Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Globo Rural: Cofco investe R$ 1,2 bilhão em transporte ferroviário para o agro
A Cofco está investindo R$ 1,2 bilhão na compra de 979 vagões e 23 locomotivas para transportar grãos e açúcar até o Terminal STS-11, no Porto de Santos (SP), por meio da malha da Rumo. A nova frota de vagões e locomotivas terá capacidade para transportar por ano, até o Porto de Santos, 4 milhões de toneladas de grãos e farelo da região Centro-Oeste, onde o grupo tem armazéns e indústria de esmagamento, e açúcar do interior de São Paulo, onde possui quatro usinas de açúcar. Se fosse transportado por rodovia, esse volume demandaria quase 100 mil viagens de caminhão por ano. A Cofco estima que a operação por trens também reduzirá em 80% as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, comparado ao uso de caminhões. Os vagões e locomotivas começam a ser entregues a partir de março e a frota deve entrar em operação plena até o primeiro trimestre de 2026. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Governo programa 15 leilões de rodovias e contratos de R$ 161 bi
O MT prepara a contratação de R$ 161 bilhões em investimentos com a realização de 15 leilões de rodovias em 2025. Os recursos serão aplicados em 7.271 quilômetros de estradas ao longo dos contratos. Os estudos preveem a duplicação de 1.364 quilômetros de estradas e a construção de 2.410 quilômetros de faixa adicional. Com a nova rodada de licitação de rodovias, o governo espera consolidar o novo modelo de contrato que incorporou aperfeiçoamentos discutidos nos últimos anos com representantes do mercado, como adequações a riscos climáticos, adoção de novas tecnologias de operação e cobrança, além de mitigar outros fatores que afastavam investidores. O detalhamento dos projetos deste ano será apresentado amanhã (28) em evento oficial. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Estradas de menor fluxo terão modelo alternativo
Com a transferência das rodovias com maior movimento para a iniciativa privada, o MT começa a desenhar novos modelos de contratos para garantir investimento em estradas com menor fluxo de veículos. A secretária nacional de transporte rodoviário, Viviane Esse, explicou que o alvo são as estradas conectadas aos principais corredores logísticos do país. Ao todo, 7 mil quilômetros poderão sair da administração do Dnit. O ministério avalia modelos de “concessões inteligentes”, com aporte público, para garantir algum investimento pontual sem aumentar o preço do pedágio, menor obrigação de investimento e menor tempo de contrato. Íntegra para associados.
Folha On-line: Mudança em lei de concessões vai prever reequilíbrio imediato de contrato e regras para receitas extras
A proposta de modernização do marco legal para concessões e PPPs que tramita na Câmara dos Deputados prevê a possibilidade de reequilíbrio imediato de contratos em situação de emergência e fixa regras sobre receitas acessórias que podem ser obtidas parcial ou integralmente pelas concessionárias. Resultado de uma costura entre Ministério da Fazenda, Casa Civil, empresas do setor e Congresso, ela pretende trazer mais segurança jurídica aos contratos, agilidade e investimento. O relatório deverá ser apresentado em março pelo deputado Arnaldo Jardim e votado no plenário em abril. Íntegra para associados.
O Globo On-line e Portal Exame: Operação de portos marítimos está no centro das acusações de Trump sobre influência chinesa no Canal do Panamá
Donald Trump tem dito que irá retomar o controle do Canal do Panamá e que, para isso, poderia usar a força militar. As acusações de Trump revelam uma preocupação com o aumento da presença chinesa no entorno estratégico dos EUA. Nos últimos anos empresas chinesas têm aumentado sua influência em diversos negócios na região e o governo chinês estreitado relações com o Panamá, cobrindo suas demandas de infraestrutura. No entorno do canal há quatro importantes portos de contêineres (Manzanillo, Balboa, Cristóbal e Colón), dois deles (Balboa e Cristóbal) controlados pela Panama Ports Company, subsidiária da Hutchison Ports, com sede em Hong Kong. No ano passado, a Panama Ports movimentou nesses dois portos 39% dos 9,5 milhões de contêineres que passaram por cais panamenhos. Um quinto porto está sendo construído e será controlado pelo consórcio chinês Landbridge na Zona Franca de Colón. Íntegra para associados: O Globo On-line e Portal Exame.
CNN Brasil (Reuters): Maersk continua fora do Golfo de Áden por risco de segurança
A Maersk anunciou que continuará a desviar as embarcações do Golfo de Áden e do Mar Vermelho em direção ao extremo sul da África, apesar dos houthis do Iêmen terem anunciado que reduzirão ataques a navios. Segundo a empresa, o risco de segurança para navios comerciais que fazem a transição entre o Mar Vermelho e o estreito de Bab-el-Mandeb continua alto. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 28): O Porto na formação da identidade santista
Falar sobre o aniversário de Santos é jamais esquecer do maior porto do Hemisfério Sul, parte fundamental do desenvolvimento da Cidade. O Porto de Santos tem um papel crucial na economia e na formação da identidade santista. A própria celebração da história de ambos quase coincide. Enquanto Santos completou ontem 479 anos, o Porto comemora 133 anos no próximo domingo (2/fev.). “O Porto de Santos não é apenas uma porta de entrada e saída de mercadorias, mas também um motor de oportunidades para a Baixada. Ao longo dos anos, construímos uma relação forte entre o porto e as cidades ao redor, promovendo empregos, infraestrutura e qualidade de vida. Agora, com parcerias como o Parque Valongo e o apoio a diversas atividades sociais, culturais e esportivas, queremos aproximar o Porto do cotidiano e da vida dos cidadãos. É uma oportunidade de mostrar que o Porto, além de um gigante da logística, é parceiro do desenvolvimento social, cultural e humano da região”, disse o presidente da APS, Anderson Pomini. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Polo de inovação náutica é proposto para a Baixada Santista
Representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), do Ciesp e da iniciativa privada propuseram, na sexta-feira (25), a criação de um polo de inovação da indústria náutica na Baixada Santista, incluindo a formação de um consórcio intermunicipal para disputar e vencer a licitação de uma PPP destinada aos sistemas de travessias do Estado. O programa também apoia a construção de protótipos de embarcações feitas de alumínio, movidas a combustão elétrica ou com modelos híbridos. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Santos 479 anos: ‘Projeto Porto-Cidade ainda está no papel’, diz presidente da Marimex
Na data em que se comemora o aniversário de Santos, um ponto importante a ser lembrado é que a sua expansão, anunciada no final do ano passado, em mais 12,6 milhões de m2, deverá equivaler, a longo prazo, à criação de quase mais dois portos na região. Por isso, vai necessitar também de um amplo projeto social e habitacional (ainda não definido) e um cuidado com o meio ambiente (bastante desprezado nos últimos anos), para que a cidade não sofra impactos negativos. Segundo o presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano, mais conhecido como Caio, em entrevista ao jornal no final do ano passado, o entrosamento porto-cidade não existe. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 28 e 29): “Se as regras mudarem, nós teremos que fechar as portas?”
Uma das propostas do anteprojeto elaborado pela Ceportos para revisão da Lei 12.815 trata de mudanças no ensino profissional no setor portuário. O texto sugere o redirecionamento dos recursos arrecadados, que hoje vão para o FDEPM, passando a ser administrados pelo setor privado no Sest/Senat, representado pela Fenop e por uma das três federações que representam os trabalhadores – FNP, Fenccovib ou FNE. A matéria também sugere a criação de Empresa Prestadora de Trabalho Portuário (EPTP), em concorrência ao Ogmo para qualificação e recrutamento de profissionais para terminais arrendatários de áreas públicas do porto e TUPs fora das poligonais. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: MPor define plano 2025 focado em sustentabilidade
O planejamento estratégico do MPor para 2025 destaca o compromisso com a sustentabilidade, os projetos prioritários e a meta de realizar mais de 300 entregas ao longo do ano. O cronograma inclui ações nos setores de portos, aeroportos e hidrovias e inclui prazos específicos, propostas orçamentárias, iniciativas de concessão, emendas parlamentares e sistemas de monitoramento e avaliação. Entre os destaques estão o fortalecimento da agenda de sustentabilidade e a ampliação do diálogo com o cidadão. Íntegra para associados.
Portal BE News e A Tribuna de Santos: Tecon Santos 10 e agenda ambiental lideram debate
A SNP e a diretoria colegiada da Antaq se reuniram na semana passada para debater os avanços no setor, com destaque para a agenda de sustentabilidade e o projeto Tecon Santos 10, entre outras pautas estratégicas. Também foram abordadas iniciativas como a adoção de equipamentos de baixa emissão de carbono, o desenvolvimento de sistemas de energia no cais para navios atracados e a ampliação de investimentos para o atendimento ferroviário. Íntegra para associados: Portal BE News e A Tribuna de Santos.
Portos e Navios: Empresas de cabotagem apuram crescimento de 20%
A Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem registrou movimentação de 1.557 mil TEUs no ano passado, um aumento de 19,8% em relação a 2023. Os números de suas associadas indicam que 2024 foi um ano positivo para o modal, apesar das dificuldades oriundas da seca no Rio Amazonas, sentidas a partir do terceiro trimestre. A Abac também verificou um reaquecimento do trade Mercosul em 2024, com um aumento de 14,5% em relação a 2023, totalizando 85.095 TEUs. Para 2025 as perspectivas são positivas, inclusive sob a ótica da descarbonização e da eficiência operacional. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Hidrovias brasileiras terão o maior portifólio de investimentos da história
No último ano, o MPor, em parceria com Dnit, realizou importantes entregas à sociedade nas hidrovias pelo país, incluindo a construção e manutenção de Instalações Portuárias Publicas de Pequeno Porte (IP4), sinalização de hidrovias, dragagem e derrocamento. Neste ano, com uma carteira de R$ 4,8 bilhões de investimentos previstas no Novo PAC, o governo federal trabalha em ações que vão expandir a navegabilidade nas hidrovias brasileiras, como é o caso do derrocamento do Pedral do Lourenço. A realização de dragagens nas hidrovias do Tapajós e São Francisco e a manutenção do Madeira, Parnaíba e Paraguai (tramo Sul) também são trabalhos que terão andamento em 2025. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
BE News (p. 7): Itajaí lidera ranking de importações pelo segundo ano consecutivo
Pelo segundo ano consecutivo, Itajaí liderou o ranking nacional dos municípios que mais realizaram importações no Brasil, totalizando em 2024 a marca de US$ 15,91 bilhões. Esse valor representa um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Em termos de volume, Itajaí também se destacou, com um total de 6,6 bilhões de quilogramas líquidos de mercadorias importadas, com destaque a polímeros de etileno, cobre, acessórios e equipamentos para veículos, pneus e materiais químicos. Íntegra para associados.
Portal BE News: Porto de Maceió aumenta movimentação de cargas
O Porto de Maceió movimentou 2,6 milhões de toneladas entre granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral em 2024, um aumento de 1,26% em relação a 2023, incluindo na exportação açúcar em sacas, melaço e óleo diesel. Já entre os produtos importados destacaram-se adubo a granel, sal, coque de petróleo, clinker e trigo. Na modalidade cabotagem, o produto mais importado foi o óleo diesel. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de Imbituba recebe visita de profissionais do Porto de São Francisco do Sul para troca de experiências
Na quinta-feira (23) o Porto de Imbituba recebeu uma visita técnica de profissionais do Porto de São Francisco do Sul. A iniciativa teve como objetivo promover um intercâmbio de conhecimentos sobre as operações portuárias, além de discutir obras em andamento e futuros investimentos no Complexo Portuário. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Terminais defendem que norma de serviços portuários afasta investimentos
Na Audiência Pública 15/2024, promovida pela Antaq na quinta-feira (23), para debater a proposta de IN que estabelece os procedimentos gerais e critérios referenciais a serem observados pelas unidades técnicas da agência na qualificação de condutas e práticas no fornecimento de serviços em instalações portuárias, os representantes do setor defenderam que a regulação dos serviços portuários por parte da Antaq pode afastar investidores e que esse é um tema de menor relevância devido ao baixo número de denúncias frente ao volume transportado no país. Também se posicionaram contra o estabelecimento de qualquer tipo de referência de preços no setor. Íntegra para associados.
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