Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/08/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: Governo facilita produção de embarcações para exportação 

O ME anuncia a alteração nas regras dos regimes de drawback, conforme a Portaria 208/2022, publicada hoje no DOU. Prevê a possibilidade de uma embarcação, tanto para o segmento naval quanto para o náutico, ser produzida utilizando o regime, mesmo se o fabricante não tiver um comprador definido. Até então, era necessário apresentar cópia do contrato de industrialização. Também foram alteradas exigências antes feitas a empresas comerciais exportadoras que utilizam o regime de drawback suspensão. Elas terão o mesmo tratamento dispensado às trading companies. Íntegra para associados.

Valor On-line e Portos e Navios: Quase 1 milhão de t de milho serão exportados por Paranaguá entre julho e setembro 

Os carregamentos de milho no Porto de Paranaguá devem somar 988,45 mil toneladas entre julho e o fim de setembro. O volume considera embarques já programados nos navios, à espera no porto ou já anunciados. Depois de dois anos de quebra na segunda safra de milho – e, consequentemente, redução nos volumes destinados à exportação -, a chegada do cereal tem animado os operadores do porto. No mês de agosto até o dia 23, o volume de milho exportado por Paranaguá aumentou 52%, na comparação com o mês anterior, para 375,5 mil toneladas. Para atender ao aumento acelerado da movimentação de grãos, os portos públicos e terminais privados de Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná também vem demandando obras de infraestrutura, contempladas no Plano Estadual de Logística de Transporte (Pelt). Íntegra para associados: Valor e Portos e Navios.

Folha: Tecnologia para gestão de risco cresce nas empresas, mas Brasil continua atrasado 

A Pesquisa Global de Riscos 2022, da PwC, mostra que 60% dos executivos brasileiros estão aumentando gastos com tecnologia neste ano para gerenciar riscos. No mundo, são 65%. Esse tipo de investimento é crucial num contexto de aumento de ataques cibernéticos. Nos últimos dois anos, grandes empresas brasileiras foram atingidas pelo chamado ransomware, em que o grupo criminoso “sequestra” os sistemas da companhia até que um resgate seja pago. Íntegra para associados.

Estadão: Congresso avalia propostas para criação de selos ESG 

A pauta ESG segue avançando no Brasil. Tramitam no Congresso Nacional dois projetos de lei que instituem selos ESG a serem concedidos pelo governo. No Senado, há o PL 4363/2021, de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), enquanto na Câmara dos Deputados foi proposto o PL 735/2022, por Carlos Henrique Gaguim (União Brasil-TO). Íntegra para associados.

CNN Brasil: Anunciada nova rota marítima para grãos a partir de portos ucranianos 

O Centro de Coordenação Conjunta (JCC), criado no acordo de grãos entre a Rússia e a Ucrânia e intermediado pela ONU, anunciou uma nova rota marítima sob a Iniciativa de Grãos do Mar Negro. A nova rota, que começa a vigorar hoje, tem 600 km e “permite um trânsito mais curto no corredor marítimo humanitário e um planeamento mais fácil para a indústria naval. É destinada a navios mercantes que entram e saem dos portos ucranianos de Odesa, Chornomorsk, Pivdennyi/Yuzhny e os conecta a áreas de inspeção dentro das águas turcas. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8): Justiça libera taxa sobre contêineres 

O juiz federal substituto da 1ª Vara Federal de Paranaguá, Guilherme Roman Borges, restabeleceu a cobrança de SSE/THC2 no Porto de Paranaguá. A tutela antecipada foi deferida a pedido do TCP. A decisão é do dia 5 e, dela, cabe recurso. A Antaq havia suspendido a cobrança em 28 de julho, sob orientação do TCU. No STF, a demanda interposta pela Abratec continua em análise. Íntegra para associados.

NSC Total: Leilão atrasado e contrato-tampão: entenda os porquês do impasse no Porto de Itajaí 

A seleção da empresa que vai operar o Porto de Itajaí a partir de janeiro de 2023 é o novo capítulo de uma história que começou por conta do processo de privatização da estrutura. Enquanto o leilão para concedê-lo à iniciativa privada não ocorre, obstáculos que antecedem a fase de transição para a nova empresa precisam ser superados rotineiramente. Na terça-feira (23), a CTIL Logística foi declarada vencedora do ‘contrato-tampão’. A Antaq terá até 30 dias para analisar o processo de celebração do contrato de cessão temporária, com validade de seis meses, prorrogável por até dois anos, a partir de janeiro de 2023, estipulado na prorrogação do convênio de delegação ao município ou até que se encerre o processo licitatório de desestatização. Íntegra para associados.

Tribuna SC: Portonave contribui para o crescimento de Navegantes, que comemora 60 anos 

A cidade de Navegantes completa hoje 60 anos. Como importante fatia de arrecadação para Navegantes, o ISS da Portonave tem como média mensal de R$ 1,7 milhão, contribuindo para melhorar as condições de vida, infraestrutura e segurança, entre outros aspectos sociais urbanos. No início da operação portuária na cidade, em 2007, a população era de aproximadamente 33 mil habitantes. Com o fomento socioeconômico da região, da indústria e do comércio, o crescimento populacional passou para 85,7 mil, de acordo com dados de 2021 do IBGE. Dos 1.055 contratados diretos do porto, 68% residem em Navegantes. Íntegra para associados.

Santa Portal: Santos tem o maior superávit comercial do Estado de janeiro a julho 

As exportações de Santos registraram US$ 3,12 bilhões de janeiro a julho de 2022, um aumento de 46,3% na comparação interanual. As importações somaram US$ 820,7 milhões, crescimento de 51% frente ao mesmo período do ano passado. Os principais produtos exportados foram sementes e frutos oleaginosos (49,3%), combustíveis minerais (38,4%) e algodão (4,4%). As importações concentraram-se em combustíveis minerais (48,8%), cereais (17,5%) e produtos químicos inorgânicos (9,8%). Os destinos mais importantes das exportações foram China (41%), Estados Unidos (7,2%) e Libéria (5,6%); as importações tiveram como principais origens Estados Unidos (36,6%), Argentina (27,2%) e China (7,5%). Íntegra para associados.

G1 Santos: Polícia Federal faz operação de combate ao tráfico internacional de drogas pelo Porto de Santos 

A Polícia Federal deflagrou a Operação Graxa II, que visa interromper as ações de uma associação criminosa no Porto de Santos voltada ao tráfico internacional de drogas. Ontem foram cumpridos mandados de busca e apreensão despachados pela Justiça Federal. O inquérito policial que motivou os mandados foi expedido por conta de uma apreensão de 1.273,5 kg de cocaína, que escondida em um carregamento de resíduo de óleo em um navio que seguiria para Portugal. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Portos protagonizam 4 iniciativas para uso de hidrogênio verde no país 

No cenário das iniciativas do chamado “combustível verde”, os protagonistas brasileiros em quatro iniciativas exclusivas são todos complexos portuários: duas do Porto de Pecém (CE), uma do Porto de Suape (PE) e outra do Porto do Açu (RJ). É o que apontou o estudo “Hidrogênio sustentável: perspectivas e potencial para a indústria brasileira”, da CNI. Em uma visão mais otimista quanto ao futuro, o estudo trouxe novos horizontes e boas perspectivas globais, ao apontar que o aproveitamento energético do hidrogênio verde figura como uma das alternativas mais eficazes para a descarbonização da economia mundial. Conforme a instituição, desde 2021 foram anunciados 131 novos projetos de larga escala em H2V, com investimentos previstos de aproximadamente US$ 500 bilhões, até 2030. Somente em 2022, mais de 30 países já lançaram planos nacionais nessa área. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Hidrovias do Brasil inicia a retomada de suas operações no Porto de Santos 

A Hidrovias do Brasil recebeu o primeiro navio de fertilizante, marcando a retomada da sua operação no Porto de Santos. A companhia instalou dois guindastes hidráulicos de cais de última geração, com capacidade de movimento em torno de 14 mil toneladas/dia, e está na etapa final da construção do novo armazém para ampliação da capacidade de armazenamento de fertilizantes. Ao todo, a operação possuirá três armazéns com capacidade estática de 190 mil toneladas, 200 colaboradores dedicados à operação e um sistema operacional informatizado que acompanha o fluxo operacional e rastreia a carga. Íntegra para associados.

Portal ANTAQ: Audiência pública da ANTAQ debate padronização de estrutura, nesta sexta (26) 

Hoje, às 15 horas, a Antaq promoverá audiência pública para discutir a padronização da estrutura de serviços prestados pelos terminais de contêineres, serviços inerentes, acessórios ou complementares. O objetivo é alinhar tabelas de preços de terminais desses três grandes grupos e obter contribuições para o aprimoramento da proposta normativa que dispõe sobre o tema. A sessão também será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube sem necessidade de inscrição. Íntegra para associados.

BE News (p. 3): Implantação do PCS depende de comunidades, dizem entidades

Durante o evento Inova Portos, promovido pela SPA, nesta semana, em Santos, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, defendeu que a criação de comunidades portuárias para adoção de port community systems deve ser prioridade para os portos brasileiros, em especial o de Santos. “Para ter um sistema integrado como este é preciso que haja todo um aparato de controle e um Data Center, por exemplo. Um dos modelos possíveis, que a própria consultoria do porto de Hamburgo (na Alemanha) sugeriu, é criar uma entidade específica para coordenar o PCS. Nesse sentido, uma entidade neutra com a participação e manutenção sendo feita por todos os agentes na forma de uma Comunidade Portuária de Santos. A ideia, que já é praticada na Europa, pode partir da própria SPA para que não haja problemas de hierarquia”. Ele destaca que a necessidade de criação da comunidade portuária de Santos, e de outras regiões, também se dá para que o PCS possa ser financiado com ajuda das próprias entidades que compõem essa nova associação, uma vez que os custos seriam divididos entre os integrantes. Íntegra para associados.

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