Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/04/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Exame (Esfera Brasil): Obras do túnel Santos-Guarujá terão impactos reduzidos, prevê presidente da Antaq

O diretor-executivo da Antaq, Eduardo Nery, afirmou que a tecnologia a ser empregada no projeto de construção do túnel Santos-Guarujá terá potencial de minimizar os impactos provocados pela desapropriação de áreas na Baixada Santista. A região do Macuco, que deverá receber o canteiro de obras pelo lado santista, é local de moradia de mais de 20 mil pessoas. Por outro lado, a expectativa é que, uma vez concluído, o túnel beneficie anualmente mais de 5 milhões de pessoas, entre moradores da Baixada Santista e turistas que frequentam as praias da região. Segundo Nery, técnicos da Antaq e da Artesp têm trabalhado em cooperação, e a obra não deverá afetar a rotina das operações portuárias. Íntegra para associados.

Folha On-line: Lewandowski contraria planos de Dino, e GLO de portos e aeroportos não deve ser prorrogada

A gestão do ministro Ricardo Lewandowski tem esfriado as discussões sobre a possível prorrogação da operação de GLO em portos e aeroportos. Sua postura é diferente da adotada pelo antecessor, Flávio Dino. As reuniões semanais do comitê de acompanhamento da GLO, antes conduzidas pelo então secretário-executivo Ricardo Cappelli, deixaram de ocorrer. Lewandowski também não teve reuniões com o ministro José Múcio Monteiro para discutir os rumos da operação. O decreto que autorizou a participação das Forças Armadas no combate aos crimes de tráfico de drogas e armas tem prazo até 3 de maio. Os resultados da operação são considerados positivos pelo governo. A decisão pela prorrogação ou fim da operação militar é do presidente Lula. Íntegra para associados.

Valor Econômico: BNDES já aprovou R$ 100 bi para política industrial

O BNDES já aprovou mais de R$ 100 bilhões em operações do Plano Mais Produção, braço de financiamento do banco de fomento no programa Nova Indústria Brasil (NIB), do governo federal. A instituição é responsável pela gestão de R$ 250 bilhões dos R$ 300 bilhões anunciados para a nova política de industrialização do governo Lula. Lançado em janeiro deste ano, o programa despertou críticas sobre a falta de detalhamento das medidas a serem adotadas, além de questionamentos sobre a viabilidade financeira e a transparência na implementação do programa. Íntegra para associados.

Valor On-line: Navio grego intercepta dois drones lançados pelos houthis no Mar Vermelho

Ontem um navio militar da Grécia, que serve na missão naval da União Europeia no Mar Vermelho, interceptou um ataque com dois drones lançados pelos houthis contra uma embarcação comercial. Os houthis lançaram mais de 50 ataques a navios comerciais no Mar Vermelho desde novembro, desencadeados pela guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Os ataques diminuíram nas últimas semanas, pois os rebeldes foram alvo de uma campanha de ataques aéreos liderada pelos EUA no Iêmen, e o transporte marítimo através do Mar Vermelho e do Golfo de Aden diminuiu devido à ameaça. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Dragagem é prioridade no Porto de Santos

O levantamento hidrográfico da APS mostra um ‘tapete verde’ no canal de acesso ao Porto de Santos e nos berços de atração no final de março. A cor significa que a profundidade está igual ou maior do que 15 metros e que o serviço de manutenção vem mantendo a estabilidade. O presidente da APS, Anderson Pomini, cita a nova modelagem de contrato para dragagem de aprofundamento que está em análise. “Realizamos estudos adiantados para o aprofundamento de 16 metros, e, na sequência, para 17 metros. Nossa intenção, para dar mais previsibilidade a esses serviços essenciais, é realizar uma concessão de, no mínimo, 25 anos”. O projeto do MPor de concessão da dragagem pelo prazo de 20 anos por PPP prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões. Íntegra para associados.

Santa Portal: Autoridade Portuária intensifica ações voltadas ao Manifesto ESG do Porto de Santos

A APS fecha o mês de abril com uma pauta intensa de realizações voltadas ao Manifesto ESG do Porto de Santos. As atividades incluíram o Workshop Imersão ESG, realizado no Centro de Treinamento da APS; apresentação online das melhores práticas de Relato de Sustentabilidade e a 7ª reunião presencial com os signatários do Manifesto assinado em 1º de agosto do ano passado. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Do Brasil ao Chile, a rota bioceânica

A fatia brasileira da rota bioceânica rodoviária está ganhando forma. A recuperação de 104 quilômetros da BR-267, no Estado de Mato Grosso do Sul, já foi iniciada e o acesso à terceira ponte internacional entre o Brasil e o Paraguai está em fase de projeto. São as duas primeiras obras do pacote de infraestrutura do corredor de escoamento de grãos do Centro-Oeste do Brasil até o Oceano Pacífico. Essa rota internacional também poderá representar uma alternativa logística à saída de mercadorias do Brasil com destino à Ásia a longo prazo, sem concorrer com o Porto de Santos. Porém, os maiores desafios serão a insegurança jurídica, regulatória e de cooperação entre os países envolvidos. Íntegra para associados.

NSC Total: Portos da Babitonga buscam modelo inédito para bancar obra de R$ 300 milhões

Os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá estão montando modelagem inédita para buscar parcerias para o aprofundamento do canal de acesso da baía da Babitonga, um investimento de R$ 300 milhões que permitirá a passagem de navios de até 400 metros e com o dobro da capacidade dos atuais cargueiros em operação nos portos. O tema foi tratado ontem, na inauguração da nova expansão do Porto Itapoá. Íntegra para associados. 

Correio do Estado (MS): Baixo nível do Rio Paraguai paralisa portos e gera prejuízo

Em Mato Grosso do Sul o rio Paraguai registra o menor nível para o mês de abril em sete anos. A marca histórica ocorre nos portos de Ladário e Porto Murtinho, onde a régua da Marinha do Brasil registrou 1,34 metro e 2,22 m respectivamente, na segunda-feira (22). No mesmo período, em 2018, nível era de 4,84 m em Ladário e 5,95 m em Porto Murtinho. Diante da situação, empresas de transportes fluviais que operam nos municípios do Estado já observam redução no volume de commodities como soja e minério de ferro. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Logweb: Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, de modo a garantir soluções logísticas completas e integradas, do porto ao e-commerce. Com frota própria e terceirizada, a empresa está investindo na atualização da tecnologia de sua plataforma sistêmica de gestão de transporte, visando maior visibilidade, controle e eficiência de suas operações – desde o planejamento de viagens, programação de carga, acompanhamento em tempo real até a prestação de contas aos clientes. O novo TMS tem aporte de R$ 1,5 milhão e previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre. Íntegra para associados.

Agência Porto: Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes

O recorde histórico na movimentação de cargas em 2023 (16,8 milhões de toneladas) foi fundamental para alcançar o melhor resultado financeiro desde a fundação do Porto de São Francisco do Sul, em 1º de julho de 1955. O balanço contábil apresentado esta semana pela diretoria do terminal portuário apontou um lucro líquido próximo a R$ 30 milhões (R$ 29.764.085,41). O valor representa um aumento de 400% com relação a 2022. Íntegra para associados.

BE News (p. 4): Comissão de Infraestrutura debate PL do combustível do futuro

O PL 528/2020, conhecido como a proposta dos combustíveis do futuro, foi tema ontem da audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. O colegiado se reuniu para debater os efeitos da adesão do biogás na economia circular. A Casa está analisando o projeto após a aprovação pela Câmara dos Deputados em março deste ano. O texto prevê a criação dos programas nacionais de diesel verde, biometano e combustível sustentável para aviação, além do aumento da mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel. De acordo com o PL, a meta anual de redução de emissões de gases de efeito estufa através do uso de biometano no consumo de gás natural deve ser de 1% até 2026, alcançando 10% até 2034. Íntegra para associados.

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