Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Privatização da Codesa atrai dúvidas e interesse
A maior apreensão com a privatização partiu das empresas privadas que já operam terminais nos portos. O principal receio é de possíveis práticas anticompetitivas por parte do novo grupo econômico que assumirá a gestão. Ao longo das consultas públicas, diversas mudanças foram feitas para dar mais segurança jurídica. Outra preocupação foi quanto aos grupos econômicos que disputarão a licitação. Inicialmente, houve a ideia de vetar qualquer participação de operadores de terminais de Vitória e Barra do Riacho. O edital publicado ainda traz limitações, mas é mais flexível: empresas (e seus acionistas) que atuem no porto poderão ter fatia isolada de até 15% na concessão ou de até 40%, em caso de participação conjunta, e não poderão integrar o bloco de controle. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Leilão da SPA prevê aportes de R$ 16 bilhões
O debate para a privatização da SPA deverá começar oficialmente nesta semana, com a publicação documentos com as informações do projeto e a abertura da consulta pública pela Antaq. Segundo o secretário Diogo Piloni, o modelo está mais maduro do que o da privatização da Codesa. “Observamos a complexidade adicional do Porto de Santos. É um modelo que cuida mais da questão regulatória e traz uma série de inovações interessantes”. Após a consulta pública, o governo terá que incorporar as sugestões e encaminhar o projeto ao TCU. A ideia é realizar ao menos duas audiências públicas presenciais, uma no início de fevereiro, e outra em março. Íntegra para associados.
Estadão e Valor Econômico: Portos de Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande são qualificados no PPI
O presidente Bolsonaro assinou decreto que qualifica os portos de Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande no PPI, conforme publicação no DOU de hoje. Paranaguá abrange uma área de 38 mil m2 dedicada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. Rio Grande tem área de 11.448 m2 e São Francisco do Sul possui 41.171 m2, ambos dedicados à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
Valor Econômico: TCP vai propor novo ciclo de investimentos ao governo
O TCP (controlado pela China Merchants Port), que nos últimos anos investiu R$ 600 milhões em função da renovação antecipada de seu contrato, firmada em 2016, já planeja uma ampliação adicional. Para 2022 os investimentos deverão somar R$ 50 milhões, incluindo a expansão da área de armazenamento de contêineres refrigerados – com alta de 30% na capacidade – e melhorias no acesso de caminhões. Questionada sobre o impacto do fim do Reporto, a empresa declarou que os investimentos poderão ser postergados e o reequilíbrio contratual discutido. Íntegra para associados.
Folha On-line, Valor Econômico e Estadão On-line: Ministérios do Trabalho e Educação sofrem maiores cortes no Orçamento de 2022
A estratégia dos técnicos do governo era centrar os vetos necessários em órgãos que haviam tido incremento de verbas, em uma tentativa de minimizar o desgaste político da tesourada. Ao todo, o corte atingiu R$ 1,82 bilhões das despesas discricionárias, que incluem custeio de ministérios e investimentos, além de R$ 1,36 bilhões de emendas de comissão. Os vetos reduziram também as dotações da pasta da Infraestrutura (R$ 177 milhões) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (R$ 87 milhões). O Ibama perdeu R$ 17,2 milhões dos recursos para prevenção e controle de incêndios florestais. Já as emendas parlamentares vão somar R$ 35,6 bilhões em 2022 após os vetos, que ainda podem ser derrubados pelo Congresso. Íntegra para associados: Folha, Valor e Estadão.
O Globo: Brasil cai em ranking mundial de percepção de corrupção e ocupa 96º lugar
O Brasil caiu duas posições no ranking mundial da percepção de corrupção, da Transparência Internacional, passando a ocupar a terceira pior posição em sua série histórica. O país alcançou 38 pontos, em uma escala de 0 a 100, a mesma do ano passado, mas a queda em duas posições ocorreu porque outros países tiveram melhoria no índice. Sua melhor pontuação foi nos anos de 2012 e 2014, com 43 pontos, quando ocupou o 69º lugar. Em 2019 caiu para a posição 106, sua pior alcançada na série histórica. O ranking é liderado pela Dinamarca e Finlândia. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
A Tribuna de Santos: Chegada de cargas ao Porto de Santos será mais rápida com trecho Norte do Rodoanel
O trajeto de regiões como o Sul de Minas Gerais em direção ao Porto de Santos poderá ser agilizado em até quatro horas a partir a construção do trecho Norte do Rodoanel. O plano do Governo do Estado é que esse trecho contribua para retirar, do Centro de São Paulo, os veículos comerciais com destino ao Porto de Santos. De acordo com o projeto original, a expectativa é de que 75 mil veículos passem por dia pelo trecho Norte. Destes, 35 mil serão só caminhões – 18 mil deixariam de entrar em São Paulo em direção a outros destinos, como o complexo santista. Mas especialistas alertam que a nova alternativa rodoviária também pode facilitar a fuga de cargas a outros complexos portuários. Íntegra para associados.
Boqnews: Vereador Chico Nogueira defende audiência pública para projeto de desestatização
O vereador Francisco Nogueira (PT) vai promover uma audiência pública para analisar os impactos do processo de desestatização do Porto de Santos na economia regional. “O Governo Federal está passando a boiada em nossas cabeças”, relatou. Nogueira promete fazer uma cruzada com vereadores de Santos e das demais câmaras municipais envolvidas com o porto, assim como os prefeitos. Íntegra para associados.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: 4,2 milhões de TEUs em navios porta-contêineres foram encomendados no ano passado
A receita de frete e as taxas diárias de fretamento de contêineres atingiram novos recordes no ano passado. As taxas médias de frete para um contêiner de 20 pés de Xangai para a Europa aumentaram mais de quatro vezes, de US$ 1.204 para US$ 6.119. A capacidade da frota permaneceu estável, mas novas encomendas de construção foram feitas. Um recorde de 548 navios que somam 4,2 milhões de TEU foi encomendado no ano, elevando o total sob contrato para 5,7 milhões de TEU, 23% da capacidade da frota atual. No entanto, a velocidade dos navios caiu 24% em relação aos níveis de 2008. Íntegra para associados.
Guia Marítimo e Santa Portal: DP World Santos recebe nova linha de serviço que conecta América do Sul à Ásia
A partir de janeiro, a DPW passa a oferecer o Far East India Latin America Service (FIL Service), do armador HMM. O serviço foi inaugurado em 7 de dezembro passado, quando o navio HMM Goodwill saiu do porto de Busan, e que no dia 21 de janeiro chegou ao Brasil para ser operado pelo terminal da empresa em Santos. Inicialmente, o serviço contará com sete navios. Ao longo de 2022, serão 12 ao total, escalando portos em três regiões: Ásia, África do Sul e América do Sul. A expectativa é de movimentar 2 mil TEU para cada navio do novo serviço. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Santa Portal.
Informativo dos Portos (reproduz notícia da Datamar News): Yantian restringe a entrada de contêineres para aliviar o excesso de cargas em espera
Com contêineres demais para serem operados dentro e fora de seus limites, os operadores do terminal Yantian, em Shenzhen, decidiram que a partir de hoje os contêineres cheios só podem ser transportados em direção ao porto faltando até quatro dias para que os navios atraquem. Shenzhen sofre um congestionamento severo pouco antes do feriado do Ano Novo Lunar, agravado pelos recentes surtos de Covid. Os navios estão tendo que esperar uma semana por um espaço de atracação. Íntegra para associados.
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