Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

25/02/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: União quer túnel submerso entre Santos e Guarujá; SP cobra governo federal para liberar ponte

O governo de São Paulo afirma esperar há mais de um ano aval da União para erguer uma ponte e ameaça ir à Justiça para levar a iniciativa à frente. Já o governo federal tem planos de construir um túnel submerso de 1,7 mil metros e anunciou a inclusão da obra no projeto de privatização do Porto de Santos, com aporte à empresa Túnel S.A. de R$ 3 bilhões. As prefeituras de Santos e Guarujá defendem que as duas obras sejam realizadas. O volume de tráfego na travessia de balsas tem média de 25 mil a 30 mil veículos por dia, o maior do mundo, o que justificaria a viabilização tanto a ponte quanto do túnel. A ponte teria como foco principal o transporte de cargas entre as duas cidades e o porto. Já o túnel atenderia melhor a natureza metropolitana da ligação entre os municípios, prevendo a passagem de veículos, pedestres, ciclistas e o VLT. Íntegra para associados.

Estadão On-line, CNN Brasil e Folha On-line (Reuters) e Editorial do Valor Econômico: Governo avalia impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia no agronegócio

O entendimento do governo, até o momento, é de que os efeitos sobre o agronegócio brasileiro dependerão da abrangência de eventuais sanções econômicas que possam ser impostas aos russos pelos países membros da Otan. A reação nos preços das commodities agrícolas e dos fertilizantes e, consequentemente, nos alimentos é dada como certa. Os produtos do agronegócio são a base da balança comercial entre Brasil e Rússia. Nas importações, o destaque é para os fertilizantes, com a Rússia contribuindo com 20% dos adubos internalizados anualmente pelo Brasil. Do lado das exportações, as vendas brasileiras de soja para o país lideram o ranking da relação bilateral. Íntegra para associados: Estadão, CNN, Folha e Valor. 

Valor Econômico, Folha On-line e Estadão On-line: Guerra afeta inflação e atividade, mas impacto dependerá da duração

Ainda é cedo para aferir o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre a economia brasileira, mas ele tende aumentar a inflação, com combustíveis e alimentos pressionados, e menos atividade. Poderiam se somar a esse quadro ainda um real menos valorizado e juros mais altos. A previsão de crescimento do PIB para 2022, que era de 0,6%, deve recuar para algo entre 0,3% a 0,4%. A disputa também pode resultar em fuga de capitais de economias emergentes, como o Brasil, para ativos menos arriscados. Íntegra para associados: Valor, Folha e Estadão.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos e Informativo dos Portos: Ataque à Ucrânia acende alerta no Porto de Santos

Os ataques da Rússia à Ucrânia também poderão gerar aumento nos custos de frete marítimo, além dos problemas no desembarque de fertilizantes no Porto de Santos, que também responde por exportações, principalmente, de açúcar, milho, café, carne bovina, frango e amendoins. Íntegra para associados: A Tribuna e Informativo.

Diário do Litoral: Navio sai do Porto de Santos com quase 4 mil toneladas de celulose com destino à China

A Bracell realizou no dia 12 de fevereiro o maior embarque de celulose de sua história, em um único navio porta-contêineres. O Hyundai Paramount, da HMM recebeu 150 contêineres de celulose, totalizando 3,9 mil toneladas embarcadas no Porto de Santos. O navio deve chegar à China no dia 3 de abril. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Antaq realizará consulta pública sobre terminal de contêineres no Porto de Santos (SP)

A Antaq vai realizar, entre 8 de março e 21 de abril, consulta e audiência públicas para discutir a licitação do arrendamento da área denominada STS10, voltada à movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas no interior da poligonal do Porto Organizado de Santos. O valor global estimado do contrato, de 25 anos, é de R$ 27,8 bilhões. O início das operações está previsto para 2023. As contribuições poderão ser dirigidas à agência até as 23h59 do dia 21 de abril por meio e na forma do formulário eletrônico disponível em https://www.gov.br/antaq/pt-br. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Avanços em facilitação do comércio, defesa comercial e modernização do Mercosul são destaques do Anuário do Comércio Exterior

A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia, publicou ontem o Anuário do Comércio Exterior Brasileiro 2021, com informações sobre o processo de reforma do sistema brasileiro de apoio creditício à exportação, dados consolidados de defesa comercial e interesse público e avanços nas áreas de investimentos e internacionalização de empresas. O documento pode ser acessado em: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior/publicacoes-secex/anuario/arquivos/anuario-2021_vf.pdf. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: TCP recebe o primeiro navio a utilizar o novo calado máximo

Na sexta-feira (18), a TCP recebeu em Paranaguá o navio Palak, da MSC, no serviço NWC, que conecta a costa leste da América do Sul e o norte da África e Europa em uma rota de exportação. O navio de 300 metros de comprimento e capacidade para 8.800 TEU seguiu para escalar mais portos brasileiros e posteriormente para o Marrocos e a Holanda, com frango, minério, cerâmica, produtos alimentícios, papel e celulose. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Sistema de controle aduaneiro pode gerar custos adicionais

A portaria RFB 143/2022, publicada no último 11/02, estabelece normas gerais e procedimentos para o alfandegamento de recintos. Segundo a ABTRA, é uma evolução da portaria RFB 3.518/2011. Em contrapartida, a obrigatoriedade de implementação do Sistema informatizado de controle aduaneiro (SICA) poderá gerar custos adicionais aos recintos. A maior novidade é a oficialização do módulo ‘Recintos’, que inverte a dinâmica de disponibilização e obtenção dos dados de controle aduaneiro, a partir da concentração e integração entre os sistemas dos recintos e os da Receita em tempo real. A norma também adota a conferência física remota das cargas pelos fiscais, que despontou em meio à pandemia e foi inspirada no sistema CONFERE, criado pela ABTRA com a Alfândega do Porto de Santos. Com a portaria 143, os recintos também passarão a armazenar cargas nacionais em convivência com as cargas já nacionalizadas e com aquelas sob controle aduaneiro, o que abre para eles novas perspectivas de negócio no aproveitamento de suas áreas. Íntegra para associados.

 

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