Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Governos correm para lançar últimos leilões em 2022
Na reta final de suas gestões, o governo federal e os Estados ainda tentam tirar do papel projetos de infraestrutura, apesar das dificuldades para atrair investidores, como ocorreu na licitação do aeroporto de Congonhas, na última semana. Cinco ativos com leilão já marcado devem acontecer em 2022, dentre eles, em setembro, o lote de rodovias Noroeste Paulista, do governo de São Paulo. Também para este ano estão agendados o Bloco 2 de rodovias do Rio Grande do Sul e um lote no Mato Grosso do Sul. Além destes, há duas Parcerias Público-Privadas (PPP) de esgoto no Ceará, que deverão ser leiloadas em setembro. Ao todo, eles poderão somar R$ 22 bilhões em novas obras. Íntegra para associados.
Folha On-line (Vaivém das Commodities): Safra de grãos tem potencial para 308 milhões de toneladas em 2023
A Conab divulgou ontem uma estimativa de potencial produção de 308 milhões de toneladas. Se confirmado esse volume, o Brasil se consolida na lista dos principais produtores mundiais de grãos, ao lado de China, Estados Unidos e Índia. A produção de soja deverá subir para 150,4 milhões de toneladas, 21% a mais do que neste ano. A safra de milho poderá chegar a 125,5 milhões, 9,4% a mais do que em 2022. Mas o desempenho da próxima safra brasileira vai depender do comportamento do clima. Nos dois últimos anos, as previsões de produção não foram confirmadas devido a severas crises climáticas. Íntegra para associados.
Estadão On-line: OMC: Comércio global de bens desacelera e deve permanecer fraco no segundo semestre
O Barômetro do Comércio de Mercadorias, da OMC, mostrou que o crescimento do comércio mundial de mercadorias desacelerou para 3,2% no primeiro trimestre de 2022, abaixo dos 5,7% no quarto trimestre de 2021. A desaceleração no primeiro trimestre refletiu apenas parcialmente o impacto do conflito na Ucrânia, que estourou no final de fevereiro. Os bloqueios na China também pesaram fortemente no comércio no primeiro trimestre. No entanto, o barômetro geral permanece abaixo de um índice que representa os volumes reais de comércio de mercadorias, sugerindo que o crescimento do comércio ano a ano pode desacelerar ainda mais, mas permanecer positivo quando as estatísticas oficiais do segundo trimestre estiverem disponíveis. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Portal Diarinho e BE News (p. 5): O risco do porto de Itajaí ficar ocioso não existe”, diz presidente da empresa que assume o comando
A CTIL Logística venceu a etapa de propostas do processo seletivo simplificado para o arrendamento transitório dos berços 1 e 2 do Porto de Itajaí. César de Oliveira Júnior, presidente da CTIL Logística, disse que a empresa está comprometida em arcar com o valor de operação mensal de R$ 4.006.896,01 com o município. O edital era uma obrigação legal do Município, depois da APM Terminals, atual arrendatária, informar oficialmente não ter interesse em manter as operações nas mesmas condições do atual contrato. A CTIL Logística terá agora cinco dias úteis para apresentar a documentação exigida no edital para a sua qualificação à Autoridade Portuária, que após análise encaminhará o material para a Antaq. O órgão terá até 30 dias para avaliar o processo. Íntegra para associados: Diarinho e BE News.
Santa Portal: PF cumpre mandados de busca e apreensão contra tráfico internacional no Porto de Santos
Ontem a Polícia Federal deflagrou a Operação Graxa II, em mais uma ação de repressão ao tráfico de drogas no Porto de Santos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, em cidades do interior de São Paulo. O inquérito policial que ensejou os mandados de busca e apreensão foi instaurado em virtude da apreensão de 1.273,5 kg de cocaína, que estavam ocultos em uma carga de resíduo de óleo que seria embarcada em um navio com destino a Portugal. Íntegra para associados.
Diário do Nordeste (coluna Egídio Serpa): Agrícola Famosa troca Pecém por Mucuripe para exportar melão
Começa no próximo dia 30 a exportação da safra cearense de melão produzida pela Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora mundial da fruta. O porto do Mucuripe passará a embarcar toda a safra da fruta com destino à Europa. Há dois meses, a Agrícola Famosa celebrou contrato com a companhia de navegação GreenSea, que destacará navios exclusivos para atender o cliente cearense. O primeiro embarque será no navio “Honduras”, que transportará 200 contêineres de melão. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 4): Santos tem cenário atraente para inovação tecnológica, diz Biral
O presidente da SPA, Fernando Biral, ao fazer um balanço do evento Inova Portos, ocorrido nesta semana, em Santos, disse que a cidade tem vocação para abrigar um hub de inovação, onde empresas que trabalham com tecnologia se instalariam e, junto aos terminais portuários, conversariam para entender as principais demandas e as possíveis soluções para elas. Destacou também o “Manifesto da Inovação”, criado no evento, com o objetivo de empreender ações para trazer essas empresas a Santos, além de unir poder público, iniciava privada e universidades para criarem um mecanismo de coordenação e captação de recursos que permita que o projeto se torne realidade. Íntegra para associados.
Agência Porto: Aberta consulta pública para revisão da poligonal do Porto de Santos
Na terça-feira (23) iniciou o prazo para o envio de contribuições sobre os limites da área do Porto organizado de Santos. A consulta pública sobre a delimitação dessa área e de eventuais ajustes, antes da desestatização do Porto de Santos, terminará em 1º de setembro. Para participar, basta acessar a Participa Mais Brasil. Íntegra para associados.
Agência Porto: SPA realiza pesquisa de opinião para relatório de sustentabilidade
A SPA está realizando uma pesquisa de opinião, online, para conhecer os temas mais relevantes para a comunidade portuária. Ela servirá de base para o Relatório de Sustentabilidade 2022 e será feita até o dia 31 de agosto. O objetivo é reafirmar o compromisso da SPA com a comunidade, além de estimular boas práticas de ESG.
Acesse aqui o formulário. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Guia Marítimo: Porto de Suape assina termo de cooperação técnica com autoridade marítima do Panamá
O Complexo Industrial Portuário de Suape e a autoridade marítima do Panamá (AMP) assinaram termo de cooperação técnica com o propósito de compartilhar experiências inovadoras e exitosas nas operações portuárias e no desenvolvimento de ações socioambientais que promovam o crescimento econômico com sustentabilidade. A AMP é a autoridade portuária única de 25 portos localizados fora da Zona do Canal do Panamá e reguladora de cinco terminais privados da megaestrutura com eclusas que faz a ligação dos Oceanos Atlântico e Pacífico, numa extensão de 82 quilômetros. Íntegra para associados: Portos e Navios e Guia Marítimo.
Portos e Navios: Setor marítimo carece de mão de obra de profissionais graduados
Uma investigação do escritório LP Law acerca das contratações de mão de obra de profissionais com ensino superior para atuar em portos e terminais portuários ou dentro dos navios apontou que o mercado não disponibiliza um número suficiente de pessoas graduadas para atender à crescente demanda do setor. E a tendência é aumentar esse gargalo em pouco tempo, considerando a chegada de novas plataformas e o desenvolvimento de novos campos no Brasil. Íntegra para associados.
Tecnologística: T-Mult do Porto do Açu movimenta ilmenita
O Terminal Multicargas (T-Mult) do Porto do Açu concluiu a primeira movimentação de ilmenita (titanato de ferro) do complexo portuário. A nova carga teve como origem a cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, com destino à China. A operação é realizada junto à Action Agenciamentos de Cargas. O T-Mult apresentou uma redução de custo de até 30%, comparado aos demais players. Além da ilmenita, exportou no mesmo embarque 1.600 toneladas de risers de petróleo para outro cliente, otimizando a logística e reduzindo o custo com o carregamento conjunto. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022