Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

24/01/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

Estadão, Folha de São Paulo, Valor Econômico, UOL, CNN Brasil, Correio Braziliense, Santaportal, Portos e Navios, Portos e Navios, Agência Porto, Informativo dos Portos e BE News (p.3): Custo de programa de incentivos a portos pode chegar a R$ 5 bilhões em cinco anos, diz ministro

A prorrogação do Reporto, celebrada ontem em evento do governo, poderá representar uma desoneração de até R$ 5 bilhões em um período de cinco anos, segundo o ministro Silvio Costa Filho. O programa foi prorrogado até 31 de dezembro de 2028 após o setor se movimentar e ganhar apoio do governo, ao defender que o fim do Reporto resultaria em encarecimento estimado em 10% nos investimentos portuários. Com a prorrogação, máquinas e equipamentos serão isentos de IPI, PIS, Cofins e Imposto de Importação até 2028. Costa Filho afirmou que a pasta trabalha com a expectativa para 2024 de R$ 15 bilhões em investimentos privados e em torno de R$ 1 bilhão de investimentos públicos para docas e portos públicos. O ministro Renan Filho afirmou que o benefício fiscal se destaca por impulsionar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. O ministro Fernando Hadad repetiu que o tripé da nova matriz de desenvolvimento do País é o crescimento baseado na sustentabilidade fiscal, social e ambiental. Representantes do setor portuário comemoraram a extensão do regime e avaliam que a prorrogação do Reporto pode impulsionar economia e atrair mais investimentos para o setor. A ABTP calcula que, apenas nos anos de 2024 e 2025, estarão assegurados investimentos de R$ 52 bilhões em terminais portuários arrendados ou concedidos à iniciava privada. Íntegra para associados; Estadão, Folha, Valor, UOL, CNN, Correio, Santaportal, Portos e Navios, Portos e Navios, Agência Porto, Informativo dos Portos e BE News.

Metrópoles: Ministro diz que paralisação em portos e aeroportos não causa prejuízo

O ministro Silvio Costa Filho também disse que a greve dos auditores-fiscais da RF nesta semana, em vários locais do país, não causou prejuízos a portos e aeroportos. “Nós estamos fazendo o diagnóstico, mas a princípio está controlado, não houve ainda, de maneira mais objetiva, prejuízos, até porque está sendo sanado dentro de um plano estratégico que os próprios portos públicos e privados estão desenhado. Mas a gente vai ter um desenho mais claro até sexta-feira”, disse o ministro. Íntegra para associados

Valor Econômico: Decreto traz lista com 11 empreendimentos portuários qualificados para PPI

O presidente Lula publicou decreto com lista de 11 empreendimentos públicos federais do setor portuário qualificados para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Pelo decreto, no DOU de hoje, estão qualificados terminais nos portos de Vila do Conde, Rio de Janeiro, Maceió, Santana, Recife, Porto Alegre e Rio Grande. Íntegra para associados

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Transporte marítimo vê custo subir com ataques

Os preços do transporte marítimo global continuam a subir por conta dos ataques dos houthis aos navios de carga no Mar Vermelho e nos arredores. Os custos médios mundiais de transporte de um contêiner de 40 pés subiram 23% na semana até 18 de janeiro, para US$ 3.777 (R$ 18,6 mil), de acordo com a Drewry, mais do que dobrando em relação ao mês passado. Os aumentos são percebidos muito além das rotas comerciais interrompidas que ligam a China à Europa e à costa leste dos Estados Unidos. Já o FMI afirma que o tráfego marítimo pelo Canal de Suez caiu 37% neste ano, em relação a 2023, e as principais transportadoras marítimas desviaram navios por rotas alternativas pela África, acrescentando mais de uma semana de trânsito. Íntegra para associados

G1 Rio de Janeiro: Governo estuda prorrogar GLO em portos e aeroportos por 6 meses e estendê-la ao Nordeste, diz Dino

O ministro Flávio Dino informou que a GLO em portos e aeroportos deve ser prorrogada por mais 6 meses e chegar ao Nordeste. A operação começou no dia 6 de novembro, com prazo até maio deste ano. A avaliação do governo é que a operação foi um acerto, com a apreensão de drogas, prisão de pessoas e desvios de rotas por parte de organizações criminosas. A GLO em vigor engloba os aeroportos do Galeão e Guarulhos, além dos portos do Rio, de Itaguaí e de Santos. Íntegra para associados

Imprensa Setorial:

Portos e Navios: Senado avalia criação de programa nacional de armazenagem de grãos

Um projeto de lei em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) prevê a criação do Programa de Armazenagem Nacional (Proana) com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento de grãos. De autoria do senador Paulo Paim, o PL 6.042/2023 estabelece que os armazéns e silos construídos no âmbito do Proana deverão ser instalados nas proximidades de vias de transporte. O programa poderá ser financiado por depósitos compulsórios de instituições financeiras, fundos de investimento específicos, emissão de debêntures e Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRAs) e Imobiliários (CRIs). Íntegra para associados

Agência Porto: Temporada de cruzeiros já trouxe 21,7 mil pessoas para o litoral paranaense

A primeira temporada de cruzeiros no Porto de Paranaguá já atraiu mais de 12,2 mil turistas ao Litoral do Estado do Paraná. Somando o número de pessoas que permanecem no navio durante o tempo em que fica atracado no porto, e os passageiros que embarcam e desembarcam na duana da cidade, o número de fluxo de pessoas circulantes chega a 21,7 mil gerando receitas ao município. As atracações semanais movimentam a economia de todo o litoral regional, com a injeção de mais de R$ 25 milhões. Íntegra para associados

Comex do Brasil: Apenas 6 mil empresas brasileiras exportaram em 2022, aponta levantamento do MDIC

Do total de 22 milhões de empresas ativas em 2022, apenas 1%, ou pouco mais de 28,5 mil, realizou operações de exportação, segundo levantamento da Secex. Desse universo, 6.068 são microempresas e MEI, 5.345 Empresas de Pequeno Porte, 16.338 Empresas Médias e Grandes e 205 outras Empresas não Mercantis. A indústria de transformação é o segmento que envolve o maior número de PMEs e MEI atuantes nas exportações. São 5.482 empresas e microempresários do setor realizando operações, ante 471 do setor agropecuário, 441 ligadas a outros produtos e 291 à indústria extrativa. Em área geográfica, os países da América do Norte são o principal bloco de destino das exportações das PMEs e MEI brasileiros, com um total de 2.333, seguidos pelos países da América do Sul, com 2.166, Europa, com 1.826, e Ásia com, 856. Íntegra para associados

 

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