos do comércio internacional
O Brasil firmou Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) com representantes de 10 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai), durante o 8º Seminário Internacional do Programa OEA, que aconteceu nos dias 17 a 19/5, em São Paulo. Entre os benefícios previstos no ARM estão a redução da inspeção da carga conforme os critérios de risco aplicáveis, a prioridade e a agilização no despacho aduaneiro de mercadorias e a designação de servidores aduaneiros como ponto de contato entre as partes para coordenar a concessão dos benefícios. Prevê também a priorização de medidas para responder a interrupções no fluxo comercial devido ao aumento dos níveis de alerta de segurança, fechamentos de fronteiras e/ou desastres naturais, emergências perigosas e outros incidentes graves. Íntegra para associados.
Portos e Navios: TCU realiza evento sobre verticalização no transporte marítimo
Na próxima quinta-feira (26), a Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária / TCU vai promover um “Diálogo Público” para tratar da competitividade nas licitações de arrendamentos portuários, com foco nos efeitos da verticalização e da concentração dos setores de transporte marítimo e de terminais de contêineres. O debate contará com a participação de representantes do MInfra, ME, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Antaq e entidades representantes do setor, dentre elas, a ABTRA. O evento ocorrerá das 14h às 17h30 e será transmitido via canal do TCU no YouTube. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022