Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Portos congestionados e onda de calor afetam comércio de celulose
A onda de calor no Hemisfério Norte e greves em terminais de diferentes países devem agravar o congestionamento visto em portos no mundo todo, piorando as condições para o comércio global de celulose. Os produtores brasileiros avaliam que os atrasos nas entregas não devem ser corrigidos neste ano e os mais recentes problemas de oferta e transporte da matéria-prima podem sustentar preços recorde por mais tempo do que se esperava. “A cadeia logística internacional segue muito estressada”, diz o diretor de florestal, logística e suprimentos da Suzano, Carlos Aníbal de Almeida. A empresa tem experimentado ciclos mais longos do que o normal até o cliente, embora o seu nível de serviço fique menos comprometido uma vez que opera a partir de três portos no Brasil. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Anac aprova revisão do contrato de concessão do Galeão, com pagamento de R$ 428,6 milhões
Ontem a Anac aprovou o pedido de revisão extraordinária do contrato de concessão do aeroporto do Galeão, que passa por um processo de devolução pela concessionária. A recomposição foi estabelecida em R$ 428,6 milhões, referente ao ano de 2021. O valor poderá ser incorporado nos cálculos de indenização que a operadora irá receber no processo de relicitação do terminal. A relicitação do Galeão marca o terceiro processo desse tipo no setor aeroportuário, após as concessionárias dos terminais de Viracopos e São Gonçalo do Amarante (RN) apresentarem pedidos de relicitação em 2020. Íntegra para associados.
Valor Econômico: OMC aponta estagnação do comércio mundial
O barômetro de mercadorias da OMC indica que o volume de comércio global ficou em 100, exatamente a mediana do índice que vai de 90 até 110, indicando estagnação. A organização atribui a freada à guerra na Ucrânia e à política de “covid zero” da China. O comércio global cresceu 3,2% no 1º trimestre deste ano, uma desaceleração ante o último trimestre do ano passado, que teve alta de 5,7%. A entidade estima um crescimento de 3% no volume do comércio mundial em 2022. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e Agência Porto: Santos Brasil fecha a compra de novos portêineres e empilhadeiras para o Tecon Santos
A Santos Brasil fechou a compra de dois portêineres de última geração e de duas empilhadeiras de contêineres vazios, que somam R$ 130 milhões e fazem parte da segunda fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos. O projeto prevê investimentos de R$ 540 milhões e aumentará a capacidade do terminal para 2,6 milhões de TEU em 2023. Os novos portêineres têm capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo e até 100 toneladas de carga, contarão com as tecnologias OCR e TPS, e se somarão aos oito ZPMCs existentes no teco. Íntegra para associados: Santa Portal e Agência Porto.
A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do engenheiro Luis Claudio Santana Montenegro): A preferência é acabar com as filas
Por ser um fator tão estratégico, a tendência mundial é de que armadores invistam em seus próprios terminais de contêineres. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8) e BE News (p. 6): Tecnologia faz porto espanhol avançar
No segundo e último dia do Inova Portos, promovido pela SPA em Santos, o diretor de Projetos da Fundação Valenciaport, Jonas Constante, destacou que há uma tendência global para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação nos portos. “Na minha visão, sensibilizar para a inovação, atraindo interesse da sociedade nesse tema, startups e criar estruturas de forma que possam fomentar o empreendedorismo, é algo alinhado com as boas práticas internacionais”. Lembrou que, na entidade criada em 2004 e voltada para a inovação no porto de Valência, a Autoridade Portuária local detém participação de apenas 20% e o restante é dividido entre empresas privadas, associações e universidades. O investimento na inovação alçou o Porto de Valência como o mais importante da Espanha e o quarto maior da Europa. Íntegra para associados: A Tribuna e BE News.
Imprensa setorial:
BE News (p. 4): SPA quer hub de inovação em Santos
Ainda no evento Inova Portos, ontem, em Santos, representantes do setor portuário, do agronegócio, universidades, Sebrae e startups concordaram que um ecossistema de inovação pode ter a Autoridade Portuária como indutora, mas deve contar com a iniciativa privada como realizadora, integrando ainda startups, universidades e centros de pesquisa. O presidente da SPA, Fernando Biral, disse que a ideia é que todas as empresas desenvolvam e se beneficiem de soluções inovadoras. Na comunidade portuária, a ABTRA é grande incentivadora de soluções tecnológicas. O diretor-executivo, Angelino Caputo, lembrou que nos dias 30 e 31 de julho a associação promoveu o 2º Porto Hack Santos, em que dez equipes apresentaram soluções tecnológicas para o setor portuário. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Greve em Felixstowe pode piorar congestionamento em portos da Europa
A greve dos trabalhadores do Porto de Felixstowe, no Reino Unido, iniciada na segunda-feira (21), deverá aumentar o congestionamento de contêineres em portos de toda a Europa. Felixstowe movimenta mais de quatro milhões de contêineres por ano e sua importância econômica equivale a portos como o de Los Angeles, Long Beach e Roterdã. O relatório “Situação do mercado global de transporte de contêineres”, da Project44, aponta que a situação deve fazer com que as frotas de contêineres bloqueiem as viagens para esse porto, com transportadoras desviando suas cargas para portos europeus mais próximos. Conforme o relatório da Project44, os principais portos do mundo continuam sofrendo com atrasos no processamento de contêineres de importação, um cenário que tende a continuar nos próximos meses, com o aquecimento das vendas no varejo e a manutenção de alguns gargalos logísticos. Íntegra para associados.
Guia Marítimo, Agência Porto e Boqnews: BNDES realiza audiência pública sobre venda das ações da SPA
O BNDES vai realizar em 6 de setembro, às 9h30, uma audiência pública virtual para apresentar os termos para a alienação das ações da SPA. A etapa integra o processo de desestatização do Porto de Santos. O banco é o estruturador do projeto e responsável por custodiar as ações da SPA desde o momento do ingresso do ativo no PND. Serão também apresentadas características do edital para realização do certame, incluindo as aplicáveis aos empregados e aposentados da empresa, além dos resultados dos estudos realizados pelo consórcio contratado para desenvolver o modelo de desestatização e as principais condições aprovadas pelo Conselho do PPI. Íntegra para associados: Guia Marítimo, Agência Porto e Boqnews.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022