Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

25/06/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo On-line e Valor On-line: Indústria pede que governo suspenda proposta de redução de tarifas do Mercosul

CNI e entidades sindicais divulgaram ontem carta conjunta para que o Brasil suspenda a redução das alíquotas da TEC do Mercosul e a permissão para que os países do bloco possam negociar acordos de livre comércio em separado com outros países. Com isso, crescem as pressões contrárias à ideia de flexibilização das regras do bloco para permitir a abertura comercial. Também a negociação iniciada pelo Brasil na OMC para aderir ao Acordo de Compras Governamentais (ACG) inquieta a CNI em razão de uma futura entrada da China nesse acordo plurilateral. O temor da indústria brasileira é ver os chineses participando de licitações de compras públicas no país. Íntegra para associados: Globo e Valor.

Estadão On-line: Brasil tinha 22.849 empresas exportadoras e 38.672 importadoras no pré-covid

Dados do Cadastro Central de Empresas (Cempre), do IBGE, aponta que na pré-pandemia, em 2019, o Brasil tinha 22.849 empresas exportadoras, 0,4% do total de organizações ativas no país, com 4,970 milhões de assalariados, o equivalente a 10,8% do total de ocupados. Já as 38.672 empresas importadoras respondiam por 0,7% das organizações ativas, com 8,243 milhões de trabalhadores, 17,8% do total de assalariados. A maior parte das exportadoras era da Indústria (62,5%), seguida pelo Comércio (30,1%) e Serviços (4,8%). Entre as entidades importadoras, 48,3% eram do Comércio, seguido por Indústria (40,0%) e Serviços (8,4%). Íntegra para associados.

Valor On-line: Avanço na vacinação leva confiança do consumidor a maior alta em quase um ano

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC/FGV) de junho subiu 4,7 pontos para 80,9 pontos ante maio, influenciado pela vacinação contra covid-19 a passos mais rápidos ao longo desse mês. É o terceiro avanço seguido e a maior pontuação desde novembro de 2020 (81,7 pontos). Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Folha 1: Porto do Açu vence prêmio mundial de sustentabilidade em duas categorias

O Porto do Açu conquistou pela segunda vez o Prêmio Mundial de Sustentabilidade 2021 promovido pela Associação Internacional de Portos (IAPH), agora em duas categorias: ambiental e saúde. O anúncio da premiação foi feito ontem, em cerimônia virtual da Conferência Mundial de Portos promovida pela IAPH, que representa 170 portos de 90 países, cobrindo 60% do comércio marítimo mundial e 80% do comércio de contêineres. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Caminhoneiros do Porto de Santos decidem aguardar resposta sobre vacinação até a próxima segunda

Decidiram esperar por uma resposta sobre quando serão vacinados contra a covid-19 até o dia 28. Caso não sejam atendidos, prometem paralisar em data a ser definida na semana que vem. O prazo foi concedido, já que o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, se comprometeu a negociar a vacinação junto ao Governo Federal. Íntegra para associados.

O Povo On-line e Diário do Nordeste e Portos e Navios: Licitação de terminal para granéis do Porto de Fortaleza acontecerá em agosto

Em edital publicado ontem pela Antaq, a licitação do Terminal de Granel Sólido Vegetal do Porto de Fortaleza, para movimentação, armazenagem e distribuição de cargas (destaque para o trigo), ocorrerá em 13 de agosto, na B3 em São Paulo, e prevê o recebimento das propostas até 10 de agosto. Ocupa uma área de 6 mil m2, com capacidade de escoamento da produção de até 769 mil toneladas até o término de vigência do contrato (25 anos). Outros dois leilões de terminais ocorrerão na mesma data: no Porto de Santana (AP), destinado à movimentação, armazenagem e distribuição de granéis sólidos vegetais, especialmente farelo de soja, e no porto de Maceió (AL), para movimentação, armazenagem e distribuição de granéis sólidos vegetais, especialmente cavaco de madeira. Íntegra para associados: O Povo, Diário do Nordeste e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Guia Marítimo: TCP se consolida como maior terminal reefer do Brasil

O TCP fechou o mês de maio com um novo recorde histórico de movimentação de contêineres, com 99.070 TEU operados. As cargas refrigeradas, como carnes bovinas, suínas e de frango, foram determinantes no bom resultado e somaram 16.923 TEU. Nos meses de janeiro a maio de 2021, movimentou 454.519 TEU, crescimento é de 14% na comparação com o mesmo período de 2020. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Ministério da Infraestrutura inicia estudo para criar autorização ferroviária via medida provisória

O MINFRA começou na semana passada a trabalhar na construção de uma MP para criar o modelo de autorizações ferroviárias. A proposta deverá ficar pronta para ser encaminhada à Casa Civil até o meio de julho, mas ainda não há decisão de encaminhar a proposta ao Congresso. A ideia é permitir que empresas possam construir ferrovias sem a necessidade de concessão. Desde 2018 tramita no Senado o PLS 261/2018, que permite ao governo autorizar a construção e exploração de ferrovias no Brasil. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Escassez de contêineres diminui na China

A falta de contêineres vazios na China diminuiu à medida que os fabricantes de contêineres foram aumentando a capacidade de produção, segundo o vice-ministro dos Transportes, Zhao Chongjiu. A capacidade de produção mensal atingiu 500 mil unidades. A recuperação econômica da China levou a um rápido aumento na demanda por contêineres no transporte de comércio exterior. A menor eficiência operacional nos portos estrangeiros devido à epidemia dificulta o envio de contêineres vazios de volta para a China. Além disso, o bloqueio do Canal de Suez e outros fatores afetaram a capacidade de transporte das principais rotas marítimas. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco