Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/02/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão (Coluna do Broadcast), Santa Portal e Portal BE News: Oito empresas demonstraram interesse na concessão do túnel Santos-Guarujá

Oito empresas demonstraram interesse em participar do leilão do túnel que ligará Santos ao Guarujá: Acciona, concessionária da futura Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo; CCCC; Concremat; EcoRodovias; EGTC Infra; Mota Engil; Novonor (antiga Odebrecht); e Webuild. A empresa que vencer o leilão irá investir aproximadamente R$ 870 milhões para a construção. A contraprestação só começará a ser paga a partir do início da operação do túnel, junto da receita tarifária estimada em R$ 3,16 bilhões. O lançamento do edital do projeto será amanhã, no Parque Valongo, em Santos, a partir das 10h30, com as presenças do presidente Lula e do governador Tarcísio de Freitas. O leilão deve ocorrer em agosto. Íntegra para associados: Estadão (Coluna do Broadcast), Santa Portal e Portal BE News.

Folha: Ministério quer 1ª ‘concessão light’ de rodovia em 2025, com ambulância e guincho self-service

O MT quer antecipar o cronograma oficial e fazer a primeira licitação de rodovia pelo modelo de “concessão inteligente” ainda em 2025. Nesse formato, o operador privado terá como função principal fazer a conservação e manutenção da estrada, sem obrigações de duplicar trechos, construir pontes e prestar serviços aos usuários — exigências que constam em contratos comuns. Apelidadas de “concessões light” pelo ministro Renan Filho, o modelo menos complexo vai englobar rodovias com menor movimentação. Algumas devem sair como PPP, com o governo complementando a remuneração do operador privado além da receita do pedágio. Íntegra para associados. 

Valor Econômico: Para não travar obras, governo pretende blindar Novo PAC

O governo quer blindar o Novo PAC da regra que obriga o Executivo a gastar menos em caso de início de ano sem aprovação do Orçamento. Para isso, a proposta é colocar as despesas do PAC entre aquelas que podem ser executadas integralmente, mesmo sem lei orçamentária anual publicada. Apenas as demais despesas discricionárias continuariam sujeitas à regra do um duodécimo (1/12), o que, segundo especialistas, pode esvaziar essa norma. O pedido de blindagem do PAC foi feito pela Casa Civil e foi incluído pelo Ministério do Planejamento e Orçamento na minuta do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLDO) de 2026. O documento será enviado ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril deste ano. Caso a proposta seja mantida e aprovada pelos parlamentares, a blindagem do novo PAC valeria já para o próximo ano. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Jornal da Orla (matéria de capa – p. 10), Folha Vitória e BE News (p. 6): Santos segue como principal porta de saída do café, apesar de obstáculos operacionais

O Porto de Santos respondeu por 75,3% das exportações brasileiras de café, em janeiro deste ano, conforme o último relatório mensal do Cecafé. Mas de acordo com esse documento, 77% dos 158 navios programados, sofreram atrasos ou alterações de escala. Para se ter uma ideia do impacto, das 672.113 sacas de café (equivalentes a 2.037 contêineres) que não foram embarcadas nos portos brasileiros, 461.704 sacas (69% do total) estavam no Porto de Santos. Esse volume representou uma perda potencial de R$ 1,361 bilhão, com prejuízos logísticos de R$ 6,134 milhões, apenas em janeiro, e R$ 57,7 milhões acumulados desde junho de 2024. Também no Espírito Santo, 65.665 sacas da commodity, equivalentes a 199 contêineres, não foram embarcadas em janeiro, uma perda de R$ 132,9 milhões. Íntegra para associados: Jornal da Orla (matéria de capa – p. 10), Folha Vitória e BE News (p. 6).

A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Cubatão discute pátio de caminhões

Uma audiência pública convocada pela Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Baixada Santista debateu, na segunda-feira (24), na Câmara de Cubatão, a instalação de um condomínio logístico na Ilha do Tatu. A APS quer usar a área verde da União, ao lado do Viaduto Mario Covas, para estacionamento de 1.020 caminhões. A APS apresentou o projeto e explicou que as tratativas começaram em 2021, com ofícios enviados à prefeitura da cidade. A proposta é autorizada pelo Plano Diretor da Cidade e tem como objetivo disciplinar o fluxo de caminhões nas proximidades do Jardim Casqueiro. A vice-prefeita, Andrea Castro, disse que tentou dialogar com a APS, mas não obteve resposta. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Comitiva Porto & Mar fará imersão no Vale do Silício, nos EUA, em maio

A Comitiva Porto & Mar, do Grupo Tribuna, composta por autoridades e empresários, participará, entre os dias 26 e 30, de visitas a portos da Costa Oeste americana, incluindo encontros com especialistas em descarbonização e contatos com empresas gigantes de tecnologia no Vale do Silício. A ideia é trazer para o Brasil soluções inovadoras que possam ser implementadas nos portos nacionais, aprimorando a eficiência e competitividade do setor. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Mesmo com entraves, projetos de concessões hidroviárias começam a avançar

Passado pouco mais de um ano que o MPor e a Antaq lançaram o Plano Geral de Outorgas, o projeto mais avançado e com maior probabilidade de ser licitado é a concessão do rio Paraguai. Os primeiros estudos sobre essa concessão foram concluídos pela Antaq no início do segundo semestre do ano passado, mas no momento o projeto está em tomada de subsídios. De acordo com o superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários da Antaq, Bruno Pinheiro, o modelo está avançado, mas precisou voltar à análise devido a “pequenos entraves”. A expectativa é que a concessão seja a próxima a entrar em audiência pública. Ele avalia que o principal desafio para a evolução do modal no Brasil tem sido a falta de previsibilidade quanto à dragagem e à manutenção. Íntegra para associados.

Modais em Foco e Portos e Navios: PortosRio registra recorde histórico na movimentação de cargas

A PortosRio alcançou um recorde ao movimentar um total de 76,2 milhões de toneladas em 2024 – um crescimento de 13,9% em relação a 2023. O Porto de Itaguaí registrou 60,7 milhões de toneladas em 2024, um aumento de 8,8% em comparação com 2023. Principal polo de escoamento do minério de ferro do país, alcançou 54,1 milhões de toneladas movimentadas, alcançando o maior patamar dos últimos 10 anos, com crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. Contará ainda com um novo terminal, com capacidade para movimentar mais de 21 milhões de toneladas e previsto para entrar em operação nos próximos anos. Já o Porto do Rio de Janeiro movimentou 15,4 milhões de toneladas em 2024, um crescimento de 39,7% em relação a 2023, com destaque à carga conteinerizada (1,2 milhão de TEUs, aumento de 70%). Íntegra para associados: Modais em Foco e Portos e Navios.

Revista Portuária: Segurança Portuária de São Francisco do Sul atende às normas internacionais

A Conportos aprovou o Plano de Segurança Portuária do Porto de São Francisco do Sul, que como consequência recebeu a declaração de cumprimento do ISPS Code. Para obter a certificação, que estava cassada desde 2021, o Porto realizou, nos últimos dois anos, o maior investimento em segurança da informação da sua história: R$ 25 milhões. Uma das principais obras de modernização foi o novo sistema de monitoramento e controle de acesso ao Terminal Graneleiro, responsável pelo armazenamento de soja e milho, principalmente. Íntegra para associados.

Portos e Navios: TVV expande capacidade em 65% com nova área e anuncia investimento de R$ 35 milhões

O Terminal Portuário de Vila Velha, administrado pela Log-In Logística Integrada, anunciou a ampliação de sua área com um contrato firmado com a VPorts que prevê exploração de uma nova instalação portuária de 70 mil m² na retroárea do Porto de Vitória. A nova área permitirá ao TVV expandir sua oferta de serviços agregados, consolidando sua atuação como um operador logístico. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Com foco no porto, Santos Export entra em contagem regressiva

O fórum Santos Export vai acontecer nos próximos dias 18 e 19 de março, no Santos Convention Center. A programação deste ano contará com painéis técnicos e debates sobre os planos de ampliação do Porto de Santos, a licitação do Tecon Santos 10, a implantação de corredores logísticos e de acessos rodoviários e ferroviários. Uma novidade nesta edição é o reforço na pauta de transformação digital, com painéis voltados para novas tecnologias e participação de especialistas internacionais e grandes nomes do ecossistema de inovação. Íntegra para associados.

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