Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

25/05/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: Frete rodoviário do Centro-Oeste aos portos caiu em abril

A Conab informa que com o fim da colheita da soja em Mato Grosso os preços dos fretes rodoviários de grãos do Centro-Oeste aos portos recuaram no mês passado em relação a março, mas continuam em patamares mais elevados que em abril 2021. O custo para transportar uma tonelada de grãos de Primavera do Leste até Santos foi, em média, de R$ 360 em abril – queda de 3% na comparação com o mês anterior, mas alta de 29% ante um ano antes. A expectativa é que o movimento de queda continue em maio e pare em junho, com o início da colheita da segunda safra de milho em Mato Grosso. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel S.A): ‘A responsabilidade é sua’, diz líder de caminhoneiros a Bolsonaro em vídeo

Em um vídeo divulgado na segunda-feira (23), o líder conhecido como Chorão cobrou atitude do presidente Bolsonaro em relação aos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis. As falas de Chorão sobre a possibilidade de uma greve oscilaram nos últimos dias, diante das reviravoltas no assunto. Depois de fazer uma enquete nas redes sociais para medir qual apoio teria uma nova paralisação, ele se disse preocupado com os impactos que uma greve teria sobre a economia brasileira já tão fragilizada. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Cenário econômico da América Latina é o pior desde 2020, diz FGV

O Índice de Clima Econômico da FGV/Ibre, divulgado na terça-feira (24), mostra que o otimismo das nações latino-americanas caiu de 79 pontos no primeiro trimestre de 2022 para 67,3 no segundo. É o pior resultado dos últimos dois anos, considerando os itens: Falta de confiança dos empresários, Infraestrutura inadequada, instabilidade política, Falta de mão de obra qualificada e Clima desfavorável para os investidores estrangeiros. Apenas o Uruguai teve bons resultados econômicos em 2022, com 149,6 pontos, influenciado pela alta “competitividade internacional do país”. A Argentina aparece com o pior desempenho: 27,9 pontos, pressionado pela falta de “Mão de obra qualificada”. A expectativa é que o cenário no Brasil piore nos próximos meses, em virtude do conflito no leste europeu, pressão inflacionária, alta dos juros e instabilidade política. Íntegra para associados.

Folha On-line (Vaivém das Commodities): China abre as portas para Brasil vender produtos com maior valor agregado

Maior importadora de milho do mundo, a China agora abre as portas também para o Brasil. Os governos brasileiro e chinês estão definindo uma relação de produtos que serão comercializados entre os dois países. Na safra 2020/21, a China importou 29,5 milhões de toneladas. Nesta, deverá importar 23 milhões. O Brasil entra nesse cenário como um mercado alternativo, que reduz a dependência da China aos EUA, e avança no principal mercado mundial de grãos. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

CGN: Portos do Paraná abre consulta pública para áreas disponíveis a novos contratos de arrendamento

O prazo da consulta pública sobre o processo de licitação dos arrendamentos das áreas PAR14 e a PAR15, no Porto de Paranaguá, destinadas à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, vai até dia 8 de julho. As audiências públicas ocorrerão nos dias 5 e 7 de julho. Outra audiência pública, realizada no final de março, discutiu o processo da área PAR09, voltada para movimentação de granéis sólidos vegetais a oeste do Porto de Paranaguá. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse que a expectativa é levá-las a leilão neste ano. Íntegra para associados.

Notisul: Porto de Imbituba lança edital para subsidiar novos modelos arrendatários

A SCPar lançou ontem o chamamento para doação de EVTEAs para subsidiar a modelagem de futuros arrendamentos de oito áreas públicas operacionais disponíveis no Porto de Imbituba. As empresas autorizadas terão 180 dias para apresentação dos estudos. A Autoridade Portuária poderá rejeitar, mesclar ou utilizar parcialmente os materiais em eventuais licitações para o arrendamento das áreas disponíveis, conforme PDZ do porto. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Parceria entre MInfra e CNJ aumentará segurança jurídica a projetos de infraestrutura de transportes

Conflitos judiciais referentes a projetos qualificados no PPI poderão ser submetidos à análise do Comitê de Resolução de Disputas Judiciais de Infraestrutura (CRD-Infra), criado na terça-feira (24) pelo MInfra e pelo CNJ. A agenda conjunta entre os poderes visa a melhorara mediação de conflitos em projetos relevantes e aperfeiçoar a atuação do Judiciário no ambiente da infraestrutura brasileira. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: AdaptaBrasil: Informações sobre risco climático para o setor portuário estão disponíveis na plataforma do MCTI

A Antaq participou, na terça-feira (24), do lançamento do módulo com índices de risco climático para o setor portuário brasileiro da plataforma AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As informações sobre o setor portuário disponibilizadas na plataforma resultam do estudo “Impactos e Riscos da Mudança do Clima no Portos Públicos Costeiros Brasileiros”, liderado pela Antaq em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ). São dados de 21 portos públicos brasileiros e indicadores de vulnerabilidade dessas infraestruturas frente à mudança do clima. Íntegra para associados.

Revista Portuária: Segunda Operação com carga de Celulose no Porto de Itajaí

A segunda operação anual de embarque com carga de celulose no Porto de Itajaí foi iniciada na segunda-feira, 23. Os serviços de carregamento estão sendo feitos com o navio TIAN XI, de bandeira da Libéria e pertencente à COSCO Shipping. A previsão é movimentar até 7.500 toneladas em até três dias. Depois o navio seguirá para a Espanha, ao porto de Motril. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Hidrovias do Brasil lança seus compromissos de sustentabilidade

Ontem a Hidrovias do Brasil lançou suas metas de curto, médio e longo prazos, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São compromissos referentes a Mudanças Climáticas, Ética e Transparência, Cadeia de Valor, Impactos Ambientais, Desenvolvimento Local e Humano e Saúde, Segurança e Desenvolvimento do Colaborador. A diretora de Sustentabilidade, Fabiana Gomes, disse que o trabalho teve início em 2010 e vai conduzir a forma de atuar da empresa até 2025, com grandes aspirações para 2030. Íntegra para associados.

BE News, Portal UOL, A Tribuna de Santos (p. a-8), Informativo dos Portos e Portos e Navios: Piloni deixa Secretaria Nacional de Portos. Povia assume cargo

A exoneração de Diogo Piloni da SNPTA, publicada em edição extra do DOU de ontem, era esperada desde o final da semana passada. Já estava acordada com o ministro Marcelo Sampaio e era de conhecimento dos principais assessores e diretores da pasta. A gestão de Piloni teve feitos de destaque, como a profissionalização das autoridades portuárias e o saneamento de suas finanças, a aprovação do programa BR do Mar, as dezenas de licitações de terminais e o início do processo de desestatização dos portos. O ex-diretor-geral da Antaq e até então diretor de Gestão Portuária da CDRJ, Mario Povia, é o novo secretário. Para especialistas do setor, o Povia é um técnico reconhecido no setor e deverá dar continuidade aos projetos. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, que também foi diretor-presidente da antiga da Codesp, disse que o trabalho de Piloni trouxe grandes avanços ao setor e a expectativa é que Povia siga na mesma direção. “Mário é muito bem-vindo, um grande amigo do setor, uma pessoa de fácil relacionamento e vai fazer uma boa gestão”. Íntegra para associados: BE News, Portal Uol, A Tribuna, Informativo dos Portos e Portos e Navios.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco