Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Globo Rural: Parte da carne do Brasil enviada à China segue parada em portos após 7 semanas de suspensão do comércio
As exportações de carne bovina do Brasil para a China estão paralisadas desde o dia 4 de setembro, após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. A suspensão atendeu a um protocolo sanitário entre os dois países e a decisão de retomada depende da China, que ainda mantém o veto. Por conta desse veto, o MAPA publicou um ofício para autorizar, por 60 dias, o estoque de produtos fabricados antes do embargo, em contêineres refrigerados, nos pátios internos dos frigoríficos. Até então, a carne só podia ser armazenada em câmaras frias. Íntegra para associados.
Editorial do Valor Econômico e Valor On-line: Caminhoneiros se mobilizam e tornam governo refém
Na quinta-feira, durante uma solenidade em Sertânia (PE, o presidente Bolsonaro sugeriu ajuda financeira a 750 mil caminhoneiros autônomos a fim de compensar os seguidos aumentos do óleo diesel. Soube-se logo que o presidente estava falando de um auxílio no valor de R$ 400 e com duração até dezembro de 2022. O custo fiscal é estimado em quase R$ 4 bilhões. Enquanto isso, transportadores autônomos ameaçam com nova greve a partir de 1º de novembro e motoristas de caminhões-tanque ensaiaram uma paralisação no fim da semana passada. A pauta de reivindicações abrange a constitucionalidade da lei que estabelece o piso mínimo de frete, a aprovação de novo marco legal do transporte rodoviário de cargas, retorno da aposentadoria especial aos 25 anos de contribuição previdenciária, criação de pontos de parada e descanso. Íntegra para associados: Editorial e Valor On-line.
Folha On-line (Painel S.A): Preocupação com falta de mão de obra cresce na indústria, diz CNI
Pesquisa da CNI aponta falta ou alto custo do trabalhador qualificado entre as preocupações de 11,5% dos empresários no terceiro trimestre. O percentual era de 5% antes da pandemia, mas passou a oscilar entre 9,5% e 8,7% e agora deu o novo salto. O fenômeno da falta de mão de obra atingiu os EUA na pandemia e preocupa alguns setores empresariais brasileiros, que receiam estar diante de um cenário semelhante. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Click Camboriú: Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra crescimento de 23% na movimentação de contêineres
O número registrado em setembro corresponde a 151.720 TEU. No acumulado do ano, a movimentação atingiu 1.239.214, contra 1.011.239 TEU no mesmo período de 2020. A exportação de cargas em toneladas no Porto de Itajaí avançou 56% no mês e as importações aumentaram 44% na comparação com setembro de 2020. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Trabalhadores ameaçam parar abastecimento de navios no Porto de Santos
Cerca de 100 trabalhadores ameaçam paralisação a partir de dezembro, preocupados se a empresa que assumirá o serviço no final do ano irá manter os salários nos mesmos patamares dos atuais. A Transpetro terceiriza o serviço de abastecimento. Atualmente, ele é executado pela SC Transportes que, após dois anos, reajustou os salários dos trabalhadores. Porém, a subsidiária da Petrobras abriu uma nova licitação e a Navemestra foi a vencedora, com um preço bem abaixo do praticado atualmente. Íntegra para associados.
Santa Portal: SPA promove palestra sobre controle e monitoramento de roedores
A SPA promove, no dia 28/10, às 9 horas, uma palestra online sobre controle e monitoramento de roedores na área portuária, como parte do Programa de Monitoramento e Controle da Fauna Sinantrópica Nociva, contrapartida da Licença de Operação do Porto de Santos. A palestra será realizada por biólogos de empresa contratada pela SPA. Para assistir à palestra, transmitida pela plataforma Teams, clique aqui. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Crise causada pela falta de contêineres deve durar até o ano que vem no Porto de Santos
A crise logística causada pelo desbalanceamento da oferta de contêineres em todo o mundo deve se manter por muito tempo. No Porto de Santos, a situação não é diferente e os terminais devem sentir esses impactos até, pelo menos, o final do primeiro semestre do ano que vem. Segundo o diretor-executivo do Sindamar, José Roque, as empresas de transporte marítimo enfrentam uma ausência de regularidade entre a oferta e a demanda. Além disso, as escalas dos navios foram impactadas ou até mesmo canceladas por conta da pandemia. Em alguns casos, houve inversão de rotas e até mesmo uma redução de atracações em determinados portos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Plano Nacional Logístico prevê nove cenários com investimentos entre R$ 400 bilhões e R$ 800 bilhões até 2035
O PNL prevê nove cenários para o setor até 2035, com investimentos estimados em R$ 400 bilhões no panorama mais desafiador, e R$ 800 bilhões num cenário mais otimista. Segundo Arthur Luis Pinho de Lima, presidente da EPL, durante o evento Paving Hybrid, na semana passada, a previsão da empresa é que o setor privado contribua com recursos de pelo menos de R$ 200 bilhões em todos os modais de infraestrutura. Ele contou ainda que a EPL iniciou estudos para realização de PPP’s dos aeroportos da Região Norte e para a concessão do Porto de Itajaí. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Orçamento e licenciamento serão desafios para desenvolvimento de hidrovias
O governo pretende apresentar, na sequência do BR do Mar, o programa de desenvolvimento da navegação interior, apelidado no setor de ‘BR dos Rios’. O diretor do DNHI do MINFRA, Dino Antunes, adiantou no 12º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, promovido pela Sobena, na terça-feira (19), que o orçamento e licenciamento ambiental estão entre os desafios para expansão da navegação por esse modal. Destacou que o Ministério quer a ajuda dos principais atores do setor para buscar orçamento para desenvolvimento adequado da infraestrutura hidroviária. Íntegra para associados.
Tecnologística: Porto de Santos tem estudo para rede dedicada a internet das coisas
A NLT Telecom, operadora de telecomunicações dedicada ao mercado de internet das coisas, desenvolveu um estudo para a implantação de rede LoRa (long range, ou longo alcance) dedicada a inúmeros recursos de IoT no Porto de Santos. Em parceria com a Everynet e a American Tower, o estudo foi apresentado à SPA e a representantes de terminais, atendendo ao Edital de Chamamento Público nº 01/2021 da autoridade portuária, lançado em janeiro, que tem como objetivo obter as melhores condições de mercado, engenharia e legalidade para implantação dos recursos de IoT em toda a área do porto e terminais. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: ANTT conclui audiência da MRS e indica renovação da ferrovia com a ferradura de Santos
A diretoria colegiada da ANTT aprovou, na quinta-feira (21), a proposta de renovação antecipada da MRS Logística. A proposta, após tramitar no MINFRA, deverá seguir para análise do TCU. A deliberação foi publicada na sexta-feira (22), no DOU. Prevê a manutenção da empresa como operadora da ferradura do Porto de Santos, confirmando a intenção do governo de manter esse trecho ferroviário sob o controle da MRS. A ferradura é um trecho de 30 quilômetros na região de Santos onde as malhas ferroviárias da Rumo, da VLI e da MRS convergem antes de acessar o trecho ferroviário do porto. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021