Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo: Márcio França reconhece ser destinatário da bronca de Lula e diz sobre Lira: ‘É cumpridor de palavra’
O ministro Márcio França disse que a suposta reprimenda do presidente Lula por ele ter divulgado o projeto Voa Brasil (programa de passagens aéreas a R$ 200) está pacificada dentro do governo. Contou que a preocupação do ministro Rui Costa era sobre o subsídio, “mas não se trata de verba pública; o governo seria apenas o indutor do projeto”. Sobre a dificuldade de o governo construir uma base robusta para aprovar as medidas provisórias travadas, França diz que confia na ajuda do presidente da Câmara, Arthur Lira, que o vice Alckmin terá papel fundamental nas articulações e que é difícil imaginar o presidente Lula “sem vencer um episódio no Congresso”. Íntegra para associados.
Folha On-line e Agência iNFRA: Torço por trem-bala, apesar da grande chance de não dar certo, diz ministro dos Transportes
O ministro Renan Filho aguarda a aprovação da nova âncora fiscal para ampliar o orçamento de sua pasta em quase R$ 22 bilhões em 2023. Rejeita o uso de dinheiro público no projeto do trem-bala entre Rio e São Paulo e diz que sua meta é priorizar ferrovias. O ministro também garante que vai atuar em PPPs para atrair capital privado, nega que no porto de Santos houve retrocesso com relação ao projeto anterior e que o governo está avaliando o melhor modelo de privatização. “Todo o suco de laranja exportado pelo Brasil hoje sai pelo porto de Santos. E se o porto [privatizado] não quiser mais exportar suco? Nosso produto pode ficar mais caro [saindo por outro porto]. O porto funciona bem. A dificuldade é chegar em Santos”. Renan lembrou ainda que o governo precisa aproveitar a experiência adquirida nos últimos anos para tratar das relicitações. “As rodovias em pedido de relicitação estão nas regiões mais produtivas do país e, mesmo assim, há dificuldade para se seguir com os processos, o que demonstra a necessidade de novas soluções”. Íntegra para associados: Folha e Agência iNFRA.
Valor On-line: Autoridade portuária abre licitação para obras de dragagem no Porto do Rio
A PortosRio publicou no DOU, na quarta-feira (22), edital de licitação de dragagem para ampliação do acesso da infraestrutura aquaviária do Porto do Rio de Janeiro, incluindo os projetos básico e executivo de dragagem, de sinalização e balizamento e a retirada do casco de uma embarcação naufragada e de cabos de energia submarinos. Será considerada vencedora aquela que apresentar menor preço global, fixado em R$ 161.367.864,97. Íntegra para associados.
Estadão On-line e CNN Brasil: Incerteza com a política econômica e juros altos travam investimentos no Brasil
De acordo com o Centro de Estudos de Mercado de Capitais (Cemec-Fipe), o custo de captação das empresas no mercado financeiro subiu para 15%, ficando acima do retorno a ser obtido com o investimento. No ano passado os investimentos no Brasil já vinham dando sinais de perda de fôlego. A chamada formação bruta de capital fixo cresceu apenas 0,9%, de acordo com o IBGE, e chegou a 19% do PIB. Neste ano, a projeção do Ibre/FGV é de estagnação. Já a viagem da comitiva brasileira à China poderá fomentar novos investimentos no setor de infraestrutura. Entre 2007 e 2021, o Brasil foi o quarto principal destino internacional de investimentos chineses (4,8% do total) e o principal na América do Sul (48%). Estima-se que, nesse mesmo período, o estoque de investimentos chineses no Brasil tenha alcançado US$ 70,3 bilhões. Íntegra para associados: Estadão e CNN.
Valor On-line: Brasil tem relevância limitada nas vendas à China
Mesmo com o vento favorável da disparada de preços do minério de ferro em 2021 e do petróleo no ano passado, o Brasil permaneceu em oitavo lugar entre os maiores fornecedores externos aos chineses entre 2017 e 2021 e caiu para o décimo em 2022. A fatia brasileira na importação chinesa nesse período avançou de 3,2% para 4%; já no total da exportação chinesa foi de apenas 1,7% em 2022, embora com avanço ante o 1,3% de 2017. Os números contrastam com o que a China representa ao Brasil. Em 2022, o país asiático absorveu 26,8% de tudo o que o Brasil embarcou e forneceu 22,3% do total das compras externas brasileiras. A Secex aponta a concentração na soja, minério de ferro e petróleo somando três quartos do que o Brasil exportou aos chineses em 2022. Íntegra para associados.
Folha On-line e Santa Portal (Santos): Santos quer transformar armazéns antigos em novo ‘Puerto Madero’
A Prefeitura de Santos tenta tirar do papel a construção de um parque público dentro de uma área portuária de 14,5 mil m², que conta com sete armazéns em ruínas na região do Valongo. A ideia é transformar o local num complexo residencial, turístico, gastronômico e comercial parecido com Puerto Madero, de Buenos Aires, Cais da Ribeira, na cidade do Porto, Aker Brygge, em Oslo. O investimento previsto para o armazém 4 e para a praça é de R$ 15 milhões custeados pela Cofco Internacional, que venceu licitação do terminal STS11. Representantes da Carnival Corp e da Costa Cruzeiros estiveram na Prefeitura, na quinta-feira, para conhecer o projeto ‘Parque Valongo’ e a proposta de mudança do terminal marítimo de passageiros do Macuco para a área dos armazéns 1, 2 e 3. Íntegra para associados: Folha e Santa Portal.
Imprensa regional:
G1 Santos e Portos e Navios: Movimentação de cargas no Porto de Santos sofre queda de 14,8%; mal da vaca louca contribuiu para o resultado
Dados da SPA apontam que o Porto de Santos movimentou 10,9 milhões de toneladas de cargas em fevereiro, 14,8% a menos que no ano passado, principalmente por conta da redução dos volumes exportados de soja em grãos (-10,6%), açúcar (-24,3%) e carne bovina (-23,3%). Os embarques somaram 7,9 milhões de toneladas em fevereiro, 13,3% a menos do que o mesmo período do ano passado, e os desembarques totalizaram 3 milhões de toneladas, queda de 18,8%. O movimento acumulado nos dois primeiros meses do ano atingiu 21,1 milhões de toneladas (-10,3%), sendo 14,7 milhões (-9,2%) de embarques e 6,4 milhões (-12,5%) de descargas. A carga conteinerizada somou 677,5 mil TEU (-10,7%). Assim, a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 21,3% em fevereiro. Íntegra para associados: G1 e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos (p. A-6 e A-7): “Queremos uma novidade para a Baixada Santista que traga empregos”
Ontem o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas completou os primeiros 85 dias no cargo e continua defendendo a desestatização da SPA por entender que ela permitirá gerar milhares de empregos e novos negócios na Baixada Santista, requalificando o Porto e a relação porto-indústria. Destacou que é natural que os operadores portuários tenham certo receio da privatização. “Precisamos de um modelo que dê segurança jurídica a eles. Todos querem saber o que vai acontecer quando o contrato terminar, mas essa incerteza também existe no porto público, porque os contratos também acabam, e a lógica é fazer uma nova licitação”. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Terminais portuários investem em drones para dar mais precisão às operações
Nos terminais portuários de Santos a câmera acoplada ao drone ajuda a otimizar operações de carregamento e descarregamento de cargas, reduzir o tempo da operação, aumentar a produtividade e a precisão, garantir mais segurança aos trabalhadores e acompanhar de perto a situação dos equipamentos e produtos. Os drones contam com sensores de proximidade, GPS, câmeras termais e retorno automático em caso de perda de sinal. O uso de drones no Porto de Santos é regido pela NAP.SUPGP.OPR.002, que prevê que todos os voos devem ser autorizados mediante a anuência dos órgãos de administração do espaço aéreo, seguro de acidentes e proibição de sobrevoo nos terminais de combustíveis. Íntegra para associados.
Diário On-line: Receita autoriza abertura de licitação para construção de Porto Seco em Ponta Porã
A Portaria nº 285, da RFB da 1ª Região Fiscal, de 23/03, autoriza a abertura de licitação para construção de um novo Porto Seco em Ponta Porã, que será utilizado para carga geral, unitizada ou acondicionada em embalagem especial, viva, frigorificada e a granel, para prestação de serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias importadas ou a exportar sob controle aduaneiro. Os investimentos no novo porto seco, distante 313 quilômetros de Campo Grande, devem chegar a R$ 20 milhões. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Relator da desestatização de Santos indica querer manter restrições em novo terminal de contêiner
Na sessão do TCU na última quarta-feira (22), o ministro Bruno Dantas indicou que deverá manter uma previsão de restrição à concorrência do novo terminal de contêineres STS10 do porto de Santos, mesmo que o governo decida mudar o modelo de desestatização do porto. “Já indico ao plenário que vou me referir especificamente à determinação contida no item 9.3 do acórdão que eu propunha, no sentido de que (…) procedessem a uma regulação robusta para evitar a prática de concentração vertical que prejudicasse o mercado e em práticas abusivas que prejudicassem a livre concorrência e os interesses nacionais”. A tese defendida pelo ministro está alinhada à que vinha sendo defendida por parte do governo anterior, especialmente o antigo ministério da Economia, de que a compra de terminais de contêineres por empresas controladas por armadores precisava de regulamentação para evitar abusos concorrenciais. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Porto do Pecém quer melhorar videomonitoramento com inteligência artificial
O Porto do Pecém (CE) apresentou na sexta-feira (24) os primeiros resultados do desenvolvimento de um sistema de Inteligência Artificial para auxiliar na gestão da qualidade das imagens geradas pelas 370 câmeras nele instaladas. A ideia é utilizar a IA para detecção automática de sujeira nas câmeras causada por fatores como maresia, névoa marinha e particulados potencializados pela ação do vento. A tecnologia teve sua primeira fase concluída após seis meses de trabalho por parte do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação da UFC. Íntegra para associados.
Agência Porto: Complexo Portuário de Itajaí registra movimentação de 1.2 milhão de toneladas
O Complexo portuário de Itajaí registrou em fevereiro 1,20 milhão de toneladas movimentadas e 98.490 TEU. No Porto de Itajaí (Cais público e APM Terminals), a movimentação somou 71.060 toneladas e 118 TEU. Na Portonave, a movimentação de contêineres registrou 1,09 milhão e 98.330 TEU. O Complexo em fevereiro contou com uma semana reservada à Temporada de Cruzeiros e reservou o mês para se organizar no fechamento de negócios com empresas internacionais para a obtenção de novas linhas. Ainda no mês, o Porto de Itajaí recebeu sua 1ª linha de carga de contêineres em 2023 com o navio Theodor, atracando na APM Terminals com 251 toneladas de contêineres, e recebeu o navio Saga Crest, embarcando 22.750 mil toneladas de carga de celulose. Íntegra para associados.
BE News (p. 3 – Coluna Hub): Em São Paulo
O ministro Márcio França está abrindo um escritório de representação da pasta em São Paulo, com dois funcionários fixos, comissionados. A Portaria 59, de 22/3/2023, de criação desse posto avançado foi publicada no DOU. Íntegra para associados.
Agência iNFRA e A Gazeta (ES): Antaq suspende cautelarmente reajuste das tarifas da concessionária VPorts
Em decisão da quarta-feira (22), o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, suspendeu os reajustes das tarifas cobradas pela VPorts nos portos de Vitória e Barra do Riacho (ES) até 17 de maio. A concessionária informou que a maior parte da tabela vai levar à redução dos custos aos usuários para algumas cargas de até 74%. Por isso, os diretores chegaram a cogitar uma decisão apenas na tarifa que foi majorada com maior impacto, que é a referente ao uso do VTMIS, majorada em mais de 1.500%, mas a opção foi descartada sob risco de que pudesse levar a pedidos de reequilíbrio por parte da concessionária. Íntegra para associados: Agência iNFRA e A Gazeta (ES).
BE News (p. 5): Câmara terá audiência pública para debater fiscalização de agências reguladoras
O deputado Danilo Forte está articulando uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara para debater a emenda 54 (dentro da MP 1.154/2023). A emenda estabelece a fiscalização da atuação das agências reguladoras, dentre elas, a Antaq e a ANTT. O prazo inicial da MP vence em 2/04, mas pode ser renovado por mais 60 dias. Na Câmara as conversas para a aprovação da mudança estão adiantadas. O presidente Arthur Lira acenou que está disposto a trabalhar pela pauta. Caso a emenda 54 não seja votada na MP, pode virar um Projeto de Lei e seguir o trâmite do Congresso Nacional. Íntegra para associados.
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