Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

24/09/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil: Governo avaliará R$ 80 bilhões em projetos para ferrovias, diz ministro

De acordo com o ministro Tarcísio de Freitas, em apenas 20 dias recebeu o dobro de pedidos do que o esperado para construção e operação de ferrovias pela iniciativa privada. “Quando lançamos o #SetembroFerroviário e o novo marco das ferrovias autorizadas imaginávamos acolher 7 pedidos com R$ 30 bi em investimentos. Isso é mais de 10x o que temos de orçamento público”. Segundo o MINFRA, serão mais de 5,3 mil km de trilhos. Íntegra para associados.

Portal Uol (Agência Brasil): Governo faz pedido de R$ 61,6 milhões para investimento em estatais

O governo federal encaminhou ao Congresso um PL para abertura de crédito especial no valor de R$ 61,6 milhões, a serem investidos na Caixa Econômica Federal, Ceagesp, CGT Eletrosul e Emgepron, para “assegurar seu desempenho operacional”. Em outro PL, solicita ao Congresso a abertura de crédito suplementar de R$ 109,2 milhões, em favor da Caixa, Ceagesp, TSLE, Codeba e CDP para atender despesas dessas empresas. Íntegra para associados.

Estadão: Brasil pode atrair R$ 3,6 trilhões em investimentos sustentáveis, diz estudo

No momento em que o País despenca no ranking mundial de investimentos estrangeiros da ONU, o Programa de Investimentos Verdes no Brasil (BGFP, na sigla em inglês), dos governos brasileiro e do Reino Unido, apresenta oportunidades e valores a serem investidos em vários setores, incluindo portos, hidrovias e ferrovias. A lacuna de infraestrutura, avalia o estudo, representa oportunidades para investimentos em projetos planejados, projetados, construídos, operados e descomissionados de forma a garantir a sustentabilidade econômica, financeira, social, ambiental e institucional. Outros desafios em governança, corrupção, influência política e falta de transparência nas concessões de infraestrutura também foram destacados no estudo como importantes a serem tratados. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos: Receita localiza grande quantidade de munição em meio à carga importada no Porto de Santos

A Receita Federal localizou ontem grande quantidade de partes de munição para armas de fogo e ferramentas específicas para montagem de armas durante conferência de carga importada, declarada como bagagem desacompanhada, num terminal alfandegado no Porto de Santos. São projéteis e estojos de diversos calibres, sem anuência do Exército. Íntegra para associados.

Santa Portal: Santos receberá investimento de cerca de R$ 40 mi para nova subestação da CPFL

A CPFL Piratininga vai investir R$ 40 milhões na construção da subestação Santos 8 para atender às demandas de energia do Porto, além de parte da carga gerada pelo município. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2022 e fazem parte do Plano de Expansão do Sistema Elétrico (Pese). O local escolhido para a construção foi o atual terreno onde está a subestação Macuco. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Restrições de participação em desestatizações podem aumentar conforme configuração

O secretário Diogo Piloni afirmou que as restrições de participação nas desestatizações são regras importantes para reduzir os conflitos de interesse e serão analisadas particularmente em cada processo. Disse que, no caso da Codesa, quem opera no Espírito Santo, seja operador de portos da Codesa seja TUP, tem restrição de 15%, individualmente, e 40%, em consórcio. “A ideia é que o operador não tenha condição de ser controlador da SPE [sociedade de propósito específico] que fará gestão do porto para não haver conflito de interesses”. Pelas suas características, o modelo da Codesa é teoricamente mais simples e a tendência para casos mais complexos é que as restrições de participação aumentem. “Santos é mais complexo e teremos que lançar mão de uma solução que leve isso em conta. Já São Sebastião e Itajaí devem ser bem mais simples. Cada caso será um caso a ser trabalhado nas modelagens”. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Mobilização de áreas para combustíveis licitadas em abril começa ainda este ano

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) projeta que as primeiras áreas arrendadas destinadas à movimentação e armazenagem de granéis líquidos licitadas em abril devem começar a ser mobilizadas antes do final do ano. A transição das áreas brownfield deve ocorrer até novembro e Emap está dando suporte às empresas que vão se instalar no Porto do Itaqui. Os projetos das áreas greenfield devem vir na sequência. A expectativa é que o desenvolvimento do agronegócio e a expansão da malha ferroviária ajudem a ampliar a hinterlândia do porto de Itaqui em direção a mercados do Centro-Oeste. Íntegra para associados.

Portos e Navios (artigo da presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/MA, Najla Buhatem Maluf):  A desestatização dos portos públicos brasileiros e perspectivas para a infraestrutura

A consolidação de parcerias com a iniciativa privada nos últimos dois anos, com o MINFRA capitaneado pelo ministro Tarcísio Freitas, vem fomentando o processo de interligação dos modais ferroviário e rodoviário com os portos. Já há etapas de concretização real de várias ferrovias como a Norte e Sul1, idealizada para ser a espinha dorsal do Brasil, bem como da Ferrogrão2, consolidando o corredor de exportação aos portos do Arco Norte. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Portaria conjunta vai ampliar as comissões locais de facilitação do comércio para todas as alfândegas do país

RFB, MAPA e Anvisa lançam hoje, em solenidade programada para as 14 horas, com transmissão pela plataforma Teams, uma nova portaria que altera as Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfacs), integrantes do Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac). A medida considera os relevantes resultados atingidos por meio dessas comissões locais visando à discussão de propostas de aprimoramento de processos para a facilitação do comércio em todo o território nacional. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos (The Marítime Executive): Cosco compra participação no terminal de contêineres de Hamburgo para centro europeu

A COSCO Shipping Ports firmou uma aliança estratégica com a Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA) para adquirir 35% de participação no Terminal de Contêineres HHLA Tollerort, que passará a ser o hub preferencial da companhia para todas as suas operações marítimas europeias. É parte da estratégia da empresa chinesa de construir uma rede global de terminais, expandindo suas operações atuais, que incluem cinco terminais na China. Íntegra para associados.

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