Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil, Portal Veja e O Globo: Trump ameaça reassumir controle do Canal do Panamá
Em um post na rede Truth Social, no sábado (21), o presidente Donald Trump ameaçou reassumir o controle sobre o canal do Panamá. “As taxas cobradas pelo Panamá são ridículas, especialmente sabendo da extraordinária generosidade que foi concedida ao Panamá pelos EUA”. Em outra postagem, acrescentou: “Se os princípios, tanto morais como jurídicos, deste gesto magnânimo de doação não forem retribuídos, então prosseguiremos exigindo que o Canal do Panamá nos seja devolvido, na íntegra e sem quaisquer perguntas. Aos funcionários do Panamá, por favor, sejam orientados de acordo!”, advertiu. Analistas veem na fala de Trump uma preocupação com o avanço de empresas chinesas na região do canal. Dois portos, localizados nas duas extremidades da passagem, são administrados por empresas de Hong Kong, mas não há gestos visíveis vindos de Pequim de que o país estaria disposto a ampliar sua presença ali. Íntegra para associados: CNN Brasil, Portal Veja e O Globo.
Portal Veja: Ministro cotado para a articulação elogia Padilha: ‘Grande quadro’ e ‘cumpriu o seu papel’
Com a pressão pela saída de Alexandre Padilha da Secretaria de Relações Institucionais, um dos nomes ventilados para o cargo é o do ministro Silvio Costa Filho. Ele conta com a chancela de Arthur Lira para assumir a pasta como uma forma de adesão do partido à base aliada de Lula. Costa Filho tem bom trânsito com partidos da esquerda e da direita, e principalmente com parlamentares do Centrão, que torcem para que ele assuma a interlocução do governo com o Congresso. Costa Filho é um dos principais cabos eleitorais para que o deputado Hugo Motta assuma a presidência da Câmara em fevereiro de 2025, quando termina o mandato de Arthur Lira. Íntegra para associados.
Portal Veja: Leilão de portos na B3 assanha o mercado — e mais concessões vêm aí
O êxito do maior leilão portuário da história do país, na quarta-feira (18), na B3, animou o setor. O porto de Itaguaí recebeu uma oferta de 1 milhão de reais que pode render investimentos de 3,53 bilhões de reais na concessão de 35 anos. O porto de Santana recebeu uma oferta de 58 milhões de reais e o grupo vencedor prevê investimentos de 89,9 milhões de reais ao longo dos próximos 25 anos. Já o Porto de Maceió foi arrematado com um lance de 1,45 milhão de reais, que se desdobrarão em investimentos de 6,2 milhões de reais em cinco anos de contrato. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Projeto de lei muda regras de navegação pelo Brasil e setor privado vê riscos; entenda
Tramita na Câmara dos Deputados o PL 1.319/2024 que propõe mudar a legislação da cabotagem. A principal modificação é obrigar os armadores a possuírem frota própria de navios com bandeira brasileira, especialmente os petroleiros. Para o setor privado, o PL aumenta os riscos e a insegurança jurídica para os atuais e novos negócios no setor de transporte de cargas doméstico. O projeto é dos deputados federais Jandira Feghali e Alexandre Lindenmeyer. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Novo terminal de cruzeiros em Praia Grande vai ‘complementar’ o Porto de Santos, diz empresa; entenda
O Grupo Peralta iniciou os estudos para construir um terminal de cruzeiros em Praia Grande e afirma que há demanda para um segundo equipamento turístico desse porte na Baixada Santista. O projeto do Litoral Plaza Port foi apresentado pelo deputado federal e prefeito eleito de Praia Grande, Alberto Mourão, ao ministro Silvio Costa Filho, no início do mês. A proposta surge num momento em que o MPor, a APS, a Prefeitura de Santos e o Concais discutem a transferência do Terminal de Passageiros de Outeirinhos para o Valongo. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Novo aeroporto no litoral de SP tem rota de risco; entenda
O Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (Rotaer), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, alerta que o portêiner no caminho dos aviões que passarão a operar no futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá é uma ameaça real a pilotos e passageiros. O equipamento fica a apenas 840 metros da pista, oferecendo risco iminente nos dois momentos mais delicados de um voo, o pouso e a decolagem. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Exportação de minério de cobre terá alta no Porto de Maceió
O consórcio formado pelas empresas Macelog e Irmãos Britto, que arrematou o MAC16, no Porto de Maceió, pretende impulsionar as exportações de minério de cobre. O MAC16 foi uma de três áreas estratégicas licitadas pela Antaq, na quarta-feira (19). A área conta com dois armazéns com capacidade para 5 a 6 mil toneladas, onde as companhias realizarão movimentação, armazenagem e operação do minério para exportação. Serão realizados nove embarques por ano, cerca de 12 mil toneladas por embarque, alcançando em torno de 108 mil toneladas do produto. Íntegra para associados.
Jornal Atual: Porto de Itaguaí lança sistema para melhorar tráfego e reforçar segurança
No dia 6 de janeiro, o Porto de Itaguaí iniciará a operação do Sistema de Agendamento Rodoviário, que, integrado ao Sistema de Gerenciamento de Acesso Docas (SGAD) e aos sistemas de agendamento das arrendatárias, promete modernizar o controle de acesso, reforçando a eficiência logística. O sistema permitirá identificar quem autorizou a entrada de cada caminhão e para qual área ele foi direcionado. Além disso, será essencial definir janelas de tempo específicas para o acesso e determinar quantos veículos podem entrar por vez. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Portal BE News: Porto de Santos movimenta 167,1 milhões de toneladas em 11 meses
Com mais de 167,1 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e novembro de 2024, o Porto de Santos caminha para um novo recorde anual, faltando apenas 6,2 milhões de toneladas para atingir a marca histórica. A APS destacou que o crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2023 reafirma sua posição como principal hub logístico do Brasil. Os embarques somaram 122,9 milhões de toneladas (+3,8%), enquanto as descargas alcançaram 44,1 milhões de toneladas (+12,5%). O segmento de contêineres também registrou recordes, com 5,01 milhões de TEUs no acumulado do ano (+15,2%) e 464,7 mil TEUs movimentados em novembro, um aumento de 13,5% sobre o mesmo mês de 2023. Os produtos do agronegócio foram liderados por soja (27,8 milhões de toneladas), açúcar (25,5 milhões de toneladas, +27,6%) e milho (14,1 milhões de toneladas). Crescimentos expressivos foram observados em café (+50,3%), carnes (+35,4%) e celulose (+10,6%). Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.
Portal BE News: Primeira etapa do aprofundamento do canal começa em janeiro
A APS anunciou que os serviços de derrocagem das pedras do canal de acesso do Porto de Santos vão começar a partir de janeiro. Será a primeira etapa para o aprofundamento do canal de navegação de 15 metros para 16 metros. O contrato com a empresa vencedora da licitação será assinado até o início de 2025. Um estudo aponta 31 pontos existentes na infraestrutura aquaviária do Porto de Santos – canal de navegação, áreas de acesso e berços de atracação, onde há rochas que impedem o aprofundamento. Íntegra para associados.
Agência iNFRA e Editorial do Portogente: Decisão de federalizar porto de Itajaí gera conflitos políticos e reações no estado
A repercussão política após a decisão do governo federal de entregar a gestão do porto de Itajaí para a APS está sendo negativa. Com a gestão da APS, o advogado João Paulo Tavares Bastos será o novo administrador do porto de Itajaí. Ele era o pré-candidato do PT para a prefeitura de Itajaí e ex-presidente da OAB de Itajaí. O prefeito eleito para o próximo biênio em Itajaí foi Robison Coelho (PL). Sem a federalização, a gestão do terminal passaria por ele. Alguns integrantes do setor portuário temiam que isso acontecesse, justificando a falta de experiência no setor portuário do futuro prefeito Robison. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, classificou a medida como “inaceitável” e afirmou que vai judicializar a federalização. A bancada catarinense na Câmara dos Deputados também tem reagido. Íntegra para associados: Agência iNFRA e Editorial do Portogente.
Portal MPor: Ministério de Portos e Aeroportos institui comitê de governança para garantir eficiência na gestão pública
O ministro Silvio Costa Filho abriu, na quarta-feira (19), a 1ª Reunião do Comitê Ministerial de Governança do MPor na sede da pasta. Um diagnóstico sobre a governança no MPor foi apresentado e proposto a criação de três subcomitês com os temas: Integridade e Transparência, Governança Digital e Segurança da Informação e o Comitê de Governança de Dados, Gestão da Informação e do Conhecimento. A comissão tem como papel principal coordenar e implementar estratégias para fortalecer e melhorar a eficiência das políticas e ações ministeriais. Entre suas atribuições estão a definição de diretrizes estratégicas em áreas como inovação digital, planejamento estratégico, gestão de riscos, sustentabilidade socioambiental, eficiência administrativa, e promoção de investimentos. Íntegra para associados.
Tecnologística: ABOL firma acordo de cooperação com Infra S.A para estudos sobre eficiência no transporte
A ABOL e a Infra S.A. formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a realização de estudos sobre eficiência no transporte e atividades dos Operadores Logísticos, abordando temas como segurança jurídica, sustentabilidade e competitividade no setor. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura nacional e fomentar políticas públicas que promovam avanços no mercado logístico. Entre os projetos identificados está a relevância dos Operadores Logísticos no levantamento de dados para aprimorar as propostas do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050. Íntegra para associados.
Portal BE News: Sopesp: 31 anos de protagonismo nos portos de SP
O Sopesp comemorou ontem 31 anos de atuação voltada à modernização e ao fortalecimento das operações portuárias. Criado em 1993, com a promulgação da Lei 8.630, o Sopesp tem desempenhado papel essencial nas negociações trabalhistas, na cooperação com o Ogmo e no diálogo com governos e entidades empresariais. Nos últimos anos, protagonizou avanços importantes, incluindo iniciativas para melhorar os acessos rodoviário, ferroviário e marítimo ao Porto de Santos. Íntegra para associados.
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