Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/04/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line (Painel): Antaq vai ouvir portos para procurar soluções para a crise de contêineres

A Antaq vai fazer uma rodada de conversas com os terminais portuários e armadores de cabotagem e longo curso para procurar formas de mitigar os efeitos da crise mundial de contêineres no País. Doze terminais já informaram implicações operacionais que estão sendo enfrentadas, especialmente por conta das omissões de navios e dos atrasos nos embarques e desembarques. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Auditores fiscais do agronegócio pressionam por reajuste e planejam ‘operação-padrão’

Os auditores fiscais federais agropecuários pressionam o governo por reajustes salariais e novo concurso público, sob o risco de adotarem operação-padrão a partir dos próximos dias. Segundo o sindicato da categoria, há cinco anos não há reajuste salarial, nem correção de perdas inflacionárias, enquanto demais carreiras de auditoria e fiscalização tiveram vencimentos corrigidos em 2018 e em 2019. A categoria cobra ainda a realização de concurso público para contratar fiscais para cobrir uma defasagem de 1.620 profissionais. Hoje o sindicato tem reunião com o ministro do MAPA, Marcos Montes, além de agenda prevista nesta semana com a ex-ministra Tereza Cristina. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Leilão do Rodoanel Norte deve atrair grandes grupos

Amanhã o governo paulista deverá licitar o trecho Norte do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. A percepção do mercado é que haverá interesse pelo projeto, mas não uma disputa intensa. Operadores tradicionais, como CCR, Ecorodovias e Pátria são apontados como candidatos. A expectativa é concluir em 24 meses a construção do anel viário da capital, iniciada em 1998. O contrato de concessão prevê R$ 3 bilhões de investimentos, ao longo de 31 anos, dos quais R$ 1,7 bilhão serão destinados à finalização do túnel. Outro ponto de atenção é o sistema inovador de cobrança “free flow” (sem praças de pedágio e pagamento calculado pelos quilômetros rodados), que está gerando dúvidas sobre o grau de inadimplência, já que não existe uma cultura de pagamento automático no País. Íntegra para associados.

Editorial do Estadão: Investimento público não tem solução fácil

O Brasil precisa de R$ 290 bilhões anuais de investimentos em infraestrutura, 4,3% do PIB. O total investido com recursos públicos e privados tem ficado, no entanto, perto de R$ 130 bilhões. Em vez de ampliar, o País vem perdendo parte da infraestrutura, como se estivesse numa trajetória de subdesenvolvimento. O retrocesso é mais ostensivo em comparações internacionais. De 1980 a 2019, o Brasil investiu 49 vezes o volume investido em 1979, ao passo que na Índia tal valor foi multiplicado por 249, na Coreia do Sul, por 202, e na África do Sul, por 66. Íntegra para associados.

Época Negócios (Reuters): Cargill prevê menor lucratividade no Brasil em 2022 por custos com transportes

A Cargill avalia que o setor de trading de commodities está sendo desafiado em 2022 pela alta de custos de combustíveis para o escoamento da produção, o que tende a reduzir a lucratividade. Mas vê a demanda da China por grãos brasileiros como “sólida” e avalia que a queda nas exportações de soja estaria mais relacionada ao atraso nos fluxos para os portos e à redução da safra. Diz ainda que a segunda safra de milho do Brasil estimada para ser recorde em 2021/22 pode dar um impulso aos negócios. Íntegra para associados.

Valor Econômico (Bloomberg): Gargalos nas cadeias devem piorar nos próximos meses

As regras rígidas da China para coibir a covid-19 estão prestes a desencadear mais uma onda de caos no hemisfério Norte entre junho e setembro, nas cadeias de suprimentos entre a Ásia, os EUA e a Europa. O congestionamento do transporte marítimo nos portos chineses, associado à guerra da Rússia na Ucrânia, pode provocar um duplo choque à economia global e sabotar a recuperação, já comprometida pelas pressões inflacionárias. Mesmo se os surtos forem contidos, as rupturas irão até o fim do ano. “Prevemos uma confusão maior que a do ano passado”, disse Jacques Vandermeiren, CEO do porto de Antuérpia. Os portos dos EUA e da Europa já estão cheios, o que os torna vulneráveis a novos choques. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Boqnews (coluna do jornalista Jairo Sérgio de Abreu): Alerta no meio portuário santista

Além da proposta de desestatização do Porto de Santos, outro tema determinante para o futuro desse porto é a licitação da área denominada STS-10. O segmento retroportuário alerta sobre o risco do futuro espaço ser vencido pelo grupo vizinho à área, no caso a BTP, ou por empresas ligadas a ela. Há um risco ainda maior de o mesmo grupo que vencer a licitação do terminal STS-10 também abocanhar a futura gestão da administração portuária do cais santista, concentrando ainda mais os interesses. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, questiona a velocidade que o governo pretende leiloar a área e defende o impedimento tanto da BTP como de suas coligadas de participar da licitação. Íntegra para associados.

G1 Santos, A Tribuna de Santos (matéria de capa) e Santa Portal: Operação conjunta fiscaliza terminais de granéis no Porto de Santos para controle sanitário

A Operação Porto Limpo, realizada desde ontem no Porto de Santos pela Antaq, Ibama, Receita Federal, Anvisa, Marinha e Capitania dos Portos, vai fiscalizar 14 terminais de granéis sólidos nesta semana para evitar doenças e outros danos causados pela sujeira provocada por materiais que caem na pista. Os agentes contam com ajuda de drones, que sobrevoam os terminais. Também vão verificar questões ambientais e o cumprimento de práticas no controle da proliferação de ratos, pombos e mosquitos. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna e Santa Portal.

Diário da Cidade (SC): Ibama autoriza obra de alargamento e aprofundamento do canal de acesso ao Porto de São Francisco do Sul

O Ibama autorizou o projeto de aprofundamento do canal externo da Baía da Babitonga, no acesso ao Complexo Portuário de São Francisco do Sul, dos atuais 14 metros para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações com até 366 metros de comprimento. Hoje o Porto recebe navios com até 310 metros de comprimento. As obras deverão começar ainda neste ano. Serão removidos 15 milhões de m3 de material, reutilizados para engordar a faixa de areia da orla da cidade de Itapoá. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line e Portos e Navios: Evento no litoral de SP deve contar com potenciais investidores do Porto de Santos

Durante o SPA Day 2022, realizado hoje, no Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Santos, estão sendo apresentados os resultados da SPA do ano passado, as perspectivas, oportunidades de negócios e a evolução do processo de desestatização. O evento – presencial – é voltado para o mercado de capitais e potenciais investidores, como fundos de pensão e de investimentos, empresas que atuam no porto, operadores logísticos e grupos de investimentos em infraestrutura. O SPA Day será posteriormente disponibilizado no Youtube da companhia. Íntegra para associados: A Tribuna e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Guia Marítimo: Novo acesso ao Porto do Rio de Janeiro reduz gargalos e melhora mobilidade urbana

Prestes a completar seis meses de funcionamento, o Portão 32 já se tornou o principal acesso rodoviário ao Porto do Rio de Janeiro, recebendo 53% dos veículos, especialmente aqueles com destino aos terminais de contêineres. Com isso, o tráfego de caminhões e carretas no Centro e no Caju foi sensivelmente reduzido, melhorando a mobilidade urbana. Segundo a CDRJ, no mês de fevereiro o novo portão registrou 8.452 acessos ao porto. Íntegra para associados.

BE News (p. 4): DP World Santos planeja nova ampliação de seu terminal portuário

A DP World Santos estuda nova ampliação de seu terminal no Porto de Santos para aumentar a capacidade operacional anual em 66%. A expansão ocorrerá em duas etapas: nos próximos dois anos, o aumento da capacidade vai até 1,6 milhão de TEU; cinco anos depois, chegará em 2 milhões de TEU. A empresa planeja a ampliação da retroárea e do cais, a compra de novos equipamentos e uma estratégia de sustentabilidade. O novo projeto será a terceira onda de investimentos da DP World no terminal destinado à movimentação de carga geral e de projeto, contêineres e celulose. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Concessões vão gerar quase r$ 1 trilhão em investimentos ao Brasil até o fim de 2022, diz Sampaio

Durante a abertura do Nordeste Export, em Salvador, o ministro Marcelo Sampaio afirmou que o programa de concessões de infraestrutura somará, até o final do ano, quase R$ 1 trilhão em investimentos contratados. Lembrou também a simplificação de regulamentações, como a Lei das Ferrovias, a BR do Mar, a MP do Voo Simples e a Nova Lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Nordeste Export 2022 reune também autoridades e lideranças empresariais regionais e nacionais. A programação continua hoje e pode ser acompanhada via: www.portalbenews.com.br. Íntegra para associados.

Comex do Brasil e Informativo dos Portos: Fechamento de portos e guerra na Ucrânia geram falta de produtos importados e afetam a logística no Brasil, segundo Asia Shipping

A política de tolerância zero à pandemia de Covid na China pode gerar grandes problemas para o Brasil, especialmente com o congestionamento nos portos, falta de vazão de mercadorias e investimentos extras dos armadores. Por outro lado, Brasil e América Latina podem se beneficiar da ‘nova ordem mundial’, com fábricas regionalizadas para atender a demanda local, evitando novas rupturas na cadeia logística, Mas a medida exige investimentos consideráveis em tecnologia e mão de obra especializada para desenvolver uma nova cultura de comércio exterior. Íntegra para associados: Comex do Brasil e Informativo dos Portos.

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