Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Déficit na indústria de ponta sobe 28%
No primeiro semestre, a indústria de alta tecnologia acumulou déficit de US$ 21,1 bilhões, 28,6% acima do apurado entre janeiro e junho do ano passado, de acordo com um levantamento do Iedi. A diferença foi de US$ 4,7 bilhões (R$ 24,25 bilhões). Na indústria de média-alta tecnologia, o rombo cresceu ainda mais (34,6%), de US$ 28,6 bilhões para US$ 38,5 bilhões no mesmo período. “O déficit nos setores de maior intensidade tecnológica refleteum problema de competitividade do País, porque esses ramos têm mais etapas, com cadeias produtivas longas”, declarou o Iedi. Diferença entre exportações e importações cresceu de US$ 16,4 bi para US$ 21,1 bi no 1º semestre deste ano em relação ao de 2021. Íntegra para os associados.
Isto é Dinheiro Online (Estadão Conteúdo): Exportações da China desaceleram em setembro, mas superam expectativa
As importações da China em setembro aumentaram apenas 0,3% em relação ao ano anterior, em linha com o crescimento de agosto, mas abaixo da expansão de 1,0% previsto pela pesquisa de economistas. O enfraquecimento da demanda global continuou a pesar em um pilar fundamental da segunda maior economia do mundo. As exportações subiram 5,7% em setembro em relação ao ano anterior, enfraquecendo após um aumento de 7,1% em agosto. O resultado, no entanto, foi melhor do que o crescimento de 4% previsto por uma pesquisa de economistas do Wall Street Journal. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
G1 Santos, Santa Portal, Boqnews, Jornal Portuário e Portos e Navios: Maior navio porta-contêineres em comprimento chega ao Porto de Santos e altera travessia de balsas
O Porto de Santos recebe hoje o navio CMA CGM VELA, o maior em comprimento a atracar no cais santista, com 347,48 metros. A embarcação de bandeira alemã está prevista para entrar na barra às 13h e ficará atracada no terminal da Santos Brasil. O navio terá dois práticos para ajudar na manobra até o terminal. A escolta terá o apoio da CPSP, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária. O trabalho será acompanhado no C3OT, através do sistema de monitoramento de tráfego por AIS; equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas, visibilímetros, batimetria e redraft e sistema para determinar o calado dinâmico. A manobra marca o início das operações de navios New Panamax. A travessia de balsas entre Santos e Guarujá será interrompida, entre 13h e 15h. Além disso, todos os terminais deverão reforçar a amarração dos navios que já estiverem atracados. Íntegra para os associados: G1 Santos, Santa Portal, Boqnews, Jornal Portuário e Portos e Navios
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Exportações minerais somam US$ 11,62 bi no terceiro trimestre
As exportações minerais brasileiras somaram US$ 11,62 bilhões no terceiro trimestre deste ano, uma retração de 36,8% em relação ao mesmo período do ano passado. As importações somaram US$ 4,77 bilhões, aumento de 86,7% sobre o resultado apurado em igual trimestre de 2021. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, a queda atingiu 23,2%. O saldo mineral é de 51% do saldo Brasil no terceiro trimestre de 2022, o que representa US$ 13,4 bilhões. Em relação ao segundo trimestre, houve uma queda de 56,4% em dólar. O instituto atribui a forte queda nas importações ao aumento do preço internacional das commodities minerais, principalmente do potássio, em função da guerra na Ucrânia. Íntegra para os associados.
Agência Infra: Antaq articula plano para primeiras parcerias com a iniciativa privada em hidrovias
A Antaq se articula para realizar estudos com a finalidade de fazer parcerias com a iniciativa privada para a administração de pelo menos quatro hidrovias (dos rios Madeira, Amazonas, Araguaia-Tocantins e Lagoa dos Patos). Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Terminais retroportuários esperam mais destaque com ampliação do porte dos navios
Os terminais retroportuários terão papel cada vez mais preponderante no setor diante do aumento de 60% a 70% da capacidade de navios porta-contêineres nos próximos anos (dos atuais 8.000 TEU para até 14.000 TEU). A avaliação foi feita pela ABTTC, durante reunião do Comus/ACSP, realizada na última quinta-feira (20). O Porto de Santos continuará sendo protagonista, em razão de suas características físicas e de sua localização geográfica. Segundo a entidade, os operadores logísticos rodam 24 horas por dia e que outras entidades e o setor de despachos acabam rodando 24h por dia, inclusive sábados e domingos, porque a necessidade de informação é instantânea. Avalia ainda que os Redex vêm atingindo grau de exigência semelhante a operadores portuários, com todas as cargas monitoradas. “Os terminais estão muito congestionados e trabalhar no descongestionamento pressupõe harmonia e maior articulação com o retroporto em termos de Redex, Clias e portos secos”, comentou o coordenador do Comus/ACSP, José Cândido Senna. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Porto de Imbituba homologa empresa que executará as obras de melhorias no Cais 3
A SCPAR Porto de Imbituba homologou na quinta-feira (20) o resultado final da sessão pública de licitação para contratar a Cejen Engenharia que fará a obra de recuperação e reforço do Cais 3. Agora, o processo segue para assinatura do contrato. Construído há mais de 40 anos, o Cais 3 é responsável por 30% da movimentação do porto. A recuperação e reforço do atracadouro irá viabilizar o recebimento de navios maiores, passando do limite atual de 205 metros de comprimento total para embarcações com até 271 metros. Íntegra para os associados.
Jornal Portuário: Hapag-Lloyd instala dispositivos de rastreamento em contêineres
Está instalando dispositivos IoT em contêineres secos no depósito da CMR, em Hamburgo. Nas próximas semanas e meses, as instalações começarão em outros depósitos de contêineres selecionados no norte e sul da Europa, Ásia e Oriente Médio. No próximo ano, até 200 depósitos em todo o mundo participarão da instalação de 1,6 milhão desses dispositivos em contêineres padrão. Os planos exigem que a grande maioria dos contêineres secos da Hapag-Lloyd seja equipada com esses dispositivos até o final de 2023. Os dispositivos de rastreamento poderão transmitir dados em tempo real de cada contêiner (localização com base em GPS, temperatura ambiente e quaisquer choques repentinos) e, assim, tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes e eficientes. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022