Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil: Novo governo deve travar ao menos cinco privatizações
As privatizações do Porto de Santos, do Correios e da Dataprev são alguns dos principais projetos que devem ser revisitados, segundo a equipe de transição para o terceiro mandato de Lula. Já o especialista Cláudio Frischtak, da Inter.B., não descarta totalmente a possibilidade de a privatização da SPA ser retomada sob Lula. “Pode acontecer, caso haja uma evidência muito clara, daqui a uns dois anos, de que a privatização da Codesa foi bem-sucedida”. Gesner Oliveira, da GO Associados, considera essa saída mais difícil. “Existem precedentes no mundo, mas não [esse] é um modelo consensual”. As concessões dos aeroportos Galeão e Santos Dumont não devem ser interrompidas ou, mesmo que adiadas, têm chance de seguir em frente. Íntegra para associados.
O Globo On-line (Bloomberg): Brasil faz sua primeira exportação de milho para China
O primeiro navio com milho brasileiro para a China vai zarpar esta semana, após um acordo fechado no início do ano entre os dois países. O Star Iris sairá do Porto de Santos com cerca de 68 mil toneladas de grãos para a Cofco. A China decidiu começar a comprar grãos brasileiros em maio, em parte para reduzir a dependência dos Estados Unidos e também para substituir suprimentos da Ucrânia que ficaram bloqueados após a invasão russa. Em outubro, a China aprovou mais de 130 instalações para exportação de milho brasileiro. Mais três navios estão programados para sair ainda este mês, o que pode colocar o total de embarques de novembro próximos a 200 mil toneladas. Íntegra para associados.
Valor On-line: Cresce participação dos portos do Arco Norte na exportação de soja
Os portos do Arco Norte responderam pelo escoamento de 74,61 milhões de toneladas de soja, 37,7% do total do grão exportado pelo país de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período de 2021, o percentual foi de 32,6%. O porto de Santos movimentou 33,6% das exportações do grão, ante 27,2% em igual período do ano passado. Paranaguá foi responsável por 12,8% dos embarques, na comparação com 14,2% de janeiro a outubro de 2-21, enquanto a fatia do porto de Rio Grande caiu de 14,6% para 6,5%, por causa da quebra da safra gaúcha. Íntegra para associados.
O Globo On-line, Estadão On-line, Valor On-line, Estadão e Folha: Tarcísio anuncia nova supersecretaria com Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes
O governador eleito de São Paulo deverá fundir a secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente com a de Logística e Transportes. A fusão das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente no início do governo Doria, em 2019, foi alvo de críticas por parte de especialistas, que alegavam possível conflito de interesse na fiscalização de obras de infraestrutura. Hoje Tarcísio vai anunciar os nomes dos chefes da supersecretaria e da Casa Civil, segundo ele, dois “técnicos”, sem partido político. Estão cotados Rafael Benini e Arthur Lima, da EPL. Tarcísio também precisará de aval do governo Lula para cumprir parte de suas promessas no estado, dentre elas, a ligação seca Santos-Guarujá e a concessão da Hidrovia Tietê-Paraná. Íntegra para associados: O Globo, Estadão On-line, Valor, Estadão e Folha.
Valor Econômico: OMC examina Brasil e aponta dependência maior na exportação de commodities
Estudo da OMC aponta que o Brasil ampliou sua integração na economia mundial nos últimos anos, mas com exportações cada vez mais concentradas em commodities e importações dominadas por bens industriais. As exportações e importações de mercadorias e serviços do país passaram de 24,3% do PIB em 2017 para 39,2% em 2021. Exportações estão mais concentradas em produtos de base, por exemplo, os produtos de origem vegetal, animais vivos e petróleo e minerais, além de produtos agrícolas, como soja, carnes bovinas e de frango, açúcar, suco de laranja e café. Nas importações, o setor manufatureiro brasileiro representa 11,3% do valor agregado bruto em 2021. O setor de serviços, essencial na competitividade global na exportação, representa a parte mais importante do valor agregado bruto, de 69,8% em 2021, e de criação de emprego no Brasil. Segundo a entidade, “apesar de melhoras em certos setores, os serviços sofrem sempre de deficiências estruturais que freiam o potencial de crescimento da economia no seu conjunto”. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia, Luis Claudio Santana Montenegro): Logística jogando no ataque: o transporte multimodal
Dois ativos públicos importantes estão atualmente em discussão e não podem mais esperar por investimentos: a área do Saboó no Porto de Santos (chamado STS10) e o Porto de Itajaí (SC). Ambos são, atualmente, gargalos preocupantes que impõem custos de atrito logístico ao sistema portuário nacional de contêineres. O avanço dos processos de outorga desses dois ativos precisa acontecer sob a ótica do conceito de integração logística. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Bloqueios em estradas não causam impacto no Porto de Santos
Ao contrário de outros portos do País, como Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS), prejudicados pelos protestos contra o resultado das eleições, no Porto de Santos não foram registrados impactos nos acessos de cargas. De acordo com a SPA, não houve qualquer problema incomum nos acessos ao Porto, apenas suspensões pontuais de navegação devido a questões climáticas. Segundo o Sindamar, as operações não foram impactadas por conta da utilização de ferrovias para o transporte de grãos. “hoje, cerca de 80% vêm por vagão”. Íntegra para associados.
Santa Portal: Audiência Pública irá debater cobrança de estadia em portos brasileiros
A ANTAQ vai realizar uma Audiência Pública, de 28 de novembro de 2022 a 11 de janeiro de 2023, com vista ao aprimoramento das propostas de atos normativos relativos ao Tema 2.1 da Agenda Regulatória 2022/2024, que trata da avaliação da pertinência de inserção de tipificação na Resolução nº 62/2021 sobre a recusa na autorização da cobrança de sobre-estadia pelo transportador marítimo ou agente intermediário nas situações em que estes foram agente causador da prestação do serviço e restam inadimplentes. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Cinco ativos de infraestrutura são prioritários para receber incentivos fiscais
O Minfra aprovou a inclusão de mais cinco projetos do setor na lista dos empreendimentos prioritários para receber incentivos fiscais do Governo Federal. Três projetos habilitados no Reidi deverão receber R$ 5,6 bilhões: no setor ferroviário, proposto pela Rumo em Mato Grosso; portuário, concedido à Petróleo Sabbá no Porto de Santarém; e rodoviário, pela ViaPaulista no estado de São Paulo. Já dois projetos ferroviários foram aprovados para emissão de debêntures incentivadas: proposta da Rumo Malha Paulista em regiões de São Paulo; e a da MRS Logística no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Omissões de portos serão peça-chave em 2023
Em 2023 a cadeia de suprimentos deverá abandonar o modelo ‘just in time’ para se adaptar ao ‘just in case’, onde o acúmulo de itens oferece uma espécie de ‘proteção’ para eventuais rupturas do fornecimento. Levantamento da Project44 mostra que este é o momento de otimizar a cadeia de abastecimento. O levantamento destacou as omissões de portos como peças-chave, uma vez que as transportadoras podem equalizar oferta com demanda para aliviar fretes em queda. No Brasil, os atrasos nas remessas para os Estados Unidos aumentaram em média 320% desde maio, passando de 2 dias para 8,4 dias em outubro. Os atrasos nas remessas da China para o Brasil melhoraram bastante em outubro, fechando o mês com média de 2,8 dias, aumentando 2.033%. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Xeneta destaca excesso de contêineres e queda na demanda
Segundo a consultoria Xeneta, de Oslo, a previsão para 2023 é de declínio contínuo nos volumes de carga, com os fretes em queda continuada, que resultarão em uma situação desequilibrada para o mercado. A consultoria aponta para a adição potencial de até 1,65 milhão de TEU de capacidade em novas embarcações. A incorporação de novos navios à frota será apenas parcialmente compensada pela demolição de embarcações mais antigas. A Xeneta espera um aumento de 5,9% na capacidade de transporte de contêineres, observando que mesmo que as demolições dobrem em relação ao nível atual de expectativas, a indústria marítima ainda espera uma expansão de quase 5% em sua capacidade de transporte. A estimativa é de que até 1 milhão de TEU ficarão ociosos. Íntegra para associados.
Tecnologística: Portos do Paraná recebem homologação para ampliação do calado
A Portos do Paraná homologou a ampliação do calado para navios porta-contêineres em Paranaguá. O canal principal passa de 11 metros para 12,30 m de calado e o canal alternativo passa de 11,50 m para 12,30 m. De acordo com a TCP, a nova medida proporcionará condições operacionais mais seguras para a entrada e saída do terminal, com impacto direto na operação. O gerente institucional da empresa, Allan Chiang, disse que “Com a ampliação do calado houve uma remoção de todas as restrições envolvendo atracação e desatracação dos navios, aumentando assim as nossas janelas de manobra, que estão trabalhando a todo vapor. Desta maneira, poderemos receber navios cada vez maiores, com comprimento entre 345 e 368 metros”. Íntegra para associados.
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