Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
G1 (Reuters): Governo mantém planos para privatização do Porto de Santos em 2022
A expectativa do ministro Marcelo Sampaio é de publicação do edital da licitação do Porto de Santos no quarto trimestre, com o leilão ocorrendo ainda neste ano. Já 7ª rodada de aeroportos, que inclui Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG) e Montes Claros (MG), deve acontecer até agosto. Questionado sobre a corrida presidencial de outubro, em meio a declarações do candidato Lula contrárias à política de privatizações, Sampaio afirmou que não será possível ter os investimentos necessários para infraestrutura do país sem a participação do capital privado. Íntegra para associados.
Estadão On-line, O Globo On-line e Valor Econômico: Governo fará nova redução da tarifa de importação com mudança em taxa de portos
Decreto em fase final de elaboração pelo Ministério da Economia vai retirar do Imposto de Importação o custo da taxa de capatazia (atividade de carregamento e descarregamento das cargas em geral nos terminais portuários). O Brasil é um dos únicos países no mundo que ainda cobram esse tributo. Para os técnicos da área de comércio exterior do ME, essa redução equivale a uma queda de 1,5 ponto porcentual da tarifa de importação, que em média é de 11,6% no Brasil. Nesta semana, o governo anunciou redução de 10% de alíquotas do Imposto de Importação sobre produtos como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz, materiais de construção com validade até 31/12/2023. Em novembro passado, os ministérios da Economia e das Relações Exteriores também haviam anunciado a redução em 10% das alíquotas de 87% da pauta comercial, mantendo de fora bens como automóveis e sucroalcooleiros, que já têm um tratamento diferenciado pelo bloco. Íntegra para associados: Estadão, O Globo e Valor.
Valor On-line: Triunfo assina contrato para exploração de instalação portuária em Santos
A Triunfo assinou um contrato com a União para a exploração da instalação do Terminal Portuário Logístico (TPL), de uso privado, em Santos, por 25 anos, prorrogáveis por períodos sucessivos. O empreendimento depende ainda do licenciamento ambiental federal e demais licenças e autorizações de órgãos competentes. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Governo já fala em ‘onda’ de revisões do PIB
A expectativa das autoridades é que grandes bancos e consultorias passem suas projeções para a casa dos 2% de alta do PIB. Na avaliação de integrantes da equipe econômica, um dos fatores cruciais na retomada da economia brasileira são os investimentos privados. Um monitor do ME prevê R$ 860 bilhões em desembolsos já contratados, pelos próximos dez anos, em concessões e privatizações. Os projetos leiloados em 2022 reforçarão essa carteira em mais R$ 270 bilhões. Íntegra para associados.
Jornal Nacional: Cerca de 20 milhões de toneladas de grãos estariam presos em portos da Ucrânia
A estimativa é de que 20 milhões de toneladas de grãos estejam presos em portos da Ucrânia. A Rússia falou que não está bloqueando as exportações. A Turquia está negociando com os governos russo e ucraniano uma forma de escoar a produção de grãos. O impasse gera o alerta global sobre escassez de alimentos, uma vez que a Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Boqnews: Antaq prorroga prazo para licitação de terminal de fertilizantes no Outeirinhos
Ontem, a Antaq prorrogou para 15 de junho o prazo para receber contribuições sobre o processo de licitação do STS-53, em Outeirinhos, no Porto de Santos. A área, segundo o governo, será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais (adubos fertilizantes e sulfatos). Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): São Sebastião: Antaq aprova contribuições
A Antaq aprovou a análise das contribuições relativas ao aprimoramento da documentação para o processo de concessão do Porto de São Sebastião. Os documentos serão encaminhados ao MInfra, que dará continuidade ao processo de desestatização. O futuro concessionário assinará contrato de 25 anos, com valor estimado em até R$ 237,4 milhões. Os investimentos serão de R$ 3,263 milhões. Prevê também um total de 56 milhões de toneladas movimentadas em 2060, o que representa um crescimento médio anual de 0,3%. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Santos sustenta defesa de túnel, empregos e segurança viária na desestatização do Porto
A Prefeitura de Santos enviou à Antaq duas notas técnicas sobre o processo de desestatização do Porto de Santos, contendo solicitações relativas a compensação do município por conta da construção do túnel que ligará as zonas Leste e Noroeste, o emprego de trabalhadores, a questão viária e o turismo, entre outros aspectos. Entre os 16 pontos elencados no documento, destacam-se a mudança de endereço do Terminal de Cruzeiros e o questionamento sobre o compromisso do futuro concessionário quanto à disponibilização de estacionamentos de caminhões distantes de áreas urbanas e gestão de tráfego. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p a-8): Governo prevê economia com fusão de duas estatais
Decreto publicado no DOU na quarta-feira autorizou a fusão da EPL e da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Agora, a Infra S/A será responsável pelo planejamento e estruturação de projetos para o setor de transportes. A previsão é que sejam economizados R$ 90 milhões em custos operacionais por ano. Os processos em andamento pelas estatais serão incorporados pela nova empresa, como a construção dos trechos II e III da Fiol e a fiscalização das obras da Fico. A Infra S/A também responderá pela elaboração do PNL. Íntegra para associados.
AEN: Com nova certificação, segurança no Porto de Paranaguá está entre as melhores do mundo
O porto de Paranaguá recebeu da Conportos uma certificação que atesta o atendimento às exigências e normas internacionais de segurança da estrutura portuária, como o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). O documento expedido pelo governo brasileiro tem validade de cinco anos. Nesse período, o Porto de Paranaguá precisa manter todos os parâmetros em dia e está sujeito a fiscalizações. Íntegra para associados.
Folha do Litoral: Porto da Imetame pode tomar o lugar de Santos (SP) na logística da soja
Por conta da profundidade de suas águas, o porto no município de Aracruz terá capacidade de receber, com custos mais competitivos, navios que transportam até 150 mil toneladas de carga e que hoje não operam na costa brasileira. O terminal de grãos poderia movimentar por ano entre 9,8 milhões e 11,5 milhões de toneladas de soja e, num cenário o mais otimista, o novo porto do Espírito Santo seria capaz de atender uma demanda entre 23,2 milhões e 27 milhões de toneladas do grão, volume equivalente ao exportado por Santos em 2021. Desde o ano passado foram investidos R$ 200 milhões no projeto, que receberá um total de R$ 3 bilhões em sua primeira fase, contemplando também um terminal de cargas e outro de contêineres. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Asia Shipping defende que 2022 será o ano da exportação brasileira
A Asia Shipping acredita que, apesar dos problemas logísticos, como preços altos dos fretes e congestionamento nos portos asiáticos, este será o ano da exportação brasileira. No primeiro trimestre ampliou as operações de exportação em 42% e tem por meta fechar 2022 com um crescimento 10% maior que a média do mercado. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: VLI registra primeiros embarques da safra de açúcar 2022
Os primeiros carregamentos da commodity da safra de 2022 captados nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo estão sendo desembarcadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP) para serem exportados principalmente para a Ásia e o Oriente Médio. De acordo com a Conab, a expectativa para produção de açúcar do Centro-Sul é de 36,4 milhões de toneladas, um aumento de 13,3% em comparação a safra 2021. Os fluxos de açúcar têm início em maio e seguem até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de junho, julho e agosto. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: DP World Callao é o primeiro terminal portuário do mundo a adquirir veículos elétricos ITVS
A DP World Callao adquiriu 20 veículos elétricos de transferência interna (Ets), tornando-se assim o primeiro porto do mundo a ter uma frota de veículos com essa nova tecnologia. Eles chegarão a Callao em meados de 2023, como parte do projeto de expansão Bicentennial Dock, que conta com investimentos de US$ 350 milhões para atender a uma maior demanda de contêineres em benefício da economia peruana. Também foram adquiridos 12 guindastes RTG e 3 guindastes elétricos QC, visando reduzir significativamente as emissões do terminal até 2030. Desde 2022, os equipamentos adquiridos para a DP World são todos elétricos. Íntegra para associados.
Portal Toca News (Ministério da Infraestrutura): Atuação do MInfra é “legado para a história”, diz novo secretário de Portos e Transportes Aquaviários
Mário Povia tomou posse ontem como o novo secretário nacional de Transportes Aquaviários do MInfra e tem por desafio dar continuidade a projetos como as desestatizações dos portos de São Sebastião, Itajaí e Santos. “Esse ministério tem dado tão certo, é um exemplo para todos nós. Nós que trabalhamos já há algum tempo no setor podemos dizer com convicção que o que foi feito nesses três anos é um legado que vai ficar para a história. Já me sinto parte desse time, mas agora venho para somar com um único compromisso: dar o meu melhor”, disse Povia. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022