Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

25/03/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line (Coluna Painel): Portos e Aeroportos prevê investimento de R$ 90 mi com editais de concessão

O MPor e a Antaq publicarão, até a primeira semana de abril, os primeiros editais de concessão para unidades portuárias deste ano. Serão seis leilões de arrendamento, com duração de 10 anos cada, sendo quatro deles no porto do Recife, um no porto do Rio de Janeiro e outro no porto do Rio Grande do Sul. Íntegra para associados. 

Editorial do Estadão: À espera do setor privado

O governo Lula pretende leiloar 16 áreas em portos espalhados por todo o País neste ano. A expectativa, segundo o ministro Silvio Costa Filho é que esses terminais recebam o equivalente a R$ 8 bilhões em investimentos privados. Até o fim de 2026, a estimativa é levantar outros R$ 6,5 bilhões com concessões e arrendamentos de outras 19 áreas. Segundo o Ministério, o setor público deve investir R$ 2 bilhões em portos neste ano, enquanto a iniciativa privada deve aportar R$ 10 bilhões, cinco vezes mais. É pouco, sobretudo quando se considera que a movimentação portuária registrou recorde no ano passado – foi 1,303 bilhão de toneladas, alta de 6,9% em relação a 2022, de acordo com a Antaq – e deve continuar a crescer nos próximos anos. Íntegra para associados.

Estadão e Estadão On-line: Roubo de carga na Baixada Santista é o maior em 20 anos; ocorrências dispararam 150% em 2023

Entre janeiro e dezembro de 2023, foram 602 registros de roubo de carga na Baixada Santista, segundo dados do site da SSP-SP, que abrange 24 municípios da região. É um volume 156% maior comparado ao ano anterior. Também é a maior marca de ocorrências em mais de 20 anos, desde o início da série histórica, em 2001. Em janeiro deste ano foram registradas 36 ocorrências, ante 31 no mesmo mês de 2023. É o maior resultado para um mês de janeiro desde 2019, quando houve 40 roubos de carga. As companhias do país gastam, por ano, cerca de R$ 171 bilhões com segurança, o equivalente a 1,7% do PIB de 2022. Um estudo do FMI mostra que o PIB brasileiro poderia crescer 0,6 ponto porcentual a mais se o nível de criminalidade recuasse para o da média mundial. Íntegra para associados: Estadão e Estadão On-line.

Estadão (artigo da professora do departamento de economia da USP, Paula Carvalho Pereda): Os impactos da descarbonização marítima no Brasil

O setor marítimo enfrenta desafios significativos em sua descarbonização. As medidas implementadas e em discussão são promissoras, mas também apresentam desafios econômicos para o Brasil e outros países em desenvolvimento. O Brasil, apesar dos desafios, pode se antecipar às mudanças e fomentar alternativas energéticas como os biocombustíveis e outras energias renováveis (como solar e eólica) para encontrar soluções eficazes e equitativas para a descarbonização do transporte marítimo. Essas iniciativas são fundamentais para enfrentar a crise climática global e garantir um futuro sustentável para o setor e para o País. Íntegra para associados.

Valor Econômico e O Globo: Congonhas anuncia projeto de expansão

A Aena deverá anunciar hoje o projeto de expansão do aeroporto de Congonhas, que deverá demandar um investimento de R$ 2 bilhões e ficar pronto até 2028. Com a expansão, a área destinada a terminais de passageiros deverá praticamente dobrar, chegando a cerca de 80 mil m2 e as atuais 12 pontes de embarque deverão ser substituídas por 20 novas pontes. Íntegra para associados: Valor Econômico e O Globo.

Valor Econômico: Ultrapar negocia fatia de Hidrovias do Brasil

A Ultrapar anunciou ontem uma operação que pode levar à compra de 16,88% de participação na Hidrovias do Brasil, um negócio de R$ 500 milhões, considerando o preço das ações da companhia a R$ 3,98. Com essa transação, a companhia passaria a ter 27% do negócio, tornando-se o maior acionista de referência da empresa. O negócio ainda depende de aprovação em assembleia, uma vez que a oferta de compra de ações da Hidrovias do Brasil faz disparar a cláusula de “poison pill”, mecanismo que protege ofertas hostis, no caso da empresa de logística, quando a proposta supera 20% de fatia da companhia. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Porto de Santos ampliará operações de contêineres

O Porto de Santos deverá ampliar suas operações de contêineres até 2025. Um dos três principais terminais arrendatários nesse porto, a DP World Santos está investindo R$ 250 milhões na aquisição de 21 novos equipamentos para expandir a capacidade do terminal de 1,4 milhão para 1,7 milhão de TEU. Atualmente, a movimentação anual de contêineres no cais santista só perde para a de granéis. Em 2023, o complexo portuário operou 4,8 milhões de TEU, com uma leve queda de 4,1% em relação a 2022. Íntegra para associados.

G1 Santos e A Tribuna de Santos: Dragagem em berços de atracação no Porto de Santos tem investimento de quase R$ 15 milhões

A APS informou sobre o início das obras de dragagem de aprofundamento dos berços 12A ao 20/21, localizados na região de Outeirinhos, que operam granéis sólidos vegetais. A obra de 14,9 milhões é o primeiro projeto em andamento do novo plano de investimento para o complexo portuário avaliado em R$ 12,6 bilhões. Serão escavados 15 metros de profundidade. Os serviços começaram na última segunda-feira (18) e serão realizados pela Náutica Marítima Serviços Ltda. O término das obras está previsto para junho. Outro projeto incluído no PAC é o da dragagem de aprofundamento do canal de navegação para 16 metros, cujo investimento de R$ 324,1 milhões será viabilizado por meio de PPP. Íntegra para associados: G1 Santos e A Tribuna de Santos.

A Tribuna de Santos: GLO no Porto de Santos: quase 10 mil veículos e embarcações foram abordados

Desde novembro do ano passado, os dois mil militares da Marinha que atuam no Porto de Santos, no âmbito da GLO, apreenderam 93 quilos de drogas, três armas e munições, além de oito veículos e maquinários. Em quase cinco meses de operações foram feitas 9.540 abordagens (7.445 veículos e 2.095 embarcações). As inspeções e revistas não se limitaram a embarcações, contêineres e cargas, estendendo-se também a tripulantes, passageiros e funcionários do porto. Até ontem, 5.973 pessoas (4.543 passageiros e 1.430 funcionários) foram revistadas, e mais de 4,5 mil bagagens inspecionadas. A GLO está prevista para durar até o próximo dia 3 de maio. Íntegra para associados.

Santa Portal: APS e Prefeitura vão compartilhar câmeras para garantir mais segurança em Santos

Desde sexta-feira (22) a Prefeitura de Santos passou a ter acesso às imagens, em tempo real, de 46 câmeras da APS e da Guarda Portuária instaladas em áreas públicas na Avenida Perimetral e entornos do Porto de Santos. Ao mesmo tempo, a APS e a Guarda Portuária contarão com imagens de 42 câmeras da Prefeitura, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), na região portuária e área urbana do município. Graças a essa parceria, 14 guardas portuários vão atuar no CCO da Prefeitura, no Paço Municipal, em esquema de revezamento (todos os dias, 24 horas). Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Porto do Itaqui pode ganhar novo terminal de fertilizantes

Representantes da SNPTA estiveram durante dois dias no Porto do Itaqui para iniciar um levantamento que subsidiará um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção de um novo terminal de fertilizantes. Bruno Neri, diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da SNPTA, ressaltou a importância da visita, essencial para participação no processo de modelagem, em parceria com a LabTrans, licitada para elaborar os estudos. Em 2023, Itaqui movimentou mais de três milhões de toneladas em fertilizantes, um crescimento de 22% em relação ao ano de 2022. Íntegra para associados.

Tecnologística: Marimex anuncia investimentos de R$ 350 milhões em novo terminal portuário

A Marimex anunciou detalhes da implementação do seu novo terminal alfandegado no Porto de Santos. O projeto está previsto para entrega em três anos e conta com investimentos de mais de R$ 350 milhões. A nova área está localizada na margem direita do cais santista, no bairro do Valongo, a aproximadamente 5 km de distância do atual. O novo terminal contará com 25 mil m2 de armazéns cobertos para cargas e 65 mil m2 de pátio para contêineres. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): Terminal do Porto de Santos tem seis interessados em arrendá-lo

Segundo a APS, o chamamento público para a área do terminal STS 08, no Porto de Santos, destinado a operação e armazenagem de granéis líquidos (especialmente combustíveis) se encerrou, na última semana, com seis empresas interessadas (Raízen Energia SA; ABA Infraestrutura e Logística SA; Consórcio Infra Port Santos/Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais; Petrobras e Ultracargo Logística). O novo arrendatário será conhecido por meio de leilão, com data ainda a ser definida. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: TCP alcança novo recorde nas exportações de açúcar para o primeiro bimestre

No primeiro bimestre de 2024, a TCP alcançou novo marco nas exportações de açúcar. Os dados da plataforma DataLiner mostram um aumento de 368% no volume de TEUs exportados em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando 1.422 TEU, equivalente a 37.268 toneladas do produto. O resultado vem no embalo do excelente desempenho da TCP na movimentação de açúcar no último ano, quando exportou 151.786 toneladas ou 5.745 TEU, volume 12.677% acima do registrado em 2022. Íntegra para associados.

Jornal Portuário: IA na Prática: na Ultracargo, sensores com IA ajudam a prever falhas em equipamentos

No início de 2023, a Ultracargo implantou uma solução tecnológica pioneira que a ajudou a ganhar produtividade e eficiência: sensores que usam IA dentro das suas bombas de carregamento utilizadas para deslocar materiais de um tanque para um caminhão, ou até de um navio para um tanque. Os primeiros sensores foram instalados em Itaqui e hoje já são 50 espalhados nos terminais brasileiros. A tecnologia, similar a um ‘pen drive’, é capaz de capturar 1.500 dados da bomba por hora e enviar atualizações e alertas em tempo real para os times de manutenção e de campo da empresa, para que tomem decisões. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco