Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: Fiscais agropecuários aprovam indicativo de greve geral
Os auditores fiscais federais agropecuários aprovaram ontem, em assembleia extraordinária, o indicativo de greve da categoria, que pede ao governo federal reestruturação da carreira e aumento de salários. Segundo o sindicato nacional da categoria, mais de 92% dos auditores que participaram da assembleia foram a favor do indicativo de greve. O ministro da Agricultura, Marcos Montes, disse que, embora defenda o pleito, o momento não era “oportuno” para uma “pressão desenfreada” dos servidores. Com a possibilidade de greve, os auditores agropecuários, que já estão em operação-padrão desde dezembro, vão intensificar a mobilização e esticar ao máximo os prazos para realização das atividades rotineiras. Vão manter o ritmo normal para a liberação de cargas perecíveis e de animais domésticos para viagens e a realização de diagnóstico de doenças e pragas. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Estadão: Fusão Valec-EPL fica pronta até o fim do ano
Um decreto do presidente Bolsonaro publicado em edição extra do DOU na terça-feira permite que a Valec e a EPL sejam consolidadas na chamada Infra S.A., com foco nos estudos e na estruturação de projetos em logística de transportes. O ministro Marcelo Sampaio prevê que a fusão deverá levar de cinco a seis meses e que, com a otimização dos gastos de custeio, haverá economia de R$ 30 milhões no primeiro ano, devendo chegar a até R$ 90 milhões anuais. De acordo com o MInfra, todos os processos em andamento serão incorporados pela nova empresa, como a construção dos trechos II e III da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a fiscalização das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), administrados pela Valec. A Infra S.A. também responderá pela elaboração do PNL e demais planos setoriais, desenvolvidos pela EPL. Íntegra para associados: Valor e Estadão.
Money Times (Reuters): Superintendência do Cade recomenda aprovação de venda do controle da Log-In à MSC
A Superintendência-Geral do Cade recomendou a aprovação, sem restrições, da venda da Log-In a uma subsidiária da MSC. O parecer consta no processo da transação no sistema do Cade. A aprovação final do Cade pode ocorrer após 15 dias a partir da publicação no DOU, na terça-feira (24), caso não haja manifestação de terceiros ou do tribunal da autarquia. Em fevereiro, a superintendência do Cade havia declarado o negócio “complexo” e requerido mais informações às companhias. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Novo leilão do Galeão é aprovado pela Anac, oito anos depois de privatização do aeroporto
A Anac aprovou ontem a viabilidade técnica e jurídica do pedido de relicitação do Aeroporto do Galeão, apresentado pela RioGaleão, que em fevereiro decidiu devolver o ativo à União, alegando “incapacidade de cumprimento das obrigações originárias do contrato”. De acordo com a Anac, para ser qualificado como um ativo apto a novo leilão, o Galeão terá seu pedido analisado, nos próximos dias, pelo MInfra e pelo Conselho do PPI. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Ex-secretário garante que saída não afeta desestatização em Santos
O ex-secretário Diogo Piloni disse que a decisão de deixar a SNPTA foi tomada em 2021, mas que acabou sendo adiada. Após 12 anos no setor público, três deles como secretário, Piloni vai migrar para a iniciativa privada. Garantiu que o processo de desestatização do Porto de Santos não sofrerá impactos com sua saída, que a equipe técnica deverá seguir com os temas e objetivos do setor portuário e que a SNPTA estará em “excelentes mãos”, referindo-se ao novo secretário, Mário Povia. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Editorial do Portogente: Novo secretário de portos representa avanços para o Porto de Santos
“Chega como uma notícia alvissareira a nomeação do novo secretário Mário Povia. Sua trajetória à frente da Antaq e como diretor de Gestão Portuária da CDRJ traduz-se por soluções competentes e conciliação de interesses. Sua característica de algodão entre cristais será adequada para a complexa e urgente solução da reforma do Porto de Santos. Diferentemente do ex-secretário Piloni, o atual conhece a realidade do sistema e o problema a ser resolvido. Perdeu-se tempo valioso debatendo o modelo australiano que não é adequado à realidade brasileira. Entretanto, a melhor solução para nossos portos exige domínio do processo regulatório e profundo conhecimento da legislação que Povia tem, assim como conhece bem o que pode e deve ser modificado.” Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de Itajaí recebe terceira atracação de navio roll on roll off
Ontem à tarde o “Florida Highway”, da K-LINE, atracou no Porto de Itajaí, trazendo a bordo 784 veículos importados veículos da BMW e Mini Coopers trazidos pelo Porto de Santos (SP). Ao desatracar do porto de Itajaí, seguirá para o porto de Zarate, na Argentina, onde concluirá suas escalas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Xangai, o maior do mundo, volta a operar
Com a cidade de Xangai devendo reabrir em 1º de junho, o porto estará em overdrive com os embarcadores tentando cumprir os atrasos, sob sérios efeitos indiretos em todo o mundo. É um exemplo de como as cadeias de suprimentos globais em 2022 foram desestabilizadas de maneiras que não eram aparentes no início do ano. Íntegra para associados.
Logweb: Navios de carga são controlados remotamente em Antuérpia, na Bélgica
A Seafar é uma das empresas que tem inaugurado operações sem tripulação, por meio de um painel de controle, que permite que o operador trabalhe diretamente de dentro de um escritório. Os primeiros passos para que o transporte de cargas seja feito através de navios autônomos já estão em curso. São dez embarcações, em rotas fluviais dentro da Bélgica. Mas a meta da empresa é chegar ao fim do ano com 26 navios. A companhia está presente em três rotas na Bélgica, todas com transporte de contêineres e carga seca. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Crescimento na frota de contêineres pode resultar em excesso de 13 milhões de TEUs
Em resposta à forte demanda das companhias de navegação, a frota mundial de contêineres cresceu 15% no ano passado, para 51,4 milhões de TEU, em comparação com o crescimento médio anual pré-Covid de 5%. Se 17% desse volume se tornar redundante, o resultado seriam 8,5 milhões de TEU de equipamentos ‘ociosos’. Com os 4,8 milhões de TEU a serem entregues em 2022, o número sobe a 13 milhões de TEU em 2023. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022