Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/12/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line, A Tribuna de Santos, G1 Santos e Agência iNFRA: STJ dá aval para a federalização do porto de Itajaí, último sob administração municipal

O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, deu vitória ao governo federal na segunda-feira (23), ao derrubar uma liminar do TRF-4 que suspendia a federalização do porto de Itajaí, em Santa Catarina. A decisão é válida até que haja alguma apelação e a Justiça volte a analisar o tema. O porto era o último do país sob administração municipal. A APS assumirá a gestão do Porto de Itajaí a partir de 2 de janeiro, com o objetivo de modernizar a infraestrutura e garantir operações mais eficientes e estáveis ao cais catarinense. Íntegra para associados: Folha On-line, A Tribuna de Santos, G1 Santos e Agência iNFRA.

Portal Exame: Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

No domingo (22), o Porto de Xangai alcançou um marco histórico ao atingir 50 milhões de TEUs movimentados em 2024, tornando-se o primeiro porto de contêineres no mundo a alcançar esse volume anual. Desde o início de dezembro, os cais do Porto de Yangshan têm operado em ritmo intenso, com navios frequentemente aguardando em fila para acessar as vagas disponíveis. A dinâmica é marcada por uma rotatividade constante: os navios que deixam o cais são imediatamente substituídos por outros aguardando na fila. Íntegra para associados. 

Valor Econômico: Falta de informação impede avaliação de atual versão do PAC

Frequentemente citado pelo presidente Lula como um dos impulsionadores do crescimento econômico do país, o Novo PAC enfrenta dificuldades para mostrar seus resultados. Lançada há quase um ano e meio, a terceira edição do programa não dispõe de informações que permitam aferir o status de execução das quase 21 mil obras que a compõe, e que somam R$ 1,3 trilhão em investimentos até o fim de 2026. Os dados consolidados até o final deste ano só devem ser conhecidos entre fevereiro e março de 2025. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Concessões de rodovias têm melhor marca em 17 anos, mas cenário econômico pode impedir avanço

O governo federal realizou na semana passada o último leilão rodoviário de 2024. Com sete projetos em 12 meses, o País alcançou o mesmo volume de certames bem-sucedidos de 2007, até então o ano com o maior número de leilões. Para atingir a meta de realizar outros 15 em 2025, o governo terá como principal desafio manter o otimismo do mercado diante da piora do cenário econômico. Apesar do ritmo elevado, o número de certames realizados neste ano ficou abaixo da marca estipulada inicialmente pelo ministério, que era de 12 leilões. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Porto de Santos movimenta 167 milhões de toneladas de cargas

O Porto de Santos registrou, entre janeiro e novembro de 2024, mais de 167,1 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2023. Os embarques totalizaram 122,9 milhões de toneladas, aumento de 3,8%, enquanto as descargas atingiram 44,1 milhões de toneladas, alta de 12,5%.  Mesmo com o resultado positivo no acumulado do ano, a movimentação total de cargas no mês de novembro caiu, foram 14,2 milhões de toneladas, redução de 10% frente ao mesmo mês do ano passado. Quando separado o segmento de contêineres, porém, a movimentação alcançou níveis inéditos. No mês de novembro, foram registrados 464,7 mil TEU, 13,5% a mais do que no mesmo mês de 2023, representando o melhor desempenho já registrado novembro. No acumulado do ano, o volume chegou a 5,01 milhões de TEU, um crescimento de 15,2%, recorde histórico. Íntegra para associados.

Diário do Litoral (artigo do presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano): Santos e o Porto: como será 2025?

Como santista nascido, criado e vivido, se tem uma coisa que aprendi nessa vida é que nem todo santista conhece o Porto de Santos. Apesar de ser a espinha dorsal de nossa cidade, parte da população da Baixada não conhece as oportunidades e o impacto gerados pelo porto. Mas, já que 2025 já bate na porta, trazendo mudanças no comando municipal, temos uma boa desculpa – e janela de oportunidade-, para virar esse jogo e trazer mais cidadãos e novas ideias que possam beneficiar a cidade e o porto. Íntegra para associados. 

A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos: Porto de Suape projeta dobrar movimentação anual até 2030

O Complexo Industrial Portuário de Suape pretende dobrar a movimentação de cargas até 2030. Trata-se de um porto público estadual, modelo de eficiência logística e afastado de centros urbanos. É o sexto porto público mais movimentado do País, o segundo do Nordeste, atrás apenas do Porto do Itaqui, e impulsiona a economia de todo o estado. Com vocação natural para se tornar um hub port por sua localização estratégica, Suape está retomando rotas internacionais e tem planos de ativar a própria ZPE. O Porto de Suape aposta em obras estruturantes e investimentos privados para alcançar o objetivo. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos.

A Tribuna de Santos e Portal BE News: Nova resolução traz avanços e mudanças no setor naval; saiba o que muda

Uma nova resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) traz avanços significativos para o setor naval, visando promover melhorias regulatórias e fortalecer a indústria. A Resolução 5.189 foi publicada no DOU de terça-feira (24) e regulamenta a aplicação dos recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Entre as principais mudanças, destacam-se a retirada do valor mínimo da taxa de juros nas condições de financiamento e o aumento do período de amortização para projetos de reparos e docagens. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Portal BE News.

NSC Total (Coluna Dagmara Spautz): Município de Itajaí herdará dívida milionária após federalização do porto

A transferência da gestão do Porto de Itajaí para a União não incluirá o passivo deixado pelo atraso no pagamento à empresa holandesa Van Oord, responsável pelos serviços de dragagem no canal de acesso. A dívida, renegociada no início de novembro, soma R$ 35 milhões. A dragagem chegou a ser paralisada e a Superintendência do Porto de Itajaí abriu edital para contratar uma nova empresa de manutenção para o canal de acesso, mas voltou atrás. A coluna publicou, no início de novembro, os bastidores do acordo que levou à retomada da dragagem, costurado em Brasília em uma negociação que se estendeu por mais de 60 dias. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Porto de São Sebastião movimenta 1,4 milhão de ton até novembro

O Porto de São Sebastião registrou um novo recorde. Dados levantados pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa pública vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), mostram que foram movimentadas mais de 1,4 milhão de toneladas de janeiro ao mês de novembro de 2024, superando o recorde histórico do ano de 2023, que registrou, de janeiro a dezembro, um milhão de toneladas. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Novo terminal do Porto de São Sebastião tem consulta pública

Está aberta consulta pública para a implantação de um novo terminal no Porto de São Sebastião, com investimentos estimados em R$ 660 milhões. O arrendamento do terminal SSB01 prevê a realização de obras em uma área operacional de 262 mil m², em terra, e a construção de um novo píer com dois berços de atracação de navios. As obras vão quadruplicar a capacidade de carga movimentada pelo porto. O investimento será feito pelo parceiro privado que vencer a licitação. O contrato terá prazo de 35 anos. Íntegra para associados.

Tecnologística: VLI movimenta 1 milhão de toneladas de celulose no porto de Barra do Riacho (ES)

A VLI alcançou, em novembro, a marca de 1 milhão de toneladas de celulose solúvel transportadas para a LD Celulose desde 2022, quando iniciaram as operações da parceria comercial entre as duas empresas para a logística da commodity. A carga, transportada por meio de terminais e demais ativos distribuídos pelo Corredor Leste da FCA com destino ao porto de Barra do Riacho (ES), é exportada para o mercado asiático. Íntegra para associados.

Portal BE News e A Tribuna de Santos: Ministério regulamenta chamamento público para uso de ferrovias

O Ministério dos Transportes anunciou as regras para o chamamento público, regulamentando a Lei nº 14.273, conhecida como Marco Legal das Ferrovias. A medida foi publicada no DOU de sexta-feira (20) e tem como objetivo aprimorar o uso da malha ferroviária federal, alinhando-se às diretrizes da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários. Diferente do modelo tradicional de autorização, o chamamento público inverte a dinâmica. O Governo identifica trechos ferroviários disponíveis e abre espaço para o mercado manifestar interesse em operá-los. Íntegra para associados: Portal BE News e A Tribuna de Santos.

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