Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão, O Globo e CNN Brasil: Aena assume Congonhas com planos para novo terminal de passageiros e melhorias operacionais
A Aena assume a operação do aeroporto de Congonhas no próximo dia 17/10 e tem até junho de 2028 para concretizar a fase I-B, que inclui a construção de um novo terminal de passageiros. Pretende duplicar a superfície do terminal, passando para 80 mil m2. Essa etapa prevê também a revitalização dos pavimentos das pistas de taxi, a ampliação do pátio de aeronaves e novas posições de contato, readequação das vias de acesso e revitalização da fachada. Com os 11 novos aeroportos, arrematados em agosto de 2022 por R$ 2,4 bilhões, a companhia chegará à marca de 17 terminais operados no Brasil, responsáveis por 20% do tráfego aéreo nacional. Íntegra para associados; Estadão, O Globo e CNN Brasil.
O Globo e Folha de São Paulo: Algodão: prestes a superar os EUA como exportador, supersafra lota portos no país
O sucesso do algodão no Brasil — que deverá se tornar o maior exportador global, superando os Estados Unidos — chama a atenção para conhecidos gargalos da logística nacional. Segundo produtores, exportadores e operadores logísticos, o escoamento da supersafra já está lotando terminais portuários. Diferentemente de outras commodities vendidas pelo Brasil, como soja, milho, minério de ferro e petróleo, a pluma de algodão é transportada em contêineres e exige terminais específicos, onde ocorre a “estufagem. A capacidade instalada desses terminais portuários está no limite, segundo esses agentes. Íntegra para associados; O Globo e Folha de São Paulo.
O Globo: Transporte marítimo encontra ‘novo normal’, diz gigante da logística global
O custo do frete marítimo no comércio internacional finalmente caiu para mais perto dos níveis registrados na virada de 2019 para 2020. Mas o “novo normal” que marca a globalização das cadeias de produção da indústria não deverá mais passar pelo fluxo constante da Ásia para o Ocidente. Em vez disso, os grandes fabricantes globais buscam flexibilidade de rotas e estocagem para dar segurança ao fornecimento. Neste mês, o custo médio mensal do frete de importação entre a Ásia e o Brasil está em US$ 1.625 por contêiner de 40 pés, segundo a Solve Shipping, contra US$ 2.400 em agosto passado (mais perto do nível da pandemia). Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Estudo aponta poluição ambiental provocada pelo diesel na zona portuária de Guarujá
O Projeto Atlas da Poluição Ambiental apresentado ontem na Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam) aponta alta concentração de cádmio, um metal pesado proveniente da queima de combustível de caminhões que circulam na Rua do Adubo, na Margem Esquerda do Porto de Santos. O estudo também fez um mapeamento das internações na rede pública de saúde do Guarujá por problemas respiratórios num período de quatro anos. Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que “a Margem Esquerda, como parte do Porto de Santos, recebe da APS atenção em vários programas de monitoramento de água, terra e ar, como condicionantes da sua licença de operação”. Íntegra para associados.
Meia Norte: Ministro Silvio Costa garante apoio para conclusão do Porto de Luís Correia
Em reunião em Brasília na segunda-feira (25), o ministro Silvio Costa Filho expressou o apoio à finalização das obras do Porto de Luís Correia. Uma das principais atividades desse porto será o transporte dos grãos produzidos no cerrado piauiense. O início das operações será no dia 13/12 como um terminal pesqueiro. O maior desafio é aumentar a profundidade para acomodar embarcações de maior porte. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Agência Porto e IBL: Lançamento da 3ª edição do Porto Hack Santos acontece nesta quinta (28)
O Porto Hack Santos 2023 terá evento de lançamento nesta quinta-feira (28/09), às 18 horas, no CAMPS Santos. O hackathon anual promovido pela ABTRA será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro. Essa jornada de inovação realizada anualmente no Porto de Santos faz parte do calendário nacional de eventos do setor portuário. Desta vez, traz uma particularidade que vai ao encontro das políticas de ESG adotadas pelas empresas associadas da ABTRA. Os 50 maratonistas serão jovens de comunidades carentes, entre 18 e 22 anos de idade, participantes do projeto Aprendiz do Futuro, do CAMPS Santos. Para encarar a complexidade de uma jornada tecnológica, desde agosto eles estão sendo formados no que existe de mais ousado hoje na área, a Inteligência Artificial, para apresentar soluções inovadoras aos desafios propostos. Os melhores talentos também poderão ser contratados como aprendizes e posteriormente efetivados como colaboradores dessas empresas. Íntegra para associados; Agência Porto e IBL.
BE News (p.3) e Portos e Navios: Ministros discutem plano nacional de segurança para portos e aeroportos
Os ministros Silvio Costa Filho e Flávio Dino se reuniram ontem para discutir a criação e execução de um plano nacional de segurança para os portos e os aeroportos brasileiros. Cada pasta terá dois integrantes para construir o esboço do plano, que deverá ser apresentado no próximo dia 5/10. O intuito é intensificar o combate ao tráfico de drogas e inibir outras práticas ilícitas, em ação conjunta com a Marinha, RFB e todas as demais agências. Íntegra para associados; BE News e Portos e Navios.
BE News (p.6/ Coluna Tecnologia & Inovação/ Artigo Angelino Caputo): A inovação avança enquanto estamos por aqui
Quando o assunto é inovação, todos nós somos surpreendidos de vez em quando, naqueles momentos em que ocorre algo surpreendente, que acaba mudando as nossas vidas. Computadores, smartphones e, mais recentemente, soluções com inteligência artificial estão nessa categoria. Mas o processo de inovação é muito mais frenético do que podemos imaginar. A todo momento e em todos os lugares, tem alguém pensando ou tentando fazer alguma coisa diferente. Isso varia desde pequenos projetos caseiros, até coisas que exigem elevados montantes de recursos. Do lado de cá, podemos tirar alguma vantagem disso se soubermos o que está vindo e, de alguma forma, nos anteciparmos na adoção, principalmente se isso representar alguma vantagem competitiva na nossa área de atuação. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Artigo – O futuro da infraestrutura portuária no contexto da Agenda 2030
O futuro da Infraestrutura Portuária no contexto da Agenda 2030 é crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da ONU. No entanto, recentemente a Siemens publicou um estudo, com a participação de mais de 1.400 executivos dos mais diversos países, que revela que a descarbonização é uma prioridade máxima no âmbito da transição das Infraestruturas, mas que o progresso é demasiadamente lento. Segundo a pesquisa, mais de 50% dos executivos acreditam que a descarbonização é uma vantagem competitiva, mas menos da metade acredita que o seu país possui uma estratégia de descarbonização eficaz. De todo modo, verifica-se que a ‘tecnologia’ e a ‘digitalização’ são as principais alavancas de uma transição de Infraestrutura bem-sucedida. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023