Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha, Valor On-line, A Tribuna de Santos e Santa Portal: Tarcísio sanciona projeto de PPP para construir túnel que ligará Santos ao Guarujá
O governador Tarcísio de Freitas sancionou ontem o projeto de contratação de uma PPP para o túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá, na Baixada Santista. O PL n° 655/2024 foi aprovado pelo plenário da Alesp no dia 8/10 e remetido ao Executivo estadual para sanção. A parceria, que será de 30 anos, trata da construção de uma estrutura de 1,5 km de extensão. A iniciativa também prevê a operação e a manutenção da estrutura. O custo, de R$ 5,96 bilhões, deve ser repartido entre a União, o governo paulista e o setor privado —sendo 86% de aporte público, dividido igualmente entre estado e governo federal. Íntegra para associados: Folha, Valor On-line, A Tribuna de Santos e Santa Portal.
Estadão e Estadão: Falta de investimento deixa infraestrutura brasileira em estado crítico
O Brasil precisa ampliar os investimentos em infraestrutura para, pelo menos, 4% ou 4,5% do PIB por ano. Hoje esse número está abaixo de 2%, o que tem provocado uma rápida deterioração dos ativos existentes. Para reverter a situação, o País terá de dobrar os recursos injetados no setor num período de duas décadas. Isso resultaria em maior bem-estar para a população, competitividade para as empresas e resiliência frente aos eventos climáticos extremos que se tornaram mais comuns nos últimos tempos. A conclusão faz parte de estudo encomendado ao economista Claudio Frischtak, da consultoria Inter.B, pelo Sinicon, obtido com exclusividade pelo Estadão. Íntegra para associados: Estadão e Estadão.
Estadão: Investimento de R$ 15 bi em infra não é suficiente e precisamos trazer o setor privado, diz Santoro
Num cenário de baixo nível de investimentos e pouca folga fiscal do governo federal para aumentar os gastos públicos, o desafio para modernizar a infraestrutura brasileira ganha uma proporção ainda maior. Um caminho defendido pelo Ministério dos Transportes é estimular a iniciativa privada para encabeçar os projetos de melhorias de estradas e ferrovias que escoam a produção da economia. Segundo o secretário-geral do ministério, George Santoro, a agenda de licitações vai se acelerar nos próximos meses, e ela já conta com mais interessados em participar dos leilões. “Queremos passar de 14 mil km para 30 mil km de concessões de rodovias”, afirma. “O volume de investimentos só em rodovias vai ser superior a R$ 200 bilhões, talvez R$ 250 bilhões, pelos próximos seis anos.” Íntegra para associados.
Valor Econômico: Ferrovias devem ter mais 3 repactuações no TCU
O governo federal estuda a repactuação de mais três concessões ferroviárias: a da MRS, que está em vias de iniciar as negociações no TCU; a das duas ferrovias da Vale; e a da Malha Oeste, da Rumo, segundo fontes. Os acordos são vistos como estratégicos pelo governo, que pretende financiar novos projetos ferroviários com os recursos adicionais arrecadados nas negociações. Os valores também são acompanhados de perto pelo Ministério da Fazenda, que conta com os recursos para cumprir a meta fiscal. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Folha: Presidentes das agências reguladoras apostam no Senado para barrar eventual interferência do governo
Os presidentes das agências reguladoras acompanham atentos as sinalizações de que o governo federal poderá propor mudanças na dinâmica de nomeação de suas diretorias. Ao Estadão/Broadcast, os dirigentes disseram confiar na maturidade institucional das autarquias e apostam que o Senado barraria eventuais propostas que firam a independência dos órgãos. Atualmente, a lei das agências confere aos senadores a prerrogativa de aprovar as indicações do Executivo a essas autarquias. A recente ofensiva do governo gera instabilidade política e põe em risco o investimento estrangeiro no país, disse à Folha ontem o presidente da Agência Brasileira de Agências Reguladoras, Vinícius Benevides. Íntegra para associados: Estadão On-line e Folha.
Portal Exame: Valor das exportações da América Latina crescerá 4% em 2024, diz Cepal
O valor das exportações da América Latina deve se recuperar após a queda do ano passado, com crescimento de 4% em 2024, impulsionado pelo aumento no volume de vendas de produtos agrícolas, mineradores e petrolíferos, de acordo com a Cepal ontem. Além disso, a região apresentará superávit comercial, conforme relatório “Perspectivas do Comércio Internacional para a América Latina e o Caribe” da organização. A recuperação ocorre após uma queda de 1% no valor das exportações regionais em 2023, em meio à contração do comércio mundial, segundo dados revisados Cepal. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos, Santa Portal e Portal BE News: Anteprojeto de lei dos portos elimina exclusividade, faculta o Ogmo e restringe subcategorias de trabalhador portuário
A Ceportos aprovou ontem, em Brasília, o relatório que baseia o anteprojeto de um novo arcabouço legal para o setor portuário no Brasil. Entre outros pontos, o texto propõe o fim da exclusividade de mão de obra avulsa, a redefinição do conceito de trabalhador portuário (apenas capatazia e estiva), o Ogmo facultativo e a terceirização da Guarda Portuária. Lideranças sindicais protestaram. Os profissionais do setor portuário apontam que a proposta não vai solucionar os conflitos entre eles e os empresários, já os integrantes da comissão acreditam que o novo texto vai modernizar e atrair investimentos para o setor. O desembargador do TRT de São Paulo, Celso Peel, relator no colegiado, afirmou que o anteprojeto resultou de um trabalho coletivo. Além dos 15 integrantes da comissão especial, foram ouvidos 43 convidados em 12 eventos públicos. Segundo o relator, o grupo recebeu mais de cem sugestões por escrito. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos, Santa Portal e Portal BE News.
G1 (SC): Navios maiores podem elevar fluxo de movimentação logística nos portos de SC, defendem entidades
Santa Catarina deve ampliar suas estruturas para receber navios de grande porte e se adequar à realidade de portos em países como China e Coreia do Sul. Ganhos de escala com a maior capacidade tornariam o transporte mais eficiente e resultariam em maior competitividade, com redução de custos operacionais, de congestionamentos em portos e de impactos ambientais. No entanto, esses benefícios almejados demandam estrutura adequada, incluindo uma maior profundidade dos portos. A maior preocupação da Fiesc é com o complexo portuário do Rio Itajaí e requer ampliação da bacia de evolução e nos canais para atender a demanda por operação de navios maiores, entre 366 a 400 metros. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do empresário e presidente da Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Filho): Mirar o futuro
Santos deverá viver o segundo turno eleitoral mais disputado dos últimos anos e ao próximo prefeito caberá liderar a cidade para o futuro. Os próximos quatro anos terão importância fundamental no que os santistas deverão aguardar para as próximas décadas. A começar pela obra do túnel Santos-Guarujá, que ao ligar os dois municípios integrará definitivamente a Área Continental santista à ilha. Para o Porto, se projeta um futuro de expansão e recordes de movimentação de cargas. A cidade precisa capacitar e formar nossos jovens para ocupar as vagas de empregos que serão geradas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Ministro aponta falta de diálogo em revisão da Lei dos Portos
O ministro Silvio Costa Filho reconheceu que faltou mais diálogo, inclusive por parte do próprio Governo Federal, sobre a revisão da Lei dos Portos. O anteprojeto do novo marco regulatório para o setor foi aprovado ontem pela comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor a atualização da legislação. “Não houve a participação dos trabalhadores, que infelizmente não foram ouvidos nesse processo. (…) O próprio Governo, por meio do Ministério, também não esteve presente. Por isso, consideramos que se trata de um relatório pontual. Precisamos respeitar esse processo, pois é parte da democracia”, disse o ministro durante uma conversa privada com representantes do setor portuário, que acabou sendo gravada e compartilhada nas redes sociais. Costa Filho participou dessa conversa direto da Espanha, onde lidera uma missão internacional com a finalidade de atrair investimentos internacionais. Íntegra para associados.
Portal BE News: Brasil apresenta projetos de infraestrutura a fundos estrangeiros
O ministro Renan Filho dá continuidade à missão internacional na Europa com a chegada ontem a Londres, no Reino Unido, após dois dias de reuniões com empresas privadas e fundos de investimento em Madri, Espanha. O objetivo é atrair investimentos para os projetos de infraestrutura do Brasil, e a agenda segue movimentada. Hoje ele se reúne com cerca de 40 representantes de bancos e gestores de fundos estrangeiros para apresentar oportunidades no setor de transportes brasileiro. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: TCP ultrapassa movimentação total de 2023 em menos de dez meses
A empresa que administra o TCP ultrapassou todo o volume movimentado em 2023 com mais de dois meses restantes para encerrar o ano. Foram 1.253.397 TEUs movimentados ao longo dos 294 dias de 2024, um crescimento de aproximadamente 34% em comparação ao registrado no ano anterior. Até o último balanço consolidado, referente ao mês de setembro, as exportações haviam alcançado uma alta de 26%, chegando a 480.173 TEUs. Nas importações, o aumento foi de 22% e atingiu 480.078 TEUs desembarcados. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto Itapoá movimenta 1 milhão de TEUs em 10 meses
O Porto Itapoá atingiu a marca de 1 milhão de TEUs movimentados em apenas 10 meses, superando seu recorde anterior, que levou 12 meses para ser alcançado. Segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de operações, tecnologia e meio ambiente do TUP, a modernização do ativo, que inclui sete portêineres de última geração e o maior pátio de armazenamento de contêineres de Santa Catarina, com 455 mil m², foi determinante para o crescimento. Íntegra para associados.
Portal BE News: Auditores-fiscais não vão realizar desembaraço no Porto de Santos
O Sindifisco comunicou, nesta semana, que a categoria não vai realizar atendimento ao público em nenhum setor da Alfândega do Porto de Santos. A medida foi realizada ontem e também nos dias 29 e 30 de outubro. Além disso, o Sindicato informou que não haverá desembaraço de cargas, tanto na importação como na exportação, incluindo o despacho decisório. A decisão tomada pela categoria ocorreu após Assembleia Nacional, realizada no dia 15 de outubro, é uma resposta à falta de avanços nas negociações entre a categoria e o Governo Federal sobre o reajuste salarial, após a quebra de um acordo assinado em abril deste ano. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024