Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line: Rumo e VLI devem enfrentar corrida para tirar do papel ferrovias com mesmo destino e origem
A Rumo e a VLI devem enfrentar uma disputa comercial intensa para tirar do papel dois projetos ferroviários autorizados pelo governo federal ligando Água Boa (MT) a Lucas do Rio Verde (MT) e Uberlândia (MG) a Chaveslândia (MG), o que gera um suspense no setor sobre quem, de fato, irá erguer esses empreendimentos – e se há possibilidade de as duas operadoras construírem traçados paralelos nessas regiões. No governo, a avaliação é de que a solução será estritamente de mercado. No centro da disputa está o escoamento da produção do agronegócio em Mato Grosso e Goiás. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Governo aposta em projeto polêmico para duplicar hidrovia
O governo espera uma decisão do Ibama, até o fim do primeiro trimestre, para o licenciamento ambiental do projeto que pode duplicar a movimentação de cargas na hidrovia Tocantins-Araguaia. Cerca de 14 milhões de toneladas de produtos como combustíveis, minérios, soja e milho são transportados anualmente pelo corredor fluvial, que é limitado por uma corredeira de pedras que se estende por 35 quilômetros e torna a navegação inviável durante os meses de seca. Íntegra para associados.
Valor On-line: Governo abre R$ 968 mi em crédito para ministérios do Desenvolvimento e de Infraestrutura
O presidente em exercício Hamilton Mourão editou duas MPs para atender aos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura: a MP nº 1.096 abre crédito extraordinário de R$ 550 milhões para ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional; e a MP nº 1.097, abre crédito extraordinário de R$ 418 milhões para o MINFRA reforçar o orçamento do DNIT para conservação e recuperação de ativos de infraestrutura da União nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Íntegra para associados.
Isto É (Estadão Conteúdo): Governo quer abrir Transpetro a concorrentes da Petrobras
O Ministério da Economia quer acelerar a publicação de uma MP para tentar ampliar a concorrência no setor de logística e distribuição de combustíveis. O objetivo seria “desverticalizar” o mercado de combustíveis para reduzir preços e permitir que concorrentes da Petrobras tenham acesso à infraestrutura da Transpetro. A construção do texto corre em paralelo à PEC do governo que propõe zerar tributos sobre combustíveis. A ideia partiu da SEAE, e foi negociada com o Cade, ANTAQ, ANP, entre outros órgãos. Íntegra para associados.
O Globo e Estadão: Bolsonaro mantém R$ 1,7 bi para reajuste de servidores, mas veta R$ 1,3 bi de emendas de comissão
O presidente Bolsonaro sancionou o Orçamento de 2022 mantendo R$ 1,7 bilhão reservados para o reajuste de servidores federais. Vetou R$ 3,1 bilhões em despesas de diversas áreas. A sanção foi publicada nesta segunda-feira no DOU. O corte é superior aos R$ 2,8 bilhões anunciados pelo presidente no fim de semana, mas abaixo do valor sugerido pelo Ministério da Economia, que apontou necessidade de recompor R$ 9 bilhões em despesas obrigatórias neste ano. Íntegra para associados: O Globo e Estadão.
Imprensa setorial:
A Tribuna de Santos – Coluna De Popa a Proa (artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): A esperada retomada dos contêineres de importação
Por operar os sistemas de controle aduaneiro no Porto de Santos, a ABTRA produz estatísticas mensais que permitem acompanhar os volumes e as tendências de movimentação para os contêineres de importação nesse porto. Fazendo-se uma retrospectiva dos últimos cinco anos dessas estatísticas, percebemos que em 2021 a curva de contêineres de descarregados mostrou momentos de maior otimismo e outros de maior cautela, totalizando 665.344 unidades desembaraçadas no ano no Porto de Santos. Ainda é um desempenho pior que 2017 (ano anterior à crise econômica mundial), mas terminou com o melhor mês de dezembro dessa série histórica, mostrando que 2022 pode ser finalmente o ano da retomada, se não tivermos muitas turbulências econômicas e políticas pela frente. Íntegra para associados.
Matéria de capa da Tribuna de Santos: Consulta pública sobre privatização do Porto de Santos terá início em 31 de janeiro
A Antaq receberá contribuições da comunidade portuária até o próximo 16 de março. O prazo de concessão do porto de Santos deverá, segundo a proposta, de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco. O secretário Diogo Piloni destacou que o aprofundamento do canal, podendo chegar a 17 metros até 2033, seria um dos trabalhos viabilizados a partir dos R$ 16 bilhões previstos para o investimento em infraestrutura. Disse ainda que R$ 3,5 bilhões serão aportes para o projeto do túnel Santos-Guarujá. Segundo a Antaq, o valor de outorga inicial será de R$ 1,4 bilhão, mas também haverá contribuição variável ao poder concedente equivalente a 2,25% ao ano sobre a receita bruta consolidada. O futuro concessionário deverá também pagar uma taxa anual de R$ 6,4 milhões à Antaq, para a fiscalização e regulação no modelo de concessão. Íntegra para associados.
Revista Amanhã (PR): Com alta de 35%, terminais de Paranaguá fazem projeção para exportações do 1º trimestre
Os terminais que operam no Porto de Paranaguá esperam carregar 6.762.816 toneladas de granéis sólidos de exportação nos primeiros três meses do ano. O volume é 35% maior que as 4.991.434 toneladas movimentadas dos produtos em relação ao primeiro trimestre do ano passado. De soja, em grão, a estimativa é de 4.560.915 toneladas embarcadas no primeiro trimestre. De farelo de soja, são esperadas 1.404.901 toneladas e as de açúcar a granel devem chegar a 405 mil toneladas. Íntegra para associados.
Santa Portal: Bolsonaro e ministro manifestam apoio ao projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá
O ministro Tarcísio defendeu que obra é a melhor alternativa para o desenvolvimento do Porto de Santos e para a qualidade de vida da população da Baixada Santista. Explicou que será viabilizada com a inclusão na desestatização do Porto de Santos, prevista para segundo semestre, e destacou que o túnel contará com três faixas de rolagem para Santos e três faixas para o Guarujá, e abrigará veículos, pedestres e ciclistas, além do o Veículo Leve sobre Trilhos. No mês passado, o presidente Bolsonaro confirmou presença no 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, que será realizado no dia 11 de março, em Santos, com especialistas e autoridades das esferas Municipal, Estadual e Federal. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Diretor-presidente da DP World Santos acredita que ano será estratégico para setor portuário
Em entrevista ao jornal, o diretor-presidente da DPW, Fábio Siccherino, fala dos planos da empresa com o objetivo de diversificar operações e aumentar a capacidade de embarques e desembarques de contêineres. Destaca a oportunidade de consolidar o Porto de Santos como um Hub Port da costa leste da América do Sul e a necessidade de melhorias nos acessos ferroviários, aquaviários e rodoviários. Ainda segundo Siccherino, as discussões sobre o modelo de desestatização do porto devem ser em torno dos benefícios esperados e contemplar o tema segurança jurídica, além dos riscos regulatórios dos contratos vigentes e as regras para novos contratos. Íntegra para associados.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios e Agência iNFRA: Publicado edital de leilão da Codesa
O edital do leilão de privatização da Codesa, aprovado pela Antaq, elaborado pelo BNDES, e publicado na sexta-feira (22), prevê a concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho por 35 anos, que podem ser prorrogados por mais cinco anos. prevê a concessão dos portos. O leilão acontecerá no dia 25 de março, em São Paulo. A aposta é que operadores locais e investidores financeiros possam formar consórcios para participar da disputa. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência iNFRA.
Editorial do Portogente: Ministro Tarcísio de Freitas vai realizar o sonho do túnel submerso do Porto de Santos?
Para agregar eficiência ao Porto de Santos é preciso pensar grande. Ele é fator de desenvolvimento do pujante Estado de São Paulo e da economia de uma expressiva hinterlândia brasileira e Sul-Americana. O túnel imerso vai facilitar o acesso ao porto, dos trabalhadores e dos transportes. Por seu ineditismo nacional, será também uma atração na visitada estrutura de turismo local. Os olhos do Brasil se voltam para essa realização do primeiro túnel submerso em águas portuárias brasileiras. A engenharia irá celebrar essa conquista, como fez na Ponte Rio-Niterói e na rodovia dos Imigrantes. O ministro Tarcísio de Freitas tem se destacado como realizador e cumpridor de metas. O Estado de São Paulo torce por essa realização. Íntegra para associados.
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