Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/10/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: No ‘day after’ das eleições, TCU debaterá privatização do Porto de Santos

O TCU vai promover na próxima segunda-feira (31) um ‘Diálogo Público’ para debater o projeto de privatização do Porto de Santos. O Minfra conta com a possibilidade de realizar o leilão neste ano, apesar de certo ceticismo no setor por conta do calendário apertado. O relator, ministro Bruno Dantas, determinou que a unidade técnica do TCU encaminhe o relatório sobre o projeto ao seu gabinete até 6 de novembro. O ministro Marcelo Sampaio aguarda o aval da Corte até o fim de novembro – isso se nenhum ministro do TCU pedir vista. Se conseguir fazer o leilão neste ano, a sessão de licitação só deverá ocorrer no fim de dezembro. Se Bolsonaro não emplacar um segundo mandato, o projeto de privatização deve empacar. A equipe de Lula sinalizou que não quer dar continuidade à desestatização, sobretudo no atual formato. Íntegra para os associados.

Isto É Online: Movimentação de granéis sólidos no Porto de Santos cresce 17,3% em setembro

Segundo a SPA, a movimentação de granéis sólidos no Porto de Santos somou 6,3 milhões de toneladas em setembro, aumento de 17,3% ante igual mês do ano passado, com destaque aos embarques de milho (2,1 milhões de toneladas, +83,7%) e de farelo de soja (742,7 mil toneladas, +44,2%). O total de cargas em setembro somou 13,6 milhões de toneladas, 14,9% acima de igual intervalo de 2021. Foi a maior marca mensal para o mês de setembro. No acumulado no ano, são 123,7 milhões de toneladas, um crescimento de 9,6% sobre igual período do ano passado. Íntegra para os associados.

Estadão: ANTT aprova cinco ferrovias privadas da VLI, Rumo e Petrocity com investimento de R$ 16,7 bilhões

Ontem a ANTT deu aval para a celebração de cinco novos contratos de autorização para construção de ferrovias privadas, com total de R$ 16,7 bilhões em investimentos: duas da Rumo, outras duas da VLI e a quinta da Petrocity. Se saírem do papel, os traçados vão totalizar mais de mil novos quilômetros de ferrovias. O Minfra e o órgão regulador já receberam 95 requerimentos de autorização de novas ferrovias desde que o governo editou, em agosto do ano passado, uma MP liberando o regime privado de operação ferroviária. Íntegra para os associados.

Valor Online: “Tudo indica que Brasil vai comandar BID” com Ilan, afirma secretário

O nome do ex-presidente do BC, Ilan Goldfajn, como candidato à presidência do BID tem sido bem recebido nas conversas do governo brasileiro com os de outros países sócios do banco. Decisivos no processo de sucessão, por serem os maiores acionistas, os Estados Unidos já deram sinais positivos ao plano brasileiro, em razão da convergência na forma como esperam que o banco atue na região. Íntegra para os associados.

Exame Online:   Alemanha autoriza participação reduzida da China no porto de Hamburgo

Hoje o governo alemão autorizou a polêmica participação da Cosco na exploração de um terminal no porto de Hamburgo, mas limitou a parte atribuída alegando a proteção da ‘segurança e ordem pública’. O grupo poderá adquirir uma participação ‘de menos de 25%’, em vez dos 35% previstos, ‘o que impedirá uma tomada de controle estratégica’. A decisão visa aplacar as críticas ao chefe de Governo, Olaf Scholz, na Alemanha e na União Europeia, por seu suposto apoio a investimentos chineses nessa infraestrutura econômica estratégica. Os defensores do projeto argumentam que já existem participações chinesas em outros portos da Europa Ocidental e que Hamburgo pode sofrer uma desvantagem competitiva. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Quatro navios serão autuados pelo Ibama

Os navios serão autuados pela prática de crimes ambientais no Porto de Santos. Foram flagrados no início de outubro, durante a operação da Polícia Federal. Há imagens de um deles soltando água preta pelo lastro durante a limpeza dos porões. Os outros três são suspeitos de limpeza do casco, proibida por usar produto altamente poluente. Íntegra para os associados.

A Tribuna de Santos: CMA CMG deixa o Porto na tarde de hoje

O porta-contêineres CMA CMG Vela deverá deixar o Tecon da Santos Brasil no Porto de Santos, hoje, às 14 horas. A manobra de saída vai exigir a interrupção da travessia de balsas entre Santos e Guarujá, das 14h às 15h. Será acompanhada pela Marinha. Dois práticos deverão estar a bordo. Íntegra para os associados.

Santa Portal (Santos): Cargas de exportação são destaque na movimentação do Porto de Santos em setembro

A movimentação de contêineres no Porto de Santos em setembro atingir 486,3 mil TEU, 20,7% acima de setembro de 2021 e se tornando o novo recorde histórico mensal, 6,5% maior que a marca histórica anterior (agosto/2022). No acumulado do ano o avanço chegou a 4,9%, somando 3,7 milhões de TEU. A movimentação total de cargas no mês totalizou 13,6 milhões de toneladas, 14,9% acima do mesmo período de 2021. Os embarques somaram 9,7 milhões de toneladas, um crescimento de 24,0% e os desembarques totalizaram 3,8 milhões de toneladas, 2,8% abaixo de setembro do ano passado. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Portal Fator Brasil:  Companhia Docas do Rio de Janeiro movimenta 45,9 milhões/t de cargas

De janeiro a setembro deste ano a movimentação de cargas nos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis atingiu 45,9 milhões de toneladas. O volume registrado de 5,8 milhões, em setembro, foi a segunda maior movimentação mensal de 2022. O desempenho global foi impactado pelo resultado positivo do Porto do Rio de Janeiro em todos os trimestres do ano: de janeiro a setembro movimentou 7,7 milhões de toneladas, um crescimento de 12,1% na comparação com o mesmo período de 2021, influenciado pelo aumento na movimentação de carga conteinerizada (406.898 TEU, +19,6%). Íntegra para os associados.

Informativo dos Portos:  Porto Itapoá conquista selo ouro GHG Protocol

O Porto Itapoá conquistou na segunda-feira retrasada (17), o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa no ciclo de 2022. O programa é implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Para tanto, a empresa teve de atestar o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. Em 2021, o Porto Itapoá reportou a emissão de 9.379,27 de toneladas de gases relacionados ao efeito estufa, sendo 9.046,574 tCO2e. Íntegra para os associados.

Informativo dos Portos: Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra mais de 1,6 milhão de toneladas movimentadas em setembro

Em setembro, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou movimentação de 1.633.785 toneladas, com 135.818 TEU, totalizando a movimentação de 13.090.815 toneladas entre janeiro e setembro de 2022. As cargas conteinerizadas nos recintos APMT e Cais Público em setembro somaram 27.065 TEU e movimentação anual para 272.346 TEU. Na movimentação de contêineres cheios de exportação, APMT e Cais Público registraram 9.156 TEU em setembro. Íntegra para os associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco