Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line (Painel): Obra na BR-319, criticada por ambientalistas, começa em 3 meses, estima governo
O Ministério dos Transportes prevê iniciar em até três meses as obras de um trecho da BR-319, que corta a Amazônia, de Porto Velho (RO) a Manaus (AM). Serão 20 km de um lote de 52 km que já tem licenciamento ambiental no plano de reconstrução formulado pelo governo. O edital de contratação terá as propostas abertas na nesta segunda-feira (24). Um trecho de 400 km no chamado “meião” da rodovia, em área de floresta densa, ainda está pendente de autorização do Ibama. Íntegra para associados.
Correio Braziliense: Mercosul extingue obrigatoriedade de certificado de origem para transações intrabloco
O Mercosul aprovou uma série de alterações no regime de origem (ROM) do bloco que entrarão em vigor a partir de 18 de julho. As mudanças foram definidas e acordadas pela reunião da cúpula do grupo, no ano passado, e têm como objetivo simplificar e facilitar o comércio dentro do mercado comum, segundo o MDIC. Entre as medidas, a exigência de certificado para comprovar a origem de produtos para transações que envolvem apenas países do grupo será revogada. A partir do próximo mês, os países poderão solicitar que os sócios aceitem apenas uma “autodeclaração de origem”. A solicitação, no entanto, deverá ser feita com pelo menos seis meses de antecedência da implementação dessa autocertificação. Íntegra para associados.
Estadão On-line (Coluna do Broadcast): Em momento crítico, efetividade da Lei das Estatais é validada por estudo do BID
Antes mesmo de a Lei das Estatais entrar em vigor, as companhias públicas começaram a mudar suas estruturas para se adequar às novas exigências legais. Após sua implementação, as estatais federais exibiram melhorias no desempenho financeiro, em relação às empresas públicas estaduais e municipais, quando passaram ser fiscalizadas, segundo estudo do BID. Por sua vez, a Lei das Estatais acaba de ser referendada pelo STF, após ter sua constitucionalidade questionada e ser suspensa por meses. A Lei estabelece níveis mais seguros e transparentes de governança e, aparentemente, é mais eficiente quando se colocam mecanismos de acompanhamento. Em relação ao cenário global, o estudo mostra o Brasil avançado em relação a alguns países latino-americanos, porém, atrás de benchmarks como a Coreia do Sul. Além de ter um comitê de avaliação das estatais anual, desde 2007, o país tem painéis permanentes de monitoramento das empresas. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Polícia Civil prende mergulhador do tráfico na Baixada Santista
A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na sexta-feira (21), em Guarujá, um suspeito de atuar como mergulhador para o tráfico internacional. Com ele, foram apreendidos 103 kg de cocaína que seriam enviados para fora do país. Na mesma ocasião, policiais apreenderam carregadores de fuzis e materiais para mergulho em um imóvel em Santos. A operação envolve a identificação de integrantes de uma quadrilha responsável pelo abastecimento de drogas para traficantes da Baixada Santista. Íntegra para associados.
Isto É Dinheiro (AFP): Peru dobra capacidade do seu principal porto com megacais de R$ 2,1 bilhões
O Porto de Callao vai aumentar sua capacidade em 80% com o início das operações de um megacais inaugurado na quinta-feira (20), após um investimento de US$ 400 milhões da DP World Emirados Árabes. Será um dos maiores do país, podendo receber simultaneamente dois navios de 400 metros com capacidade de 21.000 TEU. Como parte de suas inovações, foram instalados 10 enormes guindastes de cais (72 metros de altura e pesando 1.050 toneladas), 37 guindastes de pátio e 20 caminhões. Com a circulação interna de caminhões e guindastes elétricos, aproximadamente 2.140 toneladas de emissões de GEE estão sendo reduzidas por ano. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Antaq recebe 38 contribuições para revisão de normas em concessões nos portos públicos
Trinta e oito contribuições sobre as normas que regulamentam contratos de concessões em portos públicos foram enviadas à consulta pública da Antaq. O prazo de consulta encerrou na quarta-feira (19). Uma audiência pública sobre o tema foi promovida no dia 10, quando sete sugestões também foram encaminhadas. Em nota, a Antaq informou que “as contribuições começarão a ser analisadas nas próximas semanas. Não existe prazo legal ou regulamentar para a finalização dessas análises, portanto o tempo de análise depende da quantidade e da complexidade das contribuições”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Servidores públicos de agências reguladoras terão nova rodada de negociações com o Governo Federal
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) agendou nova rodada de negociações com o Sinagências para o dia 11 de julho, em Brasília. A categoria está em campanha por reajuste salarial e reestruturação de carreiras. De segunda-feira (17) a quarta-feira passada (20), o sindicato promoveu uma mobilização no Porto de Santos dentro da Operação Valoriza Regulação. Os servidores públicos federais realizaram inspeções e fiscalizações em terminais portuários e chegaram a se reunir com a APS para pedir apoio e intercessão junto ao Governo Federal. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Pátio para caminhões será construído na Baixada Santista com investimento bilionário
No dia 10 de julho a APS licitará uma área da União de 530 mil m2, ao lado do Viaduto Mario Covas, em Cubatão, para delegar à iniciativa privada a construção de um condomínio logístico, com pátio regulador para caminhões, com 800 vagas para estacionamento. A cessão de uso será por PPP e o contrato terá vigência de 35 anos, prorrogáveis. O investimento é estimado em mais de R$ 3 bilhões. A obra tem gerado expectativa e dúvidas entre caminhoneiros autônomos sobre eventuais gargalos na região. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Missão Porto & Mar cumprida na Coreia do Sul: bagagem volta cheia
A oportunidade de “sair da caixinha” com generosas doses de tecnologia e inovação compuseram um panorama bastante promissor para os integrantes da Missão Internacional Porto & Mar Brasil – Coreia do Sul 2024, realizada na semana passada pelo Grupo Tribuna. A comitiva visitou empresas de tecnologia que, muitas vezes, não estão vinculadas diretamente com o porto, mas a inovação e a estrutura logística dessas empresas mostraram como a tecnologia e a inovação podem ajudar o setor portuário. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, que integrou a comitiva, valorizou a disciplina dos sul-coreanos ao cumprir o que planejam. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos On-line: Viagem à Coreia do Sul traz aprendizado para o Porto de Santos
O último dia da Missão Internacional Porto & Mar Brasil – Coreia do Sul 2024 foi reservado à visita à fábrica Hyundai, na área portuária em Busan, que conta com cinco unidades e uma sexta em fase de construção para produzir veículos elétricos. A maior parte da linha de produção está automatizada. Aproximadamente 65% dos carros fabricados na Hyundai vão para a exportação, o que justifica a escolha de um porto para a instalação da fábrica. Além da produção de automóveis, o grupo fábrica navios. A Hyundai também conta com 100 navios espalhados pelo mundo. Na HHI, em Busan, o tempo que um porta-contêineres leva para ficar pronto é de 11 meses. Para isso, a empresa construiu uma minicidade, numa área de 6,8 milhões de m2 com 34 mil trabalhadores. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos On-line.
G1 Santos: Submarino de guerra de 62 metros chega ao Porto de Santos com tripulação sobre o casco
O submarino Tikuna – S34, lançado ao mar pela primeira vez em março de 2005, atracou no Porto de Santos às 10h de sábado (22), onde permanecerá até quarta-feira (26) e retornará ao Rio de Janeiro. Tem 62 metros de comprimento e 12,5 metros de altura, com velocidade máxima na superfície de 37 km/h. Íntegra para associados.
Maranhão Hoje: Presidente Lula renova concessão de Porto do Itaqui e lança obras do Luz Para Todos
O presidente Lula anunciou um pacote de medidas para o Maranhão, em agenda em São Luis, na sexta-feira (21), e assinou a ordem de serviço para a expansão do Berço 98 (para granéis sólidos vegetais) e a renovação do contrato de delegação do Porto do Itaqui pelo período de mais 25 anos. A expansão vai representar um incremento de oito milhões de toneladas por ano na capacidade do porto, permitindo atender mais de 106 navios por ano. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Movimentação de cargas em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos sobe em abril
O Panorama Transportes, do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A., publicado na quinta-feira (21), aponta que todos os modos de transporte tiveram aumento na movimentação de cargas. O destaque ficou para o setor aquaviário, com 85,3 milhões de toneladas movimentadas no mês de abril. O algodão apresentou um aumento de cerca de 284% em suas exportações, principalmente pelo setor portuário, o que corresponde a aproximadamente 244 mil toneladas. Os resultados são tão expressivos que a quantidade de algodão movimentada nos quatro primeiros meses de 2024 atingiu 61% do total exportado ao longo do ano de 2023. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Dragagem nos rios Amazonas e Solimões terá R$ 505 milhões em cinco anos, anunciam ministérios
Os projetos de dragagem nos rios Amazonas e Solimões contarão com investimentos de R$ 505 milhões ao longo de cinco anos, conforme os editais assinados pelo governo federal na quarta-feira (19). A medida visa reduzir os impactos da seca, que tem afetado a navegabilidade e o abastecimento da região Norte. A expectativa é que no mês que vem as propostas das empresas sejam abertas e que em agosto ocorra a contratação dos serviços. Segundo o governo do Amazonas, a estiagem na região deve chegar 30 dias antes do esperado neste ano. No ano passado, a grave estiagem causou assoreamento em vários pontos dos rios da região, reduzindo a capacidade de transporte de mercadorias e ameaçando o abastecimento de algumas regiões. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Piauí terá a primeira hidrovia estadual do país
O governo federal assinou na sexta-feira (21) termo para execução de projeto que disponibiliza terrenos e espaços físicos em águas públicas da União para a finalização do Complexo Portuário e Industrial do Piauí. O projeto permitirá, ainda, a implementação da primeira hidrovia estadual do país. O polo será implementado na cidade de Luís Correia. Conforme cronograma previsto, a sede administrativa do Porto Piauí, o pátio de mercadorias e duas etapas do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) serão entregues ainda este ano. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Portos do RS sentem efeito das enchentes e movimentação cai
Entre janeiro e maio, as movimentações nos portos gaúchos registraram queda de 2,39% em relação ao mesmo período do ano passado. O Porto do Rio Grande, único do estado que não suspendeu as atividades portuárias durante o período de enchentes, foi responsável pela movimentação de 15.475.165 toneladas de cargas, 2,27% a menos que o mesmo período nos cinco primeiros meses de 2023. A soja em grão movimentou 2.565.882 toneladas, enquanto o trigo atingiu 2.338.544 toneladas, a celulose alcançou 1.492.106 toneladas e a madeira outras 209.192 toneladas. De acordo com a Portos RS, o atual momento da safra de soja contribuiu para o crescimento da movimentação do grão no complexo de Rio Grande. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto Itapoá completa 13 anos com investimentos e expansão, novas contratações e recordes de movimentação
O Porto Itapoá inaugurou recentemente a terceira fase da expansão do pátio e o novo armazém. Investiu R$ 2,5 bilhões e, para os próximos anos, serão mais de R$ 2 bilhões. Com a ampliação, Itapoá passa a operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil m² e capacidade de movimentar até 2 milhões de TEU. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Brasil, 8ª economia do mundo, ocupa 14º lugar entre maiores exportadores do G20
Apesar de recentemente o Brasil ter superado a Itália e ter passado a figurar como a oitava maior economia do mundo, o país ocupa posição bem menos destacada no ranking internacional dos principais exportadores mundiais. Ao contrário de países como a Coreia do Sul, que em 2006 aparecia na nona posição desse ranking e em 2021 subiu para o quinto lugar, o Brasil seguiu trajetória inversa de acordo com o documento “Comércio Exterior em Números”, divulgado na semana passada pela Secex/MDIC. O documento leva em consideração o comércio de todos os membros individuais e dos blocos regionais no período de 2005 a 2021 e observa a ascensão da China como o maior exportador de bens no âmbito do G20. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Descarbonização viverá período decisivo na IMO até 2025
As próximas reuniões na Secretaria Executiva para os assuntos da IMO, em setembro e outubro, devem trazer avanços em relação aos elementos técnicos para a descarbonização da indústria da navegação e podem ajudar a definir questões de natureza econômica sobre as regras para atingimento das metas estabelecidas em 2023 para os próximos 25 anos. Esse período também representa uma oportunidade para o Brasil, que tem matriz energética majoritariamente renovável, ingressar no mercado de biocombustíveis. “Esses anos de 2024 e 2025 são decisivos para tudo que ocorrerá até 2050. Depois dessas sessões, dificilmente algo será mudado. Será muito importante como o elemento econômico será colocado”, analisou o coordenador do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marítimo (MEPC) no Brasil, Fernando Alberto Costa, no 17º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil), no Rio de Janeiro (RJ). Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Transnordestina planeja expansão ao Porto do Pecém até 2027
O diretor de operações da Transnordestina, Alex Trevizan, pretende viabilizar o contrato das obras de infraestrutura da ferrovia para que até o segundo semestre de 2027 ela esteja com novos acessos logísticos integrados ao Porto do Pecém. A expansão da cobertura para o porto está vinculada à execução do lote 6 do empreendimento, entre Quixeramobim e Quixadá, que integram o acesso terrestre a aproximadamente 200 quilômetros de Pecém. Trevizan explicou que já está tentando renovar com órgãos do governo parte da malha FTL que conecta o Porto de Pecém, especialmente com o Piauí e o Maranhão. A intenção é expandir a cobertura para aumentar os mercados e a variedade de produtos escoados pelo Ceará. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024