Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha: Governo tem apenas R$ 65 bi de espaço para cortar, e ministros disputam para ficar de fora
O governo conta com um espaço de apenas R$ 65 bilhões no orçamento deste ano para fazer o corte de R$ 15 bilhões de despesas. Com quase oito meses do ano já transcorridos, os ministérios já empenharam boa parte delas, o que tem dificultado o trabalho de definição do tamanho do corte em cada pasta. Faltando menos de uma semana para o anúncio da divisão do corte, na próxima terça-feira (30), o espaço orçamentário restrito ampliou a disputa entre os ministérios. Os ministros ainda não receberam do Ministério do Planejamento os valores de quanto terão de cortar, o que deverá ocorrer hoje ou, no máximo, na segunda-feira (29). O Ministério dos Transportes deverá sofrer um corte entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. Íntegra para associados.
Estadão (Coluna do Broadcast): Alta do dólar impulsiona indenizações em seguros marítimos até abril
Os pagamentos de indenização em seguros marítimos no Brasil somaram R$ 117,3 milhões nos quatro primeiros meses deste ano, de acordo com levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Houve um crescimento de 35,7% em relação ao mesmo período do ano passado, explicado tanto por problemas de manutenção das embarcações quanto pela desvalorização do real no último ano. Íntegra para associados.
O Globo On-line (Patrocinado): Arrendamentos portuários: advogada analisa cobrança de IPTU
A incidência do IPTU nos contratos de arrendamento vai contra a própria natureza da exploração das instalações portuárias, descrita como um serviço público. Trata-se ainda de um fator que atrapalha os investimentos no setor portuário, reduz a atratividade e é capaz de alterar até mesmo o valor das licitações de arrendamentos. Em outras palavras, tem o condão de trazer mais prejuízos que ganhos ao setor portuário. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line: Ferramenta de IA da CGU evitou o gasto de R$ 11 bi em licitações suspeitas
A ferramenta Analisador de Licitações, Contratos e Editais, mais conhecido como Alice, desenvolvida pela CGU, evitou gastos de R$ 11 bilhões em licitações suspeitas. O mecanismo de IA, ativo desde 2015, proporcionou uma economia aos cofres públicos por suspender ou cancelar licitações com suspeita de irregularidades. A ferramenta mapeia todas as licitações que existem dentro do compras.gov.br, e por meio desse mapeamento detecta eventuais desvios nessas licitações e corrige, junto com o gestor, antes desses desvios acontecerem. Íntegra para associados.
Valor Econômico e O Globo On-line: BID assina acordo com banco da Coreia do Sul
O presidente do BID, Ilan Goldfajn, anunciou ontem assinatura de memorando de entendimento entre o banco e o Banco de Exportação e Importação da Coreia do Sul (Kexim). O acordo prevê ampliar o cofinanciamento de empréstimos soberanos garantidos por investimentos. O Kexim disponibilizará US$ 300 milhões adicionais em cofinanciamento em três anos para infraestrutura, em áreas como energia, transporte e tecnologia da informação e comunicação na América Latina e no Caribe. Íntegra para associados: Valor Econômico e O Globo On-line.
Folha On-line: Governo marca reunião com servidores de agências reguladoras para evitar nova paralisação
O MGI (Ministério da Gestão e Inovação) marcou para a próxima segunda-feira (29) a nova reunião com os servidores das agências reguladoras, que estão com greve geral de 48 horas prevista para o período de 31 de julho a 1° de agosto. Para o Sinagências, a expectativa é receber uma proposta melhor do que a apresentada na última reunião. Íntegra para associados.
Globo Rural: Portos do Sul recebem grandes investimentos e ampliam volume escoado
Mesmo com forte e rápido aumento das exportações brasileiras pelo chamado Arco Norte, um conjunto de ao menos seis terminais instalados de Rondônia até a Bahia, o Sul do Brasil também tem investido na ampliação de sua capacidade de exportação, e o agro tem grande responsabilidade nisso. A equipe da Globo Rural, que está produzindo a série Caminhos da Safra esteve em Santa Catarina e conferiu que no Porto de Imbituba serão investidos ao menos R$ 100 milhões para ampliar e reforçar o cais, além de aumentar o espaço para manobra e atracação. Em 2023, o Porto de Imbituba movimentou cerca de 3 milhões de toneladas, sendo de 35% a 40% deste volume de cargas agrícolas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Diário do Litoral e Editorial da Tribuna de Santos (impresso, p. A-2): Estudo revela novo traçado para túnel Santos-Guarujá
A Associação Comunitária do Macuco (ACOM) alerta que o novo EIA do projeto de implantação do túnel Santos-Guarujá aponta para um novo traçado com 66 desapropriações. Segundo levantado pela entidade, o estudo conclui pela viabilidade de uma nova alternativa com a execução de um ramal binário entre a Avenida Rodrigues Alves e a Rua José do Patrocínio, de modo a permitir a conexão direta do VLT ao túnel e que traria as desapropriações. A APS explicou que o empreendimento terá interface com áreas do Porto Organizado de Santos e, por isso, deverá ser consultada formalmente sobre o projeto e poderá contrapor a alternativa proposta. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Editorial da Tribuna de Santos (impresso, p. A-2).
A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá terá manifestações sobre licenciamento ambiental
A Cetesb receberá, até 24 de agosto, manifestações por escrito sobre o processo de licenciamento ambiental do túnel submerso Santos-Guarujá. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), protocolou o pedido de Licença Ambiental Prévia (LP) para o túnel junto à Cetesb, no início do mês. O EIA/Rima também foi enviado. A intenção do Estado é adiantar as licenças necessárias, o que não significa que a obra começará mais rápido. A previsão é de que os trabalhos em campo só comecem após o leilão e a celebração de uma PPP, no meio do ano que vem. A empresa vencedora fará os estudos submersos necessários à obra e ficará com a concessão do túnel por 35 anos. Íntegra para associados.
Folha Vitória, A Gazeta, Informativo dos Portos e Portal BE News: Ministro visita obras de porto privado bilionário em Aracruz
O ministro Silvio Costa Filho esteve ontem no Espírito Santo e anunciou investimentos de R$ 2,6 bilhões nas obras de construção do TUP da Imetame, em Aracruz. Destacou a natureza estratégica do investimento bilionário, que tem apoio do governo por meio de operações de crédito no valor de R$ 500 milhões, através do Banco do Nordeste. O projeto inclui um complexo de terminais privados com administração portuária própria, abrangendo terminais para os segmentos de contêineres, grãos, carga geral e granéis líquidos. A expectativa é que o primeiro navio atraque na unidade portuária no segundo semestre do ano que vem. Íntegra para associados: Folha Vitória, A Gazeta, Informativo dos Portos e Portal BE News.
Imprensa setorial:
Guia Marítimo e A Tribuna de Santos: ANTAQ Aprova Estudo para Impulsionar a Descarbonização e Sustentabilidade nos Portos Brasileiros
Ontem, a ANTAQ aprovou o “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e Aplicações do Hidrogênio nos Portos”, elaborado em parceria com o MPor e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O estudo busca avaliar a prontidão das infraestruturas portuárias do Brasil para a transição energética. Entre os focos estão a recepção de embarcações movidas a combustíveis verdes, a produção de energia eólica, a eletrificação dos equipamentos portuários e a implementação de sistemas Onshore Power Supply (OPS). O levantamento foi realizado no âmbito do Programa Internacional de Hidrogênio H2Uppp, financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha. Íntegra para associados: Guia Marítimo e A Tribuna de Santos.
Portos e Navios: Agência aprova criação de comitê para promover a igualdade de gênero e a diversidade no setor aquaviário
Ontem a ANTAQ também aprovou a criação de um comitê intersetorial para promover a igualdade de gênero e a diversidade no setor aquaviário. Farão parte, além de representantes da agência, membros de entidades nacionais e internacionais. A expectativa é que os nomes sejam apresentados dentro de 30 dias e o plano de ação em 60 dias. A criação do comitê está sendo discutida no âmbito da iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, e do programa Rede Equidade, do Senado Federal. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Portal BE News: MPor trabalha com cenário de estiagem ‘bastante forte’ em 2024
O secretário nacional de hidrovias e navegação Dino Batista disse que, devido à forte estiagem na região Norte, o DNIT está contratando a dragagem do Rio Amazonas, em quatro trechos principais: Coari-Codajás; Manaus-Itacoatiara (importante para a cabotagem de contêineres), além de dois trechos à montante próximos a Benjamin Constant (Tabatinga e São Paulo de Olivença). Em junho, o MPor assinou os editais de contratação para serviço de dragagem de quatro trechos dos rios Amazonas e Solimões, com investimentos da ordem de R$ 500 milhões. De acordo com a pasta, o valor garante a realização dos serviços pelos próximos cinco anos. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.
Portal BE News: APS prepara estudos para aprofundamento do canal para 16m
O Porto de Santos está finalizando os estudos técnicos referentes à dragagem de aprofundamento do canal aquaviário. O plano da APS é realizar o aprofundamento inicialmente para 16 metros e, posteriormente, para 17 metros, levando em conta as projeções de crescimento de carga e navios. Os estudos técnicos estão sob responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e da Unicamp. Estão previstos investimentos na ordem de pouco mais de R$ 324 milhões. A profundidade de 17 metros no canal aquaviário caberá à iniciativa privada, que fará a gestão da via marítima em um modelo de PPP. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Movimentação dos portos gaúchos aumentou no primeiro semestre de 2024
No primeiro semestre de 2024, o Porto do Rio Grande movimentou 18.531.991 toneladas, enquanto o Porto de Pelotas alcançou 523.570 toneladas e o Porto de Porto Alegre, 368.245 toneladas. Graneis sólidos e cargas gerais foram os principais destaques. No cais público de Porto Alegre, as principais cargas foram fertilizantes (139.021 toneladas), trigo (132.323 toneladas) e cevada (57.742 toneladas). Em Pelotas, as toras de madeira lideraram com 458.266 toneladas. No Porto do Rio Grande, houve crescimento na movimentação de soja em grão (25,01%) e celulose. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Porto Sudeste faz testes com veículos elétricos
O Porto Sudeste está realizando testes com pá carregadeira e caminhão basculante para verificar a performance dos veículos nas operações, visando uma possível troca da frota existente, movida a combustível fóssil, para veículos elétricos. O uso desse tipo de veículo tem como principal objetivo a redução de consumo de diesel e emissão de CO2. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU remarca para 7 de agosto apreciação sobre tempo de mandado de diretores das agências reguladoras
O ministro do TCU Vital do Rêgo comunicou ontem em plenário que a apreciação do processo que trata do tempo de mandato dos presidentes das agências reguladoras será remarcada de 31 de julho para 7 de agosto. O voto do relator indica que o tempo de mandato dos diretores deve ser de cinco anos. Íntegra para associados.
Agência Porto: Portos do Paraná abre inscrições para maior evento sobre inovação portuária do País
A 5ª edição do Inova Portos será promovida pela Portos do Paraná, nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento é focado na cultura de inovação do setor marítimo e portuário. Um dos destaques da programação será o painel “Tendências Globais de Inovação no Setor Portuário”, com a participação do diretor da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes, e da coordenadora de PD&I do Porto do Açu, Juliane Carneiro. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024