Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil, Valor On-line, Informativo dos Portos e Portos e Navios: Investimentos no Porto de Itaguaí vão chegar a R$ 10 bi, diz ministro
O presidente Lula e o ministro Silvio Costa Filho participaram, na sexta-feira (21), da assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí (RJ). O terminal, arrematado pela Cedro Participações em leilão realizado em dezembro, teve o maior valor já obtido em leilões do setor. Receberá um investimento inicial de R$ 3,6 bilhões para construção e operação e nos próximos anos deverá alcançar R$ 10 bilhões. O ITG02tem 250 mil m2 de área e capacidade para movimentar por ano 20 milhões de toneladas de minério de ferro trazidos do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. O potencial de incremento na atividade do Porto de Itaguaí é de um terço. Segundo o ministro, ao final deste mandato, o governo Lula deverá entregar mais de R$ 20 bilhões de investimentos na área portuária. Em seu discurso, Lula destacou a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento do país. Também durante a cerimônia, foi anunciada a destinação de recursos do FMM para a indústria de construção naval. Os contratos já firmados com o fundo totalizam R$ 5,49 bilhões, o maior valor desde 2012, e destinados a 15 novos contratos que abrangem 565 obras para navegação interior, apoio marítimo, apoio portuário e cabotagem, além da reparação naval brasileira. Íntegra para associados: CNN Brasil, Valor On-line, Informativo dos Portos e Portos e Navios.
O Globo On-line: Do caminhão para o navio: transporte marítimo cresce com custo menor e entrega porta a porta
A cabotagem no país cresceu 20% entre 2023 e 2024. Foram 1,55 milhão de contêineres movimentados no ano passado, segundo a Abac. Mudanças na regulação e novos modelos logísticos baixaram os custos e aumentaram a frota de navios, que se tornaram alternativas mais atraentes ao caminhão. A depender do volume de carga transportada, o custo fica de 20% a 30% abaixo do rodoviário. No fim do mês passado, a Mondeléz — dona de marcas como Oreo, Bis e Trident — aderiu à cabotagem numa parceria com a Aliança. Desloca por navios tanto produtos acabados quanto o açúcar usado na produção, aproveitando o modal nas direções norte e sul. Estima uma redução de 20% nos custos logísticos em 12 meses, em comparação como o frete terrestre. Íntegra para associados.
Folha e Folha: PPPs focam infraestrutura social 20 anos após lei e soam mais ‘sexy’ da direita à esquerda
Desde que foram criadas, há 20 anos, as PPPs destravaram R$ 210 bilhões em investimentos no país. Elas foram inspiradas nos modelos bem-sucedidos de Reino Unido, Espanha e Portugal. O formato veio para complementar o mecanismo de concessões e ganhou espaço em segmentos onde era mais evidente a necessidade desse tipo de contrato. Dados da Radar PPP mostram que existem hoje 856 iniciativas de PPPs, considerando contratos já assinados e projetos que estão em etapas iniciais de estruturação. Um dos motivos para o mecanismo ter deslanchado, na avaliação de especialistas, é o amadurecimento do debate público. Mas as garantias ao operador privado ainda são uma trava para que o modelo deslanche de vez. Íntegra para associados: Folha e Folha.
Estadão On-line: Safra de grãos recorde impulsiona Centro-Oeste a destoar do resto do País em 2025
O Centro-Oeste deverá ser a única região do Brasil a apresentar uma aceleração econômica em 2025, devido à safra de grãos 2024/2025, que deverá crescer 8,1% na comparação com a anterior. A média de crescimento do volume financeiro nessa região, nos últimos três anos, foi de 20,9%. Em segundo lugar vem a região Norte, com evolução de 2,7%, seguida do Nordeste (2% de avanço), Sul (1,8%) e Sudeste (1,6%). No País, nesse período, o avanço foi de 9,3%. Íntegra para associados.
Folha (artigo do diretor de operações de comércio exterior da Secex/MDIC, Renato Agostinho, e do coordenador-geral de análise de aspectos tributários no comércio exterior do MDIC, Marcelo Reis): Regulamentação da reforma tributária impulsiona o comércio exterior brasileiro
A regulamentação da reforma tributária marca um avanço significativo para o comércio exterior brasileiro. Com disciplinas alinhadas às melhores práticas internacionais, a nova legislação eliminará barreiras tributárias que sempre prejudicaram as exportações nacionais e introduzirá medidas que fortalecem as cadeias produtivas internas. A iniciativa tem o propósito de ampliar a inserção internacional do país, a competitividade da nossa economia e está em linha com as medidas adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Cingapura planeja construir o maior porto automatizado do mundo até 2040
PSA International, operadora do Porto de Tuas, em Cingapura, está transformando o porto oeste em um “porto do futuro” e consolidando outros portos na cidade-estado em um grande hub totalmente automatizado. Os veículos guiados automatizados (AGVs), capazes de viajar a até 25 quilômetros por hora, são operados remotamente. Seus sistemas de identificação por radiofrequência (RFID) se comunicam com transponders subterrâneos para rastrear suas localizações. As estações de carregamento também são totalmente automatizadas, permitindo que o porto funcione 24 horas por dia. Cingapura é um centro importante de transbordo, transferindo cargas de embarcações menores de países vizinhos para navios maiores com destino à Europa ou aos Estados Unidos. É a segunda maior cidade portuária do mundo em volume de carga. O porto registrou um recorde de 41,12 milhões de TEUs em 2024, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Boqnews, Santa Portal e Editorial do Portogente: Estado publica decreto para abertura de licitação para túnel Santos-Guarujá
O Governo de São Paulo publicou, na sexta-feira (21), o decreto que autoriza a abertura de licitação para a concessão patrocinada do Túnel Santos-Guarujá. A publicação oficializa o processo licitatório, com o edital previsto para o dia 27 de fevereiro e o leilão para 1º de agosto. O presidente Lula e o governador Tarcísio estarão juntos em Santos, nesta quinta-feira (27), para oficializar o início do processo. Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, sendo 50% com recursos federais e 50% do governo do Estado, a obra é uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do MPor. Ela integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A concessão terá prazo de 30 anos, incluindo a construção, operação e manutenção do sistema. A concessionária será remunerada por meio de tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte público e receitas acessórias. O critério de julgamento da licitação será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, garantindo maior eficiência e benefício à população. Íntegra para associados: Boqnews, Santa Portal e Editorial do Portogente.
A Tribuna de Santos: Arrendamentos somam R$ 8 bilhões em investimentos
Desde novembro de 2020, aconteceram 34 leilões portuários no Brasil, com previsão de investimentos de R$ 8 bilhões. Desse total, 33 foram de terminais portuários e um foi o certame de desestatização da atual VPorts. Em 2024, os investimentos com os arrendamentos portuários atingiram R$ 3,7 bilhões, o maior volume desde 2020, e foram realizados dois blocos de leilões com oito terminais. Três (REC08, o REC09 e o REC10) foram no Porto de Recife, RIG10, no Porto do Rio Grande; RDJ06, no Porto do Rio de Janeiro; ITG02, no Porto de Itaguaí; MCP03, no Porto de Santana; e MAC16, no Porto de Maceió. Para 2025 e 2026, a previsão é que sejam leiloados 42 empreendimentos, que vão garantir investimentos de R$ 18,2 bilhões. Íntegra para associados.
Jornal da Orla: Outra audiência pública sobre o pátio de caminhões na Ilha do Tatu
Mais uma audiência pública acontece hoje, às 18h30, na Câmara de Cubatão, com o objetivo de evitar a instalação de um pátio de caminhões na Ilha do Tatu. O deputado estadual Maurici, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Baixada Santista, diz que especialistas avaliam que o projeto comprometerá a drenagem da região, aumentando o risco de alagamentos, impactará a pesca artesanal e o turismo náutico, além de aumentar o tráfego de caminhões pesados na cidade e a poluição. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: TJSP confirma proibição de tarifa adicional em portos secos
O TJSP manteve a proibição da cobrança da THC3, tarifa instituída por terminais portuários para a entrega de cargas a recintos alfandegados. A decisão, que favoreceu a Transbrasa em disputa contra a BTP, seguiu o entendimento do STJ, que já havia declarado a ilegalidade da THC2, ampliando os efeitos da medida sobre o setor portuário. A decisão foi publicada na quinta-feira (20). Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Transbrasa assina novo contrato transitório por mais seis meses
A Transbrasa firmou um novo contrato de transição com APS, válido por seis meses a partir de amanhã. A empresa movimenta cargas de importação e de exportação por meio de contêineres, na poligonal do Porto de Santos, em uma área de 51.460,24 m2. O arrendamento venceu em 1º de março do ano passado e, há quase um ano, a empresa opera por meio de contratos temporários. A APS ressaltou que “o contrato de transição mantém a operacionalidade do terminal e garante a segurança jurídica do negócio. Íntegra para associados.
Santa Portal e A Tribuna de Santos: APS monitora focos do Aedes com 46 armadilhas no Porto de Santos
A APS está combatendo a dengue com tecnologia e inteligência de dados: um sistema de armadilhas instaladas em 46 pontos estratégicos da área portuária permite mapear focos do mosquito Aedes Aegypti. Nas primeiras sete semanas de 2025, houve queda de 24% na quantidade de fêmeas adultas (transmissoras da doença) capturadas em relação ao mesmo período do ano anterior. As armadilhas simulam um criadouro, atraindo as fêmeas para o seu interior. Os dispositivos são analisados semanalmente por agentes de endemia terceirizados. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.
A Tribuna de Santos: Revolução no Porto de Santos? Réplica virtual poderá transformar operações e evitar colapsos
A APS firmou uma parceria com Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (Itaipu Parquetec) para o desenvolvimento do projeto denominado gêmeo digital do Porto de Santos. O sistema tecnológico, no mesmo padrão de inovação já adotado em portos no exterior, é uma espécie de laboratório virtual com o objetivo de melhorar a eficiência operacional do porto. Primeiro será feito um mapeamento detalhado dos objetos e edificações do Porto, incluindo prédios estratégicos e a Usina Hidrelétrica de Itatinga, com suas linhas de transmissão, e a partir dessa base de dados, o modelo digital será construído para permitir o acompanhamento e a simulação de cenários operacionais. A APS investirá R$ 56,6 milhões e o Itaipu Parquetec R$ 2,5 milhões. Ainda não há uma previsão para o início da implantação do sistema. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto e Portal BE News: Recife recebe primeira edição das Caravanas da Inovação Portuária do MPor
O MPor deu início à primeira edição das “Caravanas da Inovação Portuária”, em Recife, com o objetivo de fomentar a inovação nos portos públicos por meio de capacitação, networking e troca de experiências entre gestores, empresas, especialistas e órgãos públicos. A iniciativa é uma parceria do MPor, Antaq, Hub Brasil Export e Autoridades Portuárias. O diretor de Política Setorial, Planejamento e Inovação da Secretaria-Executiva do MPor, Tetsu Koike, ressaltou a importância de tratar a inovação como um processo contínuo nas atividades portuárias. Íntegra para associados: Agência Porto e Portal BE News.
Agência iNFRA: Santos Brasil diz que ampliará capacidade do Tecon Santos para três milhões de TEUs até 2026
A Santos Brasil estima ofertar três milhões de TEUs de capacidade anual no Tecon Santos em 2026, um acréscimo de 400 mil TEUs sobre a capacidade de movimentação atual. Para a companhia, esse movimento vai consolidar a liderança no porto de Santos e capturar ganhos derivados do crescimento do mercado, onde tem visto potencial de alta nos fluxos de exportação, importação e também de cabotagem. O anúncio, feito durante a teleconferência de resultados do 4º trimestre de 2024, vem ao mesmo tempo em que o governo acelera o projeto de arrendamento do Tecon Santos 10 (STS 10). Esse terminal está sendo projetado para movimentar mais de dois milhões de TEUs/ano, o que colocaria Santos entre os 20 portos com maior capacidade de movimentação de contêineres no planeta. Íntegra para associados.
BE News (p .5): Porto do Itaqui testa operações Ship-to-Ship no Berço 108
O Porto do Itaqui avançou na melhoria da eficiência logística ao testar, na sexta-feira (21), operações Ship-to-Ship no Berço 108. Esse procedimento tem o potencial de reduzir até um terço do tempo das operações convencionais. O teste, realizado entre os navios STI Jardins e Elandra Star, não envolveu carga, mas confirmou a segurança e viabilidade do procedimento no novo berço. O objetivo agora é obter autorizações da Marinha e da ANP para que mais operações possam ser realizadas. Íntegra para associados.
Agência Porto: TCU avalia desestatização de portos no estado do Paraná
O TCU analisou, sob a relatoria do ministro Antonio Anastasia, proposta de prorrogação do Contrato de Arrendamento da Terminais Portuários da Ponta do Félix com a União e a interveniência da Antaq e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. O TCU verificou haver discrepância de informações entre o EVTEA apresentado pela arrendatária, os parâmetros técnicos de dragagem e os dados disponíveis sobre volumes e preços de movimentação de cargas, e decidiu informar à APPA e à Antaq que o pedido de termo aditivo do Contrato 3/1995, com extensão de prazo para além de 2037, necessita de comprovação da hipótese legal ou a demonstração de que a alternativa da licitação comprovadamente não se mostra a mais vantajosa para o interesse público. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Trecho da Ferrovia Norte-Sul é qualificado no PPI para receber novos investimentos
O trecho de Açailândia (MA) a Barcarena (PA), continuação do Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), está qualificado no Programa de PPI do Governo Federal, conforme o Decreto nº 12.384/2025, publicado no DOU em 19 de fevereiro. O trecho totaliza cerca de 477 quilômetros de extensão. Com essa nova estrutura, espera-se viabilizar nova alternativa para o escoamento da produção de açúcar, milho, etanol, soja e seus subprodutos farelo e óleo na área de influência da ferrovia. Íntegra para associados.
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