Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: São Paulo planeja três novas concessões até 2022
O projeto do governo de São Paulo de concessão do sistema de travessias litorâneas, cujo edital está prestes a ser publicado, inclui oito trajetos, entre eles, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela. O contrato, de 30 anos, prevê investimento de R$ 272 milhões. Até o janeiro de 2022, também deverá ser lançado o edital da concessão do Rodoanel Norte, que prevê R$ 2,4 bilhões de investimentos. O terceiro projeto é uma PPP para a gestão de 60 escolas. Íntegra para os associados.
Valor On-line: Debêntures de infraestrutura são tema de live nesta quinta, às 9h
As debêntures de infraestrutura são a aposta do governo, do Congresso Nacional e da iniciativa privada para dar uma nova alternativa de financiamento aos projetos no setor. Desde 2011, empreendimentos na área podem emitir debêntures incentivadas, que isentam investidores pessoa física da cobrança de IR sobre esses papéis. Agora tramita no Congresso um projeto que cria essa nova classe de debêntures, expandindo o incentivo para investidores institucionais, como fundos de pensão, e aumentando oportunidades de financiamento para as empresas. Os relatores do projeto – deputado Arnaldo Jardim e senador Wellington Fagundes – participam hoje, às 9h, de uma live com as secretárias Martha Seillier e Natália Marcassa. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
Bem Paraná: TRF4 confirma regularidade da dragagem das pedras da Palangana
Ontem o TRF4 confirmou que a Portos do Paraná pode continuar as obras de dragagem por derrocamento do complexo das Pedras Palanganas, no canal de acesso ao Porto de Paranaguá. Os desembargadores votaram por unanimidade a favor da empresa pública em um recurso de Agravo de Instrumento. O acórdão estará disponível para consulta pública em breve. A obra foi licitada em 2020 e o contrato foi assinado em outubro daquele ano. Em novembro foi liberada a ordem de serviço. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (p. b-5): Gport integra sistema federal de inteligência
A Guarda Portuária (Gport) vai integrar a Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex), um sistema federal de inteligência, vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A ferramenta tem como objetivo cruzar dados de pessoas e veículos para o combate à criminalidade no Porto de Santos. De acordo com o deputado Danilo Balas, que intermediou as negociações entre a Autoridade Portuária e a pasta da Justiça, são necessários apenas sete segundos para uma consulta aos bancos de dados. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (p. b-5): ANTT e Antaq fiscalizam operações no Porto
A fiscalização conjunta da ANTT e da Antaq em 1.507 veículos no Porto de Santos, realizada desde terça feira, teve por objetivo verificar as condições relacionadas ao piso mínimo de frete, ao transporte de produtos perigosos e ao Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). A Operação Solarium segue até amanhã e também acontece em outros complexos portuários do País. Íntegra para os associados.
Santa Portal: Contêiner, soja e fertilizantes elevam movimentação no Porto de Santos
Somando 412,6 mil TEU, a movimentação de contêineres cresceu 7,5% em outubro, elevando o acumulado do ano para 4,0 milhões de TEU, mantendo um crescimento de 18,3%. As descargas de fertilizantes somaram 724,9 mil toneladas, crescimento de 12,8%, ampliando o acumulado no ano para 6,5 milhões de toneladas. A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira se manteve em 27%. Os embarques de soja em grãos atingiram 218,2 mil toneladas. A movimentação portuária acumulada no ano somou 123,6 milhões de toneladas, aumento de 0,8% sobre o registrado nesse período do ano passado. As descargas aumentaram 12,9%, somando 36,4 milhões de toneladas; os embarques recuaram 3,5%, atingindo 87,2 milhões de toneladas. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Portos de Itajaí e Navegantes registram crescimento de 6% em outubro
O complexo portuário de Itajaí e Navegantes registrou em outubro crescimento de 6% na tonelagem movimentada, em comparação ao mesmo período de 2020. Em outubro foram movimentadas 1.519.692 toneladas contra 1.431.200 toneladas no décimo mês de 2020. Foram movimentados 135.157 TEU, 5.826 TEU a mais do que outubro de 2020. Na Portonave, a movimentação atingiu 98.105 TEU, 73% da movimentação total. No segmento de contêineres cheios de importação, Itajaí movimentou 14.203 TEU, elevando a movimentação anual para 164.791 TEU, um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: TCU autoriza o arrendamento de dois novos terminais portuários no porto de Paranaguá
Os dois novos arrendamentos aprovados pelo TCU no Porto de Paranaguá são o PAR32, destinado à carga geral, em especial, o açúcar, e o PAR50, para movimentação e armazenagem de granel líquido (combustíveis). Cabe agora à Antaq a publicação dos editais com as regras dos leilões previstos para 2022. Íntegra para os associados.
Guia Marítimo: Tereos e VLI movimentam 955 mil toneladas de açúcar em 12 meses com novos armazéns
O número é 30,6% maior que as 731 mil toneladas registradas nos 12 meses que antecederam a inauguração dos empreendimentos. Em 16 de novembro de 2020, VLI e Tereos inauguraram dois armazéns de açúcar construídos nos terminais do Porto de Santos e na cidade de Guará (SP), com capacidade para 240 mil toneladas. O Tiplam é hoje responsável pela exportação de 25% de todo o açúcar brasileiro via litoral santista. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021