Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Online: Inteligência artificial conecta caminhões e acelera a produção
O uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) para melhor aproveitamento de dados gerados pela internet das coisas (IoT) terá avanço exponencial na medida da expansão do 5G. Casos de uso em indústria, transportes, cidades e agropecuária já estão maduros e colhendo frutos. A Siemens, especialista em automação, está se especializando na criação de gêmeos digitais capazes de construir e testar virtualmente o resultado de produtos, processos e linhas de produção completas, uma mão na roda para economizar tempo e investimentos corrigindo inconformidades ainda no mundo virtual, com sensoriamento e retroalimentação de dados do mundo real para ajustes contínuos. Íntegra para os associados.
Valor Online: Primeira rede privada para portos vai agilizar embarques
A BTP, no Porto de Santos, contratou a TIM e a Nokia para a instalação da primeira rede privativa industrial 5G da América Latina no setor portuário. O mercado B2B é a principal aposta das operadoras e fabricantes para monetizar as redes 5G, tema que dominou debates no Futurecom. A TIM Brasil destaca a menor latência do 5G para aplicações como câmeras inteligentes instaladas nos terminais para acompanhar, em tempo real, a movimentação de contêineres. O objetivo é gerir a produtividade a partir de um centro de monitoramento. A nova rede sem fio da BTP vai cobrir 470 mil m2 e será composta por oito células 5G em substituição a 60 hot spots de uma rede wi-fi. Íntegra para os associados.
Valor Online: Estratégia colaborativa acelera a inovação
A P&D Brasil, que reúne empresas de base tecnológica com agressivo potencial de inovação, destaca a importância de se compartilhar experiências e buscar a inovação a várias mãos. “É impossível inovar sem cooperar, daí o avanço da inovação aberta”. As empresas precisam se enxergar de forma complementar para que detectem novas oportunidades de negócios. Lideranças devem comandar e estimular os esforços internamente e entre os stakeholders. Segundo a Associação Brasileira de Logística (Abralog), as crises geram oportunidades, que precisam ser trabalhadas de maneira conjunta. “No caso de logística, o crescimento do e-commerce deixou essa necessidade ainda mais evidente”. Não à toa boa parte das empresas está reorganizando suas cadeias de suprimento.” Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A7): Um dia histórico para o Porto de Santos
O porta-contêineres CMA CMG Vela, da classe New Panamax e o maior em comprimento a passar pelo Porto de Santos, chegou ontem à tarde na cidade. Com 347 metros – equivalente a nove estátuas do Cristo Redentor no Rio de Janeiro –, capacidade para transporte de até 11.040 TEU, o navio veio do Porto de Kingston está atracado no Tecon da Santos Brasil, deve operar hoje até as 23 horas e deixar Santos amanhã à tarde, com destino a Cingapura. Íntegra para os associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos (Click): PF apreende 137 kg de cocaína no Porto de Santos, SP
Ontem a PF e a RFB no Porto de Santos apreenderam 137 kg de cocaína, que estavam embalados em uma “espécie” de tijolos e escondidos em um carregamento de 36 toneladas de pisos de cerâmica, dentro de dois contêineres. O navio onde o entorpecente foi encontrado tinha o Sudão como destino final e passaria, ainda, pelo Porto de Tânger Med. Ninguém foi preso. As investigações serão conduzidas em inquérito policial. Íntegra para os associados: G1 Santos e A Tribuna de Santos (Click)
Jornal E: Receita apreende 125 kg de cocaína no Porto de Paranaguá
A RFB também apreendeu ontem 125 kg de cocaína no Porto de Paranaguá. A carga estava distribuída em quatro bolsas dentro de um contêiner contendo pasta química de madeira e tinha como destino o Porto de Valência. É a 12ª apreensão de cocaína realizada este ano no Porto de Paranaguá. No total, já foram apreendidos 1.062 kg da droga no terminal portuário. Íntegra para os associados.
Diário de Pernambuco: Suape realiza oficina participativa para atualização e revisão do Plano Diretor
Hoje e amanhã, o Complexo Industrial Portuário de Suape realiza a segunda oficina de planejamento participativo para revisão e atualização do Plano Diretor Suape 2030, no auditório do centro administrativo da empresa. Serão apresentados os cenários para o futuro e a proposta conceitual do novo zoneamento e do masterplan do território da estatal. O objetivo é revisitar o planejamento físico-territorial-estratégico mediante o novo cenário econômico mundial. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Tecon Santos deve concluir 2ª etapa da operação com New Panamax nesta terça-feira
Santos Brasil informou que atracação do extra loader ‘CMA CGM Vela’, com 347m e 45m de largura, ocorreu dentro do planejado e não impactou operações cotidianas do terminal. Porta-contêineres tem capacidade para transporte de até 11.040 TEUs. A Santos Brasil deve concluir hoje a segunda etapa da operação do CMA CGM Vela no Porto de Santos. A fase de atracação no Tecon foi concluída ontem à tarde e a movimentação de carga a bordo do navio está em curso. A última etapa será de desatracação do navio, que seguirá para Cingapura. A Santos Brasil destacou que a especulação e o planejamento para recepção do CMA CGM Vela duraram seis meses. Cerca de 1.500 contêineres serão carregados ou descarregados. Íntegra para os associados.
BE News: MSC Fantasia abre temporada de cruzeiros em Santos no próximo dia 2
O transatlântico MSC Fantasia abre a temporada de cruzeiros 2022/23 no Porto de Santos, em 2 de novembro. Será a temporada mais longa dos últimos 10 anos, com seis meses de duração, 145 escalas e 99 dias de operação com navio atracado. Cerca de 440 mil pessoas deverão embarcar no Terminal do Concais nesse período. O Costa Firenze será o último a deixar o País, em abril. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Portos paranaenses registram aumento no transporte ferroviário em 2022
A participação do modal ferroviário no transporte de cargas pelos portos do Paraná subiu de 19,6%, em 2021, para 20,2% em 2022. Nos nove primeiros meses do ano, 9.022.935 toneladas de produtos chegaram ou saíram em vagões. No mesmo período do ano passado foram 8.752.258 toneladas. O aumento é significativo, principalmente considerando que a estrutura ferroviária é a mesma. Enquanto subiu o uso da ferrovia, o volume de carga pelo modal rodoviário registrou queda. Foram 34.383.334 toneladas movimentadas em caminhões em 2022; no ano passado, foram 34.641.812 toneladas. Já o TCP também anunciou em 2022 investimentos de R$ 370 milhões, que serão aplicados até 2023. Este ano, a empresa já assinou a compra de 11 novos RTGs e nos próximos meses começará as obras de ampliação do gate. Íntegra para os associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios
Agência Porto: Porto Ponta do Félix realiza a segunda reexportação de fertilizantes
Ontem o Porto Ponta do Félix, em Antonina (Paraná), reexportou 23,4 mil toneladas de fertilizantes, que estavam armazenados em recinto alfandegado desde 16 de junho. A carga será enviada para a Turquia. É a segunda reexportação de fertilizantes realizada pelo porto no período de um mês. No dia 22 de setembro foram reexportadas 17 mil toneladas com destino aos Estados Unidos. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Porto de Itajaí recebe 8ª atracação de navio roll on roll off
No sábado (22) o navio Ro-Ro Columbia Highway atracou no cais público do Porto de Itajaí, trazendo a bordo 1.235 veículos importados, sendo 666 modelos da BMW e 569 modelos da GM. Com procedência do Porto de Cartagena, possui 199,97 metros de comprimento, por 32,26 metros de boca (largura) para transportar cargas sobre rodas. A embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao porto de Zarate, Argentina. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: Fretes recuam com onda de queda nas demandas da cadeia de suprimentos
A crise econômica global, ainda em consequência dos gargalos logísticos causados pela pandemia, continua impactando toda a cadeia de suprimentos, que tem visto os preços dos fretes caírem à medida que a demanda cada vez menor faz com que as linhas de navegação disputem “migalhas” no mercado spot, levando ao aumento das reclamações desse mercado, que é vinculado a caros contratos de frete de longo prazo. A redução na capacidade global de TEUs e navios implantados, em decorrência da queda da demanda, resultou em um declínio constante nos tempos de espera em todas as regiões, exceto nos portos norte-americanos. O cenário macroeconômico preocupante levou analistas a reduzirem suas previsões para as empresas marítimas, em resposta ao cronograma acelerado para o retorno dos preços de frete pré-pandemia. Ao contrário de meados de 2023, agora está previsto que as linhas de navegação voltem ao “antigo normal”, com os carregadores apertando os armadores para as taxas de 2019, já no final deste ano. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022