Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, Valor On-line, O Globo On-line e Santa Portal: 500 funcionários da Receita entregam cargos de chefia em protesto contra reajuste só para policiais
Os auditores da RFB iniciaram um movimento de entrega de cargos de chefia após a aprovação do Orçamento de 2022, que prevê cortes na verba destinada ao órgão e reajuste salarial apenas a policiais federais. 324 auditores entregaram seus cargos comissionados e houve baixa de todos os delegados em 10 regiões fiscais (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). A categoria terá uma assembleia hoje e o indicativo do Sindifisco é para a entrega de todos os cargos de chefia e a paralisação total das atividades do órgão. Íntegra para associados: Estadão, Valor, O Globo e Santa Portal.
Valor On-line: Maersk compra LF Logistics por US$ 3,6 bilhões em momento aquecido do setor de logística
A Maersk anunciou ontem a aquisição da LF Logistics, de Hong Kong, por US$ 3,6 bilhões em dinheiro. Com isso, assume o controle de uma rede de 223 centros de distribuição na Ásia e uma carteira de mais de 250 clientes globais, de acordo com o site da LF Logistics. É um momento aquecido para as empresas de logística, que vêm apresentando lucros robustos com a demanda por transportes de cargas. Na segunda-feira, a MSC fez uma proposta de US$ 6,4 bilhões pelos ativos da Bolloré na África. Íntegra para associados.
O Globo: Paes quer atuação coordenada de Santos Dumont e Galeão, que renderia R$ 4,5 bi ao Rio, segundo Firjan
Um dia depois de a Anac aprovar o edital de concessão do Santos Dumont sem restrições à expansão do terminal, representantes da indústria e o prefeito Eduardo Paes manifestaram preocupação com o impacto econômico para a cidade. Alegam que o aumento de voos e passageiros no terminal no Centro do Rio vai esvaziar o Aeroporto do Galeão, na Zona Norte. A Firjan defende que os dois aeroportos atuem de forma coordenada, o que poderia render R$ 4,5 bilhões para a economia do estado por ano. A perspectiva de esvaziamento do Galeão preocupa também sob a ótica de abastecimento, uma vez que ele é usado para o transporte de carga e abastece segmentos como farmacêutico, químico, petroquímica, aviação e máquinas e equipamentos. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line: Projeção de crescimento do PIB cai para 4,5% em 2021, diz Ipea
O Ipea divulgou ontem a “Visão Geral da Conjuntura”, em que revisou a previsão de crescimento do PIB para 2021 de 4,8% para 4,5%, em razão do menor dinamismo da economia brasileira, “com reflexos em nossas expectativas de crescimento para o quarto trimestre”. Para 2022, estimativa de avanço caiu 1,8% para 1,1%. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line: Governo planeja leilão de novo terminal de contêineres no Saboó em Santos
Os documentos para o leilão do STS10, no cais do Saboó, devem entrar em consulta pública já no próximo mês. A expectativa é de que o arrendamento seja realizado no terceiro trimestre. A área deverá acrescer em mais de 2 milhões de TEU a capacidade de movimentação do Porto de Santos, que hoje é de 5,3 milhões de TEU. Íntegra para associados.
Folha do Litoral News: Volume de cargas movimentadas por cabotagem aumenta 38,7% no Paraná
De janeiro a novembro foram movimentadas 2.498.473 toneladas de cargas – 38,7% a mais que no mesmo período de 2020 e 4,71% do total movimentado nos portos paranaenses (53.029.756 toneladas). Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a cabotagem é uma alternativa logística para redução dos custos de transporte e para desafogar o modal rodoviário. “Aqui nos portos de Paranaguá e Antonina, como incentivo à cabotagem, as taxas cobradas são até 50% menores em relação a outras tabelas”. Íntegra para associados.
Santa Portal: Projeto do Túnel Imerso entre Santos e Guarujá avançou significativamente em 2021
Em agosto, o MINFRA e a SNPTA garantiram que a obra será incluída no processo de desestatização do Porto de Santos, prevista para o primeiro semestre de 2022. Segundo a pasta, os investimentos no porto com a privatização podem chegar a R$ 16 bilhões em obras como o aprofundamento do canal e a ligação seca entre as duas margens. Já no dia 16 de dezembro, o Conselho do PPI aprovou a qualificação do projeto junto aos ativos a serem ofertados à iniciativa privada de forma prioritária. Os próximos passos são a contratação de estudos técnicos, a definição do modelo de contratação e a viabilização do leilão de escolha do investidor. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. b-5): Empresa cria banco de talentos pra mulheres
A VLI lançou um banco de talentos exclusivo para a mão de obra feminina. “A introdução do banco como ferramenta de captação de mulheres prevê a geração de equidade e a formação de profissionais para atuarem em níveis operacionais, administrativos e de gestão”, afirma a empresa. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Guia Marítimo e Santa Portal: Movimentação de contêineres no Porto de Santos até novembro já é maior que total de 2020
O Porto de Santos encerrou os 11 primeiros meses de 2021 com 4,4 milhões de TEU, 3,5% a mais que o registrado nos 12 meses de 2020. A SPA projeta encerrar o ano com 4,8 milhões de TEU, alta de 14% sobre o exercício anterior. Considerando o volume de todas as cargas, somou 134,81 milhões de toneladas. Os embarques somaram 94,8 milhões de toneladas, queda de 4% sobre janeiro-novembro de 2020. Os desembarques aumentaram 11,3%, para 40 milhões de toneladas. A participação acumulada do porto na corrente comercial brasileira em novembro se manteve em 27%. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Santa Portal.
Editorial do Portogente: Nuvem de lama da dragagem sobre o Porto de Santos
Ainda não resolvido o escandaloso caso da Dragabrás, que teve análise criativa do TCU e envolveu uma diretoria que saiu algemada pela Polícia Federal, volta ao cenário judicial a dragagem do Porto de Santos. Uma recente licitação de dragagem por dois anos, homologada por R$ 371 milhões provocou uma Ação Popular. O motivo alegado é de que a prorrogação do contrato vigente sairia quase R$ 100 milhões mais barato. No principal porto do Hemisfério Sul, a dragagem tem mais destaque como um tema ruidoso do que uma solução técnica. E erros técnicos são cometidos na produtividade por não considerar adequadamente as características do solo dragado. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Faturamento da Docas do Rio supera marca de R$1 bilhão em 2021
Os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis movimentaram 57,18 milhões de toneladas de cargas este ano, alta de 16,1% sobre o mesmo período de 2020. No mês de novembro, a movimentação de cargas dos quatro portos foi de 3,96 milhões de toneladas. As duas principais cargas movimentadas – minério de ferro e carga conteinerizadas – representaram 85,2% do total e acumulam um aumento de 17,6% e de 12%, respectivamente, na comparação com 2020. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021