Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto É On-line (Estadão Conteúdo): Açúcar e café são destaques na movimentação recorde de janeiro a abril no Porto de Santos
O Porto de Santos registrou de janeiro a abril movimentação de cargas 13,5% maior do que os quatro primeiros meses do ano passado, ou 57 milhões de toneladas, recorde para o período. A movimentação em abril também foi a maior para o mês, de 14,7 milhões de toneladas, 7,0% acima de abril de 2024. Os embarques de açúcar foram o destaque no ano: somaram 7,2 milhões de toneladas, crescimento de 88,3% no ano e de 48,8% no mês. Os embarques cresceram 15,8% no primeiro quadrimestre (42,3 milhões de toneladas) e as descargas 7,3% (14,6 milhões de toneladas). No mês de abril os embarques somaram 11,2 milhões de toneladas (+11,1%) e as descargas apresentaram redução de 4,4%, atingindo 3,4 milhões de toneladas. A movimentação de carga conteinerizada cresceu 14,6% no mês (450.509 TEU), e 19% (1,72 milhão de TEU) no quadrimestre, movimentando 19,1 milhões de toneladas até abril de 2024, 30,8% acima do mesmo período de 2023. Íntegra para associados.
Globo Rural: VLI movimenta volume recorde de açúcar na safra 2023/24
A VLI atingiu seu recorde de movimentação de açúcar na safra de 2023/24, que terminou em março, com 6,1 milhões de toneladas transportadas, 17,3% do volume total de açúcar exportado pelo Brasil no período. Em relação à safra anterior, o volume foi 24% maior. Além disso, o volume de açúcar movimentado no Tiplam da empresa, no Porto de Santos, cresceu 28% na safra, para 5,1 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line e Ministério dos Transportes: Infraestrutura é essencial para competitividade da indústria, diz Alckmin
O vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin, citou uma série de medidas anunciadas pelo governo para a indústria, como o aprimoramento das debêntures da Infraestrutura e a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), que tramita do Senado e pode reduzir em até 1,5% o custo do crédito para o setor. Ele participou da abertura do Abdib Fórum 2024 Infraestrutura: bases para a neoindustrialização e desenvolvimento sustentável, realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em Brasília. Disse ainda que o presidente Lula deve sancionar na próxima semana a Lei da Depreciação Acelerada, um estímulo com redução do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para a renovação de máquinas e equipamentos. Íntegra para associados: Correio Braziliense e Ministério dos Transportes.
Folha (Painel S.A): SP vai aplicar metodologia de segurança internacional em rodovias
O governo de São Paulo anunciou a adesão a um programa internacional de avaliação da segurança nas estradas e o lançamento do seu Plano de Segurança Rodoviária. Utilizada em 126 países, a metodologia da iRAP (International Road Assessment Program) será adotada para melhorar as condições de tráfego com intuito de reduzir acidentes. As rodovias serão classificadas para determinar as providências e melhorias que devem ser tomadas para aumentar a segurança viária. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai comandar a adequação das rodovias ao sistema de avaliação de segurança do iRAP. Íntegra para associados.
Estadão (Coluna do Broadcast): Rota marítima da América Latina é uma das mais seguras, mas clima já pesa
Em tempos de ataques a embarcações no Oriente Médio, as rotas marítimas da América Latina estão entre as mais seguras do mundo, segundo estudo da Allianz Commercial. No ano passado, de 26 navios perdidos no mundo, só um foi nas costas latinas. Ao mesmo tempo, o documento alerta para o aumento dos efeitos climáticos na região, como o El Niño, que provocou uma seca histórica no Canal do Panamá, dificultando a passagem de embarcações. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. B-1): Prefeitura publica edital para obras na Alemoa
A Prefeitura de Santos vai contratar empresa para pavimentar a Rua Augusto Scaraboto, no bairro Alemoa, como parte projeto de pavimentação, drenagem e remodelação da saída do único viaduto que dá acesso aos terminais na Margem Direita do Porto de Santos. A sessão pública para interessados ocorrerá no dia 2 de julho, às 10 horas. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. B-2): Avança projeto de área para caminhões
A APS vai publicar chamamento público para concessão de uma área de 530 mil m2, dos quais 100 mil m² serão destinados para um novo pátio de caminhões, com 800 vagas. O terreno fica em Cubatão, na interligação das rodovias Imigrantes e Anchieta, ao lado do Viaduto Mário Covas. A intenção da APS é fazer uma parceria público-privada (PPP). Íntegra para associados.
Santa Portal: Santos recebe nova subestação de energia para reforçar sistema elétrico e atendimento ao porto
A CPFL Piratininga inaugurou ontem sua nova subestação em Santos. O empreendimento é o oitavo da companhia na cidade e foi projetado para tornar o sistema de distribuição de energia mais robusto e qualificar ainda mais a infraestrutura elétrica que atende ao Porto de Santos. Ao todo, foram investidos R$ 52 milhões. De acordo com a CPFL, a nova subestação em Santos foi construída a partir de uma tecnologia inovadora, que torna a estrutura ainda mais resistente a interferências externas. Íntegra para associados.
NSC Total e Agência Porto: Antaq autoriza JBS a assumir operação do Porto de Itajaí
A Antaq autorizou a mudança societária na operação do Porto de Itajaí para a multinacional brasileira JBS, que assumirá o controle da titular do contrato, Mada Araújo Asset & Port Management Ltda., com 70% das cotas societárias. A operação será feita pela Seara, uma das subsidiárias da JBS. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados. Representantes da JBS/Seara já estão no Porto de Itajaí para discutir a transição. A orientação da empresa é de “velocidade total”. O prazo dado pela Antaq para a empresa iniciar a operação é de até 180 dias. A movimentação de novas linhas de navios deve iniciar entre julho e agosto. Íntegra para associados: NSC Total e Agência Porto.
A Tribuna de Santos (impresso, p. B-2 – artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): A cabotagem brasileira – caminhos de crescimento
Levantamentos recentes da Antaq apontam uma tendência de crescimento do setor portuário brasileiro neste ano, com um aumento de 5,2% já no primeiro trimestre de 2024. Durante os três primeiros meses deste ano, foram movimentadas 302,9 milhões de toneladas de cargas, um aumento em relação aos 287,9 milhões de toneladas no mesmo período de 2023. A cabotagem em particular apresentou alta de 2,98%, atingindo 72,7 milhões de toneladas, enquanto a cabotagem de contêineres cresceu expressivos 25,06% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. As políticas públicas de incentivo à cabotagem e a efetiva regulação da matéria devem potencializar ainda mais o crescimento desse setor, contribuindo significativamente para uma economia mais eficiente, sustentável e competitiva no Brasil. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Secretaria de Hidrovias avalia estender recursos do FMM para IP4s
A Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN) discute um projeto para incluir as instalações portuárias públicas de pequeno porte (IP4s) entre os possíveis tomadores de financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM). O secretário Dino Batista disse que o MPor avalia uma série de obras para atender as demandas do transporte de passageiros, em especial na região norte do país. Íntegra para associados.
Agência Porto: Desafios.Day Suape reúne cerca de 50 profissionais do ecossistema de inovação para criar soluções aos desafios do complexo portuário
Cerca de 50 profissionais do ecossistema de inovação se reuniram na terça-feira (21), na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) para construir soluções aos desafios do Complexo Portuário de Suape, durante o Desafios.Day, evento de matchmaking promovido pela Usina Pernambuco de Inovação, hub gerido pela Secti. No encontro, os representantes do Complexo de Suape apresentaram desafios como a otimização das filas dos navios, a previsão de movimentação para planejamento portuário e a aferição e contagem de carga de contêiner, entre outros. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Centro de pesquisa espanhol inicia plano de descarbonização da Portos do Paraná
A Fundação Valenciaport fez nesta semana a apresentação das etapas de elaboração do Plano de Descarbonização da Portos do Paraná. Com a expectativa de conclusão em 20 meses, o projeto tem como principais objetivos calcular as emissões de CO2 em todas as logísticas portuárias executadas no litoral paranaense e o desenvolvimento de estratégias de descarbonização em conjunto com as áreas portuárias. A meta é zerar as emissões de carbono dos portos paranaenses até 2030. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Empresa de logística cria novas rotas para contornar eventos climáticos extremo
A IBL World inaugurou três serviços de cabotagem que podem ser replicados por outras empresas de logística para driblar a seca e os conflitos internacionais que afetam a região Norte do País. São o sistema rodofluvial, a cabotagem nacional fracionada e a cabotagem internacional. Todos já estão em vigor. A ideia é aproveitar os portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará, além de rotas utilizando balsas e rodovias para manter o fluxo contínuo de mercadorias que são exportadas e importadas pela região Norte brasileira. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU aponta como insuficiente o controle da ANTT para fiscalização de investimentos na Malha Paulista
O TCU avaliou que são insuficientes os controles e procedimentos implementados pela ANTT para a fiscalização da execução dos investimentos obrigatórios previstos na prorrogação antecipada da ferrovia Malha Paulista, da Rumo. Na avaliação dos ministros, em processo que trata do tema, votado na sessão plenária da quarta-feira (22), isso pode prejudicar a fiscalização de todos os contratos renovados do setor, além do da Malha Paulista, todos com cláusulas obrigatórias de investimentos com prazos rigorosos. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Aumentar a eficiência do setor portuário poderá necessitar de mudanças legislativas, diz diretor da ANTAQ
A simplificação de processos para ampliar a eficiência do setor portuário poderá passar por mudanças legislativas, segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta semana. Ele explicou que as mudanças no setor para reduzir a assimetria entre terminais privados e públicos já estão em andamento, dentro do programa do MPor, o Navegue Simples. Lembrou que, mesmo com autoridades portuárias públicas com recursos em caixa nos últimos anos, elas não conseguem executar os investimentos necessários e defendeu que elas possam ter uma capacidade de gestão mais próxima à dos terminais privados, o que as deixaria com uma atuação como a das principais referências de modelo de land lord port no mundo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024