Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo On-line, Estadão On-line, Correio Braziliense e Folha On-line: Governo reduz em mais 10% tarifas de importação de feijão, carne, massas, arroz e outros itens
O Ministério da Economia anunciou ontem a redução em mais 10% nas alíquotas de seis mil itens da TEC usada no comércio com países que não fazem parte do Mercosul. Elas passam a valer a partir de 1º de junho, com vigência até 31 de dezembro de 2023, e incluem produtos como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção civil. Ficaram de fora itens em regimes de exceção no Mercosul, como automóveis. A medida tem por objetivo minimizar os impactos da pandemia e do conflito na Ucrânia sobre o custo de vida da população e preços de insumos do setor produtivo. Íntegra para associados: O Globo, Estadão, Correio e Folha.
Valor On-line: Falta de contêineres afeta exportações brasileiras de arroz
Por conta da falta de contêineres devido ao lockdown nos portos chineses, as exportações de arroz em casca do Brasil totalizaram 67,7 mil toneladas no mês passado, uma forte queda de 62,4% em relação a março. Segundo a Abiarroz, não há mais alternativas como o aluguel de espaços nos porões de navios, para enviar o arroz em big bags, uma vez que a ausência de contêineres gerou uma redução de oferta de navios para transporte nos porões e encareceu o frete marítimo. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Brasil e China se comprometem a ampliar comércio no longo prazo
Em sessão plenária da Comissão Sino-brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), ontem, com a participação do vice-presidente Hamilton Mourão, Brasil e China manifestaram a disposição de ampliar a pauta comercial entre as partes no longo prazo. No encontro foram lançados um Plano Estratégico com diretrizes para balizar as relações bilaterais entre 2022 e 2031, e um Plano Executivo, com medidas até 2026 em áreas como política, economia e ciência e tecnologia. A ideia é expandir seus fluxos bilaterais de comércio, buscando a diversificação de produtos e serviços e a promoção das exportações de maior valor agregado. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (matéria de capa – p. a-8): SPA faz parceria com Furnas para usar energia limpa
A Furnas Centrais Elétricas e a SPA assinaram um termo de cooperação para troca de conhecimento técnico com vista à elaboração de estudos de exploração e aplicação de soluções energéticas e de inovação no setor de energia e no setor de blue economy, definido pelo Banco Mundial como “uso sustentável dos recursos oceânicos para crescimento econômico, melhoria dos meios de subsistência e empregos, enquanto preserva a saúde do ecossistema oceânico”. De acordo com o diretor de gestão da Furnas, Pedro Brito, mais de 56 projetos já foram gerados em parceria com outras empresas e startups. “Temos a convicção que, juntos, podemos ajudar o Porto de Santos a desenvolver soluções em energia limpa que poderão ser replicadas para outros portos brasileiros”. Íntegra para associados.
Santa Portal e Boqnews: SPA fecha parceria com startups para implantação de ferramentas
A SPA assinou ontem dois acordos de cooperação técnica com as startups Navalport e Logshare, do sistema Cubo Itaú, para desenvolver sistemas tecnológicos inovadores no Porto de Santos, incluindo a otimização do processo de programação e gestão dos berços de atracação e melhorias no processo de compartilhamento de carga. Os acordos integram o Programa de Inovação da SPA, que intensifica a cooperação com terminais portuários, instituições científicas e tecnológicas, institutos de pesquisa e startups na busca por soluções compartilhadas para a atividade portuária. Íntegra para associados: Santa Portal e Boqnews.
Imprensa setorial:
Portal BE News (p. 5): Ano eleitoral desafia plano de desestatização do Porto de Santos
A deputada Rosana Valle, na edição de ontem do quadro Brasil Export, no programa ZR News, disse que considera 2022 um “ano difícil” para cumprir o cronograma da desestatização do Porto de Santos. O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, que participou do programa, concorda com a deputada. Segundo Rosana, “É preciso analisar como faremos a desestatização sem privilegiar este ou aquele grupo empresarial, um dos grandes temores do setor portuário em relação a este processo. Tenho acompanhado as audiências públicas e vejo que a Antaq e o MInfra têm ouvido muito o setor para cessar os receios e para que se chegue a um modelo que agrade a todos”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Santos: EPL projeta 8 milhões de TEU até 2047
A EPL projeta que o Porto de Santos aumentará sua capacidade de movimentação de contêineres de 5,4 milhões de TEU, entre 2023 e 2024, para oito milhões de TEU no período de 2028 a 2047. A estimativa considera os projetos de expansão da BTP, DP World e Santos Brasil e o arrendamento do STS-10, com o futuro operador movimentando em 2023 cerca de 300 mil TEU, hoje operados pela Ecoporto Santos, e aumentando para um milhão de TEU na segunda fase do novo tecon, prevista para 2026. O estudo aponta ainda que a movimentação do STS-10 chegará a dois milhões de TEU em 2034 e se estabilizará em 2,3 milhão de TEU, por volta de 2040. Na competição pelas cargas entre os quatro terminais, os cálculos projetam BTP, Santos Brasil e STS-10 com 25% a 30% de share cada e a DPW Santos com 16%. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Logística de grãos – Agentes apontam diversificação da matriz para redução de custos
Produtores e agentes setoriais acreditam que novos projetos de terminais portuários vão se concretizar nos próximos anos para garantir o escoamento das cargas e que parte das solicitações de autorizações de trechos ferroviários vai ajudar a diversificar a matriz brasileira de transportes, conectando regiões como o Arco Norte e a região chamada Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A ABTP explica que os principais corredores de exportação brasileiros devem ter condições de conviver diante da expansão da produção do agronegócio e que grandes empresas que se posicionaram no Arco Norte são as mesmas que estão presentes nos portos de Paranaguá e Santos. A SPA garante que com o leilão do STS-11, o Porto de Santos conta agora com um dos principais terminais de movimentação de granéis vegetais do país, com capacidade de 14,5 milhões de toneladas/ano. Já a CNA entende que o agronegócio cresce a cada safra com desempenho muito superior à oferta de infraestrutura e que ainda tem muito a ser feito. Íntegra para associados.
Agência Porto: Docas-PB e PBGás dialogam sobre novas possibilidades de investimentos
A presidente da Docas-PB, Gilmara Temóteo, apresentou os investimentos em curso no porto de Cabedelo, incluindo a reforma dos armazéns, a requalificação da área primária, a implantação do pátio de regulação de caminhões e a dragagem do canal de acesso, que ampliará em até 57% a movimentação de cargas no Porto. Disse que encontros como o realizado recentemente com a PBGás para acertar novas possibilidades de investimento trazem ganho a todos envolvidos. Íntegra para associados.
Tecnologística: Asia Shipping utiliza contêineres NOR para driblar falta de equipamentos
Para driblar o problema de falta de contêineres, a Asia Shipping está utilizando em algumas de suas operações contêineres do tipo NOR (non-operating reefer), usados na movimentação de cargas refrigeradas, porém com o motor desligado. Alega que com isso está conseguindo atender uma gama de setores, como o automotivo, têxtil e de eletroeletrônicos. No ano passado, a empresa movimentou mais de 422 mil TEU, com destaque para o setor automotivo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022