Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Exame: MP dos ministérios: relator rejeita proposta de conselhos externos nas agências reguladoras
O deputado Isnaldo Bulhões, relator da MP que reestrutura a organização administrativa do Executivo, rejeitou a emenda do deputado Danilo Forte, que previa a possibilidade de criação de conselhos temáticos ligados aos ministérios para editar normas relacionadas às agências reguladoras. Entidades representativas ligadas aos setores regulados consideram que a proposta provocaria esvaziamento do poder das agências reguladoras. Agora o deputado Danilo Forte pretende colocar a emenda para votação em separado do texto principal. A reunião da comissão mista que analisa a MP foi adiada e deve ocorrer amanhã para uma nova tentativa de votação do texto. Íntegra para associados.
Folha On-line (Vaivém das Commodities): Safra de milho deverá atingir 132 milhões de toneladas
O Brasil deverá atingir a marca recorde de 132 milhões de toneladas de milho nesta safra 2022/23. Após uma produção de 30 milhões na safra de verão, a de inverno está com potencial para 102 milhões. Mas os analistas da consultoria alertam para algumas dificuldades, por exemplo, sobre como utilizar esse milho internamente e como administrar a armazenagem recorde de soja, boa parte dela ainda nos armazéns. Íntegra para associados.
Estadão e Valor Econômico: Intenção de investimento da indústria é a menor em seis anos, segundo pesquisa da CNI
O setor industrial começou 2023 com a menor intenção de investimento dos últimos seis anos. De cada cinco empresas da grande indústria, apenas uma pretende ampliar a capacidade instalada, segundo levantamento da CNI. Embora tenha levado ao governo a promessa de investir, no mínimo, R$ 460 bilhões nos próximos anos, a indústria mostra cautela em iniciar novos aportes diante dos efeitos dos juros mais altos sobre o consumo e o custo de capital. Também pesam a ociosidade elevada em alguns setores e as indefinições que vão desde políticas setoriais à reforma tributária. Amanhã, em São Paulo, o presidente Lula da Silva lançará uma série de iniciativas com o objetivo de, inicialmente, dar credibilidade macroeconômica e incentivar investimentos na indústria de transformação. Íntegra para associados: Estadão e Valor Econômico.
Valor Econômico e O Globo: Por 372 votos a 108, Câmara aprova texto-base do novo arcabouço fiscal
Ontem a Câmara dos Deputados aprovou, por 372 votos a 108, o texto-base da proposta do novo arcabouço fiscal. Um parlamentar se absteve. Os parlamentares ainda precisam apreciar os destaques apresentados pelos partidos, com sugestões de mudança no parecer do relator Cláudio Cajado. A proposta da nova âncora fiscal deverá substituir o teto de gastos públicos, com o objetivo de garantir a execução de gastos prioritários e a ampliação de investimentos públicos, sem gerar descontrole. O presidente da Casa, Arthur Lira, informou, minutos antes da análise do requerimento de encerramento de discussão, que todas as votações passariam a ter efeito administrativo. Com isso, aqueles que não votassem poderiam ter desconto no salário. Alterações feitas na última hora e aprovadas pela Câmara obrigarão o governo a aumentar a arrecadação com impostos em 2024 para que tenha um maior patamar de gastos. Íntegra para associados: Valor Econômico e O Globo.
CNN Brasil: PF prende mergulhadores em operação contra grupo que enviava cocaína à Europa em navios
Hoje a Polícia Federal deflagrou a Operação Novos Rumos para desarticular um grupo criminoso responsável pela exportação de cocaína pura para a Europa. O grupo armazenava cocaína em depósitos localizados nas comunidades cariocas, para posterior remessa por meio de navios destinados ao continente europeu. Contava com o apoio de funcionários que apresentavam as rotas das embarcações atracadas no porto da capital fluminense e com o trabalho de mergulhadores profissionais, responsáveis por ocultar a droga nos cascos dos navios. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (matéria de capa): Empresários do Porto de Santos e autoridades brasileiras visitarão Israel
A Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, realizada pelo Grupo Tribuna no Oriente Médio, terá início no próximo domingo (28) e irá até o dia 31 de maio. O destaque da programação será a inovação tecnológica no setor logístico, já que Israel é referência mundial em tecnologia e com várias aplicações em logística portuária. Entre os membros da comitiva, estarão o ministro Márcio França; o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; o diretor de investimentos da TiL, Patricio Junior; o CEO da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda; e o gerente-geral de logística da Eldorado Brasil Celulose, Flávio da Rocha Costa. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Secretaria de Portos designa nomes para CAPs em Santos e no Pará
O secretário Fabrizio Pierdomenico designou nomes de representantes dos CAPs dos portos organizados de Santos e de Belém/Vila do Conde. No CAP de Santos, foram nomeados os indicados pela APS: Anderson Pomini para vaga de titular e Bernadete Bacellar do Carmo Mercier como sua suplente, ambos pelo período de dois anos. Pierdomenico também reconduziu ao CAP do Porto de Santos, pelo período de dois anos, o diretor do DNHI/SNPTA, Dino Batista, indicado pela própria secretaria. Para o CAP dos portos de Belém e Vila do Conde, a SNPTA indicou e designou por dois anos a coordenadora-geral de navegação do MPor, Karênina Martins Teixeira Dian (titular) e Francisco Rocha Giroud (suplente), representante da classe empresarial indicado pela ABTP. Os nomes constam em portarias publicadas no DOU de ontem. Íntegra para associados.
Portal BE News: Ministro propõe construção do túnel Santos-Guarujá em conjunto com o Governo de SP
O ministro Márcio França, na abertura do Santos Export 2023, no dia 15/maio, pediu a unificação dos poderes para avançar em obras importantes no setor portuário e aeroportuário, destacando que a política deve ser deixada de lado em prol dessas ações. Disse que convidou o governador Tarcísio de Freitas para fazer, em conjunto, a obra do túnel imerso que ligará Santos e Guarujá. “Aquilo que é tarefa pública, temos que fazer de forma unificada. Faço o convite ao governador para que façamos o túnel em conjunto. Que façamos as soluções das perimetrais em conjunto, que façamos nossas coisas em conjunto”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: DP World Chile e CMA CGM se unem em joint venture para operar depósito de contêiner no Chile
A DP World Chile e CMA CGM criaram a Chile Inland Services (CIS) para operar um depósito de contêineres e uma instalação de armazenamento aduaneiro a 10 quilômetros do Porto de San Antonio. A primeira fase da operação conta com uma instalação de cinco hectares, onde são prestados serviços de manutenção, reparo e refrigeração especializada de contêineres marítimos. Até o final de 2023, os serviços serão expandidos para 11 hectares e incluirão espaço adicional para armazenamento de contêineres, uma área alfandegária para armazenamento completo de contêineres e um armazém aduaneiro para consolidação e desconsolidação de carga. Íntegra para associados.
Agência Porto: Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário traz recorde de participação
O Porto de Vitória recebeu nos dias 18 e 19 de maio o 30º Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário da Antaq. O objetivo foi debater a qualidade dos dados, tratar de sugestões para manutenções evolutivas e correções relacionadas a problemas no sistema. O superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade (SDS) da Antaq, José Renato Fialho, afirmou que o “SDP, assim como o Estatístico Aquaviário, são únicos no mundo, tanto em relação à tempestividade como à quantidade de dados e indicadores, e isso só é possível pela parceria que temos com os técnicos dos portos organizados e terminais privados”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Brasil vai defender integração de infraestrutura latino-americana em fórum internacional
O ministro Renan Filho deverá apresentar o projeto de criação de uma rota rodoviária bioceânica entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, na Cúpula Anual 2023 do Fórum Internacional de Transportes (ITF – Transport Enabling Sustainable Economies), na Alemanha. A ideia é facilitar a integração regional e propiciar maior agilidade no transporte de cargas. Acordos presidenciais chancelados em 2015 entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile preveem um traçado de 2.396 quilômetros que começa em São Paulo, passa por Porto Murtinho, na fronteira paraguaia, depois segue por Misión La Paz (ARG) e termina em quatro cidades do litoral norte chileno, próximo ao trópico de Capricórnio. Hoje, produtos brasileiros que saem do Porto de Santos precisam atravessar mais de 24 mil quilômetros, subir em direção ao Canal do Panamá e só então pegar a rota do Oceano Pacífico para chegar aos mercados asiático e da Oceania. Íntegra para associados.
BE News (ontem à tarde p. 6 – Coluna Tecnologia & Inovação – artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): AIS 2.0 – Vem aí a nova revolução no controle do tráfego de navios
Em 2000 a IMO tornou obrigatória a instalação de sistemas AIS em determinadas classes de embarcações, como navios comerciais de passageiros, navios de carga com mais de 300 toneladas brutas e em algumas embarcações de pesca. Aproveitando-se da publicidade das informações geradas pela rede AIS e de outras fontes de dados, a Marine Traffic se tornou uma das principais referências no acompanhamento de navios e de informações sobre o tráfego marítimo global. Mas a evolução do AIS não para e a nova fronteira é a possibilidade de comunicação bidirecional, o que permitiria novas aplicações, incluindo a capacidade de se enviar mensagens de texto para comunicação operacional, notificações de alerta em tempo real, controle remoto e monitoramento de sistemas de bordo, serviços de valor agregado baseados em AIS e a integração com sistemas de gerenciamento de frota, de gerenciamento de portos e de controle de tráfego marítimo. Nesse sentido, a Sternula acaba de lançar seu primeiro satélite AIS 2.0 que deve começar a operar em 2028, oferecendo comunicação bidirecional e um padrão de informações que deve ser brevemente oficializado pela IMO, o que promete gerar mais uma revolução na tecnologia dos setores marítimo e portuário. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023