Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: TRT-SP dispensa contratação de conferente de carga
O TRT-SP aprovou nova dispensa de contratação de conferentes de carga, desta vez por um terminal de grãos no Porto de Santos, considerando que a evolução tecnológica torna a função desnecessária. É um dos primeiros precedentes sobre o assunto que, conforme a própria Justiça do Trabalho reconhece, possui um forte viés social pela perda de postos de trabalho. Pelo menos 230 profissionais na ativa seriam impactados como consequência natural da modernização do sistema portuário. Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar): Embaixador diz que Japão quer ampliar atuação no Porto de Santos
O embaixador Teiji Hayashi sinalizou, ao presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Paulo Barbosa, que o Japão pretende ampliar a relação de suas empresas com os terminais portuários de Santos. O deputado frisou que há espaço no porto para parcerias e concessões a empresas estrangeiras. Uma missão para atração de investimentos japoneses também está nos planos do governador Tarcísio de Freitas. Íntegra para associados.
Portal Exame (Estadão Conteúdo): Cúpula climática em Paris termina sem acordo sobre taxação global em transporte marítimo
Participantes de uma cúpula em Paris não chegaram a um acordo para criar uma taxa de emissão de gases de efeito estufa produzidos pelo transporte marítimo internacional. Organizações não governamentais e ativistas lamentaram a falta de respostas mais ambiciosas à mudança climática e às desigualdades. A ideia do imposto global tem ganhado corpo e poderia potencialmente ser adotada durante reunião em julho da IMO/ONU de regulação do setor. O dinheiro poderia ser direcionado a nações em desenvolvimento que lutam para lidar com mudanças climáticas. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Governo prepara regulação de antidumping para evitar abuso de ‘interesse público’
O MDIC prepara nova regulação para disciplinar a concessão de medidas antidumping, de proteção a produtores domésticos contra concorrentes do exterior. A ideia é dar parâmetros mais claros para a adoção do chamado “interesse público”, que congela o antidumping e permite que o produto importado, mesmo que adote práticas desleais, entre no País sem sofrer restrições. Segundo o governo Lula, o argumento usado de maneira excessiva na gestão anterior colocou o setor industrial brasileiro em pé de guerra e mobilizou também o Congresso e o Judiciário. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Falta de um plano nacional pode deixar Brasil fora da corrida pelo hidrogênio verde
O Brasil está no centro das atenções globais para a comercialização de hidrogênio verde devido à sua matriz elétrica 85% limpa, condição fundamental para a produção do novo combustível. Mas dos 359 projetos já anunciados no mundo, apenas um é no Brasil, em Suape, segundo levantamento da consultoria A&M Infra. Apesar das críticas, o Ministério de Minas e Energia afirmou que a política nacional para o hidrogênio verde no Brasil foi lançada em 2021, como PNH2, que tem como objetivo desenvolver o mercado e a indústria de hidrogênio no País. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Falta de mão de obra e insumos ameaça investimento bilionário em rodovias
O investimento nas rodovias federais pode alcançar R$ 30 bilhões em 2023, somando o aporte do governo federal em obras públicas e recursos aplicados nas estradas concedidas à iniciativa privada. Cerca de R$ 20 bilhões virão do orçamento do Ministério dos Transportes e outros R$ 11 bilhões de grandes grupos de concessionárias. Mas o setor monitora os riscos de gargalos por conta da falta de profissionais qualificados e da escassez de insumos. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e BE News (p. 5): Governo Federal e Estado de São Paulo discutem PPP para túnel Santos-Guarujá
Os governos Federal e do Estado discutem a viabilização do túnel submerso Santos-Guarujá por meio de PPP. A possibilidade foi abordada em reunião em Brasília, na terça-feira (20), entre o governador Tarcísio de Freitas, o ministro Rui Costa, e integrantes da equipe do ministro Márcio França. O encontro envolvendo a ligação seca tratou da inclusão do projeto na nova versão do PAC. Segundo o MPor, serão utilizados os recursos públicos já disponíveis nas obras, com custo em torno de R$ 5 bilhões. A APS informou ter R$ 2 bilhões em caixa. O objetivo do Governo é fazer o lançamento do edital das obras ainda este ano e os serviços teriam início em 2024, com previsão inicial de conclusão para 2028. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e BE News.
A Tribuna de Santos: Exportação de suco de laranja sobe 28,3% no Porto de Santos
Principal exportador de suco de laranja do País, o Porto de Santos registrou um aumento de 28,3% nos embarques do produto, no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022, somando 946,8 mil toneladas. Em 2022 foram exportadas 2,6 milhões de toneladas, um aumento de quase 10% em relação a 2021. Segundo a APS, Santos embarca 91% do suco de laranja produzido no País por meio de três terminais dedicados a granel líquido para sucos cítricos (Citrosuco, LDC e Cutrale). Íntegra para associados.
Santa Portal: Receita Federal intercepta 561 kg de cocaína no Porto de Santos
A Receita Federal apreendeu 561 kg de cocaína no Porto de Santos, na manhã de sexta passada (23). A droga, escondida em um carregamento de bobinas de papel, foi interceptada durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras realizados por equipes da Alfândega de Santos. O destino da carga seria o porto de Antuérpia. Íntegra para associados.
NSC Total e G1 (SC): Governo federal propõe solução para crise no Porto de Itajaí
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, deverá apresentar uma solução para a crise no Porto de Itajaí. A alternativa foi acertada no fim de semana com o ministro Márcio França, trabalhadores portuários e a Superintendência do Porto. O Porto está desde janeiro sem receber contêineres e ficará sem operador a partir do dia 30 de junho. Está sendo discutida também uma licitação provisória para definir uma nova empresa para operar por 24 meses ou seguir direto para a licitação definitiva. O martelo deve ser batido em uma reunião em Brasília amanhã, com a presença do novo superintendente do Porto de Itajaí, o vice-prefeito Marcelo Sodré. Íntegra para associados: NSC Total e G1 (SC).
Rio Grande Tem: Porto do Rio Grande tem crescimento de 6% nas movimentações
A movimentação de granéis sólidos foi destaque de janeiro a maio deste ano nos portos públicos do Rio Grande do Sul, atingindo mais dez milhões de toneladas, com destaque aos granéis sólidos. No Porto do Rio Grande, foram 9,7 milhões de toneladas, em Pelotas 83.822 toneladas e em Porto Alegre 260.639 toneladas. Na sequência, aparecem as cargas gerais, com 4,4 milhões de toneladas, e granel líquido, com 1,7 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
AEN: Terminais de Paranaguá esperam carregar 9.428.30 toneladas de grãos e farelo no terceiro trimestre
Nos próximos três meses, os embarques de granéis de exportação pelo Porto de Paranaguá podem chegar a 9,4 milhões de toneladas, incluindo soja, milho, açúcar e farelo. O total esperado é de cerca de 32,5% acima das 7,1 milhões de toneladas carregadas no mesmo período em 2022. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Agentes acreditam em adoção de modelo similar à Fips para Itaqui
A ANTT acompanha os investimentos da Fips para aumentar a eficiência logística no Porto de Santos. O diretor da agência, Felipe Queiroz, acredita que o modelo de operação compartilhada pode ser adotado, no médio prazo, em outros portos e sistemas amadurecidos. ‘Essa aproximação com Antaq, embarcadores, operadores de terminais para que Fips dê certo e esse modelo com seus aprendizados possa ser aplicado em outras situações, como caso do Porto de Itaqui será um bom case’. Ele mencionou que o Porto de Antuérpia conta com 1.000 quilômetros de ferrovia interna e dois pátios ferroviários. Íntegra para associados.
BE News (p. 5 e 6): Porto seco de Anápolis deve viabilizar primeira operação de contêineres via Ferrovia Norte-Sul
O Porto Seco de Anápolis poderá viabilizar a primeira operação de contêineres a ser feita pelos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul, inaugurados no dia 16/06, no Terminal da Rumo, em Rio Verde. A conclusão da FNS pode aumentar também a capacidade do escoamento de carga da região Centro-Oeste para o Porto de Santos, já que ao chegar a Estrela D´Oeste os trilhos se conectam com a malha ferroviária paulista, que acessa o porto. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Incêndio atinge porta-contêineres durante viagem de Santos a Itapoá
Um incêndio na praça das máquinas atingiu o porta-contêineres Monte Sarmiento em alto mar, na sexta (23), na altura da costa da cidade paulista de Cananeia. A Marinha e empresa proprietária da embarcação garantiram que não houve feridos e os 30 tripulantes estão em segurança. O navio, da Aliança Navegação e Logística, tinha deixado o Porto de Santos na quinta (22), com destino ao Porto de Itapoá. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Cabotagem pode reduzir em mais de 60% o custo do transporte de cargas no país
Apesar dos 8,5 mil km de costa e mais de 40 mil km de vias interiores navegáveis, o Brasil tem cerca de 60% de suas cargas transportadas pelas rodovias. Segundo o PNLT, a cabotagem pode reduzir em até 62% o custo do frete. No ano passado foram movimentados 1,3 milhão de TEU entre portos brasileiros, o que representa menos 1 milhão de viagens feitas por caminhões. Se todos esses veículos fossem encostados frente a frente daria mais de 15 mil km de fila. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Grupo discute desburocratização na outorga de TUPs
A SNPTA e a Antaq criaram um grupo de trabalho para reduzir o tempo de tramitação e formas de melhorar a implantação de TUPs. O diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, disse que a iniciativa tem apoio de outras entidades setoriais, que trabalham em propostas de melhorias desde a Lei 12.815/2013, o decreto 9.048 e outros dispositivos infralegais. Comentou ainda que os terminais continuam a tentar convencer o governo da necessidade de uma extensão do Reporto, que vence no final do ano. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de São Francisco do Sul garante manutenção da certificação ISO
O Porto de São Francisco do Sul continua atendendo aos requisitos estabelecidos para a Certificação ISO 9001 (de Gestão da Qualidade) e 14001 (de Gestão Ambiental), ambas na última versão: 2015. O anúncio foi feito pela auditoria da QMS, na sexta (23). Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023